placardpt
      Crónica
      Portugal venceu Chipre por 0x1

      O golo de Gonçalo Ramos e o show de Vitinha

      2021/11/12 17:55
      Hugo Filipe Martins

      Portugal continua sem perder, sem sofrer e na liderança do grupo de qualificação para o Euro sub-21. Sem Rui Jorge, a seleção portuguesa foi claramente superior à congénere do Chipre, mas pecou bastante na finalização. Valeu o golo de Gonçalo Ramos ainda no primeiro quarto de hora e o espetáculo dado por Vitinha durante 90 minutos.

      Susto fez espalhar o perfume

      No primeiro de dois encontros com a seleção cipriota, que na próxima semana vai ao Algarve, Portugal não fez um jogo particularmente brilhante na visita a Larnaca, mas o mais importante foi conseguido.

      Sem Rui Jorge, ausente após testar positivo à covid-19, a seleção portuguesa manteve-se no registo que tem tido nesta fase de qualificação - sólida defensivamente, embora tenha permitido algumas oportunidades aos cipriotas, e pouco eficaz ofensivamente. 

      Gonçalo Ramos marcou a passe de André Almeida ©FPF

      Depois de um susto junto à baliza de Celton Biai, que salvou o 1x0 com uma excelente intervenção, Portugal assumiu a iniciativa do jogo e condicionou a construção da seleção cipriota, acabando por tirar frutos dessa postura ao recuperar a bola no meio-campo ofensivo, com André Almeida a assistir para um excelente remate de Gonçalo Ramos.

      Nestes jogos, já sabe que o mais difícil é marcar primeiro, mas nesta partida é caso para dizer que o mais difícil foi marcar os seguintes. Portugal continuou a superiorizar-se à seleção do Chipre, mas vacilou nos momentos em que podia resolver o encontro, com Fábio Silva e Fábio Vieira a perderem boas ocasiões de golo na cara de Kittos.

      Valeu o show de Vitinha

      Num jogo de pouca intensidade, a seleção portuguesa resguardou-se fisicamente, mas mostrou sempre qualidade nos momentos com bola. Vitinha foi o expoente máximo disso mesmo, com vários lances de craque, num jogo que ficou desde logo marcado pela estreia de Gonçalo Inácio pelos sub-21 e ainda de Chiquinho, que saiu do banco já numa fase adiantada da segunda parte.

      Ainda sem o jogador do Estoril Praia em campo, a seleção do Chipre voltou a ameaçar nos primeiros minutos do segundo tempo, na sequência de um livre bem estudado que por pouco não terminou com o primeiro golo sofrido pela seleção portuguesa nesta qualificação para o Euro sub-21.

      Vitinha destacou-se com vários pormenores ©FPF

      A equipa que esta tarde foi orientada por Romeu procurou aproveitar um maior risco por parte da equipa cipriota, que assumiu mais o jogo para tentar o golo do empate, mas o risco não foi assim tanto e o aproveitamento, como em quase toda a partida, também não. 

      Um golo chegou para continuar na liderança isolada do grupo 4, mas a falta de acerto na hora de finalizar é certamente algo a corrigir já para o jogo da próxima jornada.

      U Sexta, 12 Novembro 2021 - 16:00
      Antonis Papadopoulos
      Jérémie Pignard
      0-1
      Gonçalo Ramos 15'
      Antonis Papadopoulos
      Lotação11 930
      Medidas-
      Inauguração1986
      FaseFase de Grupos
      GrupoGrupo 4
      VIDEOS
      A Chave

      O golo de Gonçalo Ramos numa fase ainda precoce da partida permitiu à equipa portuguesa gerir o encontro a seu bel prazer.

      O Árbitro

      Nada a registar.

      O Melhor
      O perfume de Vitinha

      Num jogo a um ritmo baixo, Vitinha fez com que todos continuassem ligados à partida. O médio do FC Porto fez um jogo espetacular com bola, protagonizando momentos dignos de um qualquer vídeo de highlights no Youtube. Classe a tempo inteiro.

      O Pior
      Perdão atrás de perdão

      Fábio Silva foi o expoente máximo de uma seleção perdulária no momento de finalizar, mas não foi o único. Portugal criou várias ocasiões de golo, mas invariavelmente viu-se travado pelo guardião cipriota. Pede-se mais acerto.

      Forma
      Chipre
      2021/2022
      4J
      2V
      1E
      1D
      12-1G
      Portugal
      2021/2022
      4J
      4V
      0E
      0D
      14-0G
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      CHIPRE
      EMPATE
      PORTUGAL
      Comentários (35)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      91golos2012
      2021-11-13 14h29m por Dirtylooks
      com este treinador, quero o Vitinha bem longe da seleção A. . .
      91golos2012
      2021-11-13 14h23m por Dirtylooks
      é a tua opinião. Vale o que vale, e pelos vistos tal como as minhas aqui, vale zero! 🤣
      e digo o mesmo
      2021-11-13 14h18m por futebol11fc
      Em relação ao Gonçalo Inácio, ainda para mais sendo ele de uma posição onde necessitamos urgentemente de renovação
      Gonçalo Ramos
      2021-11-13 14h17m por Dirtylooks
      só tive hipótese de ver a 2ª parte pelo que não posso opinar grande coisa, mas sou sincero, neste momento o Gonçalo merece ser mais titular que o Fábio Silva (que a cada dia que passa mais se parece com o Robert Plant dos Led Zeppelin).

      Aliás já o disse aqui, o Gonçalo merece mais, muito mais oportunidades na sua equipa. Só jogando mais vezes(nem que seja a começar no banco e ir entrando) é que pode evoluir, e o rapaz tem tudo para evoluir.

      Já o Fábio Vieira...ler comentário completo »
      Eu disse
      2021-11-13 14h16m por futebol11fc
      Começar a ser enquadrado na seleção principal e não começar a ser indiscutível na seleção A. Por exemplo Pablo Gavi do Barcelona também só tem 1 assistência e 0 golos em 14 jogos e, no entanto, já foi convocado para a seleção A espanhola com apenas 17!! anos (inclusive jogou a titular e teve um excelente rendimento). O mesmo com os casos de Musiala e Adeyemi, o primeiro tem jogado de forma intermitente no Bayern, está longe de ser um titular indiscutível, mas nota-se que tem qualidade e s...ler comentário completo »
      Heimdallr
      2021-11-13 14h02m por Dirtylooks
      tudo bem, fosse a vida recheada destas opiniões e contra-opiniões!
      Dirtylooks
      2021-11-13 13h42m por Heimdallr
      Eu não tenho dificuldade nenhuma em aceitar opiniões contrárias à minha, não sou o dono da razão. Mas há muita gente que quer ser. Não disse nada de mal, não sou obrigado a ver qualidades (e Vitinha tem qualidade) em um jogador só porque sim. Não é difícil de entender o que quis dizer até porque nunca disse que Vitinha não vai chegar à seleção A, acredito que sim, mas, que neste momento, ainda não fez por merecer a chamada à seleção A. Ele nem no Porto é indiscutível. Não é difícil perceber isso. . .
      Heimdallr
      2021-11-13 13h28m por Dirtylooks
      dar opiniões é fácil. O difícil depois é aceitar e lidar a contra-opinião!!!

      São como as perguntas. Não há perguntas indiscretas. As respostas é que poderão ser.
      Verdade. . . Peço desculpa!!!
      2021-11-13 13h16m por Heimdallr
      Culpa da clubite. Mas terá sido a minha?

      Já devia saber que neste sítio as opiniões devem ser todas iguais, ou melhor, devemos escrever apenas o que os outros gostariam de ler. Por isso: o Vitinha é um super craque, já devia ter sido convocado para a seleção A, e dentro de alguns anos vai ser o melhor do mundo. Está melhor?
      lol
      2021-11-13 12h43m por yellow_ledbetter
      Esqueci me de o destacar no texto - vitinha, pois claro. . .
      evidências. . .
      2021-11-13 12h42m por yellow_ledbetter
      Tem poucos jogos pelo fcp ainda, mas é claro q pode ser escolhido para a selecção A.
      Reformem de vez o moutinho e abram espaço p/ ele. Mto + jogador q o matheus nunes, q é dos q n sendo mau, n tem qqer destaque maioria das vzs. . . .
      Indargorri
      2021-11-13 12h24m por Hidetoshi_Nakata7
      Bem reparado. Nunca vi esse sistema no futebol. O ZZ enganou-se ou eles jogam/jogaram mesmo assim?
      Heimdallr
      2021-11-13 11h31m por Dirtylooks
      uma dessa antes do almoço é obra!

      Nesse caso o Gonçalo Inácio nem nos sub-21 deveria ir, quando tem tudo para vir a ser um dos 2 melhores centrais portugueses (o outro é Ruben Dias).

      Uma coisa é mandar bitaites aos rivais para aferroar, outra é clubite demente e doente.

      Mas tens razão numa coisa: ainda bem que o Vitinha não vai à seleção principal! Com o treinador que lá temos, que consegue por jogadores de craveira mundial a jogar um futebol miserável, uff. . . fazes bem, Vitinha!!!!!
      12 jogos 0 golos e 0 assistências
      2021-11-13 10h44m por Heimdallr
      Muitos vão dizer que não tem importância, é um jogador em crescimento, e o mais importante é que ele faz os outros jogar. Muito bem. . . Não disse que Vitinha era mau jogador e que não tinha qualidade para um dia jogar na seleção A, mas, digo que, o que ele jogou até agora não justifica uma chamada à seleção. Não comparei jogadores, não comparei Vitinha com Matheus Nunes (jogadores com características muito diferentes), mas, digo que, há jogadores que merecem mais do que Vitinha esta...ler comentário completo »
      JS
      Atenção que ele está muito bem nos Sub21
      2021-11-13 08h50m por jsilva77
      Não difo o contrário, aquilo que penso que tem sido abordado mais, é o facto de ele poder ter uma ou outra chamada nos AA para ser observado, em jogos de menor importância e que não esvazie de conteúdo, em jogos de maior importância, a seleção de sub21 . . . Como disseram, temos jogadores como Ruben Neves, Renato Sanches ou Moutinho a aquecer o banco, para jogarem outros tais e certos jogadores, enfim . . . Acho que é uma moda que veio agora . . .
      JS
      Heimdallr
      2021-11-13 08h47m por jsilva77
      Pois claro, Vitinha é isso . . . viva mas é o Matheus Nunes na seleção, depois de ver a camisola 10 a ser envergada em jogadores como Deco ou Rui Costa e afins, enfim . . . pensei que envergasse alguma mistíca, mas qualquer um a pode vestir e o que interessa ??? São as estatísticas e as folhas e Excel . . . 12 jogos . . . 0 golos . . . 0 assistências . . . plain and simple, de resto, o que se joga e aquilo que faz jogar, o carregar sucessivamente a equipa para a frente e às costas, ...ler comentário completo »
      Vitinha
      2021-11-13 07h55m por Heimdallr
      É bom jogador? Sem dúvida. Já é o craque que se fala e já merece uma chamada à seleção A? Nem pensar. . . 12 jogos, 0 golos e 0 assistências. Vitinha é isto. Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. Ou seja, uma coisa é jogar contra jogadores da sua idade ou mais jovens, e aí há jogadores que se destacam, outra coisa bem diferente é jogar com os 'adultos', e é aí que muitas vezes as coisas se complicam e, muitos 'craques' ficam pelo caminho.
      3-6-1?!
      2021-11-13 03h39m por Indargorri
      Já repararam no esquema táctico do Chipre? 🤔
      ReturnoftheEagl e
      2021-11-13 02h31m por Maxaqueen
      Os clubes em Portugal têm cada vez mais condições para gerar talento e a prova disso mesmo está nos jovens que aparecem todos os anos.

      O Sporting foi o pioneiro na prospecção de jovens, mais por necessidade do que outra coisa, mas a verdade é que foi.
      Seguiu-se o Benfica que adaptou muitos aspectos do modelo do Sporting e conseguiu até montar uma academia numa das zonas com mais juventude do país.
      Quanto ao Porto, há muito que tem boas escolas mas não aproveita...ler comentário completo »
      Vitinha
      2021-11-13 02h24m por futebol11fc
      QUE CRAQUE!!! Como é que o Wolves não segurou esta pérola?
      E mais, fosse este homem Espanhol ou Alemão já estava a ser enquadrado na seleção A (como os casos de Gavi, Musiala, Adeyemi, entre outros).
      ACravo
      2021-11-13 00h47m por Maxaqueen
      Trocando o seu comentáiro por miúdos: Se não fosse a academia do Benfica, os sub-21 não ganhariam este jogo.
      Deixe-se lá azias e facciosismos. . .
      JS
      ACravo
      2021-11-12 22h26m por jsilva77
      Um verdade de La Palice, mas isso veio mesmo a propósito de . . . É algum tipo de comparação ??? É que se é, não vejo onde está o termo . . . Estive a ver um vídeo de highlights do Vitinha e é um compêndio de fazer corar muito grande jogador, é cá cada finta e passe, e não é ao uma vez, faz isso repetidas vezes e nas mais variadas situações, incrível . . .

      Mas o que interessa de facto no futebol é marcar golos e quem os marque, é isso aí . . .
      Gonçalo Ramos
      2021-11-12 22h19m por ACravo
      O Vitinha será um grande jogador, mas as vitórias constroem-se com golos e para isso é preciso haver quem os marque!!!
      VITINHA
      2021-11-12 21h19m por MantoApedrejado____
      Ate calhou bem hoje não ter comido sobremesa dps do jantar bastou ver uns resumos do jogo para me deliciar. E tou me a borrifar se é contra o chipre este menino ja provou vezes sem conta que é assim em todos os jogos. Cada toque na bola é pura poesia em movimento
      jsilva77
      2021-11-12 20h25m por Dirtylooks
      falta-lhe a "verdadeira" imprensa: a da capital!

      Houve um puto de um rival que por acaso entrou hoje e não vi nada de especial, que por um jogo só e porque houve goelada, foi logo motivo de capa! C'ést la vie, mesdames et messieurs! The show must go on.
      12
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Futebol Inglês
      Thomas Frank reagiu à derrota
      O Manchester United bateu (1x3) o Brentford numa partida de acerto da Premier League, mas, para Thomas Frank, técnico do Brentford, o resultado esteve longe de representar o que aconteceu na ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      LI
      lionpride 20-01-2022, 01:33
      LI
      lionpride 20-01-2022, 01:27
      manueldesousa 20-01-2022, 01:26
      LI
      lionpride 20-01-2022, 01:23
      RA
      rateddp 20-01-2022, 01:14
      Mikhal18 20-01-2022, 00:46
      redlegion 20-01-2022, 00:36
      manueldesousa 20-01-2022, 00:32
      afcunha 20-01-2022, 00:31
      afcunha 20-01-2022, 00:29
      Aleaotejano 20-01-2022, 00:28
      Aleaotejano 20-01-2022, 00:27
      Sir_Harry_Kane 20-01-2022, 00:24
      freskas 20-01-2022, 00:09
      NandoSantosdoMendes 19-01-2022, 23:44
      yellow_ledbetter 19-01-2022, 23:43