placardpt
    Entrevista ao treinador português - Parte IV

    Renato Paiva: «Potencial de Paulo Bernardo não tem fim, será a futura maior venda do Benfica»

    Numa altura em que está quase a fazer o primeiro aniversário da sua saída do Benfica e ida para o Equador, Renato Paiva contou ao zerozero como tem sido a experiência no Independiente del Valle e o caminho rumo à possibilidade de fazer história. Além disso, o treinador português falou dos seus largos anos de ligação ao Benfica, de vários dos jovens que lhe passaram pelas mãos, e surgem agora no radar da equipa principal, e do momento da saída de Bruno Lage.

    Um dos temas abordados por Renato Paiva centrou-se em Paulo Bernardo, um jovem com quem conviveu na equipa B e que fez recentemente a sua estreia na equipa principal do Benfica, e a quem deixou rasgados elogios, considerando que será uma grande fonte de rendimento financeiro e desportivo para os encarnados no futuro.

    Paulo Bernardo
    2021/2022
    10 Jogos  715 Minutos
    1   1   0   02x

    ver mais »
    Nome habitual na equipa B desde a temporada passada, Paulo Bernardo começou a surgir na equipa principal do Benfica este ano. Fez a sua estreia absoluta na equipa principal num palco de respeito, a Allianz Arena - na derrota por 5x2 com o Bayern Munchen - e logo na Liga dos Campeões e mais recentemente estreou-se também na Primeira Liga, frente ao SC Braga (6x1).

    Jorge Jesus deixou-lhe rasgados elogios e os números do tempo que esteve em campo - entrou ao minuto 23 pelo lesionado João Mário - apoiam-no. O jovem de 19 anos teve uma exibição assertiva e procurou não errar. Tentou jogar sempre simples e fazer um pouco daquilo que João Mário estava a fazer e isso levou a que cometesse um reduzido número de erros, de tal modo que terminou com uma percentagem de acerto no passe de 90%. Além disso, apenas perdeu duas vezes a bola em todo o jogo e foi solidário na defesa, com dois cortes e seis duelos ganhos. Faltou-lhe apenas aventurar-se mais no ataque - apenas um remate -, algo que tem vindo a evoluir com os anos, como referiu Renato Paiva.

    zerozero (ZZ): Recentemente o Paulo Bernardo fez a sua estreia absoluta na equipa principal, frente ao Bayern Munchen, e na liga, frente ao SC Braga. Viu esses dois jogos? O que achou da performance?

    Renato Paiva (RP): O Paulo tem uma história bonita connosco. Ele estava identificado no Benfica como um médio de elite, mas eu disse-lhe que havia uma diferença entre um médio de elite e um médio de grande qualidade: fazer golos. Enquanto ele não fizesse golos ele nunca chegaria a um médio de elite. A verdade é que o Paulo, com o miúdo inteligente que é, soube escutar, esperar e trabalhar em função disso. Ainda estava eu na equipa B e ele começou a ter golos, a ter chegada à baliza. A tal exigência de ir e vir. Toda gente olhava para ele como um 10 e ele passou a ser um 8. Passou a ter sacrifício defensivo. Eu saí, ele continuou o seu percurso e continuou a fazer golos. Eu deliciava-me sempre que via golos do Paulo, porque me lembrava desta história e ele sabe que é verdade. O Paulo fez alguns jogos de equipa B. Se é o momento? A decisão será sempre de quem trabalha com ele. O Jorge Jesus sabe que para definirmos se é o momento, também temos que ver o contexto. Se o Paulo é melhor que as outras opções, é o treinador que tem que decidir. O que posso avaliar é o potencial do Paulo e esse não tem fim. E eu disse depois de sair, o Paulo é a futura maior venda do Benfica e o futuro da formação com mais rendimento desportivo no onze do Benfica. Vejo o Paulo, com  respeito a todos os outros, mesmo que eles não gostem de ouvir e com todo o carinho que tenho por eles, desta forma. Disse no passado isto sobre o João Félix, e só me falta acertar na luta pela Bola de Ouro, e agora digo isto do Paulo. Sinto que é diferente dos outros em muitas coisas. Sinto que é um predestinado e que se tiver saúde, sem lesões graves, vai dar muito rendimento desportivo e financeiro ao Benfica. O timing só Jorge Jesus poderá dizer, mas pelo menos já demonstrou que está pronto para entrar a meio de jogos de grande exigência. Agora o Paulo tem que fazer o seu caminho como fez até aqui.

    ZZ: Um dos aspetos fundamentais, além da qualidade, que ele tem, é o aspeto mental nesta fase. Como é que ele é nesse aspeto?

    RP: O Paulo é um miúdo super reservado. Não se ouve a falar e já lhe disse que tem que falar mais alto e mais vezes, mas também acho que isso o ajuda. O foco, o estar ali. Dentro do campo ele muda e o futebol dele fala por ele. Torna-se líder. Mas fora é um miúdo reservado, humilde e muito calado, mas focado naquilo que quer. Tem tudo para ser um jogador de elite, não há cá extravagâncias nem desconcentrações. É muito inteligente, sabe o quer, sabe escutar, que é uma virtude muito grande. Foi assim que chegou onde chegou e onde acho que vai chegar onde vai chegar.

    Portugal
    Paulo Bernardo
    NomePaulo Guilherme Gonçalves Bernardo
    Nascimento/Idade2002-01-24(22 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio (Médio Centro)

    Fotografias(51)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    pepedropro
    2021-11-16 14h23m por MisticaEncarnada
    Ninguém põe isso em causa. O que está em causa é mal o jogador x ou y aparece vir alguém dizer logo que vai ser uma grande venda. Ao menos deixem-nos respirar.
    E mais grave ainda é quando essa pessoa era o próprio presidente.
    Isto é tao simples. . . .
    2021-11-16 14h06m por pepedropro
    Mas como é que o Benfica ou outro qq clube/empresa consegue segurar jogadores que podem ir ganhar 10x mais e trabalhar nas melhores ligas? Pensem um pouco. . . se vos oferecessem 4/5 x mais para fazerem exatamente o mesmo e em empresas que vos iam entusiasmar muito mais , quem é que nao mudava? eu respondo: pessoas acomodadas !
    O Benfica so tem uma forma de segurar os craques que vem da formacao que é igualar os salários(o que nao é possível) logo deixem-se de discutir coisas que nem tem ...ler comentário completo »
    marante96
    2021-11-16 11h38m por Chama_Gloriosa
    "o Darwin anda mesmo a ser perseguido por tubarões ;)" - E porque não? ;)

    "E o Yaremchuck também de certeza que não vai para o AC Milan. " - Da forma que anda a jogar não vai.

    "E o Tomás Araújo é o novo Ruben Dias de certeza. " - E porque não? Se já demonstrou qualidade na equipa B. . .

    "E o Paulo Bernardo vai ser vendido por 500 M de pesetas. " - Ele disse que ia ser a melhor venda do Benfica. Não disse o valor.

    Tudo isto são opini...ler comentário completo »
    Maior venda do SLB. . . .
    2021-11-16 09h47m por AcaroInformatico
    Tenho que concordar com a generalidade da malta que já comentou. . . olhar para os jogadores da formação e afirmar "este é que vai render bom dinheiro", revela tudo aquilo que o SLB se transformou nestes últimos 10 anos.

    Esta política está enraizada em toda a super estrutura de futebol do clube, o que importa são as vendas e as comissões. Não interessa se o jogador vai brilhar com a camisola. . . antes de mais, ele vai ser vendido e render uns bons milhões para repartir pela malta. . .

    Chamem-me cartilheiro. . .
    MA
    Lol
    2021-11-16 09h47m por marante96
    De facto, não há propaganda nenhuma. . . o Darwin anda mesmo a ser perseguido por tubarões ;)

    E o Yaremchuck também de certeza que não vai para o AC Milan.

    E o Tomás Araújo é o novo Ruben Dias de certeza.

    E o Paulo Bernardo vai ser vendido por 500 M de pesetas.

    . . . De facto, achar que há propaganda? Ridículo. :) :) :)
    Paulo Bernardo
    2021-11-16 09h29m por Buzinadocomcarinho
    Vai ser vendido por 1000M.
    FR
    PedroF8
    2021-11-16 01h37m por Fragha
    Tu é que estás a dizer que estão mais preocupados com o rendimento financeiro.
    Eu não li nada nas palavras do Paiva a dizer isso, apenas o óbvio, que é: se o jogador render (como ele acredita que renderá), é óbvio que será vendido por muito dinheiro e que o Benfica (e o jogador) ficarão a ganhar nessa vertente financeira. É a realidade, não é nenhuma mentalidade em tom depreciativo como tu a colocas.
    Se os Benfiquistas gostavam de os ter cá para sempre? Pois gostavam, mas a...ler comentário completo »
    PE
    Fragha
    2021-11-15 21h25m por PedroF8
    É óbvio que os clubes portugueses precisam destas vendas para competir, o que assusta é a mentalidade, até dos treinadores e dirigentes, que estão mais preocupados com o rendimento financeiro de um jogador que ainda nem se afirmou, em vez de tentar construir um plano de longo prazo e rentabilizar a formação a nível desportivo. E pelo meio óbvio que vão existir saídas também
    Temos de fazer uma regra
    2021-11-15 21h15m por Chama_Gloriosa
    proibido falar das jovens promessas do Benfica, senão os antis choram.
    VocesSabemLa
    2021-11-15 21h14m por Chama_Gloriosa
    Desde quando é que elogiar uma jovem promessa do Benfica é propaganda? E mesmo que fosse propaganda, qual é o problema? Irra, que complexo de inferioridade que vocês têm! Bebés chorões autênticos!
    Fragha
    2021-11-15 21h04m por MisticaEncarnada
    Não tem nada a ver. Uma coisa é vender passes de jogadores porque é preciso e outra é andar a espalhar a palavra de que mal dão dois toques na bola é para ir embora. Não vais dizer a um jogador que o propósito dele é gerar dinheiro.
    PedroF8
    2021-11-15 21h02m por MisticaEncarnada
    Assino por baixo. As raízes do Benfica actualmente estão muito ligadas às vendas. Tanto que funcionários do clube festajam ou festejavam vendas na TV mais até que os títulos.
    Estas declarações são tristes mas o pior de tudo é que já se ouviu o antigo presidente a dizer coisas muito semelhantes e ainda assim muita gente o apoiava cegamente.
    Temos o Benfica que queremos como já ouvi dizer tantas e tantas vezes. . .
    Se o Rui Costa não mudar este pensamento no seio clube...ler comentário completo »
    FR
    PedroF8
    2021-11-15 20h59m por Fragha
    Não é nenhuma ideia, é a noção da realidade. Não são românticos que ainda vivem nos anos 70 e 80 e sabem bem o que é o futebol atual e o fosso que separa esta liguinha do brilhantinas e as principais ligas.
    . . .
    2021-11-15 20h57m por VocesSabemLa
    começou a propaganda. é impressionaste
    PE
    É incrível
    2021-11-15 20h06m por PedroF8
    como até antigos treinadores do clube têm incutida a ideia de que os talentos que emergem da formação são para vender. E quase nunca com rendimento desportivo
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    RAV 1-0 ARO intervalo
    Acabou a 1ª parte. Acompanhe aqui o Rio Ave x FC Arouca em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.
    19-04-2024 20:11

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Blueonblue 19-04-2024, 21:12
    mundial200 19-04-2024, 21:08
    TomPen 19-04-2024, 20:53
    RI
    river_shannon_is_bac 19-04-2024, 20:17
    FC
    Fcpflaw2506 19-04-2024, 19:43
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 19:28
    ACravo 19-04-2024, 19:23
    moumu 19-04-2024, 19:22
    AL
    Alvibranco 19-04-2024, 19:22
    HD
    HD_L 19-04-2024, 19:21
    matrioska_russa 19-04-2024, 19:21
    Tobin 19-04-2024, 19:16
    ricardocunha251 19-04-2024, 19:00
    ago 19-04-2024, 18:53
    DSantos11 19-04-2024, 18:40
    lvrs1 19-04-2024, 18:40