placardpt
    Jorge Jesus com dor de cabeça

    O que fazer no imediato? As 5 hipóteses para o Benfica sem Lucas Veríssimo

    A lesão de Lucas Veríssimo contra o SC Braga vai desfalcar a equipa para o que resta da temporada. O cenário foi o pior e, como tal, o defesa enfrenta um longo período de recuperação, pelo que Jorge Jesus vai precisar de novas soluções. Já se especula com a ida ao mercado de janeiro, de forma a encontrar um nome inquestionável (Rúben Semedo voltou ao radar), mas até lá há dois meses de competição, com momentos de enorme exigência - além da decisão da fase de grupos da Liga dos Campeões, também a receção ao Sporting e a ida ao Dragão, tudo em dezembro, implicam que o treinador trabalhe a equipa já em novembro para que não sinta essa lacuna.

    O zerozero debruçou-se sobre o que o treinador tem em mãos para tentar antecipar as eventuais soluções para resolver este problema. Morato está na linha da frente, mas há outras equações a fazer.

    Morato

    © Getty /

    Tem sido, de forma natural, a alternativa para a defesa quando falha um dos três centrais. Em condições normais, vai ser ele o escolhido: já fez 12 jogos na equipa principal esta época, está familiarizado com as dinâmicas e com as funções da posição. A questão é que várias vezes atuou do lado esquerdo, o que, sendo canhoto, faz todo o sentido. Quando entrou contra o SC Braga, foi aí que se posicionou, o que fez com que Vertonghen passasse para o centro e Otamendi assumisse o lado direito. Ou seja, a solução Morato, nestes moldes, resultaria em três mudanças de posição no setor mais recuado.

    Além disso, é muito mais curto na saída com bola, o que não é tão preocupante quando há Lucas Veríssimo ao lado, mas que se torna um problema para a equipa se o brasileiro não está. Pressionados, Vertonghen, Otamendi e Morato são elementos mais vulneráveis e as saídas de bola não terão a mesma qualidade.

    André Almeida

    © Kapta+

    O homem das sete vidas no Benfica é sempre alguém a ter em conta. Neste caso, diríamos que é o segundo na lista. Ao contrário de Morato, a sua utilização, até por ser destro e por ter características mais propícias à saída de bola, seria exatamente no lugar de Lucas Veríssimo, o que não seria propriamente uma grande surpresa - na impossibilidade de compra de mais um central no verão, Jorge Jesus ficou com André Almeida pensado para a posição, e já o disse.

    O estado débil, em termos físicos, que tem apresentado depois da grave lesão é um aspeto negativo, e que tornaria a escolha mais suscetível de insucesso. Mais do que alguma inadaptação ou erros que possa cometer, esse é o ponto que tem contra si, pois poderia obrigar, a qualquer altura, a nova necessidade de outra solução.

    Alteração do sistema

    © Kapta+

    Sendo Jorge Jesus alguém que, historicamente, aplicou o 4x1x3x2 nas equipas que treinou e que lutavam pelo título, não seria descabido olhar para esta solução como uma oportunidade, em contra-ciclo com a tendência crescente para o 3x4x3 e o 3x5x2. Tendo em conta a exibição recente de Everton, que assim pede continuidade no onze, seria uma forma de manter a dupla de ataque (Yaremchuk e Darwin), jogando Rafa pela direita. Para consumo interno, em jogos que se previssem de grande pendor ofensivo, faria todo o sentido.

    Contudo, muitos dos jogos neste período serão repartidos, em termos de forças coletivas. Assim, e não esquecendo que não correu bem juntar Otamendi e Vertonghen a centrais numa linha a quatro (até porque os laterais, Gilberto e Grimaldo, têm claras dificuldades defensivas), essa opção iria expor em demasia a equipa. E, mesmo se Weigl baixasse para central, como chegou a acontecer na época passada, introduzindo-se outro médio defensivo, também seria arriscado, pelo que o meio-campo perderia sem o alemão.

    Tomás Araújo

    © Rogério Ferreira / Kapta+

    Esteve perto de se estrear para a Taça de Portugal e é um elemento que tem trabalhado muitas vezes com a equipa principal, apesar de ser opção regular na equipa B (onde já entrou em duas equipas da semana do zerozero). Joga pelo lado direito e tem boa saída com bola, sendo capaz de transportar e passar primeiras linhas de pressão. Além disso, é um elemento da formação, em quem o clube confia, na mesma linha de Paulo Bernardo, o que seria um ponto muito favorável a Jorge Jesus, tantas vezes acusado de não fazer essa aposta.

    Só que o salto de uma equipa B para uma equipa principal, com tantos jogos decisivos pelo meio, acarreta um claro risco, que Jorge Jesus dificilmente quererá correr. Se Tomás Araújo, apesar dos ótimos professores que teria ao lado, falhasse, o jogador quebraria numa fase importante da sua afirmação e o técnico também não se livraria do escrutínio. Tem tudo a ver com a forma como se vê o copo: meio vazio teria essa perspetiva, meio cheio indicaria que é em situações destas que os jogadores se revelam e agarrar oportunidades.

    Ferro

    © Vítor Parente / Kapta+

    No último ano e meio, fez somente 11 jogos, muito pouco para um jovem que se pretende afirmar. No fundo, já o tinha conseguido numa primeira fase, com Bruno Lage, tanto que era visto como indiscutível no Benfica e hipótese para o futuro da seleção, só que a queda foi tão grande como a ascensão. Esta época, entrou na Trofa por necessidade, mas já depois de André Almeida, o que é significativo.

    Nesta altura, parece claramente que não conta para Jorge Jesus, para além dos problemas físicos que tem tido, portanto não é descabido olhá-lo como a opção menos provável para esta missão.

    Brasil
    Lucas Veríssimo
    NomeLucas Veríssimo da Silva
    Nascimento/Idade1995-07-02(28 anos)
    Nacionalidade
    Brasil
    Brasil
    PosiçãoDefesa (Defesa Central)

    Fotografias(53)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MisticaEncarnad a
    2021-11-10 22h27m por slbmeireles
    Nem 8 nem 80. Eu não quero que se passe a vida a falar de arbitragens, mas também não quero andar a ser roubado calado.
    Ainda á pouco tempo perdeste 2 pontos no campeonato num lance que fizeram falta sobre Gonçalo Ramos antes de marcarem um golo contra nós. Ficou-se calado, perdeu-se a liderança, e quem sabe se no fim não vai fazer falta aqueles 2 pontos, que entretanto passaram como se nada fosse.
    Na época passada criticou-se porque se ficou em terceiro, mas quantos pon...ler comentário completo »
    slbmeireles
    2021-11-10 22h17m por MisticaEncarnada
    Mas tens de entender que uma pessoa com os nervos diz tudo e mais alguma coisa. Eu próprio que costumo ser mais "calmo" a comentar assuntos quando comentava algo do Vieira e lê-se passado algum tempo nem me reconhecia a mim próprio.
    Nota: sei que vocês os dois é que estão a discutir isso mas eu não gosto de presidentes que falam muito de arbitragens (ou direções). É perder tempo, não se muda nada a não ser o desgaste que se ganha em coisas que não evoluem o clube nem melhoram a equip...ler comentário completo »
    yellow_ledbette r
    2021-11-10 19h34m por slbmeireles
    Nisso eu concordo contigo, a direção tem estado demasiado calada relativa á arbitragem. É uma coisa que acho que devia de mudar na postura do clube.
    Mas apesar disso continuo a achar que é possivel ganhar independentemente da arbitragem.
    Agora relativo aos canais, já deu bem para que lado pendem. Como disseste e bem as polémicas é só para mal do Benfica, não existe polémicas a seu favor.
    O Benfica é o clube mais prejudicado, e em certos canais ainda tem a lata de dizer que os outros é que foram prejudicados não o Benfica.
    MisticaEncarnad a
    2021-11-10 17h43m por slbmeireles
    Não desculpa uma coisa é dizeres que não concordas com esta ou outra coisa no clube. Que tens uma visão diferente disto ou daquilo.
    Outra bem diferente é dizer que não lhe interessa as épocas, e assumindo já a derrota.
    E mesmo perdendo, um clube não se faz de adeptos das vitórias, um clube faz-se de adeptos que apoiam a equipa nos bons e nos maus momentos.
    Como é que pode atribuir uma probabilidade negativa numa época que está a um terço, estás 1 ponto do primeiro e...ler comentário completo »
    slbmeireles
    2021-11-10 17h18m por MisticaEncarnada
    Acreditar ou atribuir uma probilidade ou um nível de confiança na vitória e torcer às vezes são duas coisas diferentes. Antes do jogo com o Barça em Camp Nou eu digo já que para mim provavelmente perdemos. Esse é o nivel de confiança que eu tenho. Não quer dizer que quando o jogo comece eu não torça pela equipa e deseje a vitória.
    Ser de um clube não implica fechar os olhos a acreditar cegamente que a equipa vai ganhar todos os jogos sobretudo quando achamos que há alguma falta de qu...ler comentário completo »
    AcaroInformatic o
    2021-11-10 15h32m por slbmeireles
    claro que pensas por cabeça própria é por isso que utilizas argumentos fundamentados em o que lês nas capas dos jornais.
    "eu somente vi as capas e fiquei logo enjoado com a figura de um tipo que deveria estar preso e ao invés continua a opinar em jornais desportivos". Mais uma afirmação baseada na opinião publica e nos jornais, os tribunais nem sei para que existem já que existe tantos entendidos em Direito.
    "Esta época interessa tanto com interessava a anterior. . . o que g...ler comentário completo »
    slbmeireles. . .
    2021-11-10 15h18m por AcaroInformatico
    "Gajos como eu" pensam pela própria cabeça. . . eu somente vi as capas e fiquei logo enjoado com a figura de um tipo que deveria estar preso e ao invés, continua a opinar em jornais desportivos.

    O que ele falou. . . nem me interessa.

    Esta época interessa tanto com interessava a anterior. . . o que ganhámos no ano passado. . . ?!? Eu escrevo: O mesmo que vamos ganhar esta época.

    Sobre as notícias à volta de um plantel. . . quais foram mesmo es...ler comentário completo »
    TI
    JJ
    2021-11-10 14h56m por ti_maria_69
    Ir ao mercado seria um tremendo erro de gestão de recursos humanos e gestão financeira!!!

    Ou muda de sistema e volta ao 4-4-2.

    Ou aposta em morato ou ferro. E tem os miúdos da B prontos a começarem a ter minutos.
    AcaroInformatic o
    2021-11-10 12h35m por slbmeireles
    Resumo dos teus textos.
    Vamos abdicar desta época para preparar a próxima, mesmo estando na luta por todas as competições, o que interessa é despedir o treinador, pouco importa esta época.
    Comes tudo o que os cofina dizem. Aquela noticia não é para o Vieirismo é para gajos como tu consumirem. Tal como foram as noticias á volta do plantel durante a semana toda a dizer que estava em crise.
    Primeiro era o treinador, agora vai ser o vieira, para a semana inventam mais...ler comentário completo »
    Soluçao real. . .
    2021-11-10 12h03m por AcaroInformatico
    Para terminar. . .

    A solução vai passar por Morato. Continuará com o 343 ou 541, que seja, é a tática que o mestre da tática diz que inventou e que os outros copiam. . . só que os que copiam ganham, e quem inventa. . . é o que se vê!

    Portanto, será Morato e mais 10, os dez que compunham o elenco com o Veríssimo. . . isto até alguém estoirar. . . Ferro e companhias poderão jogar para a taça da liga a partir dos 90+2. . .

    Em janeiro, é cert...ler comentário completo »
    5. . . Só. . . ?!?
    2021-11-10 11h54m por AcaroInformatico
    Eu olho e vejo logo logo mais uma. . . despedir o treinador que nada acrescenta. Começar já desde janeiro a preparar a próxima época com alguém que traga novas ideias ao nosso futebol. Algo que o SCP fez com o RAmorim. . . ninguém dava nada por eles e neste momento são muito mais fortes do que nós.

    Precisamos de alguém que diga. . . ou vem para acrescentar, ou jogam os das equipas B e sub.

    Para mim. . . esta era a solução ideal. Pegávamos no mestre das tá...ler comentário completo »
    Centrais
    2021-11-10 11h34m por slbmeireles
    Isto é simples, temos um mês e meio para tirar as duvidas se dá para resolver internamente ou não.
    Eu continuo a achar que se devia ir ao mercado, nem que seja um jogador por empréstimo. Mas Ferro e Tomás Araujo terão um mês e meio para convencer o treinador e a direção que dão conta do recado.
    Lembrando que precisamos de no mínimo 5 centrais por isso estes dois vão precisar dizer presente.
    AS
    Com o jj
    2021-11-10 11h01m por AsMo
    Nem à missa.
    O Veríssimo estava a jogar cada vez pior, talvez por cansaço e agora uma lesão no joelho para o resto da época.
    Porque não apostar no ferro, a sair com bola dá dez a zero a todos os que lá estão.
    E abertamente, com a experiência do otamendi, creio que o Ferro podia voltar a ser um bom central.
    Para mim esta época vai ser muito idêntica à anterior, o jj já não dá nada, o balneário está fora de controlo e apesar destes 6-1 ao Braga, não prevejo n...ler comentário completo »
    yellow_ledbette r
    2021-11-10 10h54m por MisticaEncarnada
    Por acaso não acredito que o LFV volte ao Benfica. Até dada a idade que tem julgo que é capítulo encerrado. Acho até que nem se volta a candidatar. Mas carácter tem ele para se unir a mais 2 ou 3 ou meia dúzia que lá estejam dentro e tentar desestabilizar quem lá está.
    O que espero é que o Rui Costa não seja um LFV 2. 0 e não ponha o clube à frente das negociatas. De resto acho que o Vieira não fará mais parte da estrutura.
    LE
    JJ já tem desculpa
    2021-11-10 05h58m por leaodagorongoza
    tem jogadores que não acabam tem qualidade tomara o Sporting e o Porto terem ficou sem 1 jogador aqui d'el Rei ja tem desculpas pros insucessos que se avizinham. . .
    yellow_ledbette r
    2021-11-09 22h55m por MisticaEncarnada
    O Conceição traz muita mentalidade de luta à equipa, principalmente na Champions. Isso é importante. E julgo que em finais, só perdeu uma com o Porto ou algo do género. Claro que podia melhorar alguns aspectos e ter ganho mais um ou outro título nos últimos 4 anos.
    De resto, subscrevo as tuas palavras quanto à exigência que caiu, principalmente no que toca à direção, porque o adepto continua a ser exigente (pelo menos uma boa parte). Só discordo na parte em que foram as taças d...ler comentário completo »
    yellow_ledbette r
    2021-11-09 22h05m por MisticaEncarnada
    Para mim com tanto milhão não é uma Taça da Liga que fará uma passagem do Jesus pelo Benfica ser razoável. Juro que não entendo como é que há quem diga que ele é um treinador de topo. Pode ser acima da média, foi campeão 4 vezes (Portugal + Brasil) e ganhou a Libertadores, tem de ser acima da média. Mas uma coisa é isso e outra é ser dos melhores do mundo. Nunca o foi e na minha opinião, desde que saiu do Sporting, nem treinador para o Benfica ou Sporting é. Ao fim de algumas épocas e m...ler comentário completo »
    DS
    Defesa benfica
    2021-11-09 21h40m por Ds8
    Que pessima noticia para nos , e um jogador importante nesta equipa no incio ainda duvidei mais me surpreendeu .
    Que volte mais forte .
    Acredito que o morato vai ter a sua oportunidade .
    Tomas Araújo ira ter o seu espaco no banco estamos limitado
    Ferro vamos ver como esta em janeiro deveria sair .
    Opções para janeiro
    Gosto do gustavo gomes do palmeiras seria uma boa contratação .
    Ruben semedo devera ser apontado como sempre
    RA
    nivaldolopez
    2021-11-09 20h39m por razga
    Concordo, a ir buscar alguém ia buscar o Porozo, é um central rápido com cabedal e com grande margem de progressão.
    Lopez
    2021-11-09 20h21m por nivaldolopez
    Jackson Porozo do Boavista seria uma boa solução tendo em conta idade, preço e adaptação a liga.
    BA
    Centrais
    2021-11-09 20h14m por batuko
    Se o Ferro não conta para o JJ, devia ser emprestado a uma equipa da primeira liga. Para ver se não passa daquilo que está, e a primeira época dele foi uma excepção, ou é por falta de oportunidades.

    Sugiro os seguintes centrais ao Benfica (o Benfica no próximo verão precisa de comprar 2/3 centrais, uma vez que só tem velharia)

    Bahlul Mustafazade - Karabakh
    Stratos Svarnas - AEK
    Sergio Barreto - Independiente

    Com estes 3 centrais,...ler comentário completo »
    epahhh
    2021-11-09 20h12m por WeNeedWeed
    enquanto rival fico feliz que se tenha lesionado o melhor central do boifica. . . mas enquanto ex futebolista e ser humano sei bem pelo que esta a passar o veríssimo . que recupere bem pois o meu ainda nos dias de hoje me dois " tive a lesão aos 17 e tenho 27 " o meu não teve conserto mas também jogava nas distritais por isso digamos que os médicos foram de outra craveira . . . penso que das duas uma ou JJ muda o sistema ou morato fica a titular todas as outras sao opcoes nao validas
    yellow_ledbette r
    2021-11-09 20h00m por MisticaEncarnada
    Só para concluir, também tenho um bocado a sensação de que esta temporada o Benfica não ganha mais que a Taça da Liga ou a Taça de Portugal e até isso vamos lá ver. Vejo poucos jogos mas dos que vejo a equipa não me transmite confiança.
    Contudo, a época ainda nem a meio vai e uma coisa é ter a sensação e outra é não apoiar a equipa ou não acreditar que a vitória é possível em qualquer jogo assim que o árbitro apita.
    Ainda falta muito campeonato, vamos ver se é possível conti...ler comentário completo »
    yellow_ledbette r
    2021-11-09 19h50m por MisticaEncarnada
    Tanto o Pizzi como o Taarabt têm contrato até 2023, altura em que o Pizzi terá 34 anos (e 8 meses mais coisa menos coisa) e o Taarabt também. Duvido que renovem o contrato de um e de outro e até julgo que pelo menos o Taarabt possa não o cumprir até ao fim a menos que o Jorge Jesus cá fique mais uma temporada além desta.
    Em relação ao Meité, ele tem algo que faltava ao Benfica que é físico. Os jogadores do Benfica parecem quase todos muito débeis fisicamente. Acho que pode ser um b...ler comentário completo »
    Jesus
    2021-11-09 19h25m por Kiba
    O Jesus deveria ir treinar a seleção do Brasil ou o Flamengo. Acabou o seu tempo em Portugal. Creio que com ele o Benfica nao va ganhar mais nada. Sporting ou Porto campeões.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    zlatan_21 24-04-2024, 03:09
    Acolito_Andrade 24-04-2024, 02:56
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 02:08
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 01:52
    PedroBorgas 24-04-2024, 00:55
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:31
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:25
    RV
    RVL22 24-04-2024, 00:08
    AS
    asa_scouting 23-04-2024, 23:45
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:37
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:32
    zlatan_21 23-04-2024, 22:53
    Tobin 23-04-2024, 22:46
    ZH
    zhar 23-04-2024, 22:30
    ER
    eric7hag 23-04-2024, 22:12
    Koemanout 23-04-2024, 22:11