placardpt
      Análise
      Jorge Jesus com dor de cabeça

      O que fazer no imediato? As 5 hipóteses para o Benfica sem Lucas Veríssimo

      2021/11/09 16:52
      Luís Rocha Rodrigues

      A lesão de Lucas Veríssimo contra o SC Braga vai desfalcar a equipa para o que resta da temporada. O cenário foi o pior e, como tal, o defesa enfrenta um longo período de recuperação, pelo que Jorge Jesus vai precisar de novas soluções. Já se especula com a ida ao mercado de janeiro, de forma a encontrar um nome inquestionável (Rúben Semedo voltou ao radar), mas até lá há dois meses de competição, com momentos de enorme exigência - além da decisão da fase de grupos da Liga dos Campeões, também a receção ao Sporting e a ida ao Dragão, tudo em dezembro, implicam que o treinador trabalhe a equipa já em novembro para que não sinta essa lacuna.

      O zerozero debruçou-se sobre o que o treinador tem em mãos para tentar antecipar as eventuais soluções para resolver este problema. Morato está na linha da frente, mas há outras equações a fazer.

      Morato

      © Getty /

      Tem sido, de forma natural, a alternativa para a defesa quando falha um dos três centrais. Em condições normais, vai ser ele o escolhido: já fez 12 jogos na equipa principal esta época, está familiarizado com as dinâmicas e com as funções da posição. A questão é que várias vezes atuou do lado esquerdo, o que, sendo canhoto, faz todo o sentido. Quando entrou contra o SC Braga, foi aí que se posicionou, o que fez com que Vertonghen passasse para o centro e Otamendi assumisse o lado direito. Ou seja, a solução Morato, nestes moldes, resultaria em três mudanças de posição no setor mais recuado.

      Além disso, é muito mais curto na saída com bola, o que não é tão preocupante quando há Lucas Veríssimo ao lado, mas que se torna um problema para a equipa se o brasileiro não está. Pressionados, Vertonghen, Otamendi e Morato são elementos mais vulneráveis e as saídas de bola não terão a mesma qualidade.

      André Almeida

      © Kapta+

      O homem das sete vidas no Benfica é sempre alguém a ter em conta. Neste caso, diríamos que é o segundo na lista. Ao contrário de Morato, a sua utilização, até por ser destro e por ter características mais propícias à saída de bola, seria exatamente no lugar de Lucas Veríssimo, o que não seria propriamente uma grande surpresa - na impossibilidade de compra de mais um central no verão, Jorge Jesus ficou com André Almeida pensado para a posição, e já o disse.

      O estado débil, em termos físicos, que tem apresentado depois da grave lesão é um aspeto negativo, e que tornaria a escolha mais suscetível de insucesso. Mais do que alguma inadaptação ou erros que possa cometer, esse é o ponto que tem contra si, pois poderia obrigar, a qualquer altura, a nova necessidade de outra solução.

      Alteração do sistema

      © Kapta+

      Sendo Jorge Jesus alguém que, historicamente, aplicou o 4x1x3x2 nas equipas que treinou e que lutavam pelo título, não seria descabido olhar para esta solução como uma oportunidade, em contra-ciclo com a tendência crescente para o 3x4x3 e o 3x5x2. Tendo em conta a exibição recente de Everton, que assim pede continuidade no onze, seria uma forma de manter a dupla de ataque (Yaremchuk e Darwin), jogando Rafa pela direita. Para consumo interno, em jogos que se previssem de grande pendor ofensivo, faria todo o sentido.

      Contudo, muitos dos jogos neste período serão repartidos, em termos de forças coletivas. Assim, e não esquecendo que não correu bem juntar Otamendi e Vertonghen a centrais numa linha a quatro (até porque os laterais, Gilberto e Grimaldo, têm claras dificuldades defensivas), essa opção iria expor em demasia a equipa. E, mesmo se Weigl baixasse para central, como chegou a acontecer na época passada, introduzindo-se outro médio defensivo, também seria arriscado, pelo que o meio-campo perderia sem o alemão.

      Tomás Araújo

      © Rogério Ferreira / Kapta+

      Esteve perto de se estrear para a Taça de Portugal e é um elemento que tem trabalhado muitas vezes com a equipa principal, apesar de ser opção regular na equipa B (onde já entrou em duas equipas da semana do zerozero). Joga pelo lado direito e tem boa saída com bola, sendo capaz de transportar e passar primeiras linhas de pressão. Além disso, é um elemento da formação, em quem o clube confia, na mesma linha de Paulo Bernardo, o que seria um ponto muito favorável a Jorge Jesus, tantas vezes acusado de não fazer essa aposta.

      Só que o salto de uma equipa B para uma equipa principal, com tantos jogos decisivos pelo meio, acarreta um claro risco, que Jorge Jesus dificilmente quererá correr. Se Tomás Araújo, apesar dos ótimos professores que teria ao lado, falhasse, o jogador quebraria numa fase importante da sua afirmação e o técnico também não se livraria do escrutínio. Tem tudo a ver com a forma como se vê o copo: meio vazio teria essa perspetiva, meio cheio indicaria que é em situações destas que os jogadores se revelam e agarrar oportunidades.

      Ferro

      © Vítor Parente / Kapta+

      No último ano e meio, fez somente 11 jogos, muito pouco para um jovem que se pretende afirmar. No fundo, já o tinha conseguido numa primeira fase, com Bruno Lage, tanto que era visto como indiscutível no Benfica e hipótese para o futuro da seleção, só que a queda foi tão grande como a ascensão. Esta época, entrou na Trofa por necessidade, mas já depois de André Almeida, o que é significativo.

      Nesta altura, parece claramente que não conta para Jorge Jesus, para além dos problemas físicos que tem tido, portanto não é descabido olhá-lo como a opção menos provável para esta missão.

      Brasil
      Lucas Veríssimo
      NomeLucas Veríssimo da Silva
      Nascimento1995-07-02(26 anos)
      Nacionalidade
      Brasil
      Brasil
      PosiçãoDefesa (Defesa Central)

      Fotografias(52)

      Liga BWIN: SL Benfica x SC Braga
      Comentários (47)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      e mais. . .
      2021-11-10 23h20m por yellow_ledbetter
      «O Benfica para marcar 96 golos teve os mesmos 2 penaltis que foram assinalados a favor do último classificado da Liga 2020/21 (o Nacional cujo ataque marcou 30 golos), que obviamente desceu de divisão, juntamente com o Rio Ave (beneficiou de 5 penaltis para marcar 25 golos) e o Farense (beneficiou de 8 penaltis para marcar 31 golos), 3 equipas que em conjunto marcarem 86 golos! Incrível, o Benfica usufruiu de menos penaltis, do que todas as equipas que participaram na Liga Portuguesa e 96 ...ler comentário completo »
      slbmeireles
      2021-11-10 22h45m por yellow_ledbetter
      Aí está - ficámos em 3º por causa da arbitragem. 2 penaltis no campeonato e existiram 11 penaltis p/ marcar, faltaram 9! Se s falhava alguns, tudo bem, falhar tudo?! Parece-me anedota pensar q isso sucedia. . . a dualidade de critérios foi tão, mas tão gritante q só pode dar ideia q foi intencional. Até o caso palhinha foi 1 absurdo.
      E isto pq? Pq os outros estão falidos. Cá em Portugal, no nosso campeonato, há reequilíbrios q n s baseiam no mérito, baseiam-se sim em dar de co...ler comentário completo »
      MisticaEncarnad a
      2021-11-10 22h27m por slbmeireles
      Nem 8 nem 80. Eu não quero que se passe a vida a falar de arbitragens, mas também não quero andar a ser roubado calado.
      Ainda á pouco tempo perdeste 2 pontos no campeonato num lance que fizeram falta sobre Gonçalo Ramos antes de marcarem um golo contra nós. Ficou-se calado, perdeu-se a liderança, e quem sabe se no fim não vai fazer falta aqueles 2 pontos, que entretanto passaram como se nada fosse.
      Na época passada criticou-se porque se ficou em terceiro, mas quantos pon...ler comentário completo »
      slbmeireles
      2021-11-10 22h17m por MisticaEncarnada
      Mas tens de entender que uma pessoa com os nervos diz tudo e mais alguma coisa. Eu próprio que costumo ser mais "calmo" a comentar assuntos quando comentava algo do Vieira e lê-se passado algum tempo nem me reconhecia a mim próprio.
      Nota: sei que vocês os dois é que estão a discutir isso mas eu não gosto de presidentes que falam muito de arbitragens (ou direções). É perder tempo, não se muda nada a não ser o desgaste que se ganha em coisas que não evoluem o clube nem melhoram a equip...ler comentário completo »
      yellow_ledbette r
      2021-11-10 19h34m por slbmeireles
      Nisso eu concordo contigo, a direção tem estado demasiado calada relativa á arbitragem. É uma coisa que acho que devia de mudar na postura do clube.
      Mas apesar disso continuo a achar que é possivel ganhar independentemente da arbitragem.
      Agora relativo aos canais, já deu bem para que lado pendem. Como disseste e bem as polémicas é só para mal do Benfica, não existe polémicas a seu favor.
      O Benfica é o clube mais prejudicado, e em certos canais ainda tem a lata de dizer que os outros é que foram prejudicados não o Benfica.
      slbmeireles
      2021-11-10 18h01m por yellow_ledbetter
      Há 1 silêncio demasiado nefasto na direcção do slb perante o q a arbitragem nos tem feito, q é o outro peso na performance durante a época q ng pode pôr de lado. O slb está a 1 golo do melhor ataque da liga mas tem 0 penaltis, e já nos foram tirados alguns em momentos chave do jogo (ser o 1º golo, p exemplo).
      Outro exemplo. . . . no jogo contra o braga, a imagem do golo do braga é 1 erro clamoroso do q passa na repetição do lance dos 15cm, pq nesse momento é o alan ruiz q vês na im...ler comentário completo »
      MisticaEncarnad a
      2021-11-10 17h43m por slbmeireles
      Não desculpa uma coisa é dizeres que não concordas com esta ou outra coisa no clube. Que tens uma visão diferente disto ou daquilo.
      Outra bem diferente é dizer que não lhe interessa as épocas, e assumindo já a derrota.
      E mesmo perdendo, um clube não se faz de adeptos das vitórias, um clube faz-se de adeptos que apoiam a equipa nos bons e nos maus momentos.
      Como é que pode atribuir uma probabilidade negativa numa época que está a um terço, estás 1 ponto do primeiro e...ler comentário completo »
      slbmeireles
      2021-11-10 17h18m por MisticaEncarnada
      Acreditar ou atribuir uma probilidade ou um nível de confiança na vitória e torcer às vezes são duas coisas diferentes. Antes do jogo com o Barça em Camp Nou eu digo já que para mim provavelmente perdemos. Esse é o nivel de confiança que eu tenho. Não quer dizer que quando o jogo comece eu não torça pela equipa e deseje a vitória.
      Ser de um clube não implica fechar os olhos a acreditar cegamente que a equipa vai ganhar todos os jogos sobretudo quando achamos que há alguma falta de qu...ler comentário completo »
      AcaroInformatic o
      2021-11-10 15h32m por slbmeireles
      claro que pensas por cabeça própria é por isso que utilizas argumentos fundamentados em o que lês nas capas dos jornais.
      "eu somente vi as capas e fiquei logo enjoado com a figura de um tipo que deveria estar preso e ao invés continua a opinar em jornais desportivos". Mais uma afirmação baseada na opinião publica e nos jornais, os tribunais nem sei para que existem já que existe tantos entendidos em Direito.
      "Esta época interessa tanto com interessava a anterior. . . o que g...ler comentário completo »
      slbmeireles. . .
      2021-11-10 15h18m por AcaroInformatico
      "Gajos como eu" pensam pela própria cabeça. . . eu somente vi as capas e fiquei logo enjoado com a figura de um tipo que deveria estar preso e ao invés, continua a opinar em jornais desportivos.

      O que ele falou. . . nem me interessa.

      Esta época interessa tanto com interessava a anterior. . . o que ganhámos no ano passado. . . ?!? Eu escrevo: O mesmo que vamos ganhar esta época.

      Sobre as notícias à volta de um plantel. . . quais foram mesmo es...ler comentário completo »
      TI
      JJ
      2021-11-10 14h56m por ti_maria_69
      Ir ao mercado seria um tremendo erro de gestão de recursos humanos e gestão financeira!!!

      Ou muda de sistema e volta ao 4-4-2.

      Ou aposta em morato ou ferro. E tem os miúdos da B prontos a começarem a ter minutos.
      AcaroInformatic o
      2021-11-10 12h35m por slbmeireles
      Resumo dos teus textos.
      Vamos abdicar desta época para preparar a próxima, mesmo estando na luta por todas as competições, o que interessa é despedir o treinador, pouco importa esta época.
      Comes tudo o que os cofina dizem. Aquela noticia não é para o Vieirismo é para gajos como tu consumirem. Tal como foram as noticias á volta do plantel durante a semana toda a dizer que estava em crise.
      Primeiro era o treinador, agora vai ser o vieira, para a semana inventam mais...ler comentário completo »
      Soluçao real. . .
      2021-11-10 12h03m por AcaroInformatico
      Para terminar. . .

      A solução vai passar por Morato. Continuará com o 343 ou 541, que seja, é a tática que o mestre da tática diz que inventou e que os outros copiam. . . só que os que copiam ganham, e quem inventa. . . é o que se vê!

      Portanto, será Morato e mais 10, os dez que compunham o elenco com o Veríssimo. . . isto até alguém estoirar. . . Ferro e companhias poderão jogar para a taça da liga a partir dos 90+2. . .

      Em janeiro, é cert...ler comentário completo »
      5. . . Só. . . ?!?
      2021-11-10 11h54m por AcaroInformatico
      Eu olho e vejo logo logo mais uma. . . despedir o treinador que nada acrescenta. Começar já desde janeiro a preparar a próxima época com alguém que traga novas ideias ao nosso futebol. Algo que o SCP fez com o RAmorim. . . ninguém dava nada por eles e neste momento são muito mais fortes do que nós.

      Precisamos de alguém que diga. . . ou vem para acrescentar, ou jogam os das equipas B e sub.

      Para mim. . . esta era a solução ideal. Pegávamos no mestre das tá...ler comentário completo »
      Centrais
      2021-11-10 11h34m por slbmeireles
      Isto é simples, temos um mês e meio para tirar as duvidas se dá para resolver internamente ou não.
      Eu continuo a achar que se devia ir ao mercado, nem que seja um jogador por empréstimo. Mas Ferro e Tomás Araujo terão um mês e meio para convencer o treinador e a direção que dão conta do recado.
      Lembrando que precisamos de no mínimo 5 centrais por isso estes dois vão precisar dizer presente.
      misticaencarnad a
      2021-11-10 11h11m por yellow_ledbetter
      Ele já mentiu imensas vzs, aquilo de ter sido a ultima candidatura smpr me pareceu treta. E descredibilizar o rui costa é 1 boa maneira p/ os benfiquistas sócios voltarem a acreditar no detido, pq este último sabe q em novas eleições concorrer contra rui costa tira-lhe mta margem, daí este lume brando de maus resultados do slb p/ q s vejam as coisas d outra maneira, s/ q ng da comunicação do slb abra a boca c/ as irregularidades q têm sido demasiado patentes. . . .
      O sócio do slb at...ler comentário completo »
      Com o jj
      2021-11-10 11h01m por AsMo
      Nem à missa.
      O Veríssimo estava a jogar cada vez pior, talvez por cansaço e agora uma lesão no joelho para o resto da época.
      Porque não apostar no ferro, a sair com bola dá dez a zero a todos os que lá estão.
      E abertamente, com a experiência do otamendi, creio que o Ferro podia voltar a ser um bom central.
      Para mim esta época vai ser muito idêntica à anterior, o jj já não dá nada, o balneário está fora de controlo e apesar destes 6-1 ao Braga, não prevejo n...ler comentário completo »
      yellow_ledbette r
      2021-11-10 10h54m por MisticaEncarnada
      Por acaso não acredito que o LFV volte ao Benfica. Até dada a idade que tem julgo que é capítulo encerrado. Acho até que nem se volta a candidatar. Mas carácter tem ele para se unir a mais 2 ou 3 ou meia dúzia que lá estejam dentro e tentar desestabilizar quem lá está.
      O que espero é que o Rui Costa não seja um LFV 2. 0 e não ponha o clube à frente das negociatas. De resto acho que o Vieira não fará mais parte da estrutura.
      misticaencarnad a
      2021-11-10 10h40m por yellow_ledbetter
      «Com muita mágoa minha, hoje em dia ganhar uma taça da liga é brutal para o Benfica, hoje em dia festejam-se vendas que equivalem a títulos, hoje em dia festejam-se arquivamentos de processos como se de títulos se tratasse. . . ao que isto chegou. »

      É como escreveste, eu sinto o mmo. E vais ver + disso no futuro - mal o detido s livre de todos os processos como é tendência crescente em cada corrupto e/ou absurdamente endividado do país - só o armando vara foi anjinho, ma...ler comentário completo »
      LE
      JJ já tem desculpa
      2021-11-10 05h58m por leaodagorongoza
      tem jogadores que não acabam tem qualidade tomara o Sporting e o Porto terem ficou sem 1 jogador aqui d'el Rei ja tem desculpas pros insucessos que se avizinham. . .
      yellow_ledbette r
      2021-11-09 22h55m por MisticaEncarnada
      O Conceição traz muita mentalidade de luta à equipa, principalmente na Champions. Isso é importante. E julgo que em finais, só perdeu uma com o Porto ou algo do género. Claro que podia melhorar alguns aspectos e ter ganho mais um ou outro título nos últimos 4 anos.
      De resto, subscrevo as tuas palavras quanto à exigência que caiu, principalmente no que toca à direção, porque o adepto continua a ser exigente (pelo menos uma boa parte). Só discordo na parte em que foram as taças d...ler comentário completo »
      ***
      2021-11-09 22h32m por yellow_ledbetter
      Nunca foi pelas taças da liga q o desempenho foi razoável
      misticaencarnad a
      2021-11-09 22h30m por yellow_ledbetter
      Nunca foi pelas taças da liga, mas a sua 1ªpass pelo slb parece q foi isso q o ia safando de levar o chuto final. Havia smpr 1 dessas a ir para a gente e o detido lá o ia mantendo pq as taças iam acalmando as hostes - algo q s nota, como já aqui escrevi, q além das palmas nas costas, o adepto do slb típico mudou mto, o deserto dos anos 90 e os péssimos desempenhos na europa fez c/ q a exigência caísse mto. . . , é mto grave essa lavagem cerebral q fizeram, já somámos + derrotas humilhant...ler comentário completo »
      Morato
      2021-11-09 22h08m por OrgulhoBenfiquista69
      Não há dúvidas.
      Não é preciso ir comprar ninguém.

      Temos é de limpar bem o plantel para o ano.
      AA , Tabarato, Meite , Ferro , etc tudo para a rua . Nem no Pinhal novo jogam.
      yellow_ledbette r
      2021-11-09 22h05m por MisticaEncarnada
      Para mim com tanto milhão não é uma Taça da Liga que fará uma passagem do Jesus pelo Benfica ser razoável. Juro que não entendo como é que há quem diga que ele é um treinador de topo. Pode ser acima da média, foi campeão 4 vezes (Portugal + Brasil) e ganhou a Libertadores, tem de ser acima da média. Mas uma coisa é isso e outra é ser dos melhores do mundo. Nunca o foi e na minha opinião, desde que saiu do Sporting, nem treinador para o Benfica ou Sporting é. Ao fim de algumas épocas e m...ler comentário completo »
      12
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Portuguesa
      com video
      A explicação para a tática utilizada por Franclim
      Franclim Carvalho, treinador do Belenenses SAD, explicou estratégia utilizada frente ao FC Porto, colocando Nilton Varela a fechar o flanco esquerdo.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      moumu 17-01-2022, 05:11
      moumu 17-01-2022, 05:10
      moumu 17-01-2022, 05:07
      Drifter005 17-01-2022, 04:44
      JordanLukaku 17-01-2022, 04:18
      JordanLukaku 17-01-2022, 04:17
      TU
      Tutaemeia 17-01-2022, 04:09
      Sir_Harry_Kane 17-01-2022, 03:48
      Drifter005 17-01-2022, 02:46
      Sir_Harry_Kane 17-01-2022, 02:40
      Drifter005 17-01-2022, 02:34
      Sir_Harry_Kane 17-01-2022, 02:29
      AP
      apsd93 17-01-2022, 02:23
      Drifter005 17-01-2022, 02:22
      VI
      Vilanova1 17-01-2022, 02:20
      Sir_Harry_Kane 17-01-2022, 02:16