placardpt
      Vitória SC derrota Marítimo

      Não estão entretidos?

      2021/10/22 22:19
      Gaspar Castro

      Foram três semanas de espera até ao regresso do campeonato, mas este voltou em força com um encontro entre Vitória SC e Marítimo que teve um desfecho alucinante e três pontos para a equipa da casa, arrancados mesmo na reta final. Os vitorianos apanharam sustos e lutaram até ao último suspiro para levar o prémio. «Are you not entertained?», perguntaria o mais célebre dos gladiadores...

      Depois de longos períodos em que, apesar do domínio, os vitorianos chegaram a temer um desaire, muito por culpa do guardião Paulo Victor, o primeiro golo surgiu apenas aos 76 minutos e ainda houve um balde de água gelada em Guimarães, aos 89', antes do golo decisivo de Rochinha aos 90+1'.

      O terceiro triunfo do Vitória SC nesta Liga Portugal Bwin chegou a muito custo, o Marítimo continua com apenas uma vitória no campeonato.

      Sentido único sem chegar ao destino

      Depois de vencer pela margem mínima na Taça de Portugal, frente ao Oliveira do Hospital, Pepa ficou sem Rafa Soares e o lado esquerdo da defesa pertenceu a um estreante na Liga: Hélder Sá, lateral de 18 anos, surgia num onze inicial a que regressavam também Sacko, André André, Quaresma e Estupiñan.

      ©Catarina Morais / Kapta +

      Do outro lado estava um Marítimo a precisar ainda mais de pontuar, não só pela prestação na Liga mas também pela eliminação na Taça aos pés do Varzim. Saltavam para a equipa inicial Paulo Victor, Léo Andrade, Edgar Costa e Stefano Beltrame, sendo que este último médio italiano cumpria o primeiro jogo nesta edição do campeonato.

      E por muito que os pontos pudessem ser mais necessários para os visitantes, os visitados rapidamente tomaram conta do ritmo do jogo e fizeram um primeiro tempo de sentido único em que ficou a faltar a definição. A equipa de Pepa atacava muito, em largura e com extremos muito interventivos - Quaresma e Edwards -, mas o momento da finalização não sorria aos vimaranenses.

      O elevado caudal ofensivo ia permitindo acumular aproximações à baliza de um Paulo Victor que cedo se destacou na baliza maritimista: travou remates de Estupiñan, Quaresma e Mumin no primeiro quarto de hora. Depois disso, tentativas de Edwards e Quaresma não tiveram a direção desejada. Só o Vitória atacava com perigo, o Marítimo era quase nulo para lá do meio-campo e o empate ao intervalo só se justificava mesmo pela ineficácia vitoriana, por um lado, e pelos reflexos do guardião do Marítimo, por outro.

      ©Catarina Morais / Kapta +

      Final alucinante para coroar o Rei

      Se o primeiro tempo foi de domínio claro vitoriano, o segundo não foi tanto assim, porque embora a equipa de Pepa tenha continuado a ser aquela que mais assumia as despesas do jogo os homens de Velázquez conseguiram deixar muito sérios avisos em jeito de mensagem: se continuassem a não marcar, os conquistadores arriscavam-se mesmo a sofrer.

      Bruno Xadas foi quem começou por lançar esses avisos, com recurso à meia distância, mas foram outros protagonistas que arrepiaram verdadeiramente os vitorianos: André Vidigal atirou para o fundo da baliza mas foi assinalado fora-de-jogo a Alipour, que um pouco depois só não marcou porque Bruno Varela quis ser tão grande como Paulo Victor quando teve que o ser.

      ©Catarina Morais / Kapta +

      Soavam alertas entre os da casa, o Marítimo conseguia por fim mostrar os seus argumentos nos ataques mais diretos, mas a reta final do encontro mostrou de novo um Vitória decidido a dominar e disposto a esgotar todas e quaisquer soluções para chegar ao golo. Bater Paulo Victor parecia impossível, o guardião continuava a agigantar-se, mas a primeira solução surgiu aos 76 minutos por meio da bola parada: Rochinha bateu o canto, Estupiñan cabeceou ao primeiro poste e causou uma espécie de erupção nas bancadas do D. Afonso Henriques.

      Parecia resolvido, por fim, para os da casa, que ainda levariam com um balde de água gelada que teve pronta reação: Cláudio Winck marcou aos 89 minutos na sequência de um lançamento lateral... e o Vitória arrancou o triunfo nos descontos com Rochinha a completar na grande área após trabalho de Edwards. Se a erupção do primeiro golo já tinha sido intensa... o que dizer desta segunda?

      jogos em destaque
      U Sexta, 22 Outubro 2021 - 20:15
      Estádio D. Afonso Henriques
      André Narciso
      2-1
      Óscar Estupiñán 76'
      Rochinha 90'
      Cláudio Winck 89'
      ESTÁDIO
      Estádio D. Afonso Henriques
      Lotação30 000
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração1965
      VIDEOS
      Lances Capitais
      56´
      GOLO INVALIDADO Marítimo
      Fora de jogo assinalado corretamente a Alipour, que cruzou para a finalização de André Vidigal
      76´
      GOLO V. Guimarães!
      Óscar Estupiñán marca
      Óscar Estupiñán marca o seu 3º golo na prova (7 jogos)
      89´
      GOLO Marítimo!
      Cláudio Winck marca
      Cláudio Winck marca o seu 2º golo na prova (9 jogos)
      90´
      +1
      GOLO V. Guimarães!
      Rochinha marca
      Rochinha marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
      Rochinha marcou o seu 14º golo na equipa (97 jogos)
      Positivo
      Entrada de Rochinha

      Foi decisivo, tanto a dar a marcar como a fazê-lo ele mesmo. Bateu o canto para o golo de Estupiñan, apontou o 2x1 final nos descontos e selou o triunfo vitoriano. Substituir Quaresma não será fácil, mas acabou por ser a solução.

      Negativo
      Muito tempo sem argumentos

      O Marítimo não se conseguiu bater de igual para igual, mas mais do que isso não conseguiu apresentar argumentos alternativos durante demasiado tempo. Foi apenas na segunda parte que lançou (sérios) avisos em jogadas diretas, depois de 45 minutos nulos a nível ofensivo.

      Forma
      V. Guimarães
      2021/2022
      13J
      7V
      4E
      2D
      19-9G
      Marítimo
      2021/2022
      11J
      1V
      5E
      5D
      9-14G
      O Árbitro

      Critério largo e regular ao longo do jogo, com decisões corretas em lances decisivos como no golo anulado ao Marítimo.

      Fotografias(16)

      Liga BWIN: Vitória SC x Marítimo
      Liga BWIN: Vitória SC x Marítimo
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      VITÓRIA SC
      EMPATE
      MARÍTIMO
      Comentários (14)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Vitória
      2021-10-23 10h02m por Dirtylooks
      justa do Vitória, que tem um plantel interessante, onde abundam jovens talentos, que bem "puxados" podem vir a ser estrelas no firmamento futebolístico.

      Ontem por exemplo ficaram-me na retina o Hélder Sá e o Tiago Silva. Quanto ao pepa, tal como os seus jogadores, está também ele em fase de crescimento. Na minha opinião o Vitória tem um dos "futebóis" mais atrativos da nossa Liga, senão mesmo o mais de todos!
      André Narciso
      2021-10-23 07h14m por zlatan_21
      Tenho gostado de o ver a apitar, parece ter qualidade para vir a ser um árbitro de elite.
      FK
      VerdeRubro
      2021-10-23 00h12m por fka
      se o clube é o maior acionista da SAD logo o rui fontes passa a presidente da mesma
      Sir_Harry_Kane
      2021-10-23 00h04m por lvr1vsc
      O Carvalhal é experiente, sim, mas mais que isso tem um futebol muito positivo. Para mim, é o melhor em Portugal.

      Tinha dito no início da época que se fosse eu a escolher, era Álvaro Pacheco do Vizela, ou Vasco Seabra. Não tendo muita experiência, são dois treinadores que põe as suas equipas a jogar muito bem. As suas equipas trocam bem a bola, jogam olhos nos olhos com plantéis superiores e conseguem produzir oportunidades de qualidade, a maioria das vezes pelo meio. ...ler comentário completo »
      Ivr1vsc
      2021-10-22 23h52m por Sir_Harry_Kane
      Independentemente do 11 titular, tem jogadores para muito mais. Os titulares do jogo de hoje são muito bons para lidar na boa este Marítimo. O Pepa não tem experiência para o nível do V. Guimarães. Repara no exemplo do Braga que foi contratar o Carvalhal, tem só experiência internacional de Inglaterra. O V. Guimarães tem de apostar num treinador decente.
      Rui Fontes
      2021-10-22 23h49m por VerdeRubro
      É o novo presidente do CS Marítimo vencendo as eleições mais concorridas da história do clube com 65% dos votos.

      Os próximos dias serão curiosos, pois Carlos Pereira continua sendo presidente da SAD, cujo mandato termina no próximo ano.

      Vamos ver o que irá se passar, sabendo desde já que o clube é o sócio maioritário da SAD.
      DI
      Pormenortatico
      2021-10-22 23h46m por diogoriba
      Não entendi essa do Cemitério de treinadores. Fora o ano passado que teve 4 ( sendo que dois são fracos , e 2 eram da casa e já se sabia que eram temporários)… todos os que têm passado em Guimarães têm saído para projectos superiores.
      E não concordo que o Famalicão tenha mais qualidade para disfarçar essas tais lacunas, mas opiniões são opiniões.

      Vitória tem que rapidamente melhorar a finalização, porque joga bem, cria muito jogo ofensivo e apesar de ainda não ser ...ler comentário completo »
      Sir_Harry_Kane
      2021-10-22 23h45m por lvr1vsc
      O Pepa não é mau, mas parece que depende 90% do jogo lateralizado e cruzamentos para a área de qualquer maneira.

      E parece não os ter no sítio para sentar o André André e o Quaresma, quando ambos deviam ser talvez a 4ª opção para os seus lugares (Tiago, Almeida e Janvier deviam ser as opções principais no meio-campo, Edwards e Rochinha deviam ser absolutamente indiscutíveis e mesmo o Lameiras acrescenta mais que o Quaresma).

      Isto para não falar no Handel, que ...ler comentário completo »
      V. Guimarães
      2021-10-22 23h32m por Sir_Harry_Kane
      Excelente plantel, embora não haja um treinador que consiga retirar o potencial da equipa.
      pepa
      2021-10-22 23h14m por Mastarado
      não percebes nada disto, companheiro.
      Pormenortatico
      2021-10-22 23h08m por amo-te-vitoria
      Cemitério???
      Sem recuar muito vou dar exemplos recentes:
      Rui Vitória (saiu para o benfica), Sérgio Conceição (saiu para o Nantes), Luís Castro (saiu para i shaktar)
      Ai essa memória seletiva. . .
      . . .
      2021-10-22 22h43m por rayman
      Curioso para ver que castigo vai ser aplicado ao Cláudio Winck pelos festejos provocatórios aos adeptos do Vitória. É boa altura de meter mão nisto. Já começa a ser exagero o número de jogadores que têm estas atitudes em Guimarães. Felizmente levou pronta resposta do Rochinha.
      Pepa
      2021-10-22 22h25m por Pormenortatico
      É um excelente treinador, quando o Amorim sair, estaria na minha short list com Ivo Vieira e talvez Felipe Cândido ou Bruno Pinheiro, mas vai ter muito trabalho em fazer do Vitória uma verdadeira equipa, equilibrada, constante no jogo.

      Hoje deu para ganhar porque o Marítimo é miserável, das piores equipas da Liga, Velásquez terá estadia curta, mas contra a maior parte dos adversários não chega para ganhar.

      O Vitória continua sem resolver vários dos seus pr...ler comentário completo »
      Vitoria
      2021-10-22 22h23m por Ruben_Ferreira
      Vitoria mais que merecida do Vitoria que só peca por ser mínima… gostei do jogo da equipa, mas tem que se começar a finalizar melhor. . mas no geral bom jogo da equipa
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Futebol Alemão
      Alemão esteve recentemente infetado com Covid-19
      Joshua Kimmich é baixa no FC Bayern até ao final do ano, anunciou em comunicado o emblema germânico esta quinta-feira. O polivalente internacional alemão já terminou ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      xithombo 09-12-2021, 13:12
      PO
      PORTOTUGA2 09-12-2021, 12:48
      zirel 09-12-2021, 12:46
      Sir_Harry_Kane 09-12-2021, 12:26
      ZY
      zyxw4321 09-12-2021, 12:19
      Best1NTheWRLD 09-12-2021, 12:19
      TO
      torradeira1 09-12-2021, 12:07
      AdeptoContinuidade 09-12-2021, 12:02
      AdeptoContinuidade 09-12-2021, 11:58
      ZY
      zyxw4321 09-12-2021, 11:53
      ZE
      Zerochunga1 09-12-2021, 11:48
      ZE
      Zerochunga1 09-12-2021, 11:47
      Maxaqueen 09-12-2021, 11:43
      marcosilva628 09-12-2021, 11:40
      MisticaEncarnada 09-12-2021, 11:36
      HA
      Halibut 09-12-2021, 11:33