placardpt
      Falámos com João Pedro Cordeiro

      Escândalo ou aviso? A incrível história do Bodo/Glimt, que cilindrou a AS Roma de Mourinho

      2021/10/22 12:37
      E5

      «Pesadelo» e «desastre» foram alguns dos adjetivos utilizados pelos jornais desportivos em Itália para descrever o que aconteceu em Bodø, Noruega, na passada quinta-feira. No modesto Aspmyra, o Bodo/Glimt goleou a AS Roma, de José Mourinho, por uns impressionantes e surpreendentes 6x1, em jogo a contar para a jornada 3 do grupo C da Conference League. 

      Europa Conference League

      Bodo/Glimt vs Roma
      1 Jogos, 1V 0E 0D (DG: 6-1)

      Últimos Resultados:
      21/22: 6-1 ASR

      ver mais »
      Mas, afinal, quem é este clube norueguês que fez história e, ao mesmo tempo, escandalizou a Europa? Na luta pelo bicampeonato - na época passada conquistou o título com 19 (!) pontos de avanço sobre o Molde -, que lidera atualmente, o Bodo/Glimt partilha de um passado peculiar e de um background muito próprio. Para ter mais e melhor conhecimento sobre a equipa, o zerozero contactou João Pedro Cordeiro, jornalista e especialista em futebol nórdico.

      «Um resultado expressivo como este será sempre escandaloso tendo em conta a diferença orçamental e o golfo financeiro brutal que existe entre clubes das principais ligas europeias (e a Roma é um dos clubes mais ricos do Mundo) e um clube como o Glimt. Ainda assim, alguns indicadores já deixavam antever de certa forma alguma capacidade para que isto pudesse acontecer. O Glimt já tinha dado boa conta de si frente ao AC Milan [em 2020] e tudo aquilo que vem fazendo ao longo dos últimos meses no futebol norueguês não podia ser ignorado. Não há grande segredo. É uma equipa bem trabalhada, de pendor altamente ofensivo e que nunca tem medo de jogar olhos nos olhos contra qualquer adversário independentemente da dimensão deste», começou por dizer-nos.

      Em 2020, o New York Times publicou um longo artigo sobre o crescimento do Bodo/Glimt que viria, então, a sagrar-se campeão pela primeira vez na história sem o apoio dos adeptos no seu «ano dourado». Uma «história de sucesso construída com estilo e inovação» baseada num pensamento dicotómico em relação ao futebol: «O foco nos resultados provoca imenso stress. O foco na performance é um processo realmente criativo», disse Bjorn Mannsverk, mental coach da equipa, à fonte citada anteriormente.

      «Sendo um clube do Norte da Noruega e nos limites do Círculo Polar Ártico a história do clube teria de ser sempre diferente da dos clubes do Sul. Até aos anos 70, por exemplo, os clubes do Norte não podiam sequer competir com os restantes e tinham estruturas competitivas próprias. Por questões desportivas, demográficas e geográficas, o Glimt nunca teve grande expressão e os sucessos que foi alcançando (um par de Taças) foi mais pontual do que consecutivo. É por isso um fenómeno recente, mas fruto de um projeto bem delineado conseguiu em apenas três ou quatro anos virar do avesso a hierarquia futebolística na Noruega. Em 2017 o clube ainda jogava a segunda divisão e hoje é a par do Molde o grande candidato ao título e isto, com um ínfima parte do orçamento dos maiores clubes do país. Aliás, parte esmagadora do orçamento anual do Glimt está destinada para as deslocações já que a quase totalidade dos adversários está no centro e sul do país», acrescentou-nos João Pedro Cordeiro.

      A evolução «entusiasmante»

      O Glimt lidera a Eliteserien e a sua evolução num curto espaço de tempo tem sido notável, levando a melhor sobre alguns dos crónicos candidatos. Um trabalho rigoroso, realista e, acima de tudo, com visão clara para o futuro.

      «A definição de uma ideia clara sobre como queriam jogar futebol foi determinante para a ascensão do clube nos últimos anos e é impossível dissociar essa evolução da chegada de Kjetil Knutsen ao clube já que foi ele que colocou em prática a filosofia definida. A partir daí tem sido um trabalho consistente em ideias dentro e fora de campo. A partir do momento que o clube definiu uma filosofia, passou a recrutar de forma inteligente e cirúrgica de forma a fazer essa filosofia funcionar e reduzir a margem de erro nas contratações. É clara a diferença entre a forma de trabalhar do Glimt e do Rosenborg simplesmente porque o Rosenborg é um clube que não sabe para onde quer ir. Portanto diria que há três razões para o sucesso do Glimt: Filosofia bem definida; Aposta clara na formação; Recrutamento inteligente», salientou o especialista.

      Por dentro de um plantel onde reina juventude - a média de idades não chega a 23 anos -, alguns nomes destacam-se pela positiva. Desde logo Erik Botheim, autor de dois golos (e três assistiências) contra os italianos e que, esta época, se tem destacado como o grande artilheiro. Mas não só: «Fredrik Bjorkan e Patrick Berg são claramente os jogadores que estão num patamar mediático e qualitativo acima dos restantes e que nesta altura teriam capacidade para assumir uma equipa de uma das grandes ligas. Acredito que nomes como Alfons SampstedSondre Fet, Hugo Vetlesen, Ola Solbakken ou Erik Botheim também poderão chegar a clubes de boa dimensão num futuro próximo, tal como Victor Boniface dependendo da forma como regressar da lesão grave que o afastou esta temporada dos relvados».

      «Acima de tudo é uma equipa que tem uma ideia de jogo corajosa, que procura ser altamente ofensiva independentemente do adversário que enfrentar. Uma equipa que joga bem subida no terreno, que projeta imenso os laterais, que pressiona agressivamente a primeira linha de construção adversária que procura recuperar a bola imediatamente após a perda e fruto disso criar uma grande superioridade numérica em zonas avançadas do terreno. É forte em ataque posicional, com apoios e triangulações constantes, mas especialmente devastadora em transições rápidas. Resumidamente, focam-se em ser ofensivos, corajosos, ter uma grande intensidade e pressionar bem alto no terreno», reforçou.

      ©FK Bodo/Glimt

      O «corajoso» Bodo/Glimt é apenas um exemplo que comprova a fantástica evolução do futebol nórdico nos últimos anos, com um trabalho meticuloso a ser realizado desde a formação. Terá sido uma chamada de atenção para os mais desatentos?

      «De certa forma, sim, mas precisa de consistência. De pouco vale um clube nórdico vencer a Roma por 6x1, se depois na mesma noite os outros cinco não vencem os seus jogos. Mas são pequenos passos. É um trabalho continuo e em evolução. Nunca saíram tantos jogadores nórdicos para equipas de topo como aconteceu nos últimos mercados de transferências e diria que essa sim é a grande chamada de atenção para a evolução do futebol naquela zona do planeta. Naturalmente isso não tem o mesmo impacto mediático, mas enquanto um resultado de um jogo de futebol pode ser altamente contextual/pontual, isso é o que verdadeiramente reflete a consistência e a qualidade do trabalho que vai sendo feito em países como a Noruega, a Suécia, a Dinamarca, Islândia ou Finlândia», explicou.

      Campeões na época passada ©Getty / FREDRIK VARFJELL
      Esquecido (ou pouco trabalhado) durante largos anos, o futebol nórdico vive, agora, tempos de grande destaque: é «entusiasmante» e trata-se de um «fenómeno tripartido», segundo João Pedro Cordeiro: «É muito entusiasmante porque estás a assistir a uma viragem cultural e desportiva sentado na primeira fila. Enquanto em certos países mais tradicionais a formação parece que vai sendo descurada e a qualidade dos jogadores formados não parece ser a mesma do passado, em países como a Dinamarca, Suécia e Noruega acontece o contrário: nunca se formou tanto e tão bem como atualmente e a tendência é para melhorar ainda mais no futuro já que há muito por onde fazê-lo. Isto pode permitir a uma inversão na hierarquia futebolística europeia e isso é muito entusiasmante de seguir. Através de muito trabalho e competência assistes à chegada de novas potências que vêm ameaçar o status quo estabelecido. No desporto como na vida, isso é muito bom».

      «Basicamente e de forma resumida aquilo que tem acontecido é um fenómeno tripartido. 1) Mudança cultural nos países do norte da Europa que começam a ter outro interesse no futebol tendo aumentado o número de praticantes e aumentado o número de jovens que pretendem realmente ser futebolistas. 2) Globalização e democratização da informação e recursos humanos permitiu que diferentes contextos se misturassem e que a qualidade da formação em países menos evoluídos futebolisticamente aumentasse. No caso dos países nórdicos a importação de técnicos estrangeiros e a implementação de métodos de trabalho e treino internacionais possibilitou a formação de jogadores de perfis bem diferentes do habitual. 3) De certa forma ligada à anterior, a democratização das infraestruturas e evolução tecnológica permitiu que praticamente todos os clubes passassem a estar dotados de condições de treino que não tinham até há pouco tempo. Nomeadamente relvados sintéticos e campos cobertos que permitem fazer frente ao inverno rigoroso e treinar o ano inteiro em ambientes controlados. Mais uma vez, isto permitiu formar jogadores diferentes já que a bola passou a poder estar no chão e não no ar, algo especialmente importante na evolução técnica do jogador norueguês», frisou.

      Será que, com este crescimento, resultados destes podem acontecer com maior frequência? Que equipas devemos manter debaixo de olho daqui para a frente? Existem alguns exemplos e o certo é que o futebol nórdico está a deixar marcas visíveis. Para os mais desatentos, uma chamada de atenção: há muita qualidade!

      ©FK Bodo/Glimt
      «A nível de clubes vai ser sempre complicado e mais pontual do que recorrente. Nenhum clube nórdico tem capacidade para segurar os seus melhores jogadores durante muito tempo e a facilidade com que os grandes clubes europeus recrutam adolescentes ainda em idades tenras de formação é demasiado grande, retirando por isso muita capacidade competitiva aos clubes. Trabalha-se bem, mas a lei do mercado é brutal. Acredito sim que o sucesso poderá passar mais pelo futebol de seleções e que equipas como a Dinamarca, Suécia e Noruega estarão a curto/médio prazo na disputa por competições», alertou.

      «É sempre cíclico já que depende muito das razias que vão acontecendo nos mercados de transferências, mas clubes como o Midtjylland, o Nordsjaelland ou o Copenhaga na Dinamarca têm alguns dos jovens mais entusiasmantes do futebol nórdico. À sua maneira, clubes como o Silkeborg ou o Kalmar têm muito daquilo que faz o Glimt um clube especial: uma identidade tática bem definida, são equipas de autor e têm vários jovens jogadores capazes de chegar a um patamar mais elevado. Na Islândia, o Breidablik tem uma história muito parecida com a do Glimt e é também um clube que tenta fazer diferente dentro do seu contexto. O Glimt é especial já que é uma equipa que vale pelo coletivo num contexto em que geralmente quem se destacam são as individualidades. Nesse sentido clubes como o Molde, o Malmö ou o Rosenborg (mesmo o Valerenga) merecem ser seguidos já que despontam por lá alguns jogadores que deverão estar ao mais alto nível em pouco tempo. Hammarby e Djurgarden, na Suécia, são clubes com identidade e têm sempre jovens interessantes», finalizou.

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BODO/GLIMT
      EMPATE
      ROMA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Bidão de Ouro
      2021-10-22 17h51m por FsousinhaSCP
      Pode ser já atribuído à causa desde descalabro romano. Mais resultados destes vão surgir daqui para a frente, Rui Patricio não é gr para a calccio, quanto mais para a serie A e espero que o F. S deixe de caprichos e n o selecione mais. pior gr que a seleçao teve alguma vez. Péssimo profissional e péssimo desportista.
      jogos históricos
      U Quinta, 21 Outubro 2021 - 17:45
      Aspmyra Stadion
      Ali Palabiyik
      6-1
      Erik Botheim 8' 52'
      Patrick Berg 20'
      Ola Solbakken 71' 80'
      Amahl Pellegrino 78'
      Carles Pérez 28'
      Tópicos Relacionados

      OUTRAS NOTÍCIAS

      É Viral
      com video
      Plantel festeja o 20º título de campeão
      O Inter de Milão continua a partilhar imagens das celebrações do título alcançado esta semana, depois da vitória (1-2) frente ao rival AC Milan. Um deles ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      xithombo 23-04-2024, 17:07
      Ispeaksempolemicas 23-04-2024, 16:33
      moumu 23-04-2024, 16:19
      RI
      river_shannon_is_bac 23-04-2024, 16:18
      moumu 23-04-2024, 16:17
      moumu 23-04-2024, 16:16
      Platinum-Returns 23-04-2024, 16:11
      ZH
      zhar 23-04-2024, 16:10
      moumu 23-04-2024, 16:08
      moumu 23-04-2024, 16:08
      moumu 23-04-2024, 16:06
      johnspencer 23-04-2024, 15:35
      Tobin 23-04-2024, 15:28
      ZY
      zyxw4321 23-04-2024, 15:25
      carlos_batuta 23-04-2024, 15:14
      felipecamargodelima 23-04-2024, 15:13