placardpt
    Portugal defronta a Sérvia

    ANTEVISÃO | Em casa, temos de ser nós a sorrir! 

    2021/10/21 09:08
    E0

    A caminhada de acesso ao Mundial de 2023 ainda agora começou, mas todos os jogos são decisivos para que Portugal consiga atingir o seu objetivo: marcar presença, pela primeira vez, num Campeonato do Mundo. 

    A seleção feminina defronta, esta quinta-feira, a Sérvia e, em termos práticos, será esta a principal adversária da equipa das Quinas na luta pelo segundo lugar do grupo, dado que na teoria a Alemanha será a favorita ao apuramento direto. 

    No lançamento do encontro, Francisco Neto, selecionador nacional, deixou bem vincado que o adversário não fará a vida fácil à equipa portuguesa e chamou a atenção para a experiência presente na comitiva sérvia. 

    «É uma equipa muito competitiva. Contra a Alemanha fez uma primeira parte muito boa, saiu para o intervalo a ganhar por 1x0, mas até podia ter sido outro resultado. Tem no seu onze inicial um conjunto de jogadoras que jogam em ligas muito competitivas - Noruega, Suécia, Rússia -, ou seja, jogadoras importantes já com muita experiência internacional. É uma equipa que vale também pelo seu todo, muito aguerrida, muito disponível para o jogo, mas sobretudo que gosta de jogar e que é tecnicamente muito evoluída. Será um jogo onde nós teremos de estar obrigatoriamente muito concentrados e ao mais alto nível, caso contrário será muito complicado para nós», referiu o selecionador nacional na antevisão do jogo que terá lugar esta quinta-feira no Estádio do Bonfim. 

    ©FPF/Diogo Pinto

    41º lugar no ranking pode enganar...

    Atualmente na posição 41 do ranking FIFA, a Sérvia procura ainda a sua primeira presença nos grandes palcos. Sem qualquer presença em Europeus e Mundiais, a equipa que conta com Nevena Damjanovic [ex-capitã do Sporting] nas suas fileiras, tem contra Portugal um importante teste para entrar nas contas pelo segundo lugar. Quem o diz é Francisco Neto, selecionador nacional. 

    «É equipa de pote três e normalmente estas são as equipas que costumam estar mais próximas de incomodar estes acessos aos play-off. Somos a equipa do pote 2 e sem dúvida nenhuma que será aqui um duelo muito importante para nós, mas também para elas. Ainda há muitos jogos pela frente, mas sem dúvida nenhuma que temos de estar muito concentrados porque acho que a Sérvia está a fazer um crescimento incrível na sua competência ao nível de seleção nacional e, sem dúvida, que será uma seleção que no futuro iremos ouvir falar na Europa, porque o nível que elas têm apresentado denota um crescimento grande», referiu. 

    ... Lesões podem ajudar

    Por sua vez, na véspera da viagem para Lisboa, Predrag Grozdanović, selecionador sérvio, assumiu a importância de ganhar em Portugal, mas realçou que a sua equipa vai ter várias baixas importantes devido a lesão, como, por exemplo: Jelena Čanković, Dina Blagojević e Miljana Ivanović, todas titulares no desafio contra a Alemanha. 

    «Vamos para Portugal, onde nos espera um jogo muito difícil. Por vários motivos, principalmente lesões, não podemos contar com um grande número de jogadoras. Independentemente das ausências, tudo faremos para nos opormos a Portugal de forma digna, e todos devemos compreender que este é um dos jogos mais importantes para nós dos últimos anos. Uma partida em que podemos resolver muitas coisas. Não estamos à procura de qualquer justificação, vamos com esta equipa, atualmente a melhor, para dar o nosso melhor e conseguir um bom resultado», referiu aos canais da federação sérvia.

    ©FPF/Diogo Pinto

    1º jogo em casa 

    Com quatro pontos já arrecadados fora de casa - empate na Turquia (1x1) e vitória em Israel (0x4) - a seleção nacional tem, agora, o seu primeiro teste dentro de portas nesta qualificação para o Mundial. O adversário será exigente, mas o foco luso é só um: juntar mais três pontos às contas e mostrar que, em casa, manda Portugal! 

    U Quinta, 21 Outubro 2021 - 18:00
    Estádio do Bonfim
    Ewa Augustyn
    2-1
    Ana Borges 28'
    Dolores Silva 52' (g.p.)
    Nina Matejić 45'
    Estádio do Bonfim
    Lotação18 642
    Medidas105x68
    Inauguração1962
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo H
    Forma
    Portugal
    2021/2022
    2J
    1V
    1E
    0D
    5-1G
    Sérvia
    2021/2022
    1J
    0V
    0E
    1D
    1-5G
    A diferença passa por...
    Portugal
    Público

    Portugal vai ter o seu primeiro jogo nesta qualificação como anfitrião e com certeza que o público presente do Bonfim poderá fazer a diferença na hora de empurrar a equipa lusa para a vitória. 

    Sérvia
    Experiência e conhecimento

    Do lado sérvio, há pelo menos dois nomes que podem saltar à vista: Nevena Damjanovic, capitã da Sérvia e conhecedora da realidade portuguesa após três anos passados em Alcochete,  e Jovana Damnjanovic, experiente avançada do Bayern de Munique

    Estatísticas (Apuramento WWC2023 - UEFA)

    PortugalSérvia
    72Posição48
    74Pontos08
    75Golos marcados18
    71Golos sofridos58
    7
    2
    Jogos
    1
    8
    1
    Golos Marcados
    1

    Fotografias(19)

    Portugal x Sérvia - Apuramento WWC2023 - UEFA - Fase de Grupos Grupo H
    Portugal x Sérvia - Apuramento WWC2023 - UEFA - Fase de Grupos Grupo H
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    SÉRVIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.