placardpt
    Sporting vence Belenenses por 0x4

    Todos esperavam este final, mas ninguém deixou de fazer a festa da Taça

    Um regresso ao passado ao Restelo, onde o vencedor foi o esperado, mas todos fizeram a festa. O Sporting garantiu o apuramento para a fase seguinte da Taça de Portugal ao vencer o Belenenses por 0x4, num jogo onde Tiago Tomás deu nas vistas com um bis e várias oportunidades para fazer o hat-trick e que ficou também marcado pela lesão de Pedro Porro, perto do final.

    Ninguém quis perder a festa da Taça

    Numa eliminatória da Taça de Portugal todos os jogos são decisivos, mas há partidas onde o foco está menos no resultado e mais no que se passa dentro e, neste caso em especial, fora das quatro linhas.

    Poucos anos depois, o dérbi de Lisboa voltou ao Restelo, numa noite que foi um exemplo claro daquilo a que muitos chamam de festa da Taça. As horas que antecederam a partida, com muitos adeptos nas imediações do estádio, levavam-nos para um passado que não está assim tanto distante e para um futuro que o Belenenses espera que aconteça o mais cedo possível. O dia de hoje, apesar da diferença entre os dois clubes, já deu para matar saudades.

    Tiago Tomás marcou o primeiro, ainda com muitos adeptos fora do estádio ©Kapta+

    Neste reencontro entre duas equipas que, com o jogo desta noite, se defrontaram pela 249ª vez, a diferença de argumentos foi clara e não demorou a traduzir-se em golo. Longe das bancadas, vários adeptos perderam o golo de Tiago Tomás, que abriu o marcador na primeira ocasião da partida, criada no flanco esquerdo, com assistência de Vinagre.

    Sem a mesma capacidade do Sporting, o Belenenses procurou, apesar de tudo, mostrar que é um histórico e que isso pode ir além do plantel ou das diferenças orçamentais. Os Azuis do Restelo procuraram pressionar alto, mas isso fez com que o Sporting encontrasse espaços na defesa belenense. Valeu Valverde a manter o resultado em 0x1, apesar das tentativas de Pedro Gonçalves e Tiago Tomás, sempre os mais perigosos do lado do Sporting.

    De resto, este jogo também foi importante pelo regresso do internacional português. Rúben Amorim já lhe tinha prometido minutos e isso aconteceu logo de início, tal como com Gonçalo Inácio, de volta a um onze que contou também com João Virgínia e Gonçalo Esteves, em estreia pela equipa principal do Sporting.

    Sem conseguir criar grandes ocasiões de perigo, o Belenenses não se deixou intimidar na hora de atacar e procurou incomodar em contra-ataque, com Clé a destacar-se nesse aspeto, num jogo que também terá servido como uma montra para os jogadores do Campeonato de Portugal. Nas bancadas, a festa foi continuando, independentemente do que fosse acontecendo no relvado, mas o resultado ao intervalo, de apenas 0x1, obrigou o Sporting a entrar com cautelas para a segunda parte, até porque há duas edições os leões já tinham sido surpreendidos por uma equipa do Campeonato de Portugal.

    Resolveu-se um problema, surgiu uma preocupação

    Com jogo a meio da semana para a Liga dos Campeões e com a diferença evidente entre as duas equipas, o Sporting procurou chegar ao 0x2 rapidamente para fazer uma gestão mais tranquila da partida. Foi com naturalidade que o 0x2 chegou, novamente através de Tiago Tomás, mas antes disso os jogadores do Belenenses foram acreditando numa possível surpresa no Restelo.

    Claro que o golo acabou por mudar o jogo. A equipa do Belenenses deixou de conseguir sair para contra-ataque e passou a sofrer mais defensivamente, num jogo menos interessante no segundo tempo, também pela tal gestão que Rúben Amorim sentiu ser necessária.

    Gonçalo Esteves estreou-se esta noite pela equipa principal do Sporting ©Kapta+

    Só que na reta final, mais do que os dois golos, ambos na sequência de grande penalidade, apareceu uma grande preocupação para o treinador leonino e para os sportinguistas. André Frias, com uma entrada despropositada, lesionou Pedro Porro e o espanhol deu sinais de potencial lesão grave. O lateral do Belenenses, que tinha acabado de entrar, não foi expulso de imediato, mas acabou por ver o segundo amarelo minutos mais tarde, acabando por cometer o penálti que Nuno Santos, depois da conversão de Jovane, não desperdiçou.

    Os minutos finais, menos interessantes e com a lesão de Porro, tiraram algum brilho à festa da Taça, mas, apesar do resultado, este é um jogo que muitos adeptos não vão esquecer, especialmente os mais novos, que aderiram em massa ao Restelo. O Belenenses está vivo, mas, como se esperava, é o Sporting que segue em frente na Taça de Portugal.

    U Sexta, 15 Outubro 2021 - 20:45
    Estádio do Restelo
    Gustavo Correia
    0-4
    Tiago Tomás 2' 68'
    Jovane Cabral 77' (g.p.)
    Nuno Santos 80' (g.p.)
    Estádio do Restelo
    Estádio do Restelo
    Portugal
    Belém - Lisboa
    Lotação19 856
    Medidas105x70
    Inauguração1956
    Fase3ª Eliminatória
    Lances Capitais
    GOLO Sporting!
    Tiago Tomás marca
    Tiago Tomás marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    Tiago Tomás marcou o seu 7º golo na equipa (53 jogos)
    68´
    GOLO Sporting!
    Tiago Tomás marca
    Tiago Tomás marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
    Tiago Tomás marcou o seu 7º golo na equipa (53 jogos)
    77´
    GOLO Sporting
    Jovane Cabral marca de grande penalidade!
    Jovane Cabral marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    Jovane Cabral marcou o seu 21º golo na equipa (92 jogos)
    80´
    Cartão vermelho para André Frias (Belenenses) André Frias vê o seu 1º vermelho na prova (2 jogos)
    80´
    GOLO Sporting
    Nuno Santos marca de grande penalidade!
    Nuno Santos marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    Nuno Santos marcou o seu 11º golo na equipa (49 jogos)
    A Chave

    O segundo golo de Tiago Tomás sentenciou o jogo e permitiu a gestão da partida a Rúben Amorim.

    O Árbitro

    Incrível como o árbitro não expulsa André Frias depois da entrada sobre Porro. Uma tesoura por trás que pode ter lesionado o espanhol com gravidade. O lateral do Belenenses, que tinha acabado de entrar, continuou em campo... até ver o segundo amarelo minutos mais tarde.

    O Melhor
    Que ambiente!

    Voltar ao Restelo já é uma boa notícia pela vista e pelo estádio em si, mas com um ambiente destes isso torna-se ainda mais especial. Com as bancadas muito bem compostas, os adeptos dos dois clubes deram um exemplo do que deve ser a festa da Taça e um dérbi de futebol, num jogo que mostrou a grandeza do Belenenses.

    O Pior
    A lesão de Porro

    A entrada de André Frias foi despropositada e acabou por colocar uma mancha numa noite de festa. Ainda não se sabe se a lesão do espanhol é grave, mas os primeiros sinais não foram nada positivos.

    Forma
    Belenenses
    2021/2022
    5J
    2V
    0E
    3D
    10-10G
    Sporting
    2021/2022
    12J
    8V
    2E
    2D
    20-11G
    Sabia que...by playmaker stats
    Está igualado a maior vitória (4+ golos de diferença) do Sporting em casa do Belenenses dos últimos 67 anos:
    2021/22 V 0-4, Taça
    2009/10 V 0-4, Liga
    1997/98 V 0-4, Liga
    O Sporting marca pela primeira vez nesta temporada quatro ou mais golos num jogo.

    Desde a última jornada da Liga NOS 2020/21 que os leões não marcavam tantos golos numa partida: V 5-1 Marítimo
    Foi a 2.ª goleada esta época (2021/22):
    V 3-0 FC Vizela, Liga bwin (J1)
    V 0-4 Belenenses, Taça de Portugal

    Os leões sofreram 1 golo nos últimos quatro jogos em provas nacionais, registam 4 vitórias e 8 golos marcados

    Fotografias(26)

    Taça de Portugal: CF Os Belenenses X Sporting CP
    Taça de Portugal: CF Os Belenenses X Sporting CP

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ReturnoftheEagl e ou Inform_Gilberta o
    2021-10-16 14h21m por tiger1974
    O lance do Porro é diferente em que do lance na 1º jornada do defesa do Moreirense sobre o Luka, que no fim nem falta foi, e também houve tesourada ao Luka?
    VI
    Rafa_Nadal
    2021-10-16 00h55m por ViciosPideemailTopue
    Nem lhe costumo dar trela como a outros doentes que para aí andam o que é deles é deles e devemos abstraír e fingir demência em certos casos. . .


    Na mesma notícia do jogo do maior chamar Burro a um líder campeão, que faz omoletes com metade dos ovos dos outros, potencia jogadores e não abdica de tentar jogar futebol bonito, quase não sofre golos, eleva o futebol todos os dias e demonstra ter uma estaleca fora do normal para todos os ataques que sofreu e ainda atacar o...ler comentário completo »
    FO
    Pestinha666/San tos977
    2021-10-16 00h03m por Formiga1979
    Nem sabia que o Amorim tinha dito isso na conferência de imprensa. Disse-o porque qualquer pessoa com um mínimo de formação em futebol (e eu não sou nenhum entendido, apenas tenho o nível 1) sabe que a gestão das cargas é muito importante. Não é à toa que no treino seguinte ao jogo, os titulares apenas fazem recuperação e os suplentes têm um treino intenso. . .
    Quanto ao Paulinho, penso não estar na mesma situação. . . não foi à seleção e fez um jogo de treino durante esse período....ler comentário completo »
    FO
    santos977
    2021-10-15 23h25m por Formiga1979
    O facto de o Porto ter entrado tem a ver com a gestão de cargas. Não nos podemos esquecer que ele esteve quase 2 semanas na seleção espanhola onde só treinou, não teve minutos de jogo. Infelizmente, aconteceu aquela entrada. . . mas também poderia ter acontecido que ele hoje não tivesse jogado e amanhã tivesse uma lesão grave no treino. Não me parece que seja motivo para chamar burro ao Amorim. . . isto não é como no FM em que o jogador só tem que estar a 100%, na vida real há que gerir as cargas de treino e de jogo. . .
    Entrada sobre o Porro
    2021-10-15 23h03m por daniel_fcporto
    É do mais desleal que há. . . É um jogador fantástico, e mesmo que na vertente desportiva o Sporting fique mais frágil, não devia ser às custas deste tipo de situação. Que recupere o mais rápido possível, averiguando-se a gravidade da lesão, mas que a recuperação não seja feita de forma apressada para não prejudicar os índices físicos do atleta.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Outras histórias
    números
    Uma viagem aos anos 70
    50 anos de um data marcante, seja à direita, ao centro ou à esquerda. A celebração da democracia: o pior regime político, sem contar com todos os outros.