placardpt
    A seleção nacional nesta pausa internacional

    Dupla jornada de Portugal: cinco motivos de interesse

    Numa fase da temporada que ainda podemos considerar prematura, deparamo-nos com a segunda pausa internacional de 2021/22. Por vezes mal-amada, não fosse ligeiramente inconveniente para os clubes e uma considerável porção dos adeptos de futebol, mas também muitas vezes rica, especialmente quando está em jogo a qualificação para a mais icónica prova desta modalidade.

    Depois de um mês de foco nos clubes, a nível doméstico ou continental, regressamos ao futebol de seleções e voltamos o foco para Portugal. Começa no sábado, com amigável frente à seleção do Catar e conclui-se três dias depois, na receção a um crescente Luxemburgo. A quem bocejou ao ver esta lista de adversários e se questionou «Qual é o interesse!?»... o zerozero traz a resposta.

    Dupla em desenvolvimento

    © Getty /

    Não existe sombra de dúvida de que Cristiano Ronaldo é, e sempre será, a principal referência do futebol português, uma vez que também é um embaixador da própria modalidade a nível Mundial. Ainda assim, é impossível negar o crescimento que Bruno Fernandes teve a nível de reconhecimento global desde que se tornou numa das figuras do Manchester United.

    O camisola 18 dos red devils - por norma o 11 por Portugal - ainda deixa uma ligeira sensação que não consegue atingir no panorama internacional o nível exibicional a que habitualmente ostenta pelo seu clube. Já foi apontada a coexistência com Cristiano Ronaldo na seleção como um motivo para esta quebra, mas o mesmo não se tem revelado agora que são colegas de equipa a nível de clubes.

    Será interessante perceber se, após um mês de trabalho no Manchester United, estes dois símbolos do futebol português estão mais próximos de se tornarem numa dupla de luxo para a equipa das quinas.

    Evolução de um problema antigo

    © Getty / TOFIK BABAYEV

    A conversa que aponta o centro da defesa como principal fraqueza já não é justificada, mas continua a ser relevante a reflexão acerca de quais os nomes que a vão integrar a longo prazo. Já apareceu Rúben Dias, que é um nome que dificilmente sairá do onze luso, mas Pepe e José Fonte, que têm respetivamente 38 e 37 anos, não vão durar para sempre...

    Ora, se o capitão do FC Porto regressou recentemente de lesão e pode vir a ter minutos reduzidos nesta dupla jornada, o veterano do Lille nem sequer figurou entre os convocados iniciais pelo mesmo motivo, embora tenha sido chamado para substituir um Domingos Duarte que por sua vez também tem em mãos um problema clínico.

    Há um mês Gonçalo Inácio foi esse olhar para o futuro, mas não se chegou a estrear devido a uma lesão que ainda o atormenta. Resta, na atual convocatória, a opção de recurso que é Danilo Pereira. Este volume de problemas físicos, num contexto de jogos relativamente fáceis, podia significar uma oportunidade para preparar o futuro, mas em vez disso é lenha para reacender o debate do costume.

    Um «novo» Bernardo Silva?

    © Getty / TOFIK BABAYEV

    Aos 27 anos, Bernardo Silva já tem no seu histórico uma carreira de enorme sucesso, com excelentes números por clube e seleção. No Manchester CIty, um dos melhores e mais exigentes emblemas do Mundo, fixou-se como uma das peças importantes no xadrez de Guardiola que tão rapidamente muda de meios e pessoal.

    Quase sempre a partir da faixa direita para o meio, embora por vezes também comece no meio, mas sempre por terrenos ofensivos. Foi assim que ganhou o prémio de jogador do ano dos cityzens em 2019. Nas duas épocas desde aí arrefeceu ligeiramente em termos de produção e chegou a estar perto da saída neste verão, acabando por ficar no clube só para ganhar um lugar no onze numa posição diferente.

    Tem sido médio centro. Um verdadeiro «oito», que ajuda a equipa a subir e que aparece na área para defender. Não é uma posição nova, mas nunca foi aquela em que atuou quase exclusivamente, até agora. Mesmo com números reduzidos de golos e assistências, como é natural, tem merecido elogios e agora regressa à seleção com rotinas novas. Com tanto poder de fogo na frente, fará sentido recuar Bernardo no terreno?

    Os estreantes...

    © Getty / Jonathan Moscrop

    Este é um motivo que constantemente atrai o interesse dos adeptos para os jogos de Portugal. A constante mutação da seleção, que é construída pela voz de Fernando Santos, permite que a cada ocasião apareçam novos nomes. Desta vez, falamos mesmo de perfis entusiasmantes.

    Matheus Nunes está entre os convocados depois de rejeitar a chamada à canarinha, e é o tipo de jogador que se pode fazer muito útil. Um médio diferenciado e com apetência especial para aparecer nos jogos grandes. As capacidades de Renato Sanches, por exemplo, costumam ser bastante úteis e o perfil do médio do Sporting é bastante semelhante. Drible, choque e muita progressão com bola pelo miolo.

    Mais entusiasmante ainda á Rafael Leão, que finalmente aparece entre os convocados, para substituir Rafa. O atacante do AC Milan está a viver uma boa fase e merece a chamada, mas se quiser estar na próxima convocatória (e quiçá no Mundial) vai ter de aproveitar os minutos que tiver. Também Diogo Costa é um potencial estreante, mas Fernando Santos já admitiu que minutos agora «é difícil».

    ...e os ausentes

    © FPF/Diogo Pinto

    Numa fase de abundante talento nacional, cresce o debate acerca dos potenciais convocados para a seleção, naturalmente. Mas existe uma tendência para que isso aconteça apenas em convocatórias importantes - para fases finais, por exemplo - ou durante os jogos.

    João Félix é a principal ausência, pelo menos em termos da dimensão do nome. Tem apenas 21 anos, mas já leva 18 jogos por Portugal e é mediático o suficiente para justificar uma inclusão que lhe tem fugido. Até foi dos melhores no Clássico frente ao Barcelona, mas mesmo assim ficou de fora do trio chamado para substituir Domingos Duarte e Rafa, o que dá a entender que a não convocatória é novo «puxão de orelhas».

    A ausência não deixa de ser uma boa ocasião para perceber onde é que um jogador do seu perfil faz falta e o quê que pode trazer no futuro. Para além de Félix, as mesmas questões podem ser feitas acerca de outras ausências, embora as principais (Ricardo Pereira, Pedro Gonçalves, Otávio, Rafa e Gonçalo Inácio) o sejam devido a lesão.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    CATAR

    Fotografias

    Amigável: Portugal x Catar
    Amigável: Portugal x Catar

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Interesse?
    2021-10-07 00h05m por manueldesousa
    É tanto, que vou ver a NOVELA!
    Interesse 0
    2021-10-06 16h17m por fut_master
    Nesta palhaçada da seleçao dos favores.
    Os 5 motivos
    2021-10-06 15h32m por DabidBTV
    1) Não há nenhum
    Gonçalo Inácio
    2021-10-06 14h45m por moumu
    Esta era bom para lançar aos poucos. E claro Felix se tiver a 100% é sempre bem vindo.
    jogos históricos
    U Sábado, 09 Outubro 2021 - 20:15
    Estádio do Algarve
    Fedayi San
    3-0
    Cristiano Ronaldo 37'
    José Fonte 48'
    André Silva 90'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AU
    Aurelio_Carvalho 25-04-2024, 02:13
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:09
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:05
    FL
    fllcortez 25-04-2024, 01:22
    RI
    RicardoHGoat21 25-04-2024, 01:06
    Sir_jaof 25-04-2024, 00:46
    bmgb_bmgb 25-04-2024, 00:41
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:36
    Jorge-Fernandes 25-04-2024, 00:35
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:33
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:28
    Sotkio 25-04-2024, 00:27
    zlatan_21 25-04-2024, 00:26
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 00:26
    ikercasillasbestgk 25-04-2024, 00:12
    CA
    carlsonzz 25-04-2024, 00:10