placardpt
      Sporting joga no Signal Iduna Park

      Que venha esse rugido milionário!

      Quase cinco anos passaram desde o último embate entre Sporting e Borussia Dortmund. Foi também na fase de grupos da Liga dos Campeões (2016/17) e marcou o primeiro confronto da história entre as duas equipas. Esta terça-feira, há o segundo capítulo num Signal Iduna Park esgotado pelas 25 mil pessoas permitidas no estádio: um dado desfasado da realidade, mas que serve como motivação para a retoma progressiva da normalidade.

      Para além disso, há um dado curioso: só existem quatro sobreviventes desse último duelo em Dortmund: Bürki, Raphael Guerreiro e Passlack (não saiu do banco) do lado alemão e Seba Coates (de regresso) do lado leonino. São, por isso, os únicos futebolistas que vão repetir a dose.

      Uma ferida aberta

      A entrada do Sporting na prova milionária não poderia ter corrido pior. Uma goleada caseira aos pés do Ajax, por 5x1, expôs a nu as debilidades (defensivas) dos leões ainda que no meio de uma lição de eficácia.

      Muitas dúvidas
      Para além de Haaland e Reus, dúvidas até ao apito inicial, a turma alemã tem várias baixas por lesão e que não vão poder dar o contributo para esta partida
      O regresso ao campeonato trouxe duas vitórias pela margem mínima, arrancadas a ferros e que, certamente, provocaram desgaste físico nos jogadores. Agora, a vontade é a de inverter por completo a imagem deixada na jornada inaugural contra um adversário poderoso, mas, ao mesmo tempo, com imensas debilidades.

      O Borussia Dortmund, mesmo com novo comandante, comete os mesmos erros do passado. É, no sentido figurado, uma espécie de Dr. Jekyll and Mr. Hyde: consegue ser espetacular na transição ofensiva e, ao mesmo tempo, um desastre na transição defensiva. Em suma, uma equipa anárquica e com duas facetas opostas.

      Haaland é a grande figura de um elenco que conta com artistas como Reus (ambos estão em dúvida para o duelo), Bellingham, Mallen, Brandt (e por aí fora) que, em sintonia, é fantástico. Com uma frente ofensiva potente, o Dortmund é capaz de produzir momentos de futebol sensacionais ao mesmo tempo que comete erros inexplicáveis na transição (e até organização) defensiva, sendo que Marco Rose ainda procura um sistema apropriado para combater essa lacuna.

      Para o Sporting, jogar compacto é essencial: setores juntos, reação à perda forte e uma linha defensiva coordenada de modo a evitar as bolas em profundidade. Por outro lado, o espaço entre linhas, se for bem aproveitado, vai baralhar as marcações e forçar o erro individual (e também coletivo). Paulinho e Sarabia, confortáveis nessas funções, podem assumir um papel importante tal como Nuno Santos ou Jovane pela velocidade e verticalidade que imprimem no jogo.

      U Terça, 28 Setembro 2021 - 20:00
      Signal Iduna Park
      Srdjan Jovanovic
      1-0
      Donyell Malen 37'
      Signal Iduna Park
      Lotação81 365
      Medidas105m x 68m
      Inauguração1974
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo CJornada 2
      Convocatória
      Borussia Dortmund
      Sporting
      R Castigos
      [não há registo]
      [não há registo]
      a Lesionados

      Haaland e Reus (em dúvida), Reyna, Brandt, Emre Can, Morey, Schmelzer, Zagadou, Coulibaly e Tigges

      Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves

      p Restrições
      [não há registo]
      [não há registo]
      R Em risco
      [não há registo]
      [não há registo]
      w Outros convocados
      [não há registo]
      [não há registo]
      Forma
      Borussia Dortmund
      2021/2022
      9J
      6V
      0E
      3D
      23-16G
      Sporting
      2021/2022
      9J
      6V
      2E
      1D
      14-9G
      A diferença passa por...
      Borussia Dortmund
      Entrar na espiral e evitar deslumbramentos

      A jogar em casa, perante o seu público, o Borussia Dortmund certamente vai querer resolver a partida o quanto antes possível. Se Haaland e Reus não jogarem, o poder de fogo baixa substancialmente, mas há outros elementos capazes de decidir. No entanto, os deslumbramentos na retaguarda devem ser evitados porque do outro lado está um adversário forte e mais do que capaz do que os aproveitar.

      Sporting
      Espaço entre linhas

      Perante uma equipa de extremos, cabe aos leões serem equilibrados, mas, acima de tudo, inteligentes no ataque. O espaço entre o setor intermédio e o defensivo dos alemães pode ser explorado e ‘castigado’, sendo que Rúben Amorim tem vários jogadores capazes de dar ao jogo o que ele necessitar nos vários momentos.

      Confrontos

      Golos
      Resultados

      Estatísticas (Liga dos Campeões 2021/22)

      Borussia DortmundSporting
      72Posição48
      73Pontos08
      72Golos marcados18
      71Golos sofridos58
      1
      Jogos
      1
      1
      Golos Marcados
      1
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BORUSSIA DORTMUND
      EMPATE
      SPORTING

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      DepoisPago
      2021-09-28 17h38m por pedrinho_dgl
      Sim, também preferia ver mais um central na equipa, mas foi esta a abordagem no mercado. O projeto desta direção é ter um plantel curto de forma a promover os jovens para dar profundidade , vamos ver no que dá. Já estão 2 centrais da equipa B a trabalhar com a equipa principal e foram convocados, pode ser que o Amorim saque mais um coelho da cartola.
      Relativamente ao Neto, é assim o ano passado as laterais suplentes do Sporting eram o Antunes e o João Pereira, dois jogadores com um papel semelhante ao do Neto.
      Pedrinho
      2021-09-28 17h25m por DepoisPago
      Problema é mesmo esse sabes que vais jogar numa tactica com 3 centrais tens os 3 titulares Inácio Coates Feddal e dps? Neto foram emprestar o Quaresma mesmo sendo miúdo e ainda esteja verde mexe se mais. . .
      Lesiona-se um ou é castigado lá tens que ir buscar o Neto pq o Amorim é fiel ao seu esquema e alternativas n há
      Neto devia ser um adjunto do Amorim uma peça chave no balneário que podesse dar descanso a titulares de vez enquando em certos jogos da liga ou da taça não uma opçã...ler comentário completo »
      DepoisPago
      2021-09-28 17h17m por pedrinho_dgl
      Não há outro.
      ReturnoftheEagl e
      2021-09-28 17h17m por pedrinho_dgl
      Se viste o jogo contra ao Ajax (o que eu duvido), sabes perfeitamente que o resultado foi enganador, e que foi um jogo com uma descoordenação defensiva nunca antes vista pela falta do líder da defesa. Tudo o que podia correr mal naquele jogo correu, este jogo é outro.
      O ano passado passado o Benfica levou 3 do Boavista, então por essa lógica devia ter levado para aí 5 ou 6 do Arsenal. Aconteceu? Não. O futebol é o momento, cada jogo é um jogo, isso do Sporting ir levar uma tarei...ler comentário completo »
      Loool
      2021-09-28 16h33m por DepoisPago
      Falam do vinagre e metem o neto no 11 pior ainda
      3D
      ReturnoftheEagl e
      2021-09-28 15h32m por 3dA
      São sim senhor, mas qualquer sportinguista realista já sabia de antemão que íamos ter dificuldades na Champions. O nível é outro, onde equipas de segunda linha no panorama europeu como o Ajax e o Dortmund têm muita qualidade, coletiva e individual.

      O Sporting tem uma equipa jovem de jogadores que nunca experienciaram este patamar, a grande maioria dos nossos principais jogadores (como por exemplo P. Gonçalves, Palhinha, Porro, N. Santos, G. Inácio, Jovane entre outro...ler comentário completo »
      RJ
      2021-09-28 13h55m por RJAR8
      Uma equipa que tem um jogador como o Neto a titular, não pode ganhar a ninguém.

      O jogador mais fraco que passou pelo Sporting.

      Como é que este rapaz chega a ser jogador de futebol profissional.

      Sorte, que sorte…
      3D
      Sporting
      2021-09-28 12h40m por 3dA
      Hoje entrava em 5x3x2 com 3 médios para preencher o meio campo, a minha escolha seria lançar D. Bragança para termos maior capacidade de ter a bola e apostava em Jovane para trazer explosão na frente

      Adán
      Porro, Neto, Coates, Feddal, M. Reis
      D. Bragança, Palhinha, M. Nunes
      Paulinho, Jovane
      Jogo
      2021-09-28 11h08m por pedrinho_dgl
      Jogo muito complicado, num estádio que é um verdadeiro inferno. Vai ser importante a equipa entrar destemida e não se deixar influenciar pelo ambiente, a estabilidade e concentração vão ser chave para tirar um resultado positivo da Alemanha.
      Prognósticos:
      11:
      Ád an
      Feddal
      Coates
      Neto
      Porro
      M. Reis
      Palhinha
      Matheus
      nNuno Santos
      Sarabia
      Paulinho r

      Não ia com o Vinagre para este jogo, não está em forma e neste jogo é preciso os melhores.

      Dortmund 2-2 Sporting
      Complicado
      2021-09-28 10h45m por Aleaotejano
      Já todos sabemos que vai ser. O importante é deixar outra imagem depois do jogo com o Ajax em Alvalade e que ninguém se aleije para o próximo jogo em Arouca. Por mim que o Amorim mude algumas peças, Palhinha por exemplo, antes que rebente o plantel em Novembro.
      Qualquer esperança de apuramento para os Oitavos já caiu por terra, por isso que se faça o melhor possivel, mas tendo em conta o próximo jogo para o campeonato.
      JS
      Só a lista de jogafores
      2021-09-28 10h16m por jsilva77
      Em dúvida ou que não jogam é de respeito:

      Haaland e Reus (em dúvida), Reyna, Brandt, Emre Can, Morey, Schmelzer, Zagadou, Coulibaly e Tigges

      Bolas . . . Há que aproveitar, porque no aproveitar é que está o ganho . . . Acho que o Sporting saca no, no mínimo, um empate . . .
      Dortmund
      2021-09-28 09h16m por DepoisPago
      Claramente não é o mesmo sem haaland que para alem de ser o matador da equipa ainda trás o seu carisma raça etc
      Ainda assim ainda há Malen que é um jogador d bastante qualidade e que pode aproveitar para se mostrar tmbm
      JS
      Dortmund é o favorito
      2021-09-28 08h42m por jsilva77
      Joga em casa e tem um orçamento bastante superior ao do Sporting, mas . . . Atenção que este Dortmund não é o mesmo sem Haaland que hoje não deve ir a jogo, e esta era a melhor notícia que poderia acontecer a RA, ainda dizem que o homem não tem estrelinha, sinhores . . . Uma coisa é certa, o Dortmund não se dá bem com a ausência do seu melhor jogador, só ele deve valer 1/4 do orçamento do Dortmund . . .

      Mesmo assim, jogam em casa e tem bons jogadores para além da estrela...ler comentário completo »
      Dortmund x Sporting
      2021-09-28 03h14m por moumu
      Um empate já não era mau tendo em vista a possivel continuidades nas competições europeias.
      Dortmund x Sporting
      2021-09-28 00h57m por valterkings
      Frente ao Ajax era a estreia, a equipa provavelmente tava demasiado ansiosa e isso sentiu-se no jogo, era um jogo de 50-50 que rapidamente tornou-se num goleada sofrida, acredito que para hoje será diferente e que correrá melhor.

      Este de hoje não é de 50-50, o Dortmund é favorito e tudo o que não seja vencer para eles será negativo, para o Sporting tudo o que não for perder será positivo.

      O prognóstico é a vitória alemã, 3x1 para atirar uma aposta. Não exig...ler comentário completo »
      Dortmund x Sporting
      2021-09-28 00h50m por valterkings
      Para este jogo em particular o Sporting não tem obrigação de absolutamente nada, a pressão está toda do lado do Dortmund.

      São eles, alemães, que são completamente favoritos para este jogo. Aquilo que o Sporting tem de fazer é chegar lá fazer o melhor possível e desfrutar. E não, eu não tenho falta de exigência com a minha equipa até pelo contrário, apenas reconheço que este jogo é realmente bastante difícil.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Liga BETCLIC
      com video
      Termina no Estádio de São Luís! Triunfo do SL Benfica por 3-1 no terreno do SC Farense, jogo que encerrou a 30.ª jornada da Liga Betclic. Kokcu marcou aos 16', Belloumi pouco depois empatou, mas ...