placardpt
Sporting vence Estoril na Amoreira

Porro, estava difícil...

O Sporting está de volta aos triunfos. Depois de dois empates consecutivos para o Campeonato, a que acresce a pesada derrota na Liga dos Campeões a meio da semana, frente ao Ajax (1x5), os leões voltaram a saborear uma vitória, e logo na visita ao surpreendente Estoril-Praia (0x1), que entrou para a 6.ª jornada na segunda posição da tabela classificativa, com quatro triunfos e apenas um empate.

Dani no melhor...

O momento dos leões não era propriamente muito positivo em termos de resultados e o desafio no António Coimbra da Mota perspetiva-se muito exigente para os campeões nacionais. Perante um adversário ainda invicto, Amorim adensou a dúvida em conferência de imprensa pré-jogo relativamente ao sistema, poucos dias depois de manifestar-se intransigente em relação ao modelo, e a verdade é que o técnico do Sporting continuou fiel ao 5x2x3, com destaque para a primeira titularidade de Pablo Sarabía. No lado contrário, Bruno Pinheiro juntou Rosier a Gamboa como peças mais fixas no miolo, dando liberdade a André Franco para fazer a ligação com os três homens da frente estorilista.

Do ponto de vista estratégico, o Estoril conseguiu criar a sensação de superioridade no miolo, muito por culpa de uma pressão alta e constante ao portador da bola, não dando muito espaço de criação a Matheus Nunes, algo que, em vários momentos, deixou no ar a necessidade de um elemento com outras características, entenda-se alguém capaz de segurar e interpretar aquilo que o jogo pedia a cada instante. Sem esse jogador, o Sporting verticalizou muito o seu jogo, ao procurar lances rápidos de ataque, mas sem relativo sucesso.

Ainda assim, sempre que conseguia descortinar algum erro posicional do adversário, lá criava algum perigo junto à baliza do Estoril. Mérito para a qualidade individual (e coletiva) dos leões. Contudo, primeiro foi a equipa da casa a ameaçar o golo, aos 15 minutos, quando Patrick William, um dos pilares da defesa, a cabecear a bola para boa defesa de Adán, que ainda reagiu a tempo de evitar a recarga de Gamboa. Momento incrível do guarda-redes espanhol.

Na resposta, seguiu-se dupla oportunidade para Paulinho, que continua algo desencontrado com o golo, pelo menos no Campeonato, ambas com o mesmo destino: Dani Figueira! O jovem guarda-redes segurou o nulo na primeira parte, com um par de boas intervenções, mas o pior estava para vir...

©Kapta+

... e no pior

Se na primeira parte, houve um maior equilíbrio, nomeadamente no que diz respeito a oportunidade flagrantes de golo, no segundo tempo o Sporting conseguiu distanciar-se nesse capítulo, embora durante os 90 minutos os canarinhos tenham dado uma boa réplica, através do seu futebol positivo. No fundo, um Estoril igual a si próprio. Mas também bem anulado pelos verdes e brancos.

Logo aos três minutos do segundo tempo, Paulinho tirou tinta ao poste, naquele que foi um sério aviso, e pouco depois mais um momento de grande aflição junto à área da equipa da casa, com Neto a cheirar o 0x1. E com tanta aproximação, lá apareceu o golo e de uma forma muito ingrata para uma das figuras da 1.ª parte.

Num lance aparentemente controlado, Dani Figueira falhou a bola e acertou em cheio em Paulinho. Resultado? Penálti incontestável para o Sporting e golo de Pedro Porro, homem escolhido para assumir a marcação do castigo máximo. Em suma, o guarda-redes do Estoril esteve no melhor e no pior, literalmente.

Contas feitas, termina assim a fase imaculada do Estoril-Praia no Campeonato, por culpa de um Sporting que volta a mostrar as garras na luta por um lugar ao sol.

U Domingo, 19 Setembro 2021 - 20:30
Estádio António Coimbra da Mota
Tiago Martins
0-1
Pedro Porro 67' (g.p.)
Estádio António Coimbra da Mota
Lotação8 000
Medidas105x68
Inauguração1939
FaseCampeonato
JornadaJornada 6
A Chave

Minuto 65: Dani Figueira falhou o remate e acertou em... Paulinho. Penálti claríssimo e erro incrível do guarda-redes do Estoril.

O Árbitro

Arbitragem positiva de Tiago Martins. O árbitro lisboeta deu liberdade às duas equipas, permitindo um jogo mais corrido, sem todas aquelas paragens tão características do futebol português.

O Melhor
Futebol positivo

Não houve propriamente muitas oportunidades de golo, houve mesmo só um para registo, mas fica a nota para o futebol positivo praticado pelas duas equipas, bastante dinâmico e com boa qualidade.

O Pior
Erro de Dani

No melhor pano caiu a nódoa. Após uma primeira parte de bom nível, o guarda-redes do Estoril manchou a sua exibição com um erro que teve influência direta no resultado final.

Forma
Estoril Praia
2021/2022
8J
5V
1E
2D
11-6G
Sporting
2021/2022
8J
5V
2E
1D
13-9G
Sabia que...by playmaker stats
Quatro jogos depois o Sporting regressa aos triunfos.

Os leões não venciam fora de portas desde o triunfo em Braga (2-1) na 2.ª jornada
O Sporting volta a não sofrer golos num jogo esta temporada.

Em oito partidas não sofreu golos em três, a primeira fora de casa (Estoril, Belenenses SAD e FC Vizela)
O Sporting de Rúben Amorim a vencer o jogo seguinte após uma derrota europeia:
V 0-1 Estoril, F (D 1-5 Ajax)
V 0-2 Portimonense, F (D 1-4 LASK Linz)
O Estoril de Bruno Pinheiro sofreu a 1.ª derrota na Liga bwin 2021/22. O Desp. Aves tinha sido a última equipa a vencer os estorilistas na liga em 2018.

Há 7 meses que o Estoril não perdia em casa:
D 0-1 Sporting, Liga
D 1-3 Benfica, Taça
HISTÓRICO!!! Há 53 anos que um defesa do Sporting não marcava o golo da vitória de grande penalidade.

Só três defesas dos leões conseguiram este feito:
Lúcio Soares em 1960, Morais em 1962 e 1968, Pedro Porro em 2021
Sporting marcou em todos os jogos da temporada: 13 golos em 8 jogos.

Na época passada, o Sporting de Rúben Amorim esteve 19 jogos a marcar, dia da eliminação da Taça de Portugal frente ao Marítimo (2-0)
Resumo estatístico do jogo:
Sporting com mais posse de bola (55-45%)
Mais remates dos leões : 11(4) - 7(3)
Mais alívios do Estoril: 24-11

Palhinha foi o homem do jogo com: 1 remate, 90% eficácia de passe, 1 falta, 4 sofridas e 3 cortes

Fotografias(20)

Liga BWIN: GD Estoril Praia x Sporting CP
Liga BWIN: GD Estoril Praia x Sporting CP
Comentários (20)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Dortmund e ajax
2021-09-20 19h12m por Judgement
Tanto o Dortmund como o Ajax não tornam este grupo acessível. . . Seja no contexto desportivo, seja no contexto de maturidade competitiva. . . Apesar de ambas as equipas terem jovens no 11, a constante presença dos respectivos clubes nestes contextos conferem-lhes uma vantagem de maturidade que o Sporting não tem. . . Nem tão pouco tem responsabilidade de passar este grupo. Sendo isto verdade é um factor que determina mais responsabilidades aos outros dois do grupo o factor económico é tam...ler comentário completo »
3D
Palhinha
2021-09-20 17h32m por 3dA
O reflexo da diferença competitiva que o Sporting que, embora sem grandes brilhantismos, está cada vez mais sólido internamente e aquele que foi atropelado pelo Ajax e terá outras dificuldades nos restantes jogos da Champions.

Palhinha limpa tudo o que lhe surgir pela frente contra qualquer equipa portuguesa, grande parte das vezes de forma limpa, recorrendo pouco à falta.
Contra o Ajax perante Álvarez, Gravenberch e Berghuis, médios que sabem jogar em posse, ocup...ler comentário completo »
JS
Judgement
2021-09-20 16h31m por jsilva77
Muito bem se o problema passa por aí, então o Sporting com certeza que não terá problemas num grupo acessível como este, também ao contrário do que muitos querem pintar, uma vez que se tratam, na sua maioria, de campeonatos inferiores ao nosso e equipas, no máximo, quase ao nível dos primeiros 5 do nosso campeonato . . . Também já o disse, acho RA uma pessoa inteligente e que aprende com os erro, mas . . . tem de ter sem duvida um Plano B para quuando se encontrar com os Campeões e re...ler comentário completo »
Ajax
2021-09-20 12h35m por Judgement
Ainda no rescaldo dessa ferida, que muitos gostarão de ir abrindo como argumento para sustentar uma causa, seja ela qual for. . . O adversário preparou melhor o jogoe. Ponto! A entrega esteve lá, a vontade, o crer. . Esteve lá tudo. . E marcar um 2-3 e ser anulado por um cabelo e pouco depois levar o 4°. Sofrer um remate ao poste e na recarga a bola for direitinho para o adversário e este fizer golo é no teu remate vai direitinha para as mãos do redes adversário, destrói o ímpto a qual...ler comentário completo »
JS
Eu também acho que esteve bem
2021-09-20 10h58m por jsilva77
Mas se queremos ser picuinhas com foras de jogo de 1cm e afins . . . acho que também devemos ser picuinhas com as imagens que aparecem na comunicação social em que se vê vários jogadores dentro da área aquando da marcação do penaltie, mesmo nas barbas do árbitro . . . Já vi penalties a serem repetidos uma e duas vezes por situações dessas . . . É ridiculo ??? Depende da perspetiva, mas como dizem muito por aqui, regras são regras e têm de ser cumpridas . . . Se acho que isso mudaria o res...ler comentário completo »
futebol11fc
2021-09-20 10h31m por pedrinho_dgl
Subscrevo totalmente. Há que dar os parabéns ao árbitro hoje, esteve muito bem.
Tiago Martins
2021-09-20 07h07m por zlatan_21
O melhor árbitro da atualidade e acredito que por muitos anos.
Estilo de apitar "à inglesa", não se deixa levar por cada contacto, deixando o jogo ser jogado o maior tempo possível.
Que assim continue que vai no bom caminho.
Sporting
2021-09-20 07h06m por Judgement
Início exigente no calendário, e não falo dos muito na moda jogos de 3 em 3 dias, mas sim dos adversários que já apanhamos esta época na liga e o saldo é positivo. Braga, Famalicão, Porto, Estoril, sendo destes apenas o Porto recebemos em casa. . . Vão ser deslocações complicadas para todos e já superámos estes testes. . . No caso do Famalicão tivemos sorte no empate, no caso do Porto pareceu-me que perdemos 2 pontos.

Jogo que foi difícil mas a vitória é indiscutível. ...ler comentário completo »
CM
Estoril x Sporting
2021-09-20 02h15m por cmche
Bom jogo do Sporting, principalmente na 2ª parte
Palhinha (que monstro), Coates (um Capitão em toda a plenitude) e Paulinho (é um poço de trabalho e dá muito à equipa) foram os melhores para mim
Elogiar ainda a postura do Estoril, a tentar jogar à bola sem as maroscas típicas do tugão e uma palavra elogiosa para o árbitro Tiago Martins, não apitou tudo e mais alguma coisa nem puxou o protagonismo para si, como é costume por cá
Correçao
2021-09-20 01h56m por futebol11fc
de se por*
Tiago Martins
2021-09-20 01h55m por futebol11fc
Se tantas vezes os árbitros são aqui criticados, acho que também devem ser elogiados quando assim o merecem. Para mim este é o melhor árbitro português, tem sempre (ou tenta ter) um critério em que me revejo totalmente, praticamente à inglesa, deixa jogar, não marcando aquelas chamadas "faltinhas" que todos os outros marcam, o que dá ao jogo uma muito maior fluidez e faz com que sejam menores as perdas de tempo. Até na gestão dos conflitos entre os jogadores, de forma a ter o jogo sob c...ler comentário completo »
RP
Pestinha666
2021-09-19 23h36m por RP12
Amigo sabes bem que o meu clube é o teu clube. Sporting!
Mas sim tenho um carinho especial pelo ADO, que hoje começou bem o campeonato contra uma equipa muito batida na distrital, como é o Malveira. Vamos ver como corre a época mas acredito que a manutenção seja o melhor para já.
JS
RP12
2021-09-19 23h28m por jsilva77
É sempre bom termos pessoas aqui para nos informar e discutir futebol e jogadores . . . vou estar atento à evolução deste GR, como disse anteriormente, estava a fazer uma exibição enorme entre postes e mesmo na grande penalidade adivinhou o lado e faltou o danoninho . . . obrigado também aos outros users que acompanham de forma mais próxima este GR e o Estoril em particular . . .
AS
Guarda redes
2021-09-19 23h28m por AsMo
Entre os postes defendeu tudo, a sair e nas bolas por alto, muito fraco
RP
jsilva77
2021-09-19 23h23m por RP12
Obviamente que a análise que fiz do Dani e do Estoril não é apenas e só baseada no jogo de hoje. Sigo o Estoril há muitos anos porque moro perto e quando digo que jogam bem já vem da época passada, onde na minha opinião foram a melhor equipa da Segunda Liga.
Quanto ao Daniel Figueira posso dizer que hoje estava nervoso pelo jogo em si. Creio que a questão psicológica bloqueou algumas das suas ações, porque é um gr que controla muito bem a profundidade, é muito bom entre os postes e...ler comentário completo »
JS
RP12
2021-09-19 23h14m por jsilva77
Para ser ser um belíssimo GR, não basta fazer umas quantas defesas vistosas, uma coisa essencial é saber sair de entre os postes com segurança e isso hoje não aconteceu, cada canto era o pânico na área graças a ele, por isso . . . Para ser GR para outros vosso, tem mesmo de aprender a voar nas saídas, falta-lhe muito para, mas não quer dizer que não venha a corrigir isso e o venha a ser . . . Já agora, hoje o Estoril também me pareceu fazer um jogo aquém daquilo que tinha vindo a demon...ler comentário completo »
RP
Escasso
2021-09-19 23h09m por RP12
Vitória justa mas pecou por escassa. Se tivesse acabado 0-3 ajustava-se mais àquilo que foi o jogo.
Contudo, este Estoril joga muito à bola. O Dani Figueira, apesar do erro capital, é um belíssimo guarda redes e não deve ficar muito mais tempo na Amoreira. . .
Sarabia
2021-09-19 23h09m por HUGO657
Alguém que saiba dizer como jogou? Não consegui ver o jogo infelizmente
JS
Vitória justa e merecida do Sporting
2021-09-19 23h01m por jsilva77
Mais uma vez sem brilhantismos e de volta à velha fórmula que vai dando resultados internos.

Destaque para a ridícula grande penalidade a favor do Sporting, digna de um filme de apanhados . . . Nem quero imaginar o que diriam do GR se estivesse a jogar contra outra cor de camisola, como já o fizeram no passado, enfim . . . E para que não fiquem dúvidas, nada estou a insinuar, uma vez que sei ver bola e sei que estas coisas infelizmente acontecem sem andar em grandes especu...ler comentário completo »
Concretização
2021-09-19 22h58m por Aleaotejano
Voltou a falhar esta parte. Bom jogo de futebol, bons duelos e estive bastante entretido com a joga.
Vitória mais que justa, boa resposta à goleada com o Ajax. Venha o Marítimo!

Sporting 2021/2022 até agora são 2 nomes: Pedro Porro e claro João Palhinha. Que mais jogadores se juntem ao nivel que estes 2 vão apresentando.

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Brasileiro
Derrota contra o Santos (3-1)
Não vai haver final portuguesa no Campeonato Paulista. Abel Ferreira e Pedro Caixinha estavam em meias-finais diferentes, havia uma forte possibilidade de haver encontro decisivo totalmente ...