placardpt
    FC Porto empatou na casa do Atlético de Madrid

    Assalto em Madrid só deu um ponto

    Ao estilo Casa de Papel, película que se desenrola na capital de Espanha, assistiu-se a uma tentativa, por parte do FC Porto, de fazer o mesmo na casa do Atlético de Madrid. Quase o conseguiu, merecia-o e teve claros motivos para acreditar que dava. Ficaram as queixas legítimas pelo trabalho da equipa de arbitragem e a ideia de que a equipa de Conceição se vai bater com todas as equipas do grupo para ganhar. Um bom arranque, com sabor amargo à mistura.

    Parecia carnaval, virou dia do trabalhador

    A perspetiva apontava para um jogo duro, de choque e de amarras. A escolha dos onzes alimentou outra ideia: foram escolhidos muitos protagonistas criativos, que faziam antever outra capacidade de criar, com João Félix e Lemar a apoiar Suárez e Llorente e Carrasco nas alas, mas também com Corona a lateral e dois pontas de lança por parte de Sérgio Conceição.

    ©Getty / GABRIEL BOUYS
    O início foi forte, numa procura por afirmação com bola que o Atlético ganhou, ainda que sem se ver um FC Porto encolhido. Aliás, a equipa de Sérgio Conceição conseguiu algumas aproximações à baliza que deixaram em sentido os colchoneros. Aos poucos, Luis Díaz começou a ser bem fechado e a zona de Otávio e Corona foi mais povoada para impedir que esses criassem - era maioritariamente por aí. Além disso, ambos foram decrescendo na percentagem de boas decisões, o que tornou inconsequente a equipa em termos ofensivos durante o resto da primeira parte. A exceção foi uma desmarcação de Zaidu, que foi desarmado na área com muitas dúvidas se não seria penálti.

    Só que, do outro lado, não havia melhor. Defensivamente, o FC Porto foi sempre compacto e raramente permitiu espaços a Lemar e João Félix, para o que muito contribuiu Grujic, talvez o melhor da equipa.

    O jogo foi tendo várias paragens, o ritmo não era grande e isso ajudava os dragões, perante a ideia implícita de que o adversário tinha mais responsabilidade, por jogar em casa. Lemar saiu ainda na primeira parte, Zaidu deu o lugar a Wendell ao intervalo, por ter amarelo, e o jogo de forças e de contenção continuou.

    Finalmente as oportunidades... e polémica

    Começaram de forma algo fortuita, com Otávio, provavelmente sem intenção, fazer um cruzamento largo que bateu na parte de dentro do poste e que foi recolhido por Oblak. Deu-se depois na baliza portista, com Diogo Costa a mostrar-se outra vez em grande. E seguiu depois na área colchonera, com um golo anulado a Taremi de forma muito polémica... pelo menos (temos a análise em baixo).

    ©Getty / DeFodi Images
    Para essa agitação dos últimos 30 minutos, bem melhores que tudo o resto, muito contribuíram as substituições. Numa primeira fase, foi o Atlético a ficar por cima, quer porque Pepe teve de sair lesionado, quer porque Correa, Griezmann e Lodi vieram dar outra adrenalina à equipa. Numa segunda fase, foi o FC Porto a ressuscitar, porque Conceição tirou um avançado e lançou Vitinha, dando mais qualidade com posse.

    No fim, não se pode dizer que tenha sido um mau resultado, se bem que a frustração será sempre maior, por não terem permitido aos dragões uma vitória importantíssima.

    U Quarta, 15 Setembro 2021 - 20:00
    Civitas Metropolitano
    Ovidiu Hategan
    0-0
    Civitas Metropolitano
    Lotação70 460
    Medidas105m x 68m
    Inauguração1994
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo BJornada 1
    Lances Capitais
    81´
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    A equipa de arbitragem considerou falta de Mehdi Taremi, uma vez que, em queda, tocou a bola com a mão, antes desta entrar na baliza de Jan Oblak. No entanto, o iraniano foi derrubado pelo guardião esloveno antes tocar a bola com a mão...
    90´
    +5
    Cartão vermelho para Chancel Mbemba (FC Porto), por ter derrubado Antoine Griezmann quando este ia ficar isolado na cara de Diogo Costa Chancel Mbemba vê o seu 1º vermelho na prova (1 jogos)
    A Chave

    Dupla mexida de Sérgio: o Atleti estava na sua melhor fase e, com a equipa desgastada, o técnico tirou Uribe e Toni Martínez e meteu Sérgio Oliveira e Vitinha, o que lhe permitiu ter muito mais bola e voltar a estar confortável no jogo.

    O Árbitro

    Arbitragem muito influenciada pela plateia, com dualidade de critérios e com prejuízo claro para os portistas. Nos cartões (ou na paciência até à hora de os exibir), isso foi visível. Nos lances capitais, ainda mais. Muitas dúvidas sobre a queda de Zaidu na área, em que o defesa colchonero começou por tocar na bola, mas derrubou o portista. Certezas de que o lance de Taremi foi mal ajuizado: a mão existe e faz sentido que se invalide, mas só acontece porque Oblak o derrubou em falta, pelo que ficou um penálti evidente por assinalar nesse lance. Aceita-se a expulsão de Mbemba.

    O Melhor
    Espírito de missão

    Os portistas continuam a representar muito bem a cidade e o país. Uma equipa que pode não custar tantos milhões como as dos adversários, mas que se bate com qualquer uma sem qualquer ponta de retração. Grande atitude e vontade, sem medo de um ambiente que impressiona.

    O Pior
    Arbitragem

    Péssimo trabalho do árbitro romeno, a ceder ao ruído do estádio e a equivocar-se muitas vezes. Demasiadas para o nível Champions.

    Forma
    Atlético Madrid
    2021/2022
    5J
    3V
    2E
    0D
    7-4G
    FC Porto
    2021/2022
    6J
    3V
    3E
    0D
    9-3G
    Sabia que...by playmaker stats
    1.ª vez que o FC Porto não sofreu golos fora de casa esta época
    5.ª vez que o FC Porto arranca a fase de grupos da Champions com um empate fora de casa:
    1995 Nantes ? eliminado
    2003 Partizan ? qualificado
    2015 D. Kyiv ? eliminado
    2018 Schalke ? qualificado
    2021 Atlético-?
    FC Porto continua invicto esta época, após 6 jogos, depois de já ter jogado em casa do campeão espanhol e do campeão português

    Fotografias(9)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ATLÉTICO DE MADRID
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    VerdeRubro
    2021-09-16 23h24m por odiablored
    não só tens um substituto à altura como tens um ainda melhor, o Anthony Lopes, que só não é titular na seleção pelo estatuto do Rui Patrício, tens 30 anos e é 4 anos mais novo que o Rui Patrício, por isso para os próximos 4\5 anos ainda estamos muito bem servidos de guarda redes e ainda podemos contar com o Diogo Costa para os próximos anos, se evoluir e confirmar todo o potencial que se espera dele
    Diogo Costa
    2021-09-16 22h48m por VerdeRubro
    É importante que este miúdo pegue de estaca e continue a sua progressão até ao topo do futebol mundial, pois para mim é preocupante ver que de momento não temos substituto à altura para o Rui Patrício.
    É todos nos sabemos que é fundamental um guarda-redes de topo numa seleção vitoriosa.
    Referee
    2021-09-16 20h14m por xithombo
    Este [. . . ] de árbitro devia ser irradiado da arbitragem. A propósito, como tipos destes chegam a internacional?
    AS
    NAS competições europeias
    2021-09-16 17h55m por AsMo
    o FCP tem um ano mau- o Benfica 2 e o Sporting 3, até o Braga supera o sporting nestes últimos 10 anos,
    Esta é a verdade pura e crua, eu sendo do Benfica trocava 10 campeonatos no quintal tuga por uma champions de caras até trocava 5 campeonatos por uma liga Europa.
    Prestigio internacional coloca a equipa no mapa e nunca como nos dias que correm, o prestigio internacional foi tão importante
    Jogo
    2021-09-16 17h39m por AngelEyes
    Ver uma equipa portuguesa ser injustiçada dentro de campo por fatores extra-campo entristece-me sempre. Ontem assisti a um jogo em que claramente o FC Porto foi superior ao seu adversário e marcou um golo! Sim, pode até haver mão, mas não foi um fator decisivo para a bola entrar, sendo que a mesma já seguia essa trajetória, já para não falar do possível penálti na mesma jogada. Não foi uma exibição brilhante do FCP mas viu-se ali uma equipa autoritária, talvez um pouco débil defensivament...ler comentário completo »
    Portistas
    2021-09-16 17h12m por luissilva275
    Fiquei orgulhoso pelo nosso jogo, mas a nível táctico do que técnico.
    As melhores oportunidades de golo foram nossas sendo com destaque para bola no poste e golo anulado. No geral jogaram todos bem.
    Continuo achar que temos 1 bom plantel. Agora é pensar no moreirense e vencer.
    Fc Porto
    2021-09-16 15h52m por luissilva275
    Análise aos jogadores:

    D. Costa-o miúdo esta muito confiante.
    Corona-gostei da exibição
    Mbemba-jogou fácil e sem complicar, pena a expulsão
    Pepe-o nosso patrão
    Zaidu-ficou limitado pelo amarelo, mas cumpriu
    Grujic-sempre no sitio certo
    Uribe-em 7 dias fez quase 270 minutos, sempre disponível
    Otavio-jogo de raça
    Diaz-perigo a solta, temos aqui 1 craque
    Martinez-lutou
    Ta remi-bem segurar bola, pena o lance anul...ler comentário completo »
    FC Porto
    2021-09-16 14h33m por CreedEinsteinBratton
    "Nunca" falha na Champions. Tem claramente outro pedigree nestas andanças. Não há que ter problemas em dizê-lo.

    O SL Benfica tem de ir mudando a mentalidade. Esta época em termos de atitude não tenho nada a criticar até agora mesmo deixando 2pts na Ucrânia. Jogou-se sem receio algum e isso é o mínimo exigido. Agora falta resultados que é o que realmente interessa.
    LM
    CALMA
    2021-09-16 13h36m por Lmacha
    Isto é apenas um jogo de futebol. . . !
    Equipa ideal do Porto
    2021-09-16 13h15m por MarkSandman
    GR: Diogo Costa
    DD: João Mário/Corona
    DC:Mbemba
    D C: Pepe
    DE: Wendell
    MCD: Uribe
    MCE: Gruijc
    MO: Vitinha/Fábio Vieira
    MOD: Otávio
    EE: Luís Diaz
    PL: Taremi
    Vitórias na Champions
    2021-09-16 12h58m por LebowskiFCP
    Ok parece que estão mesmo novamente igualados e por curiosidade juntando a Taça dos Campeões Europeus o Benfica tem mais 12 participações (e é o 2º com mais apenas atrás do Real Madrid) que o Porto e mais 7 partidas e tem o mesmo número de vitórias que o Porto mas como já disse não pretendo mais alimentar esta discussão senão nunca mais saímos daqui
    JDABM
    2021-09-16 12h51m por LebowskiFCP
    Parabéns, conseguiste fazer o mesmo exercício em ir buscar outras equipas contra as quais vocês já venceram e o Porto não mas deixo este reparo "O Benfica ganhou ao Dínamo de Kiev e o Porto perdeu com eles em casa até. " nós também já vencemos o Dinamo Kiev, quem não se lembra daquele célebre jogo na Ucrânia em que o Lucho marca no último minuto e festeja efusivamente tirando a camisola quando já tinha amarelo acabando assim por ser expulso ou quando os eliminámos em 1987 nas meias-finais quan...ler comentário completo »
    JS
    JDABM
    2021-09-16 12h09m por jsilva77
    Parabéns por isso . . . E por andares sempre atualizado e a par, muito obrigado porque nunca é demais estarmos informados sobre a realidade dos factos e assumir que de facto o clube é o maior clube português na Europa . . . Infelizmente o facto de este ou aquele ser o maior da Europa . . . desde há 5 . . . 10 . . . 15 . . . 20 . . . ou 50 anos . . . não faz com que se tenha de levar com arbitragens tendenciosas e que condicionam os nossos clubes na Europa, tal como aconteceu ontem ao FC...ler comentário completo »
    Eh eh eh. . .
    2021-09-16 11h46m por AcaroInformatico
    A malta do FCP tem uma garra formidável!

    Os meus comentários nunca colocaram em causa os desempenhos do FCP, eu tive o cuidado de dar os parabéns ao FCP pelo bom jogo de ontem, apesar disso. . . , não há motivos para embandeirar um empate, mesmo como o de ontem que tem muito mais valor do que aquele que o meu clube alcançou no dia anterior (jogo mais difícil e melhor exibição).

    O que eu debati foi o FCP como sendo a única equipa portuguesa com dimensão europei...ler comentário completo »
    HA
    Porto
    2021-09-16 11h32m por Halibut
    Agora em casa com o Liverpool é importante não perder pelo menos, (é complicado ganhar ao Liverpool), se o conseguirmos fazer é pelo menos mais 1 ponto ganho e depois em casa com o AC Milan temos que conseguir ganhar, ai seriam 5 pontos já. . .

    Fora isso, ainda recebíamos o Atlético em casa e seria dar tudo pelos 3 pontos e nos outros jogos a ver 1 pontinho pelo menos caia.

    É complicado mas não é impossível, no mínimo a Liga Europa pelo menos seria importante.
    AcaroInformatic o
    2021-09-16 11h13m por LebowskiFCP
    O Porto venceu o Bayern por 3-1 não há muitos anos (sim depois levou 6-1 quando jogámos sem os laterais titulares mas a vitória na 1ª mão ninguém nos tira) . . . e o Benfica nunca lhes venceu, o máximo que conseguiu foi estar cerca de 10/15 minutos com a eliminatória empatada.

    O Porto venceu o Basileia por 4-0. . . poucos anos depois o Benfica perde 5-0 contra eles.

    O Porto venceu o Leipzig por 3-1. . . e o Benfica algum tempo depois não lhes conseguiu ganhar ...ler comentário completo »
    HA
    Porto
    2021-09-16 11h10m por Halibut
    Espero que joguem com esta vontade toda na Liga, quanto aos jogadores o Zaidu cada vez mais prova que não tem qualidade nenhuma para ser titular e não sei porque insistem nele. . . Em Janeiro seria bom vendermos alguém de forma a que conseguíssemos contratar um central que concorra a sério com os titulares, nem quero ver se Pepe e Mbemba se lesionam. . . e no ataque é preciso mais poder de fogo, Taremi é bom jogador mas com alguém melhor a música era outra. .

    Diogo Costa est...ler comentário completo »
    MisticaEncarnad a
    2021-09-16 11h05m por Ultras-__FCP
    Verdade, o tempo passa a correr.
    Ultras-__FCP
    2021-09-16 11h00m por MisticaEncarnada
    Actualmente sim. Se bem que o título de 2004 daqui a uns anos já é "quase" século passado. Vão 17 anos, daqui a nada fechamos os olhos e são 25 ou 30.
    JS
    AcaroInformatic o
    2021-09-16 10h58m por jsilva77
    Opiniões são opiniões . . . As tuas não deixam de ser sempre muito personalizadas, sui generis, destoantes da generalidade até mesmo de pessoas do teu clube e mordazes de forma a poderem provocar sem ofender, quer adversários, quer os próprios adeptos do clube . . . Mas não passam disso mesmo, opiniões, venham muitas e diversificadas, é isto que faz o futebol o que é . . . com VAR ou sem VAR e, até te digo mais, o toque com a mão de Taremi é tão ao deleve, que ainda agora me tenho d...ler comentário completo »
    MisticaEncarnad a
    2021-09-16 10h54m por Ultras-__FCP
    Para o valor do título em si concordo, não faz diferença nenhuma, eu foi mais no sentido de comprovar a eficácia atual de cada um na Europa, nada a ver com o valor do título em si.
    Ultras-__FCP
    2021-09-16 10h52m por MisticaEncarnada
    Aí já não faço a diferença se foi há mais ou menos tempo. Para mim vale o mesmo. Se fôssemos por aí o Real Madrid não tinha 13 Champions. Tinha para aí 7.
    De resto, o que eu gostaria é que o Benfica passasse a fase de grupos este ano para começar a meter abaixo a mentalidade de coitadinhos que só fazem alguma coisa na Liga Europa. Um empate com o Dynamo (ou em linguagem de JJ, quase uma vitória) é que não ajuda.
    MisticaEncarnad a
    2021-09-16 10h44m por Ultras-__FCP
    Comentário sóbrio, como de costume. É inegável aquilo que o Porto tem feito na Champions nos últimos 20 anos, dizer que o Benfica fez o mesmo ou está ao mesmo nível não faz sentido por não ser factualmente verdade. Basta ir ano a ano, comparar o número de presenças e ver quantas vezes cada uma seguiu em frente na fase de grupos. Para além disso, um tem sete títulos ganhos, quase todos, relativamente recentemente, já os do Benfica foram ganhos a muito mais tempo. Não digo isto para ata...ler comentário completo »
    Ultras-__FCP
    2021-09-16 10h43m por MisticaEncarnada
    "Atualmente o Porto é a única equipa com estofo para estar na Champions, os resultados provam exatamente isso. "
    Disseste tudo. E eu não sou anti, gostava era que o Benfica fizesse mais e melhor porque tem recursos para isso.
    Nem vamos aos resultados sequer, basta comparar a postura. Mas já que falamos em resultados, se o Benfica tivesse no grupo do Porto na Champions acabava o grupo com 1 ou 2 pontos e em último lugar. O Porto com alguma sorte e competência ainda luta pel...ler comentário completo »
    AcaroInformatic o
    2021-09-16 10h39m por MisticaEncarnada
    Se eu fosse treinador de um clube internacional preferia jogar com o Benfica do que com o Porto em qualquer altura. Não tem a ver apenas com o treinador. Com o Jesualdo era assim, com o Villas Boas foi assim e com o Vitor Pereira e o Lopetegui não foi muito diferente. Na Champions o Porto leva as coisas a sério. A liderança vem de cima. No Benfica a liderança nos grandes momentos não existia.
    Quanto ao Porto não ganhar a este e àquele, eu não conto as coisas assim, a única coisa...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...