placardpt
    Portugal vence a Bielorússia

    Três pontos permanentes com brilho fugaz

    Portugal entrou com o pé direito na caminhada rumo ao Euro sub-21 de 2023, ao vencer a Bielorrússia por 1x0 no primeiro jogo, que marca também o início de um novo ciclo na seleção de Rui Jorge. O brilho foi efémero e quase resumido à primeira parte, mas os três pontos ficarão seguros na tabela, dando tempo a esta equipa de ganhar entrosamento e rotinas.

    Conto de Fábios

    Um aquecimento descontraído, ao som de Daft Punk e carregado de sorrisos confiantes, deu lugar a um apito inicial que trouxe seriedade e silêncio nas bancadas e relvado, como se do fado se tratasse. Não havia guitarra portuguesa e sim uma bola, que rolou no Estádio José Gomes para dar o pontapé de saída num novo ciclo da seleção sub-21.

    Quando os portugueses pediam um «conto de fadas», com um final mais feliz que o último, o narrador lançou-se a um evidente conto de Fábios. Silva o mais diferenciado no ataque, com constantes desmarcações e tentativas de finalização, enquanto que Vieira tentava fazer algo acontecer um pouco por todo o campo.

    Em destaque no primeiro tempo ©FPF
    O médio do FC Porto, experiente nestas andanças depois de ter sido eleito MVP do Euro 2021 da categoria, teve um jogo ao seu estilo. A urgência que o caracteriza motivou algumas perdas de bola, mas também foi a origem de quase todas as oportunidades de Portugal. O golo da sua autoria, aos 32 minutos, chegou de grande penalidade mas ilustra completamente o que tinha sido o seu jogo, com um excelente passe a isolar André Almeida (que sofreu a falta).

    Arrefecimento geral

    Com o 1x0 no marcador, o pé manteve-se no acelerador e a equipa de Rui Jorge a continuar a somar ocasiões de golo, frente a uma equipa bielorussa que apenas muito raramente conseguiu ligar três passes para sair do seu meio campo defensivo. Mas como nem tudo tinha contorno de fábula, o golo do conforto tardou em chegar, enquanto que o volume de ocasiões também ia reduzido.

    O selecionador nacional optou por mexer na equipa, trocando o losango de meio campo por um mais tradicional 4-3-3, com Francisco Conceição e Gonçalo Borges a entrarem para as duas faixas. O resultado não foi o pretendido e as qualidade do jogo português desceu consideravelmente.

    809 adeptos no Estádio José Gomes ©FPF
    Oportunidades de golo só voltaram a ser vislumbradas na reta final do jogo, com remates de Conceição, Paulo Bernardo e Vitinha, mas chegaram numa hora em que o controlo luso já não era tão evidente. A Bielorrússia, tão silenciosa durante quase todo o jogo, protagonizou uma berrante oportunidade na reta final do jogo, no seguimento de um canto.

    O barulho assustou mas foi apenas isso, num jogo que só terminaria depois de Gonçalo Ramos ficar a centímetros do tão procurado 2x0. Um início desapontante em termos de números, mas eficaz, com Portugal a colocar os seus primeiros três pontos na tabela.

    U Segunda, 06 Setembro 2021 - 19:00
    Estádio José Gomes
    Christian-Petru Ciochirca
    1-0
    Fábio Vieira 32' (g.p.)
    Estádio José Gomes
    Lotação9 800
    Medidas105x68
    Inauguração1957
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo 4
    A Chave

    Minuto 32': O passe de Fábio Vieira é meio golo e acaba por gerar uma grande penalidade que o próprio converte.

    O Árbitro

    Teve mais trabalho com as bolas não completamente cheias que conseguiam chegar ao relvado do que propriamente com os seus deveres principais. Penálti bem assinalado.

    O Melhor
    Técnica dominante

    São os mesmos suspeitos. Fábio Vieira e Vitinha, principalmente, mas agora acompanhados de outros jogadores capazes de desequilibrar através de técnica e inteligência, em oposição a atributos físicos. Portugal foi absolutamente dominante com bola graças a esta capacidade, ficando a faltar apenas a finalização e, em certos momentos, a decisão mais corretados avançados.

    O Pior
    Passividade final

    Portugal não conseguiu chegar ao segundo golo no momento em que várias oportunidades foram criadas, mas nada justifica a passividade verificada no final do jogo a nível defensivo. Depois de controlar, com bola, um jogo inteiro, os jovens lusos começaram a arriscar muito mais nos últimos instantes, desnecessariamente, deixando a via aberta para contra-ataques bielorrussos.

    Forma
    Portugal
    2021/2022
    1J
    1V
    0E
    0D
    1-0G
    Bielorússia
    2021
    9J
    2V
    2E
    5D
    15-21G

    Fotografias(15)

    Qualificação Euro 2023 sub-21: Portugal x Bielorrússia
    Qualificação Euro 2023 sub-21: Portugal x Bielorrússia
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    BIELORRÚSSIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    AS
    TSG_Hoffenheim_ 1899
    2021-09-07 11h13m por ASNL
    Tirando o André Silva, indique-me por favor que grande craque é que deixamos fugir e onde joga ele agora? Há o Bruno Costa que ainda fez parte desse plantel e que agora está na equipa A, mas na minha opinião e na de muitos, está longe de ser um craque, aliás muitos querem-no fora da equipa. Aquele título muito se deveu a uns bons alas, um avançado acima do nível da segunda liga (aliás quando ele ingressou na equipa A, a equipa B teve mais dificuldade) e um treinador de nível claramente su...ler comentário completo »
    Fábio Vieira
    2021-09-07 10h41m por Ultras-__FCP
    Vai renovar, mas é sempre bom ver os rivais a salivar por ele.
    MI
    RJAR8
    2021-09-07 03h08m por migueldias18
    Estava a pensar nisso também. . . Estando tão próximo de poder assinar por outros clubes não sei se ele decide saltar já para fora de Portugal, até porque o mercado não deve ser enorme devido a não ter muitos minutos na equipa principal. No entanto, o Amorim não parece gostar de abdicar tanto dos 3 centrais como dos 3 atacantes e por isso não sei se o Fábio encaixava muito bem no Sporting. Mas acho que somos capazes de ver o Fábio no Sporting ou mesmo no Braga.

    Como sporting...ler comentário completo »
    RJ
    2021-09-07 00h00m por RJAR8
    Fábio Vieira no Sporting…

    Leram aqui primeiro
    Vitinha
    2021-09-06 22h53m por VerdeRubro
    Tem um potencial enormíssimo, pena ainda estar amarrado ao Porto por mais 3 anos, será um crime não dar seguimento a uma pérola destas.
    O Fábio Vieira tem mais sorte, pois daqui a 3 meses poderá decidir o seu futuro num clube que aproveite o seu valor.
    RA
    Vitinha ´recambiado do Wolves
    2021-09-06 22h24m por ra1620
    mas em sub-21 continua a ser craque.
    Geração sub 21
    2021-09-06 22h23m por petitor
    Bons jogadores, com excelente qualidade, gosto muito do central Eduardo Quaresma e Tiago Djalo.
    Gostei do 6 do Guimarães e acho sinceramente que o André Almeida é grande jogador.

    Agora falando dos jogadores do meu clube acho que Vitinha é Fábio Viera são muito bons têm que ter mais minutos e não devem sair, aliás devem renovar e aumentar as suas cláusulas.

    Penso que temos de parar de jogar com 2 PL, basta Taremi na frente.
    Fábio Vieira atrás do...ler comentário completo »
    Sub 21
    2021-09-06 22h08m por Futebool
    Vitinha é um craque. João mario e Fábio Vieira bem tambem. O Almeida também me parece que pode dar o salto entretanto. Não gostei do Handel nem do Borges, este com alguma tecnica mas sem dar seguimento. . .
    RA
    Fabio Silva "blá, blá, blá"
    2021-09-06 21h52m por ra1620
    Golos é que não.
    Jogo
    2021-09-06 21h14m por LoboDasNeves
    Não vou cair no clichê de falar nos meninos do costume ou de o facto de me irritar profundamente de apenas vê-los a fazer 90m uma vez por mês quando mais que mereciam fazê-lo semanalmente.
    Só pra dizer que o Almeida do Vitória a continuar assim a nivel qualitativo não deve ficar muito tempo por terras vimaranenses que pés de veludo⭐
    Portugal S21
    2021-09-06 21h13m por slbmeireles
    Bom jogo controlado do principio ao fim, mas falta ali melhor definição quando se chega á área.

    Vitinha e Fábio Vieira cada vez mais nota-se que estão a um patamar acima dos restantes. O Porto devia de apostar mais esta época nestes dois jogadores.
    João Mário também está a se fazer um bom lateral.
    Sou benfiquista mas á que reconhecer a qualidade dos jovens do Porto que estão a aparecer.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    LEI 0-1 PEN em direto!
    Cartão vermelho para Bryan Róchez (UD Leiria) Acompanhe aqui o UD Leiria x FC Penafiel em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.