placardpt
    Portugal defronta Azerbaijão em Baku

    Da teoria à prática

    Do Algarve para a Hungria, de Debrecen para Baku, capital do Azerbaijão, onde Portugal joga o último de três partidas nesta janela de setembro para os compromissos das seleções, dois deles a contar para o apuramento para o Campeonato do Mundo de 2022.

    Apuramento WC2022 - UEFA

    Azerbaijão Azerbaijão
          4J  0V 1E 3D (3-6)
          Forma: DDDE
          WCQ: Portugal (C) 07/09
    Portugal Portugal
          4J  3V 1E 0D (8-4)
          Forma: VEVV
          WCQ: Azerbaijão (F) 07/09
    Após o encontro particular contra o Catar (1x3), que permitiu a Fernando Santos testar o 4x4x2, sem o capitão Cristiano, fora das opções devido a castigo, a equipa das quinas mede forças com o último classificado do Grupo A, que contabiliza apenas um ponto em quatro jornadas, curiosamente na última, frente à República da Irlanda (1x1), que tanto trabalho deu a Portugal.

    Pese a condição de ser último, é bom não esquecer que este Azerbaijão, orientado por um italiano, criou muitas dificuldades a Portugal na primeira volta, com a seleção portuguesa apenas a conseguir desfazer o nulo graças a um auto-golo, numa vitória pela margem mínima, algo que tem sido um habitué no conjunto azeri. Ou seja, três derrotas pela margem mínima e o tal empate com a Irlanda é o saldo de uma seleção que sabe complicar (e de que maneira!) a tarefa aos adversários.

    Ainda assim, Portugal dispõe de armas mais do que suficientes para encarar este duelo com otimismo. Mesmo sem Cristiano, Fernando Santos tem à sua disposição um grupo de jogadores que permite várias soluções. Do 4x3x3 ao 4x4x2, com jogadores que, mediante as suas diferenças, permitem várias formas de ferir o adversário.

    Vitamina P

    Cristiano deixou a comitiva lusa no dia seguinte ao triunfo com a República da Irlanda, onde viu o amarelo que o deixou de fora do desafio em Baku, sendo baixa de relevo nas opções do selecionador. Mas pode não ser o único.

    Palhinha está em dúvida para o jogo ©Kapta+
    João Palhinha e Pepe viajaram com a equipa para a capital do Azerbaijão, mas estão a contas com alguns problemas físicos e a sua presença não é, de todo, garantida. A dupla tem vindo a trabalhar com limitações e só mais perto da hora do jogo será possível perceber se estão (ou não) em condições para ajudarem Portugal.

    De resto, outra das principais dúvidas prende-se com a forma como o Engenheiro vai montar o ataque. André Silva parece o nome mais consensual para assumir a frente de ataque, havendo a possibilidade de jogar acompanhado. Trincão, Guedes e Jota... Para todos os gostos. Todas as dores de cabeça fossem deste tipo.

    Contas feitas, não há grandes dúvidas de que o favoritismo está do lado de Portugal, pelo menos no plano teórico, mas é preciso passar da teoria à prática, com os olhos postos no primeiro lugar.

    U Terça, 07 Setembro 2021 - 17:00
    Baku Olympic Stadium
    Marco Guida
    0-3
    Bernardo Silva 26'
    André Silva 31'
    Diogo Jota 75'
    Baku Olympic Stadium
    Lotação68 195
    Medidas-
    Inauguração2015
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo AJornada 6
    Convocatória
    Azerbaijão
    Portugal
    R Castigos

    Anton Krivotsyuk

    Cristiano Ronaldo

    a Lesionados
    [não há registo]

    Pepe e Palhinha (em dúvida)

    p Restrições
    [não há registo]
    [não há registo]
    R Em risco
    [não há registo]
    [não há registo]
    w Outros convocados
    [não há registo]
    [não há registo]
    Forma
    Azerbaijão
    2021/2022
    Portugal
    2021/2022
    A diferença passa por...
    Azerbaijão
    Consistência

    A seleção azeri contabiliza apenas um ponto nesta fase de qualificação, conquistado frente à República da Irlanda, mas importa salientar que a equipa comandada pelo italiano De Biasi é a segunda defesa menos batida do grupo A, num sinal claro de rigor e consistência no capítulo defensivo.

    Portugal
    Qualidade

    Mesmo sem a presença de Cristiano Ronaldo, que cumpre castigo, Portugal apresenta-se em Baku recheado de qualidade individual e, por consequência, coletiva. Este é um dos fatores que distingue Portugal do próximo adversário, o Azerbaijão.

    Confrontos

    Golos
    Resultados

    Estatísticas (Apuramento WC2022 - UEFA)

    AzerbaijãoPortugal
    85Posição27
    81Pontos107
    83Golos marcados87
    86Golos sofridos47
    4
    Jogos
    4
    3
    Golos Marcados
    3

    Fotografias(33)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    AZERBAIJÃO
    EMPATE
    PORTUGAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    3D
    B. Fernandes
    2021-09-07 18h49m por 3dA
    Está a ser o melhor em campo. Porquê? Ausência de Ronaldo. Não porque Ronaldo seja o ''culpado'', mas porque B. Fernandes é um líder e precisa de ser a referência da equipa em campo para mostrar a sua melhor versão, gosta da pressão e da responsabilidade de ter que ser ele a assumir (como fazia no Sporting e faz no Man United). Com a presença de Ronaldo, não assume essa responsabilidade.

    Ronaldo será sempre o meu ídolo no futebol mas parece cada vez mais evidente que, sem...ler comentário completo »
    RU
    Sem ronaldomanias Portugal da show
    2021-09-07 18h06m por ruteso
    Melhor exibição de sempre de b. fernandrs na selecção, como dizem na antena 1 está é a melhor exibição de Portugal nos últimos 2 anos. . .
    Como esperado como eu e muitos dizemos sem ronaldo ganhamos uma equipa, inacreditável o a vontade com que jogam Bernardo e Bruno sem estar a vedeta a atrapalhar, e sem ter que passar a bola ao individualista. . .
    Como já disse é pena ver um jogador estragar uma selecção de luxo como a que têm Portugal.
    RU
    Melhor exibição como esperado
    2021-09-07 18h02m por ruteso
    Sem a vedeta Ronaldo já toda gente que percebe de futebol sabia que íamos jogar melhor. . .
    GS
    Portugal
    2021-09-07 10h34m por GSCGrandeamor
    No jogo com a Rep. Irlanda disse que íamos ganhar 3-0 e sem grandes dificuldades, contudo não correu nada como esperava.
    Estava na esperança que o Fernando Santos tivesse melhorado e aproveitado os jogadores que tem, mas não continua tudo na mesma.

    Hoje com o Azerbaijão, apenas espero ganhar. Jogar bem já sei que não vai acontecer, golear também não me parece. Importante é ganhar.

    Força Portugal!!!!

    Saudações

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Benfica
    Médio fez antevisão do Marseille
    João Neves concedeu uma entrevista à UEFA, em jeito de antevisão do jogo com o Marseille, referente à 2ª mão dos quartos de final da Liga Europa, onde recordou ...