placardpt
    História
    Clubes

    Larne

    Texto por Ricardo Miguel Gonçalves
    l0
    E1

    No distante ano de 1889, W. N. Brown, L. Jackson Holmes e o reverendo Turner juntaram-se para assistir ao jogo de futebol entre a destilaria local e a guarda negra do exército. Esse duelo, de enorme inspiração para o trio, motivou uma reunião com outras 23 pessoas que formaram um comité e fundaram o Larne Football Club.

    O pontapé de saída

    No início da sua longa história, o Larne não tinha uma grande quantidade de adversários possíveis. Jogava mais frequentemente com clubes como o Ballycare e o Ficherwick, na sua casa inicial de Sandy Bay.

    Mais tarde, depois de ter disparado o interesse pelo futebol na localidade, o clube mudou-se para Laharna Park por não ter dinheiro para construir um muro de perímetro em Sandy Bay. Isso coincidiu com a época em que foi formado um segundo clube na zona, o Larne Olympic. 

    @Larne FC
    Com um maior número de clubes na zona, foi formada a East Antrim Junior League, onde o Larne FC competiu. O primeiro grande sucesso chegou em 1901, com a conquista da IFA Junior Cup, à qual ainda adicionaram uma Steel & Sons Cup e uma Intemediate Cup.

    Pós-guerra e... pós-guerra

    A grande guerra motivou um hiato no futebol, com o clube a encerrar as atividades até ao final do conflito. A reabertura foi com novas portas, pois o fim da guerra trouxe um novo lar para o clube. O Larne mudou-se para um parque público que pertencera à Legião Britânica e passado para o Conselho Urbano de Larne. Esses terrenos eram coloquialmente conhecidos como The Legion, mas agora atendem pelo nome de Inver Park.

    Em 1923 inicia-se no futebol sénior - neste caso não em termos de idade, mas como parte do sistema do futebol norte-irlandês, que se divide em júnior, intermédio e sénior, dependendo do profissionalismo e divisão - com impacto imediato no futebol do país. Em 1928, apenas cinco anos depois de iniciar a sua campanha, disputou pela primeira vez a final da Taça da Irlanda. Perdeu, tal como voltaria a perder em 1935, e pouco depois chegou a Segunda Guerra Mundial, que novamente abalou o clube.

    A Segunda Guerra Mundial motivou a exclusão do Larne de uma liga composta por clubes de Belfast, e por isso o Larne Olympic tornou-se no clube grande da cidade, até que os vermelhos se juntaram à nova Liga Intermediária e começaram a experienciar algum sucesso, com a conquista da Ulster Cup, a Intermediate Cup e duas Steels & Sons Cup, para além de dois títulos na Divisão B.

    Ascensão e queda

    O clube dominou o futebol intermediário nos anos 60, vencendo a Divisão B oito vezes em nove anos, entre 1963 e 1972, e trazendo a Steel & Sons Cup para casa cinco vezes no mesmo período. Venceu ainda a Taça Intermediária em 1970.

    Como resultado da saída de Derry City da Liga irlandesa de futebol, Larne foi admitido no futebol sénior mais uma vez em 1972 e fez várias aparições nas semifinais da Taça da Irlanda sem nunca chegar a uma final.

    Não foi até Paul Malone ser nomeado treinador-jogador em 1984 que os Inver Reds, como eram apelidados, começaram a impressionar, terminando em quarto lugar na liga. Foi nas Taças que Larne progrediu, chegando a uma série de finais e semifinais, incluindo a derrota nas Finais da Taça da Irlanda em 87 e 89. A glória deste período veio em 1987, quando o capitão Paul Carland ergueu a segunda Copa Ulster de Larne após um Vitória por 2-1 sobre o Coleraine.

    Malone deixou o clube em 1991 e Larne caiu em declínio, culminando com a despromoção para a nova Primeira Divisão em 1995. O clube lutou para ser competitivo e sobreviver no final dos anos 90, até que Tommy Kincaid assumiu o comando em 2001.

    Século XXI

    Com Kincaid, o Larne foi novamente promovido ao principal escalão em 2003, no mesmo ano em que foi à final da Taça da Liga, que perdeu nas grandes penalidades frente ao Cliftonville. Dois anos depois voltou a estar numa final (neste caso da Taça) e voltou a perder, já com Jimmy McGeough no comando.

    O Larne continuou a passar por uma sucessão de treinadores e evitou por pouco o rebaixamento neste período, até que uma reestruturação da liga acabou por despromover o Larne para o futebol intermediário novamente.

    Após uns anos recentes de maior instabilidade, Kenny Bruce investiu no clube que alternava entre o Championship (segundo escalão) e o futebol intermédio. Bruce investiu  dentro e fora do campo, que passava a incluir uma nova superfície artificial de última geração, holofotes e renovação do terreno, bem como uma série de contratações de grande calibre para a equipa.

    O retorno ao investimento tem sido tremendo, com o Estádio a encher frequentemente e a equipa a fixar-se no topo do futebol norte-irlandês depois de vencer o Championship em 2018/19 sob o comando de Tiernan Lynch, o mesmo treinador que comandou o Larne a um sexto e posterior quarto lugar no regresso ao principal escalão, com este último a ser acompanhado numa vitória nos play-offs de acesso à nova UEFA Conference League.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    f1950
    2021-08-05 13h10m por marcelinoSF
    o campeonato da Irlanda do norte é o segundo mais antigo do mundo atrás do inglês.
    portanto não é de admirar que há clubes norte-irlandeses muito antigos
    Linfield 1886
    Glentoran 1882
    Lisburn Distillery 1880
    Cliftonville 1879
    Obrigado ZZ
    2021-08-05 11h18m por f1950
    Enquanto nos principais noticiários o jogo de hoje nem é referido, vocês fazem isto. Aqui se vê porque é cada vez mais reconhecido!
    Quanto ao Larne fiquei surpreendido quando vi a sua data de fundação, estará no top 10/15 de clubes mais antigos do mundo?
    Tópicos Relacionados
    Equipa