placardpt
    Benfica vence na Rússia

    Descongestionar o espaço aéreo para o play-off

    2021/08/04 19:57

    O SL Benfica está em vantagem na eliminatória diante do Spartak Moscovo de Rui Vitória depois de bater os russos, na Otkrytie Arena, por 0x2. As águias rubricaram uma exibição sólida, eficaz e com personalidade, algo que não tinha sido demonstrado nos particulares anteriores. O conjunto orientado por Jorge Jesus, que surpreendeu ao usar o sistema de três defesas, foi globalmente superior, tendo confirmado esse maior domínio na segunda parte. O Spartak, por sua vez, criou alguns problemas na primeira parte, mas acusou o golo de Rafa em demasia e caiu drasticamente de produção, mostrando os já conhecidos erros coletivos que foram aproveitados pelo adversário. Por outro lado, Jorge Jesus somou a 14ª vitória sobre o homólogo Rui Vitória.

    Mais domínio, mas nenhum proveito

    Na antecâmara da partida, o zerozero lançou alguns artigos sobre o Spartak Moscovo e a sua forma de jogar e alertou, precisamente, para o muito espaço existente entre os setores. Nesse capítulo, o Benfica foi astuto e percebeu onde estavam as maiores falhas do adversário que, com a presença do holandês Hendrix no meio-campo, mostrou uma versão mais cautelosa.

    Os encarnados conseguiram ser eficazes no momento da transição (ofensiva) e criaram, por quatro vezes, situações de grande perigo, quer através de ataques rápidos ou posicionais. O certo é que sempre que Rafa acelerou e Pizzi apareceu entre linhas, os russos tremeram. O primeiro esteve perto de marcar de trivela e o segundo falhou um lance clamoroso (o outro foi intercetado), mas foi Diogo Gonçalves que obrigou Maksimenko a intervenção apertada na sequência de um excelente envolvimento coletivo.

    O Spartak, no entanto, optou por explorar a ala esquerda e a velocidade de Ayrton para criar perigo. Larsson surgiu isolado e deu o primeiro aviso, mas o lateral brasileiro conseguiu galgar metros com facilidade, criando desequilíbrios constantes e obrigando a uma maior solidariedade defensiva por parte das águias.

    Na zona nevrálgica, os russos não foram superiores. Sobolev, sempre bem vigiado, não esteve confortável nem pelo ar e, à exceção das bolas paradas, só um remate de Umyarov assustou verdadeiramente, com Odysseas a responder positivamente a todas as tentativas que apareceram no seu caminho numa primeira parte marcada, também, pela lesão de Seferovic.

    Marcar cedo e cedo controlar...

    ... Dá segurança e mais lucidez para ampliar. Exemplo disso foi, precisamente, a entrada a matar. Bastaram sensivelmente cinco minutos para o Benfica fazer o que parecia cada vez mais difícil. Rafa, claro está, aproveitou um passe de João Mário e, dentro da área, não deu qualquer hipótese de defesa ao guarda-redes contrário.

    Chegar à vantagem nesse período tão específico deu o conforto pretendido para as águias que, com o passar do tempo, até podiam ter alargado o resultado. No entanto, não se livraram de alguns sustos, visto que Rui Vitória foi efetuando alterações ofensivas para dar mais algum atrevimento no último terço.

    A sensação, ainda assim, era a de que o Benfica estava sempre mais perto do 0x2. A forma como a equipa conseguia variar e imprimir fluidez na circulação - a dupla Weigl-João Mário esteve excelente - dava a entender que um novo golo estava à espreita.

    Para espanto, e aproveitando um momento de clara desatenção defensiva do Spartak, Gilberto, recém-entrado, furou e atirou para o segundo do encontro, dando a tão ansiada serenidade a um Benfica bem lançado para a próxima fase da competição.

    U Quarta, 04 Agosto 2021 - 18:00
    Otkrytie Arena
    Srdjan Jovanovic
    0-2
    Rafa Silva 51'
    Gilberto 74'
    Otkrytie Arena
    Lotação45 360
    Medidas105x68m
    Inauguração2014
    Fase3ª Pré-Eliminatória
    Mão1ª Mão
    A Chave

    O golo de Rafa aos 50 minutos: Foi a partir daí que o Benfica conseguiu serenar e controlar o jogo com grande eficácia, tendo ficado mais perto da vitória.

    O Árbitro

    Arbitragem globalmente positiva. No entanto, vários lances de mão na bola na área russa poderiam ter tido outra leitura.

    O Melhor
    A exibição encarnada

    Classe, personalidade e eficácia. Foi uma boa forma do Benfica se estrear oficialmente na temporada, colocando-se em ótima posição para atingir o play-off da Liga dos Campeões. 

    O Pior
    A queda russa na segunda parte

    É um pouco difícil de compreender a forma como o Spartak se deixou abater pelo primeiro golo sofrido. Para além disso, os problemas defensivos (e coletivos) voltaram a saltar à vista e foram bem explorados pelo adversário.

    Forma
    Spartak Moskva
    2021/2022
    3J
    1V
    0E
    2D
    1-3G
    Benfica
    2021/2022
    1J
    1V
    0E
    0D
    2-0G
    Sabia que...by playmaker stats
    Nos 5 últimos jogos entre os 2 treinadores, registaram-se 2 vitórias de Rui Vitória e 3 empates
    Jorge Jesus volta a vencer Rui Vitória: a sua última vitória tinha sido em novembro de 2016, pelo Sporting, na Taça Portugal
    Nas 6 eliminatórias europeias em que perdeu em casa na 1.ª mão, o Spartak foi sempre eliminado
    Em 20 eliminatórias europeias em que venceu fora na 1.ª mão, o Benfica só por uma vez não se qualificou: em 1968/69, frente ao Ajax (ganhou 1-3 fora, perdeu pelo memo resultado em casa e foi eliminado no jogo de desempate)
    Quase 5 anos depois, o Benfica termina um jogo fora de casa nas competições europeias sem golos sofridos:
    outubro 2016 Dynamo Kyiv
    agosto 2021 Spartak
    3.ª vitória do Benfica na Rússia:
    1996 Lokomotiv, 2-3
    2016 Zenit, 1-2
    2021 Spartak, 0-2
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPARTAK MOSKVA
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Não houve quebra nenhuma
    2021-08-05 15h44m por ricardojsa17
    Para aqueles que falam em quebra na parte não percebem nada de bola , a única diferença foi que o Benfica marcou golo , na primeira parte falhou no mínimo outros dois golos .
    Não foi nenhum super jogo mas foi um bom jogo , temos ainda muito para melhorar .
    Carrega Benfica !
    Sempre !
    AS
    TAARBT
    2021-08-05 11h27m por AsMo
    o João Mário encaixa muito bem na equipa e com Gabriel incrivelmente em baixo de forma e um Tino desmotivado , está encontrado o meio campo.
    Taarbt, e Sferovic, vendidos já vão tarde, são muito fraquinhos.
    Em relação ao jogo, até que enfim uma exibição à Benfica de jj da primeira passagem dele na Luz, e desenganem-se pois este spartak não é tão fraco como parece, a verdade é que este benfica carbura e de que maneira, cheira-me a rolo compressor com o yaranchuck a desbastar :-)))
    Benfica
    2021-08-05 09h16m por DepoisPago
    Não jogou mal mas tmbm acho que não jogaram assim tao bem como querem pintar mas pronto pelo menos viram se algumas jogadas tabelas coisas que raramente se viam em muitos jogos mas ainda há muito a melhorar e o spartak ontem teve uma sombra do que pode ser principalmente na 2 parte se tem a ver com director ou n. . . Mas notasse a diferença da equipa sem Promes
    Sporting-Potent e
    2021-08-05 09h14m por GoldenBoy3095
    Não me faças rir a esta hora, ainda é cedo. Mas se queres reconhecimento enquanto humorista, certamente que toda a gente te o dará.
    Spartak Fraquinho
    2021-08-05 08h54m por Sporting-Potente
    A equipa Russa parecia uma equipa do nosso INATEL, ou 3a divisão, jogando contra outra equipa cheia de sorte e do mesmo nível onde a estrelinha da sorte ditou o resultado com 2 golos banais que não convenceram ninguém. Grande desiluzão para quem gosta e está habituado a ver excelentes jogos do desporto Rei praticado pela minha equipa o GRANDE SPORTING, futuro campeão Europeu.
    NA
    A história do costume
    2021-08-05 07h32m por naoacreditoemsantos
    Quando as coisas correm bem ao Benfica aparecem os comentários relativos ao passado com contas de mau merceeiro a sofrer de alzheimer. Nem se lembram que o Benfica abdicou de lutar por um possível penta vá-se lá saber porquê. . .
    Benfica
    2021-08-05 07h31m por zlatan_21
    Gostei do primeiro jogo, ainda que na defesa tenham havido algumas falhas que poderiam ter sido fatais. Contudo, ainda está a época a começar.

    Dupla Weigl/João Mário esteve bastante bem, assim como o Lucas Veríssimo, mas não lhe dava "prata" pois teve erros infantis que não foram bem aproveitados pelo adversário.

    Muitos davam o Spartak como o claro vencedor mas o Benfica confirmou o seu favoritismo e venceu bem e tranquilamente. Agora, preparar bem o jogo da Liga e depois sim pensar na segunda mão.
    EddyParera
    2021-08-05 01h55m por ReturnoftheEagle
    Pois, é amadorismo total. O plantel em si já não tem nível para mais do que a Liga Europa, mas os dirigentes então são bons para a distrital. Quanto ao Rui Vitória, foi ganhar o dele, se a coisa não correr bem e o quiserem despedir é só exigir aquilo que lhe seria devido. Desportivamente é que pode não fazer lá muito bem (à sua reputação), mas sendo a liga russa fraca como é, talvez este Spartak possa ambicionar novamente um lugar no pódio (pelo título não luta, o Zenit não dá hipótese).
    AteOBragaMarcar
    2021-08-05 01h05m por Chama_Gloriosa
    Não estou a falar de minoria, estou a falar dele CONCRETAMENTE. Eu não disse que era por ele incendiar o futebol Português que fazia dele ladrão, vai ler corretamente o que escrevi.

    "E foi isso que disseste aos teus amigos no Dezembro desse ano. O Tetracampeão "em titulo" ter essa campanha vergonhosa tendo em conta que metade (ou mais) do 11 benfiquista era titularissimo no Basel e no CSKA eu se fosse vosso adepto nao reagiria assim. " - Foi o que disse em Dezembro e já antes...ler comentário completo »
    AteOBragaMarcar
    2021-08-05 00h27m por JiLVicente
    Depois do Var

    Porto 2x campeão
    Benfica 1x
    Sporting 1x

    Em 4 anos tiraste muito rápido as conclusões, neste caso as que te que te convém, os fanáticos são assim.
    FO
    Minnowkr
    2021-08-05 00h22m por Formiga1979
    Isso da intensidade é muito relativo. . . mais vale um jogador que corre pouco, mas bem, do que um que passa o jogo todo a correr e acaba por estar muitas vezes fora do sítio certo.
    Embora, muitas vezes, os adeptos gostam de ver um jogador que corre muito e/ou que faz "malabarismos" com a bola, pois acham que esses é que são bons. Mas jogar futebol é (muito) diferente de jogar à bola. . .
    Contrariamente a muitos adeptos do meu clube, infelizmente, acho que o Sporting vai ...ler comentário completo »
    AteOBragaMarcar
    2021-08-05 00h21m por JiLVicente
    Depois do apito dourado o Porto viu a hegemonia evaporar-se e começou a ganhar bem menos.
    O Sporting depois do Salazar habitou-se a ser campeão de 18 em 18 anos.
    PE
    Formiga1979
    2021-08-05 00h16m por PeterSundays
    Elogiei-o como elogiei a sua contratação. Aliás, houve por aí um comentador que até gozou com o meu comentário na altura. Mas tenho que concordar que basta um jogo bom e de repente os críticos "desapareceram".

    Mas pronto, hoje também vi por aí comentarem que o Rafa era um dos piores do onze previsto pelo zerozero, apenas superado por Gilberto. . . enfim, há que aceitar as mais diversas opiniões, ainda que não tenham fundamento algum. . .
    Chama_Gloriosa
    2021-08-05 00h14m por AteOBragaMarcar
    "Nós dizemos cobras e lagartos do PdC apenas por ele atacar o Sul de Portugal e promover o ódio a Lisboa" Uma minoria talvez porque criticar Lisboa não faz dele "corrupto" e "ladrão".

    "Os zero pontos na Champions foram obtidos numa época em que o Benfica estava fraco e não ganhou o campeonato(2017/2018). Aliás, desde 2017, o Benfica começou a ficar mais fraco também por causa do desinvestimento na equipa"
    E foi isso que disseste aos teus amigos no Dezembro desse ano. ...ler comentário completo »
    Formiga
    2021-08-05 00h08m por Minnowkr
    E depois se juntares o João Mário ao Weigl que também é raríssimo perder a bola, ficas com um meio campo top a nível de circulação de bola.

    A única coisa que acho que o pessoal incluindo eu criticava nele, era ser um jogador que faltava a intensidade especialmente a defender. Mas é óbvio que a sua vinda é um claro upgrade a Taarabt e Gabriel.
    FO
    João Mário
    2021-08-04 23h51m por Formiga1979
    Epá, tantos comentários a elogiar o João Mário, quando ainda há poucos dias era considerado de flop e afins. . .
    O João Mário é (e sempre foi) um craque. . . apenas era criticado por ser do Sporting!!!
    O meio-campo do Benfica com o João Mário fica logo mais forte. . . ele tem muito critério e raramente perde a bola. E se o meio-campo não perde a bola, está mais próximo de criar perigo e impedir ataques rápidos dos adversários
    ReturnoftheEagl e
    2021-08-04 23h42m por EddyParera
    [. . . ] ? Quem é [. . . ] que acha que o intervalo de um jogo de uma pré-eliminatória de acesso à Champions é a melhor altura para comunicar que ia embora do clube?
    Melhor para nós, mas é coisa de amadores.

    Ai Rui Vitória, onde te foste meter. . .
    Mto razoável. . .
    2021-08-04 23h39m por yellow_ledbetter
    Numa coisa o slb tem tdo a seu favor - a eliminatória ficou bem encaminhada, até pq deu 1 ideia geral da qualidade do spartak - mediana.
    N pode haver deslumbramento, vantagem de 2 golos é mto bom, mas há jogos em q tudo corre mal, e a ver as penalizações q levámos deste 1ºjogo - diga-se com franqueza, podiam ter sido 5 ou 6 dadas as ocasiões + penaltis n marcados - isto já podia ter ultrapassado, o pizzi hj falhou mto o remate, logo aquilo q ele é o melhor da equipa e a sua maior ...ler comentário completo »
    Sempre foi e será
    2021-08-04 23h34m por voltou_apito_dourado
    Bons avançados ganham jogos
    Bons defesas ganham campeonatos.
    Temos avançados a mais! E laterais a menos
    AteOBragaMarcar
    2021-08-04 23h33m por JiLVicente
    O Pinto da Costa absolvido?
    Só não sei porque veio se esconder num hotel de Viana do Castelo e depois só parou em Espanha sabendo que a PJ ia bater-lhe à porta de casa.

    Só mais uma coisa, eu conheço o Carlos Calheiros por isso é melhor ficarmos por aqui.
    Penso que
    2021-08-04 23h05m por ReturnoftheEagle
    https://www. abola. pt/nnh/2021-08-04/russia-diret or-do-spartak-anunciou-saida-a o-intervalo-do-jogo/900039
    Isto explica (em parte) a quebra súbita do Spartak na segunda parte.
    AteOBragaMarcar
    2021-08-04 23h00m por odiablored
    "E o Treta campeão sair na fase de um grupo de caracácá da LC com ZERO pontos"

    Durante o tetra o Benfica não só não fez zero pontos como fez foi aos quartos de final discutindo a eliminatória ate ao fim com o Bayern(no primeiro ano de Rui Vitoria) e depois no ano seguinte foi aos oitavos contra o Dortmund em que vence em casa e acaba por ser eliminado na Alemanha
    AteOBragaMarcar
    2021-08-04 22h50m por Chama_Gloriosa
    "Onde há fumo há fogo, o PdC tambem foi absolvido de muitas coisas que foi acusado e voces dizem cobras e lagartos do homem. E o Treta campeão sair na fase de um grupo de caracácá da LC com ZERO pontos não sossega em nada essas suspeitas. " - O PdC foi absolvido APENAS porque as escutas não podiam servir como prova, não porque não fossem verdadeiras nem quisessem dizer aquilo que queriam. No caso do Benfica, foi uns emails que foram truncados quando lidos, não tendo sido lidos integralment...ler comentário completo »
    AJcompsHD2
    2021-08-04 22h43m por AteOBragaMarcar
    Não sei se o problema do Spartak é ter uma equipa fraca ou se é o facto de não terem treinador
    AJ
    Benfica
    2021-08-04 22h39m por AJcompsHD2
    Estava a espera de mais um falhanço do Benfica na europa, mas jogaram bastante bem. Não estou a tirar o mérito ao Benfica, mas este Spartak é muito fraquinho. Têm 2 ou 3 bons jogadores, mas coletivamente não valem nadinha.
    PSV vs Benfica, isto sim, é uma eliminatória que tem tudo para ser mais equilibrada.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Lista do CIES inclui Mateus Fernandes e Gustavo Sá
    João Neves é o jogador sub-20 com mais minutos disputados ao longo do último ano, segundo o mais recente relatório do CIES Football Observatory. O médio do ...