placardpt
      A análise ao Boavista

      Projeto axadrezado falhou e agora é hora da remodelação

      2021/08/02 15:27
      Francisco Paulo Carvalho

      Com o início do Campeonato marcado para o próximo fim de semana, está na altura de conhecer todas as 18 equipas que vão participar no principal escalão do futebol português. Durante os dias que antecedem o pontapé de partida, o zerozero apresenta-lhe o perfil de cada equipa, assim como a sua figura e técnico.

      Na temporada passada, o histórico Boavista viu chegar o dinheiro de investidores franceses ao clube e, com ele, o entusiasmo para aquilo que se esperava uma grande temporada e, quiçá, o regresso às competições europeias, mas, apesar das muitas contratações, o projeto acabou por fracassar e os axadrezados estiveram até ao último suspiro a lutar para não descer de divisão.

      Face a essa desilusão, esta pré-temporada foi completamente diferente no Boavista. Chegaram poucos, saíram muitos e a aposta na prata da casa está a intensificar-se. Contudo, o objetivo da manutenção não muda e o objetivo passa por consegui-lo de forma muito mais tranquila que na época passada, embora a realidade seja diferente e os recursos bem menores. Para já, o plantel é curto, como já se "queixou" João Pedro Sousa, mas já é possível ter uma ideia.

      Espinha dorsal renovada

      Javi Garcia é dos poucos que permanecem no plantel ©Boavista FC
      Olhando para aquele que era o onze titular habitual do Boavista de Jesualdo Ferreira, foram vários os jogadores que saíram (a maioria estava emprestado aos axadrezados e estes optaram por não acionar as opções de compra), como foram os casos de Léo Jardim, Devenish, Angel Gomes, Nuno Santos ou Show, ao qual se juntam ainda alguns dos habituais suplentes.

      Até ver, o Boavista ainda só viu chegar cinco caras novas para a sua equipa principal, praticamente uma para cada setor, pelo que as opções - mesmo com os regressos de alguns emprestados e as subidas de alguns jovens - ainda são bastante curtas. O iraniano Alireza Beiranvand chegou para a baliza, Filipe Ferreira e Rodrigo Abascal para a defesa, o congolês Gaius Makouta, que pertencia aos quadros do SC Braga, para o miolo e Kenji Gorré para o ataque.

      O que muda

      O Boavista de Jesualdo Ferreira foi marcado por uma grande instabilidade a todos os níveis e aí inclui-se a questão tática, pelo que o professor foi experimentando vários esquemas e combinações ao longo da temporada. 3x5x2, 3x4x3, 4x3x3 ou o 4x2x3x1 foram utilizados, mas não se pode dizer propriamente que algum se tenha fixado e agora João Pedro Sousa aparenta que vai optar pelo 3x5x2, pelo menos para o arranque da época.

      Yusupha e Elis são as referências ofensivas da equipa ©Rogério Ferreira / Kapta+
      A defesa é onde o Boavista está menos afetado, principalmente tendo em contas as várias lacunas demonstradas na época passada. O norte-americano Reggie Cannon permanece, pelo menos para já, com a ala direita e tem a companhia de Chidozie, que vai assumir o papel de patrão da defesa. A estes juntam-se o o jovem Jackson Porozo e alguma incógnita sobre o terceiro central. Para já, o eleito deverá ser Hamache adaptado, com Ricardo Mangas perto da saída, sendo esperado que a ala esquerda pertença a Gustavo Sauer.

      Por sua vez, o meio-campo foi o que mais sofreu com a chegada de uma nova temporada. Saíram Show, Nuno Santos e Paulinho, mas a maior perdida foi Angel Gomes, inglês que estava emprestado pelo Lille e que tinha sido uma das boas surpresas da liga. O miolo axadrezado está, para já, bastante curto e espera-se que jogue com dois médios mais defensivos, Javi García e Sebastián Pérez, para dar maior estabilidade, ficando Miguel Reisinho ou Makouta com o papel de número 8.

      Apesar da saída de Angel, o ataque do Boavista mantém alguma estabilidade. Elis - assim como Gustavo Sauer - tem sido apontado a uma possível saída, mas permanece no Bessa e, por isso, até ver será um dos eleitos para ocupar a frente de ataque, juntando-se a Yusupha Njie. Esta é uma dupla que já tem algumas rotinas juntas e que, se bem implementada, causará estragos a algumas defesas, uma vez que é muito móvel e faz das trocas posicionais uma constante. Além disso, se bem servidos (aqui existe a falta do tal médio mais ofensivo) podem ser muito perigosos nos movimentos de rotura.

      De cara lavada, com muito menos recursos e poucas caras novas, este Boavista vai ter a difícil missão de conseguir uma campanha mais tranquila que a verificada na temporada passada. Com o campeonato aí à porta, urgem os reforços, mas caso estes não cheguem o técnico João Pedro Sousa terá que tirar um "coelho da cartola" para aproveitar ao máximo o talento que permaneceu no plantel axadrezado. É o tudo ou nada para o projeto que se iniciou em 2020/21.

      A Estrela
      Alberth Elis

      Estreou-se na temporada passada em Portugal e foi a grande figura dos axadrezados, pelo que não tardou a surgir o interesse de vários clubes estrangeiros na sua contratação. Contudo, até ver, o internacional hondurenho continua no Bessa e o seu peso ofensivo na equipa será agora ainda maior face às saídas de vários jogadores do Boavista e à escassez de entrada de jogadores.

      O Técnico
      João Pedro Sousa

      Está de regresso ao ativo depois de na temporada passada ter terminada a sua ligação ao Famalicão. Esta época, o técnico de 49 anos tem a missão de reerguer o histórico Boavista, que na temporada desiludiu com os resultados desportivos apresentados, face ao elevado investimento feito na equipa. Agora, o investimento é bem menor, assim como as soluções.

      Comentários (20)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      zerozero
      2021-08-03 11h20m por virose_pt
      O projeto do Boavista "falhou", o projeto dos 100 milhões "sofreu um abalo".

      Hahahah!
      Boavista
      2021-08-03 07h49m por zlatan_21
      Precisam urgentemente de, pelo menos, 2 defesas, 2 médios e 2 avançados.
      Talvez aproveitem sobras de clubes mais altos.
      Importante seria segurar os que estão no plantel, mas parece que ainda irão haver saídas.
      SL
      Boavista
      2021-08-03 02h53m por SLBong
      Apesar de terem perdido alguns craques como o Angel Gomes, até têm mostrado bem mais qualidade de jogo esta época que na passada (embora 2 jogos também não sejam grande amostra). De qualquer modo, é importante que os jogadores novos possam ser inscritos, porque embora em termos de qualidade as coisas até pareçam não estar assim tão más, o plantel é extremamente curto
      Kurika
      2021-08-03 02h09m por JiLVicente
      Tanto Rami como Javi não achei que acrescentaram grande coisa.
      Há umas épocas atrás tiveram o Ricardo Costa que fez esse papel e rendeu bem mais em campo e não precisaram de nenhum investidor.
      RS
      Artigo para encher chouriços
      2021-08-02 23h22m por rs24bfc
      "A defesa é a menos afetada principalmente tendo em conta as lacunas da época passada". . . Têm noção que dos centrais do ano passado só ficou o chidozie e o porozo? "Chidozie deve ser o patrão da defesa", mas está fora do onze base que fizeram. "Sauer deve ser dono da ala esquerda" mas no onze está a medio centro. . . O onze que vocês escalaram tem muitas discrepâncias em relação à análise que fizeram. O Angel Gomes jogou a maior parte dos jogos como atacante e não como médio. . . "De ca...ler comentário completo »
      MA
      Artigo
      2021-08-02 22h50m por Malainpn
      Entendo que se queira escrever uma antevisão da liga, a uma semana de iniciar, mas convém ter uma minima ideia do dia-a-dia da equipa em questão e não andar a tentar adivinhar (ou no caso deste artigo, simplesmente tem informações erradas). Mais qualidade, por favor.
      Problema. . .
      2021-08-02 18h31m por unihark
      Quando se fala em protejo (hoje em dia) fala-se logo na formação. Depois lembramos sempre dos grandes e as discussões que isso dá aqui. E estes "Grandes" têm tendência a secar tudo à sua volta (como por exemplo um miúdo chamado Kiko Felix e com 17 anos jogava a titular no Felgueiras no ano passado e este ano está a formação b do Sporting). Mas o último jogador da formação a jogar na equipa principal do Boavista foi o Gonçalo Cardoso (e apenas com uma dúzia de jogos e foi vendido) já à algum t...ler comentário completo »
      Cheira mal
      2021-08-02 18h18m por falcom5ever
      O Gérard Lopez vai tirar a “custo zero” todos os melhores jogadores do Boavista para reforçar o seu “novo clube”, o Bordéus.
      Jil Vicente
      2021-08-02 17h56m por Kurika
      Pois, mas isso do "se continuasse como estava" é o que tu supões que ia acontecer. O que eu via era o clube a inscrever-se sempre à rasquinha, sempre com vários impedimentos. A certa altura, ia acontecer o que aconteceu ao Setúbal: a Liga/FPF iam fartar-se de tanta "rasquinha" e lá íamos para as divisões inferiores.
      Muitos dos jogadores que aumentaram o orçamento (Rami, Javi, etc. ) vieram da mão do Lopez, a ideia era ajudarem os mais novos para não ser só um plantel de miúdos. ...ler comentário completo »
      Virose
      2021-08-02 17h53m por SCB1375
      Muito obrigado pela explicação. Esse desbloqueio irá ajudar bastante na formação do vosso plantel.
      scb
      2021-08-02 17h47m por virose_pt
      A dívida já foi paga, é esperar pela burocracia da FIFA, que demora cerca de 3 dias a acertar tudo.
      Kurika
      2021-08-02 17h38m por JiLVicente
      Eu acho que se fosse outro clube mais modesto até entendia melhor a aposta em investidores.
      O Boavista é um histórico, tem prestígio, tem adeptos, consegue captar patrocinadores, e boa receita de tv, se continuasse como estava com planteis humildes acho que se erguia novamente.
      Lembro-me de uma época terem um orçamento de 1 milhão e garantiram a permanência, certamente tiveram lucro nessa época.
      Eu estou a falar um pouco sem saber, mas deduzo que as dívidas do B...ler comentário completo »
      Boavisteiros
      2021-08-02 17h16m por SCB1375
      A inscrição dos jogadores que foram contratados está congelada até quando?
      JilVicente
      2021-08-02 17h15m por Kurika
      O mais difícil não estava feito porque as dívidas continuavam a ser monstruosas (ainda são) e havia sempre impedimentos que prejudicavam o clube. A inscrição na Liga foi sempre um problema enorme em vários anos anteriores, muitas vezes feita à rasquinha, portanto era uma questão de tempo até acontecer-nos o que aconteceu ao Setúbal.
      Eu percebo que o pessoal não goste de investidores, mas no caso do Boavista tinha mesmo que ser. Se conseguirmos uma percentagem de vendas com algum des...ler comentário completo »
      Kurika
      2021-08-02 17h06m por JiLVicente
      Não estou tanto dentro do assunto como vocês, mas o Boavista não estava na primeira liga há já algumas épocas sem esse investidor? O mais difícil estava feito.
      Kurika
      2021-08-02 17h05m por JiLVicente
      Foi apenas o primeiro ano, mas o projecto acabou ou mudou, esta época o projecto é outro por isso podemos dizer que o anterior falhou e muito na minha opinião.
      Eu mesmo apontava o Boavista aos 5 primeiros lugares a época passada.
      Pedroboss
      2021-08-02 16h58m por Kurika
      Eu nunca disse que íamos lutar por Europa, achava que íamos acabar aí em 8º/9º lugar. E também nunca vi muitos boavisteiros a falarem em Europa, a ideia é que ia ser uma época de experiência.
      Se o Boavista largasse este investidor, provavelmente íamos a caminho dos Distritais. Ainda agora só nos conseguimos inscrever porque ele injetou dinheiro para isso. Graves problemas já nós tínhamos muitíssimo antes de ele chegar.
      Kurika
      2021-08-02 16h37m por Pedroboss3
      Vocês diziam que iam lutar pelas competições europeias óbvio que o projeto falhou ainda para mais esta época houve um total desinvestimento e percebe-se que o espanhol perdeu a confiança no projeto ou o Boavista larga este investidor ou vai ter graves problemas
      KuriKa
      2021-08-02 16h19m por unihark
      Falhar? pode ser que não tenha falhado, mas lutar até há ultima jornada para não descer. . . . . . . . . .
      Boavista
      2021-08-02 15h55m por Kurika
      O último parágrafo parece-me algo exagerado, já que ainda estão por chegar reforços que vão tornar o plantel mais completo e portanto a história do "tirar o coelho da cartola" não é adequada. Fala-se que pode chegar Luther Singh e Shengelia, logo aqui são duas boas opções para o ataque. Mais um ou dois médios e a coisa fica bem composta.

      Percebo que precisam de escrever estes textos já, pois o campeonato começa no próximo fim de semana. Mas é sempre problemático fazer grand...ler comentário completo »
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Taça de Portugal
      Oliveira cai de pé frente ao Vitória SC
      O Oliveira do Hospital, da Liga 3, terceiro escalão do futebol português, está fora da Taça de Portugal, mas as primeiras palavras desta crónica vão ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      rochas77 16-10-2021, 13:31
      MisticaEncarnada 16-10-2021, 13:29
      MisticaEncarnada 16-10-2021, 13:28
      Best1NTheWRLD 16-10-2021, 13:15
      MisticaEncarnada 16-10-2021, 13:11
      EX
      explosive_power 16-10-2021, 13:06
      MisticaEncarnada 16-10-2021, 13:05
      daniel_fcporto 16-10-2021, 13:05
      EX
      explosive_power 16-10-2021, 13:03
      MisticaEncarnada 16-10-2021, 13:03
      CreedEinsteinBratton 16-10-2021, 13:02
      moumu 16-10-2021, 13:01
      EX
      explosive_power 16-10-2021, 12:59
      MisticaEncarnada 16-10-2021, 12:56
      MisticaEncarnada 16-10-2021, 12:54
      PE
      PERAMANCA 16-10-2021, 12:50