placardpt
      Análise
      ANÁLISE REFORÇOS E JOVENS FC PORTO

      Há vontade e, acima de tudo, muita qualidade

      2021/07/28 23:01
      Luís Rocha Rodrigues

      O FC Porto empatou contra a Roma, de José Mourinho, em mais um jogo de pré-temporada, o segundo com transmissão televisiva. Os dragões foram bastante competentes na primeira parte e só não venceram porque Rui Patrício esteve muito bem entre os postes. Como tem sido habitual na pré-época, o zerozero esteve atento e traz-lhe a análise a reforços, regressados e aos mais jovens.

      Os reforços...

      • Pêpê - MUITA MOBILIDADE

      ©Kapta+
      Apesar de ainda estar numa fase muito verde, é um nome a ter em conta para as opções de Sérgio Conceição já no início da época. Tem rasgo e muito bom feeling com bola e nota-se que está a perceber rapidamente a mobilidade que o treinador pede à zona intermédia. Cria, com Manafá, uma asa bastante diferente da direita, onde o lateral é muito aventureiro e o extremo procura quase sempre o interior, pois na esquerda Manafá raramente subiu e isso permitiu a Pêpê ter menos preocupações defensivas - sem que isso tenha sido sinónimo de pouca ação sem bola. Tem uma forte concorrência, mas, agora ou mais para a frente, vai ser certamente um elemento de enorme importância no FC Porto.

      • Bruno Costa - UNS FUROS ABAIXO

      ©Kapta+
      Ficou ligado ao golo, ficando a dúvida se aquele espaço era de Mbemba, que ali estava quando a bola foi batida, ou se era Bruno Costa quem tinha de acompanhar Mancini, com quem começou o lance. Fora isso, foi um elemento muito útil na primeira parte, onde Sérgio Oliveira recuou para pegar no jogo, cabendo a Bruno Costa mexer-se com Pêpê e Otávio na procura de espaços em zonas mais adiantadas. Esteve globalmente mais apagado do que no jogo anterior, mas não foi uma má exibição.

      Os miúdos...

      • João Mário - MAIS E MAIS

      ©Kapta+
      Cada vez menos a sensação de que é algo pontual, cada vez mais o amadurecimento da ideia de que vai ser ele o dono do lado direito da defesa. O facto de ter um enorme pulmão faz com que tenha capacidade para o constante vai-e-vem. Agora, que as exibições têm sido boas e as críticas positivas, o português vai ganhando mais confiança e o nível está a subir. Criou vários dos lances perigosos da equipa na primeira parte e, mesmo continuando com naturais lacunas no posicionamento a defender, ainda teve força para ir criar outro lance perigoso para Taremi, nos últimos minutos.

      • Diogo Costa - MELHOR COM OS PÉS

      ©Kapta+
      Durante grande parte do jogo, foi solicitado para jogo de pés, já que a equipa teve muitas vezes a bola e contou com o guarda-redes para ajudar. Teve também boas saídas da área para anular um ou outro lance de bola nas costas da defesa. No golo, bem longe de se poder dizer que teve culpa, fica a dúvida se podia ter arriscado a saída. E houve um momento em que ficou mal na fotografia, noutro canto na segunda parte em que saiu em falso e não chegou a uma bola ao segundo poste. 

      • Francisco Conceição - AGITOU, COMO BEM SABE

      ©Kapta+
      Foi um dos últimos a entrar, mas não deixou de aproveitar cada minuto para o justificar. Esteve no golo, com os outros dois que entraram consigo (Evanilson e Vitinha) e mexeu pela direita, ao seu estilo, numa fase em que a Roma jogava com o bloco baixo e sem grande espaço para os portistas. Acrescentou bastante e, está visto, vai ser outra época em crescendo de importância. Tem uma concorrência feroz (e ainda falta Corona), mas vai ter o seu espaço, pois é um abre-latas como há poucos em Portugal.

      Os regressados...

      • Vitinha - VENHAM MAIS MINUTOS

      ©Kapta+
      Contra o Lille, entrou aos 79'. Neste, foi para o campo aos 83'. No fim, obviamente extrapolado por ter marcado, ficou a clara sensação de que é um jogador para estar mais tempo em campo. Ser titular na apresentação, daqui a três dias... porque não? Deu à equipa, numa fase de natural desgaste e de pouco discernimento, capacidade para construir e furar, em zonas mais adiantadas, desmontando a Roma com um lance bonito e que traduz na perfeição aquilo que o internacional sub-21 pode dar à equipa no último terço. 

      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      ROMA
      EMPATE
      FC PORTO

      Fotografias

      Amigável: AS Roma x FC Porto
      Amigável: AS Roma x FC Porto
      Comentários (30)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      petitor
      2021-07-30 11h20m por tiger1974
      Estou a basear o meu post naquilo que é a informação passada pela comunicação social.
      O Portimonense quer dinheiro, e a pronto.
      Já terá recusado uma proposta de 15M em tranches de um clube alemão.
      Se quer dinheiro, como é que vender com passes de jogadores como moeda de troca é melhor negócio, sendo que não há garantias que os jogadores recebidos vão vingar e poder ser vendidos pelo menos pelos valores que foram "comprados" na troca?
      tiger1974
      2021-07-30 10h59m por petitor
      O Porto se quiser mesmo Beto terá Beto, disso não há duvidas batera dinheiro, mas poderá incluir jogadores como João Pedro, Nanu, Claudio Ramos, Ewerton, Carraça ou ate Fernando Andrade.

      Deste leque de jogadores o Porto pode ceder 3 passes ao Portimonense deixa o clube algarvio mais forte e recebe o avançado.

      A seguir a Morelos que é a minha preferência, apostaria em Beto
      Beto
      2021-07-30 10h49m por tiger1974
      A acreditar nas informações da comunicação social.
      O Portimonense quer 15M (já baixou 5M), mas a pronto, uma vez que um clube alemão já ofereceu os 15M, mas a pagar em tranches.
      Por isso, a envolver jogadores, e a ser verdade a oferta do clube alemão, diria que é melhor está oferta (sempre é dinheiro garantido).
      Porto 21/22
      2021-07-30 10h37m por petitor
      Uma nota o mercado devia de fechar no fim de Julho, para as equipes se prepararem com o plantel definitivo, e não devia de haver janela de transferências em janeiro.

      Gostava que nesta altura o Porto tivesse o plantel definitivo, falta claramente um lateral esquerdo.

      Marche, Diogo Costa, Meixedo
      DD - João Mario e Manafa
      DE - Contratação - Zaidu - Que seja um lateral que dê profundidade como dava Alex Telles
      DC - Pepe, Mbemba (Renovava)...ler comentário completo »
      Beto
      2021-07-30 10h20m por petitor
      Sinceramente preferia o Morelos, muito mais matador, mas entre ficar assim e receber Beto, prefiro receber Beto, pois é novo, tem golo, parece-me melhor que Tony Martinez.

      Espero é que possamos usar jogadores para baixar o passe. Tomás Esteves era uma boa possibilidade, para lateral direito temos João Mario, para a B temos Rodrigo Pinheiro de quem tenho grandes expectativas logo era bom para baixar o passe.

      Podem juntar o Everton no pacote .
      Hal21
      2021-07-30 09h04m por da_ni82
      O que fez o Tomás Esteves para merecer tanto endeusamento? Sim, ele esteve bem nos sub 19 quando ainda tinha 17 anos, mas o que fez desde então? Falhou na equipa B, não conseguiu se impor no Reading. . . Se o Porto fosse buscar um jogador que não fosse titular de uma equipa do Championship estavam aqui todos os adeptos a se espumar porque o Porto tinha ido buscar mais um cepo, que nem numa equipa da segunda liga inglesa era titular, mas como é o Deus Tomás Esteves, merece todas as oportunidades e mais algumas. . .
      offTopic
      2021-07-29 22h09m por tenshi
      Segundo sic noticias o porto desistiu de Morelos e vai tentar garantir Beto.
      Adeptos
      2021-07-29 20h33m por Dirtylooks
      apetecia-me dizer algo, mas de certeza absoluta que era logo banido!

      Fazem-me lembrar a história do burro, do velho e do miúdo! Se não a conhecem, leiam-na! Talvez as vossas opiniões possam tornar-se mais coerentes!
      SO
      Hal21
      2021-07-29 19h27m por SomosPorto1989
      Pode ser a direção que vai buscar os jovens seja nos escalões juvenis ou já nos seniores mas é o treinador é que os lança para dentro de campo e que nos treinos os faz subir da equipa B para a equipa principal ou até mesmo dos sub-19 diretamente para a equipa A como já aconteceu em diversos casos (Rúben Neves, Fábio Silva à cabeça) e que acaba por ser responsável por os potenciar para patamares mais elevados, não sou dessa área mas não é difícil de compreender.

      De resto volto a...ler comentário completo »
      . . .
      2021-07-29 19h22m por Dragaoazulebranco
      Começo a achar que muitos portistas ao querem ganhar jogos nem títulos, o objetivo é que se aposte na formação e que jogue com 11 putos, depois se perderem a culpa é do treinador porque não sabe treinar.

      A maioria não mete na cabeça que a maior parte dos jovens são craques na formação e depois os seniores não dão nada.

      O vitinha apesar de mostrar qualidade na última época praticamente não calçou no wolverhampton, o Tomás Esteves pouco jogou no reading, o Diogo...ler comentário completo »
      [. . . ] 10
      2021-07-29 17h30m por PalancaFCP
      Era um comentário normal. Talvez bem estruturado demais.
      JS
      Morelos já não deve vir . . .
      2021-07-29 17h29m por jsilva77
      . . . segundo relatos da imprensa desportiva, o jogador já se encontra a cumprir a quarentena na Escócia, o que poderá indiciar que o jogador permanecerá mais uma época Ranger . . . Tenho imensa pena, isso independentemente de até gostar de Taremi, ter ainda algumas dúvidas sobre Toni esforçado mas é preciso um pouco mais Martinez e gostar imenso de um Evanilson ainda um verdinho . . . Mas aquilo que ficou patente na época passada e que foi muito comentado por aqui foi a falta de eficácia...ler comentário completo »
      SomosPorto1989
      2021-07-29 15h07m por Hal21
      O treinador não aposta na formação. Isso faz parte da responsabilidade do clube.
      O treinador aposta ou não em determinados jogadores que podem ou não vir da formação. O problema, parece-me, é a clara diferença de qualidade entre os jogadores que merecem a confiança do SC de tratamento e os que tendencialmente são preteridos, bem como a diferença de tratamento e falta de coerência nas escolhas do mister.
      Veja-se os comentários do SC após o jogo com o Boavista. . .
      ...ler comentário completo »
      CA
      PalancaFCP
      2021-07-29 14h04m por Carago10
      Eles volta e meia fazem destas. Já me aconteceu, também sem motivo.
      Zero Zero
      2021-07-29 14h00m por PalancaFCP
      Estou a tentar perceber porquê que o meu comentário desapareceu.
      PedroFCP4life
      2021-07-29 13h58m por PalancaFCP
      Concordo em absoluto. Manafá apresenta-se melhor à esquerda.
      SO
      prafer
      2021-07-29 13h19m por SomosPorto1989
      Carraça - 3 jogos na equipa principal e 117 minutos somados

      João Mário - 21 jogos na equipa principal e 622 minutos somados

      Nanu - 19 jogos na equipa principal 1000 minutos somados

      Mas ya o treinador aposta bastante no Carraça e não aposta nada no João Mário e o Nanu apesar de ter menos jogos tem mais minutos somados mas foi menos vezes aposta que o João Mário


      E já agora qual o problema do treiandor apostar no Mbemba? É apenas o...ler comentário completo »
      Prafer
      2021-07-29 13h08m por nelsongomes11
      Concordo! Conceição e Jesus com formação são zero. Jogarem 10/15 min e para a taça contra amadores realmente é apostar em jovens. Quando jogam de início e o jogo corre mal são os primeiros a faltar fora. Ao longo da época repara e verás que é assim
      prafer
      2021-07-29 13h07m por da_ni82
      Comentário sem nexo nenhum. . .

      O João Mário agora é uma aposta consistente na lateral direita, mas quando subiu à equipa principal eram todos, tirando um ou outro a critica-lo por isso, a questionar do porquê que foi ele promovido e não o Afonso Sousa. . . Vir agora criticar o SC por insistir no Manafá e não colocar o João Mário mais cedo é do mais ridículo que pode haver. . .
      O Diogo Costa está a crescer, poder crescer na sombra de um GR enorme é um luxo para ele. ...ler comentário completo »
      João Mário
      2021-07-29 13h02m por Dragunners
      Ao contrário de muitos entendidos, eu já gostava e via potencial nele a extremo, mas agora a lateral está num nível completamente diferente. Pensava que ele defendia muito pior mas afinal até que não é assim tão mau, claro que ainda precisa de evoluir contudo acho que temos um valor seguro para a ala direita.
      E parece que não mas também é da formação 😁
      nerf
      2021-07-29 12h52m por da_ni82
      Claro. . . Porque o João Mário deve ser da formação do Louletano. . .
      O Diogo Costa sendo aposta regular nas taças, à frente do Cláudio Ramos, não é apostar na formação, mesmo em finais a doer. . .

      E engraçado que o filho do treinador jogar 10 minutos já conta como aposta. . . Há uns que são filhos e outros são enteados, mas não é para o treinador. . .
      Formação
      2021-07-29 12h29m por nerf
      Para relembrar alguns, apostar na formação não é meter lá dentro os miúdos 10 minutos, ou metê-los a jogar e ao mínimo erro sentar o jogador durante não sei quanto tempo.
      Tem que ser uma aposta continuada, e nesse caso, assim de relance, só vejo o SC a apostar no Leite e na fase final da época passada no seu filho.
      [. . . ] 10
      2021-07-29 10h41m por petitor
      Subscrevo o teu comentário.

      Acrescento apenas que acredito que este ano vai ter uma equipe B com mais qualidade para fornecer reforços a equipe principal
      CA
      Prafer
      2021-07-29 10h02m por Carago10
      Pareces-me um pouco perdido.
      Quem é o Duarte? E o Curinga?

      Nanu, Carraça (???). . . foram mais aposta do que foram João Mário ou Fábio Vieira?
      A verdade é que não temos nenhum treinador neste século que tenha apostado tanto na formação como o SC.
      O Porto foi campeão da Youth League e o SC tinha 5 jogadores dessa equipa no plantel principal:
      - Baró, Fábio Silva, Diogo Leite, Diogo Costa, Tomás Esteves.
      - O Diogo Leite começou por ser titu...ler comentário completo »
      Estatisticament e
      2021-07-29 09h14m por Ultras-__FCP
      Vitinha e Chico? Que eu saiba quem faz a assistência, com imensa qualidade, é o Evanilson. A jogada é construída pelos três.
      12
      jogos em destaque
      U Quarta, 28 Julho 2021 - 20:00
      Estádio Municipal da Bela Vista
      Rui Soares
      1-1
      Gianluca Mancini 56'
      Vítor Ferreira 89'
      VIDEOS
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga dos Campeões
      Antevisão
      FC Porto x Liverpool DIRETO
      Como tem passado? Livre de perigo, espero, depois destes tempos estranhos que tanto nos distanciaram. Estou de volta a si, bonita, esbelta, cheia de qualidade e com os melhores atributos. ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      valterkings 28-09-2021, 01:03
      valterkings 28-09-2021, 00:57
      Maxaqueen 28-09-2021, 00:54
      BR
      Braguilha___comedia 28-09-2021, 00:52
      Maxaqueen 28-09-2021, 00:52
      valterkings 28-09-2021, 00:50
      valterkings 28-09-2021, 00:41
      valterkings 28-09-2021, 00:36
      FR
      frangrosso 27-09-2021, 23:51
      ReturnoftheEagle 27-09-2021, 23:28
      ReturnoftheEagle 27-09-2021, 23:28
      MisticaEncarnada 27-09-2021, 23:28
      ReturnoftheEagle 27-09-2021, 23:17
      ReturnoftheEagle 27-09-2021, 23:06
      CA
      Carago10 27-09-2021, 22:45
      Acolito_Andrade 27-09-2021, 22:41