placardpt
A análise do novo Sporting

Dúvida na defesa, certeza no meio-campo e o joker que quer ser muito mais

O último teste chegou ao fim e agora é hora de apontar baterias para a Supertaça. O jogo com o SC Braga é já dia 1 de agosto, mas a proximidade do duelo não deve ser motivo de preocupação para os leões.

A base está formada e por esta altura Rúben Amorim terá mais certezas do que dúvidas, o que é sempre um bom sinal no início de uma época, especialmente quando está em jogo um troféu. Para já, o que mudou, o que pode ser preciso e como se estão a dar os reforços dos leões? O zerozero analisou isso mesmo.

Coates e Inácio convencem, mas Feddal...

© Kapta+

Começamos pela defesa, como qualquer equipa, isto porque na baliza o assunto está resolvido e Adán oferece tranquilidade. O Sporting foi a melhor defesa do campeonato na época passada e a uma semana da Supertaça foi possível ver o trio de centrais utilizados por Rúben Amorim na segunda metade da época. Entre Coates, Gonçalo Inácio e Feddal, houve indicadores diferentes.

O capitão, ainda à procura da melhor forma por ter vindo mais tarde das férias devido à participação na Copa América, continua a ser o líder da defesa. Mostrou classe a defender e excelente sentido posicional, tentando não se expôr em demasia nas bolas longas. Gonçalo Inácio também tem o lugar seguro, não só pela tranquilidade a defender, mas pela qualidade com bola, que ainda hoje, mesmo a jogar do lado direito, deu mais uma assistência.

Perante isto, a incógnita está no lado esquerdo da defesa leonina. É certo que ainda estamos na pré-época e alguns jogadores demoram mais do que outros a entrar no ritmo e a recuperar os indíces físicos, mas Feddal parece mesmo ser o elo mais fraco e Matheus Reis ainda não convenceu nessa posição. Eduardo Quaresma vai ser emprestado ao Tondela e os leões podem ainda ir ao mercado por mais um defesa central. Não tem sido assunto, mas em jogos mais exigentes, com avançados rápidos, o marroquino pode colocar a equipa leonina em dificuldades.

Matheus no lugar que foi de João Mário

© Kapta+

O mesmo lugar, papéis e características tão diferentes. Rúben Amorim sabia desde logo que Matheus Nunes podia formar meio-campo com Palhinha, mas também sabia que o Sporting iria forçosamente mudar a partir da saída de João Mário.

O brasileiro não é um jogador para pautar o ritmo do jogo, mas é um médio que dá muita verticalidade ao jogo do Sporting, fazendo também com que a velocidade nos momentos com bola aumente em relação ao ano passado.

Tabata e Daniel Bragança jogaram na posição 8, mas Matheus Nunes agarrou o lugar, pelo que fez na época passada e pelo que demonstrou esta noite. O futebol do Sporting vai mudar, se para melhor ou para pior isso dever-se-à muito ao que Matheus Nunes consiga dar ao meio-campo leonino.

O ano de Jovane?

© Kapta+

Em entrevista ao jornal Record, o extremo diz que deseja que esta seja a época da confirmação e acredita nas suas capacidades para ser o craque da equipa. Já o demonstrou algumas vezes, mas a inconsistência sempre foi o principal defeito deste jogador capaz de fazer um golo de levantar o estádio e de, no jogo a seguir, passar completamente ao lado.

Este foi um jogo sim e isso é um bom sinal para Rúben Amorim, que parece começar nova época a apostar em Jovane, desta vez na posição de extremo, onde pode criar mais dificuldades com os seus movimentos interiores, capacidade física e de remate.

Apesar de ter tido uma utilização intermitente, é um jogador importante para desbloquear algumas partidas e esta pré-época deu para perceber que refinou o passe. Acabou o jogo sem qualquer assistência, mas foi influente nos golos dos leões (aquele passe para Pedro Gonçalves é delicioso). Será este o ano de Jovane? Os primeiros indícios dizem-nos que sim.

Paulinho promete fazer mais

© Kapta+

Não foi um jogo oficial e por isso não demos as habituais notas, mas a escolher um homem do jogo esse homem seria Paulinho. O avançado esteve em grande esta noite, não só pelos golos, mas pelo que fez jogar, demonstrando os motivos que levaram à sua contratação.

O esquerdino é muito importante na manobra ofensiva dos leões e esta época promete fazer mais do que aquilo que mostrou na meia época que jogou de leão ao peito. O contexto da chegada não foi fácil, pela exigência naquele período, pela primeira metade abaixo do esperado em Braga e pelos problemas físicos que foi sentindo, por isso só se pode esperar mais de Paulinho.

Nem sempre será o goleador, mas pode contribuir e muito para que os colegas o sejam.

Os reforços

© Kapta+

Rúben Amorim conta apenas com duas caras novas para a equipa principal e utilizou-as esta noite, mas Ricardo Esgaio está bem mais perto do onze do que Rúben Vinagre, até porque a lesão de Pedro Porro abriu as portas da titularidade ao ex-Sporting de Braga.

No regresso a Alvalade como jogador do Sporting, Esgaio deu muita profundidade ao ataque e apareceu em zonas de perigo, mas nem sempre decidiu bem na hora de tentar o cruzamento. Ao contrário de Porro, não arrisca tanto no um para um ou no remate, mas é daqueles jogadores em quem o treinador pode confiar do primeiro ao último minuto, até porque tem um pulmão inesgotável.

Já Rúben Vinagre entrou depois de Nuno Mendes sentir problemas físicos. O internacional português tem tido alguns problemas com lesões e isso pode ajudar o reforço leonino a ganhar alguns minutos esta época, mas a primeira amostra em Alvalade ajudou a perceber que, pelo menos por agora, o internacional sub-21 não conseguirá dar luta a Nuno Mendes, especialmente pelas fragilidades que demonstra a nível defensivo, sendo notória também a falta de concentração em alguns momentos.

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
LYON

Fotografias

Amigável: Sporting CP x Olympique Lyonnais
Amigável: Sporting CP x Olympique Lyonnais
Comentários (12)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Realidade
2021-07-27 22h45m por Judgement
Não é um plantel para vencer uma champs ou mesmo que lute para ganhar alguma competição europeia. No entanto penso que a equipa é mais homogénea e as soluções por posição, tirado uma ou outra, existe mais competitividade. Não quer dizer isto que é garantida a vitória nas competições internas. Vai ser como sempre é uma prova de regularidade e é importante ir criando a cultura de vitórias. Para mim será o ano de Jovane, Paulino estará certamente melhor e se Matheus conseguir se manter const...ler comentário completo »
+ 1 central e um 9
2021-07-26 20h58m por leaobdc95
GR: adan e max chega perfeitamente
DD: Porro , esgaio e ainda G. esteves
DE: N. mendes e vinagre
DC: inácio, coates , reforço para o 11
neto, feddal e matheus r. para 2ª linha
MC: palhinha , bragança, matheus , ugarte e tabata
EX: N. santos e jovane
pote e plata e ainda joelson
PL: Paulinho, TT, + reforço

um central para 1ªlinha + um PL para opção e estava bastante bem consistente o plantel
boladatreta
2021-07-26 15h51m por Desabafo
Só vejo comentários a dizer para comprar, mas esquecem-se que há mais de 10 jogadores para vender, e com grandes ordenados .
Mais 10 para emprestar e baixar despesas !
CM
Gonçalo Inácio
2021-07-26 15h20m por cmche
Só uma nota sobre este central, há um ano foi, para mim, o jogador revelação da pré-época, não o conhecia e como não havia sido opção na fase final com Amorim, onde até se jogou com Acuña a central, pensei que não seria nada de especial, surpreendeu-me na pré-época passada.
Nesta, para mim, foi o melhor jogador da equipa na pré-época, a central do meio pode dar ainda mais, ofensivamente, mas ali, é a posição do capitão.
A qualidade de passe longo, com o 25 nas costa...ler comentário completo »
CM
Sporting 21/22
2021-07-26 15h15m por cmche
Adán, Max e André Paulo

Coates, Inácio, Feddal, Neto e Matheus Reis

Porro, Esgaio, Nuno Mendes e Vinagre

Palhinha, Ugarte, Matheus Nunes, Bragança e Tabata

Pote, Nuno Santos, Jovane, Plata, Paulinho e TT

Hoje fala-se da possível saída de Antunes, ficando é sempre um elemento de balneário e que faz falta, além deste plantel, Gonçalo Esteves, Tiago Ferreira e Joelson estarão ali na primeira linha para serem...ler comentário completo »
NM
Certos comentários
2021-07-26 15h03m por nmprongs
Vejo aqui comentários muito bons mas outros muito maus realmente. . . precisamos de um central??? Temos o matheus Reis, Neto e ainda o que veio da La Masia, jogamos com 3 e temos outros 3 no banco/bancada, não entendo. . .

Não se ouve o Sporting a falar em médios defensivos?? o Ugarte joga aonde? a 10? LOL que eu saiba joga a 6 ou a 8. . .

Bem, realmente tenho gostado de ver, continuo a achar que ficando sem JM merecíamos um 8 assim de classe muito acima da...ler comentário completo »
Sr. Jornalista
2021-07-26 13h51m por rmhmp
Tenho outra opinião. . .
Feddal pode ser mesmo o elo, mas porque os outros dois são top, Coates (seleção Uruguai) e Gonçalo Inácio (não foi ao europeu de sub21 mas o FSantos pode começar a pensar nele). Já na última época diziam que era fraquinho e foi campeão na melhor defesa do campeonato.
E quanto a Matheus Reis convenceu, na pré época mostrou bem o que RA pretende dele. Sempre disponível para ir ao ataque.
Médios
2021-07-26 13h00m por antoniopedroegg
Se Matheus for titular, quem vai ser alternativa a Palhinha? Não há notícias sobre interesse do Sporting em médios defensivos. . .
Boa notícia
2021-07-26 11h23m por voltou_apito_dourado
Por mim 10 milhões e já era vendido e levava ao aeroporto.
Contratava o Sirigu que está livre ou tentava o Sérgio Rico que não deverá ser caro.
Noutro patamar keylor navas seria um sonho
RJ
2021-07-26 09h24m por RJAR8
Gostei imenso do Tábata. Super rápido, excelente qualidade de passe e parece ter boa ocupação do espaço (visto ser adaptado).

Matheus Nunes continua sem me cativar.

O Everton não tinha 18M?
3D
Sporting
2021-07-26 00h39m por 3dA
Na baliza:
Adán é dono e senhor do lugar mas Max parece estar mais seguro e deixou boas indicações que deixou nesta pré época, espero que possa jogar mais esta época.

Na defesa:
A defesa titular é a mesma da época anterior. Coates, Feddal e G. Inácio no centro, Porro e N. Mendes nas laterais. O grande upgrade são mesmo as segundas linhas, com M. Reis a evoluir na posição de central esquerdo e os reforços R. Esgaio e R. Vinagre a garantir as alas. Neto s...ler comentário completo »
Vamos ver. . .
2021-07-26 00h31m por Aleaotejano
Neste momento, tendo em conta o que vi da pré-época, a equipa base deverá ser algo como: Adan, G. Inácio, Coates, Feddal, Porro (Esgaio), N. Mendes, Palhinha, Matheus (Tabata), Jovane, Pote, Paulinho.

Pá, não é perfeito, há certamente trabalho a fazer (Feddal o ano passado também custou a arrancar, Tabata adaptado ao meio, Matheus tem de amadurecer o seu jogo, Jovane tem de se afirmar) MAS acho que temos equipa para lutar até ao fim pelo campeonato e vencer uma d...ler comentário completo »
jogos históricos
U Domingo, 25 Julho 2021 - 20:00
Estádio José Alvalade
Hugo Miguel
3-2
Paulinho 31' 49'
Pedro Gonçalves 35'
Houssem Aouar 8'
Islam Slimani 90'
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Italiano
Um dia depois da Federação Italiana ter informado que Francesco Acerbi ia deixar a comitiva da seleção italiana, na sequência dos alegados insultados racistas ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

TugaoDoSalpicao 19-03-2024, 11:44
ricardolouromartins 19-03-2024, 11:44
ricardolouromartins 19-03-2024, 11:42
JamaicaNN 19-03-2024, 11:34
AN
andra-alexandre485 19-03-2024, 11:34
MisticaEncarnada 19-03-2024, 11:28
AN
andra-alexandre485 19-03-2024, 11:28
moumu 19-03-2024, 11:28
FC
Fcpflaw2506 19-03-2024, 11:24
ZY
zyxw4321 19-03-2024, 11:15
orgulhovermelho 19-03-2024, 11:12
TI
ti_maria_69 19-03-2024, 11:07
Platinum_Returns 19-03-2024, 11:04
mario1953 19-03-2024, 10:42
TI
tink 19-03-2024, 10:32
zlatan_21 19-03-2024, 10:08