placardpt
      Benfica e Marseille empataram a uma bola

      Apresentação que deixa a desejar

      2021/07/25 21:53
      Francisco Paulo Carvalho

      Está fechada a preparação do Benfica para a época 2021/22. No último amigável de pré-temporada, os encarnados empataram a uma bola com o Marseille no seu jogo de apresentação. A partida ficou marcada por uma 1ª parte muito pobre da equipa comandada por Jorge Jesus e por uma 2ª parte que melhorou com a mudança tática, mas que quebrou com as várias substituições implementadas. A época começa oficialmente no próximo dia 4 de agosto, frente ao Spartak Moskva, de Rui Vitória.

      Era o culminar da pré-temporada do Benfica. Depois de sete amigáveis - onde somou cinco vitórias, um empate e uma derrota -, a formação comandada por Jorge Jesus tinha agora pela frente a formação do Marseille, comandada por Jorge Sampaoli, que ficou em 5º lugar na última edição da Ligue 1 e que apostou forte no reforço do seu plantel para esta temporada. Era o último encontro de preparação dos encarnados.

      As águias apresentaram-se com um 4x4x2, onde se destacava a titularidade de Odysseas Vlachodimos na baliza, a presença de Otamendi no centro da defesa (ao lado de Vertonghen) apenas três dias depois de se ter juntado aos treinos, e a entrega da frente de ataque a Adel Taarabt e ao jovem avançado Gonçalo Ramos. De fora da convocatória ficaram jogadores como Chiquinho, Jota, Gabriel, Tomás Tavares ou João Ferreira, o que indicia que não contam para esta temporada.

      Dificuldades antigas assombraram

      Com o início oficial da temporada marcado para 4 de agosto, este era o derradeiro teste para o Benfica, que se deparou com uma equipa do Marseille melhor na gestão da posse de bola e a pressionar muito alto no momento da perda de bola, o que dificultou a saída a jogar curta das águias. No ataque, Taarabt surgiu como um género de pivot ofensivo e foi deambulando entre posições, o que permitiu trocas posicionais com Rafa e Pizzi. Contudo, o trabalho do marroquino acabou por ser redundante e apenas foi notório quando baixava no terreno, o que, por outro lado, retirava poder de fogo no ataque.

      Pizzi inaugurou o marcador no primeiro lance de perigo encarnado ©Kapta+
      Com o Marseille claramente por cima no primeiro quarto de hora - Luis Henrique teve o golo nos pés, mas João Mário tirou-lhe o pão da boca na pequena área - o Benfica aproveitou o balanceamento ofensivo dos franceses para, através de um contra ataque conduzido por Taarabt e Rafa, chegar ao golo. O extremo português percorreu praticamente metade do campo e apenas foi travado em falta dentro da área adversária. Pizzi converteu com sucesso a grande penalidade.

      O golo encarnado acabou por galvanizar o Marseille ainda mais para o ataque e a turma comandada por Jorge Sampaoli foi deixando avisos através da exploração do mau controlo da profundidade do Benfica - Vertonghen e Otamendi tiveram dificuldades com os movimentos de Bamba Dieng -, um problema que já vem desde a temporada passada. Os franceses acabariam mesmo por chegar ao golo beneficiando de um lance de magia do criativo Payet, que variou com classe de flanco e isso revelou as fragilidades posicionais de Gilberto. O brasileiro Luis Enrique voltou a virar o jogo e Payet, dentro da área, trabalhou bem sobre Grimaldo e atirou para golo.

      A nível ofensivo, o Benfica estava com algumas dificuldades face à tal pressão do Marseille e apenas os movimentos de rotura de Gonçalo Ramos, que trabalhou muito entre linhas e surgir várias vezes a desequilibrar nas alas, e os surgimentos de Pizzi em zona frontal fizeram tremer a defesa francesa.

      Mudanças táticas fizeram bem, substituições acalmaram

      Depois de uma 1ª parte que deixou a desejar e com o jogo com o Spartak, para a Liga dos Campeões a aproximar-se, Jorge Jesus regressou para os segundos 45 minutos e apostou no "seu" 3x4x3, com Lucas Veríssimo a juntar-se a Otamendi e Vertonghen, Gil Dias a ocupar a ala direita e Seferovic a fixar-se na frente de ataque. Esta mudança tática ajudou o Benfica a controlar melhor a profundidade na defesa e permitiu às águias apresentarem mais presença nas alas no processo ofensivo, o que deixou o jogo bastante mais dividido e partido nos minutos iniciais.

      Rafa foi o jogador mais perigoso da 2ª parte ©Kapta+
      Com o jogo a uma velocidade e ritmo bastante acima da 1ª parte, quem beneficiou foi Rafa, que conseguiu aproveitar as características da partida para impor os seus movimentos de rotura nas costas da defesa contrária. O internacional português chegou mesmo a marcar aos 63 num grande lance individual, mas o lance acabaria por ser anulado pelo VAR, por posição irregular do avançado luso.

      Apesar desse bom momento, Jorge Jesus promoveu, a 20 minutos do fim, as saídas de Pizzi e Rafa e fez entrar Rodrigo Pinho e Waldschmidt para jogarem adaptados nas alas. Contudo, o maior pendor ofensivo desta dupla também deixou mais espaços nas alas para o Marseille atacar  e obrigou Grimaldo e Gil Dias a descurarem ligeiramente o processo ofensivo. Além disso, possibilitou ao Marseille sair mais vezes em contra-ataque rápido.

      Com a partida a caminhar a passos largos para o apito final, Jorge Jesus ainda promoveu a rotação dos restantes jogadores que faltavam, mas a partida entrou numa espiral de menor intensidade e pouco ou nada houve a assinalar, pelo que a partida acabaria mesmo empatada por 1x1. Para a imagem desta apresentação dos encarnados ficou uma 1ª parte que deixou muito a desejar ao nível da construção e do processo ofensivo e uma 2ª parte onde a equipa melhorou com a mudança tática, mas que quebrou com as substituições. O próximo jogo do Benfica está marcado para 4 de agosto, a contar para a 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Spartak Moskva.

      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BENFICA
      EMPATE
      MARSEILLE

      Fotografias

      Amigável: SL Benfica x Marseille
      Amigável: SL Benfica x Marseille
      Comentários (97)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      SL
      migas
      2021-07-26 22h59m por SLBR
      Assunto 1 -tanto foi . . . que quem teve olhos e apostou as fichas colheu os louros, ponto.
      Assunto 2 - não acredito que foi o Lage que quis muito o Weigl mas antes foi imposto ao treinador como marca importante de o SLB internacionalmente conseguir contratar um jogador a um clube Alemão por 20 milhões e mostrar aos rivais a pujança interna tanto financeira como desportiva e sim foi o descalabro a partir daí.
      Jogos pobres dizes tu com 7 pontos de avanço?As vitórias sofridas pas...ler comentário completo »
      JiLVicente
      2021-07-26 19h53m por slbmeireles
      Não compares rodrigo pinho com esses. Pode não ser nenhum craque, mas tem qualidade com bola.
      Sim tinha 20 e tal jogadores onde a maior parte eram médios, e faltando elementos da equipa, acabaram por ser eles a tapar esses buracos, tal como weigl e florentino foram tapar a central, e gedson foi tapar a extremo, etc.
      Vai jogar quem tiver quem se apresentar a melhor nivel, olha Gonçalo Ramos não tem sido o mais utilizado?
      Obviamente que Paulo Bernardo nao vai ser t...ler comentário completo »
      jilvicente
      2021-07-26 19h47m por yellow_ledbetter
      Sobre os avançados, acho q mmo q s consiga chegar à liga dos campeões, há 1 q será vendido. . . . se n passarmos, é certo q sai. Vinicius deve estar de novo na porta de saída, p/ + contra a corrente q pareça ser. . . . . .
      Se calhar o problema do darwin é + complexo do q s imaginava, e feitas as contas, 1 puto q é logo operado ao joelho aos 16 anos e tem vindo a ter sequelas n deixa antever coisa boa. . . .
      Deve ser por aí q o jejum tem vindo a apostar + no ramos. . . . se...ler comentário completo »
      slbmeireles
      2021-07-26 19h45m por JiLVicente
      Há e já agora diz-me qual foi o jogador da formação que estando na primeira equipa fez birra para sair.
      Volto a repetir, o R. Dias foi dos melhores de muitos anos a vir da formação e seguram-no durante 4 ou 5 anos e só o venderam para fazer dinheiro, não fosse isso e talvez ainda cá estivesse.
      Foi o Guedes que fez birra com 19 anos? Ou o R. Sanches com 18 anos?
      Ou foi o Bernardo Silva que assim como o P. Bernardo treinava a lateral e ouvia do treinador que precisava nas...ler comentário completo »
      slbmeireles
      2021-07-26 19h33m por JiLVicente
      Pareces o Pedro Guerra, sempre a defender o indefensável.

      O Pinho veio completar o plantel?
      Com Seferovic, Vinicius, Darwin, G. Ramos? 5 pontas de lança??

      Em outros anos o Cádiz, Salvador Agra, H. Vieira, também vieram para compor o plantel?

      O P. Bernardo jogou lá porque os laterais estavam lesionados???
      O plantel tem 20 e tal jogadores porque raio teve que ser logo ele a ir tapar o buraco?

      Tu é que pareces ter p...ler comentário completo »
      SLBR
      2021-07-26 19h31m por Migas29
      Poucos meses no Braga são provas dadas para treinar um grande?
      Segundo, não. . . O jogador tem de se adaptar à tática do treinador mas mais que isso o treinador tem de ir buscar jogadores que encaixem no sistema tático. . . Já que tu concordas que no Benfica não há tempo de adaptação, também tens de defender esta política. . . Isto também é uma verdade universal, não há muito por onde não concordar. . . Falaste em RDT, achaste bem contratar um ponta de lança puro para fazer uma p...ler comentário completo »
      JiLVicente
      2021-07-26 18h34m por slbmeireles
      Pinho veio para completar plantel. Darwin tem características que Gonçalo Ramos não tem, podem coabitar os dois na mesma zona do terreno.
      Quanto a Paulo Bernardo, tens palas e não consegues perceber que o jogador só jogou lá porque dois dos laterais estão a recuperar de lesão? Viste a entrevista de JJ que refere quais são os médio centro? Onde ele inclui Paulo Bernardo na posição?
      Se visses essa entrevista conseguias perceber que ele conta com Meite Weigl e Florentino para medi...ler comentário completo »
      slbmeireles
      2021-07-26 18h11m por JiLVicente
      O Benfica não consegue segurar os jogadores da formação porquê?
      Fora o J. Felix qual jogador do Benfica bateram a cláusula?

      O R. Dias foi o nosso melhor jogador da formação nos últimos anos e só foi vendido porque o Benfica não entrou na Champions e mesmo assim não ficou 4 ou 5 anos na equipa?

      E o G. Guedes? Clausula de 60 milhões, vendem-no por 30milhões.
      E o Renato Sanches vendem-no por 35.
      E depois contratam gajos como R. Tomas 20 milhõ...ler comentário completo »
      slbmeireles
      2021-07-26 17h51m por JiLVicente
      Acho que ninguém meteu na cabeça que os jogadores tem que ser da formação.
      A lógica é que se vão comprar pelo menos que sejam melhores do que já temos ou pelo menos devem dar oportunidade a todos os plantel para se mostrar.
      O Pinho ou até o Darwin são melhores que o Ramos?
      O Caio Lucas, e o Pedrinho eram melhores que o Jota?
      Achas bem o que estão a fazer ao Paulo Bernardo? O gajo mostra-se e o casmurro do JJ insiste a mete-lo a lateral direito?

      Eu p...ler comentário completo »
      SL
      mais migas
      2021-07-26 15h51m por SLBR
      que eu saiba não é a equipa/táctica que tem de se adaptar a um jogador mas sim o jogador que se tem de adaptar à mesma ainda por mais com resultados evidentes antes da sua contratação ou então foi uma contratação muito mal avaliada às reais necessidades da equipa!
      Quando eu falo do Ewerton e olhava para um Gaitan ou um Sálvio até me arrepio. . .
      Quando eu falo do Weigl e olhava para um Matic Witsel Fejsa até me arrepio
      Quando eu falo do Darwin e olhava para um João Felix Ro...ler comentário completo »
      SL
      migas
      2021-07-26 15h34m por SLBR
      quais 3? factos 18-19 campeões com brilhantismo com bom futebol com um meio campo de cepos dizes tu e aposta nos jovens uma 2ª volta terrível a jogar fora contra os adversários mais diretos e apenas 2 pontos perdidos com B-SAD.
      Época 19-20 sem grandes contratações renovação de aposta nos jovens apenas contratação de um suposto craque por 20 milhões(mais um flop. . . ) lá o cepo do costume a resolver continuação de meio campo de cepos e coxos 7 pontos de avanço futebol não tão brilhante ...ler comentário completo »
      SL
      migas
      2021-07-26 15h21m por SLBR
      falácia?? . . . em poucos meses no Braga viu-se a falácia. . .
      SLBR
      2021-07-26 15h12m por Migas29
      Desculpar uma época e desculpar 3 é completamente diferente na minha opinião, em 3 épocas deveria haver alguma evolução (digo eu). . . Segundo, comprou-se Weigl mas com certeza com o consentimento do treinador, não vamos pôr as culpas todas no LFV só porque sim. . . Assim como a sua aposta prematura na equipa. . . Outro ponto: nem sou o maior fã de JJ, e até gostava de ter contratado o Rúben Amorim na altura mas dizer que tinha dado já provas do seu valor é incorrer numa falácia. . .
      GoldenBoy3095
      2021-07-26 14h53m por slbmeireles
      O problema é que as pessoas meteram na cabeça que o Benfica tem de ser da formação.
      Esquecem-se é que esses jogadores da formação, uns não tem nivel para jogar no Benfica, e os que tiverem acontece como todos os outros, chega um tubarão qualquer e compra.
      É impossível criar um projeto com base na formação se estiveres constantemente a perder os jogadores que apostares. Não somos o Barcelona que pega num messi, num iniesta, num xavi, e segura-os a carreira toda lá.
      ...ler comentário completo »
      SL
      migas
      2021-07-26 14h30m por SLBR
      Pois todo o teu comentário/opinião a arranjar desculpas para o efeito só o Vlachodimos é que não tem desculpa. Os erros começaram quando tínhamos um plantel equilibrado e estável vindo de ser campeão com brilhantismo e na liderança do campeonato com 7 pontos de avanço se desestabilizou com uma compra sem qualquer sentido só para mostrar capacidade financeira mas a obrigar o treinador a por a jogar(Weigl) e que levou ao que levou com o despedimento do treinador campeão da altura e aposta para ga...ler comentário completo »
      diablored11
      2021-07-26 14h24m por GoldenBoy3095
      Acho que o projecto desportivo em si, devia ser todo renovado. Não quero continuar a ouvir falar no Benfica da formação ou no Benfica europeu, quando as atitudes vão em sentido contrário. E nesse aspecto, acho que Rui Costa, esteve demasiados anos a interiorizar esse discurso. Por isso, eu optaria por uma estrutura totalmente nova. Mas isso sou eu
      diablored11
      2021-07-26 14h18m por GoldenBoy3095
      O Vieira é um péssimo exemplo, praticamente em tudo o que dizia, existia uma contradição. O próprio Jorge Jesus, é uma das maiores provas disso. Se com Rui Costa ou com outro qualquer vai ser diferente? Não posso afirmar isso, mas tenho esperança que sim. Mas nós, adeptos, também temos de mudar o comportamento. É triste quando não se ganha, mas por vezes temos de perder para poder ganhar. Talvez não se ganhem títulos, mas podem-se ganhar outras coisas. Com isto não digo que devemos...ler comentário completo »
      GoldenBoy3095
      2021-07-26 13h49m por diablored11
      Não é fácil, ainda por cima com o caos que há na estrutura do Benfica e pela total ausência de projeto assim com pelo recente historial de nunca defenderem os treinadores(à exceção do JJ), projetos destes requerem muita paciência e a estrutura é fundamental para apoiar e suportar o treinador quando as coisas começarem a correr mal sem nunca os deixar cair(isto se correr mal apenas uma epoca como e obvio)
      Temos o exemplo do Lage, que podia ser o rosto de um projeto igual no benfica e ma...ler comentário completo »
      SLBR
      2021-07-26 13h37m por Migas29
      Everton chegou a uma altura em que não desequilibrava porque:
      -A tática exigia demasiado trabalho defensivo dele, tanto que subiu de rendimento quando deixou de ser um médio ala rm 4-1-3-2 e passou a ser extremo em 3-4-3. . .
      -O facto de nem sequer ter tido férias
      -A juntar ao facto de não ter tido férias, JJ punha-o a titular jogo sim jogo sim, não tendo descanso nenhum, chegando mesmo a jogar os 90 minutos em vários jogos
      Assim fica difícil retirar o melhor do ...ler comentário completo »
      diablored11
      2021-07-26 13h16m por GoldenBoy3095
      Ou então também posso ser só eu a sonhar 😂😂
      yellow_ledbette r
      2021-07-26 13h11m por GoldenBoy3095
      Já ouvi e li tantas coisas sobre essas tais questões de balneário. Era o Pizzi, o Rafa e o André Almeida, agora pelos vistos já era o Samaris. O que eu acredito é que dentro daquele balneário há muita podridão. E se os que chegarem não tiverem a mentalidade necessária para se impor, tão lixados. Se o Félix ouviu o que ouviu, o que terão ouvido o Darwin e o Everton, por exemplo. Agora já nem depende da ocasião em que compras, se o jogador tiver o minimo de qualidade, podes ir virando a página.
      diablored11
      2021-07-26 13h03m por GoldenBoy3095
      Se o Benfica lhe apresentasse um projeto muito parecido ou igual ao que ele tem no Ajax e o deixasse conduzi-lo consoante as suas filosofias, pelos menos ponderaria. Já mostrou publicamente que tem muito respeito pelo Benfica e isso também poderia ser um fator de peso
      JiLVicente
      2021-07-26 13h03m por slbmeireles
      As trocas feitas foram para descansar jogadores na parte final.
      Para além disso Ferro tinha estado lesionado no jogo anterior.
      goldenboy
      2021-07-26 12h58m por yellow_ledbetter
      Acho q continua a depender dos momentos. . . o di maria foi comprado antes do mundial sub20, algo desse género à data, e como o slb se antecipou e comprou-o antes, saiu + barato. . .
      O everton tb só veio pelo momento de covid, pq s/ isso por certo q n era o slb a ir comprá-lo. . .
      Sendo sincero, o ataque está tão desligado desde há duas épocas q até mmo o tal junior do santa clara, q fez boa época passada s calhar tinha boas condições p/ estar no slb, cheguei a ouvir compa...ler comentário completo »
      JiLVicente
      2021-07-26 12h52m por GoldenBoy3095
      Quanto a Ten Hag, seria a minha escolha num futuro a médio/longo prazo. Tem feito um excelente trabalho no Ajax, misturando experiência e juventude. Acho que se safava bem com a qualidade dos nossos putos
      jogos em destaque
      U Domingo, 25 Julho 2021 - 20:00
      Estádio do Sport Lisboa e Benfica
      1-1
      Pizzi 14' (g.p.)
      Dimitri Payet 38'
      Tópicos Relacionados
      VIDEOS
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Final: CLA 0-2 FCF
      O árbitro apita para o final da partida Acompanhe aqui o Santa Clara x FC Famalicão em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      FFR7 23-10-2021, 17:28
      FFR7 23-10-2021, 17:24
      Aguentazz 23-10-2021, 17:19
      FFR7 23-10-2021, 17:19
      Patriota69 23-10-2021, 17:13
      Aguentazz 23-10-2021, 17:10
      Patriota69 23-10-2021, 17:08
      bigshaq 23-10-2021, 17:06
      bigshaq 23-10-2021, 17:04
      Patriota69 23-10-2021, 17:04
      PalancaFCP 23-10-2021, 17:00
      Arshavin_IsBack23 23-10-2021, 16:59
      Patriota69 23-10-2021, 16:57
      moumu 23-10-2021, 16:55
      Arshavin_IsBack23 23-10-2021, 16:52