placardpt
      Destaque
      Benfica bate Lille no Algarve

      Campeão francês permitiu resultado positivo, mas ainda há trabalho pela frente

      2021/07/22 22:00
      Ricardo Miguel Gonçalves

      Mais uma vitória amigável para o Benfica, desta vez no Algarve. Os encarnados foram falsos anfitriões e, apesar de verem dois remates do Lille a bater no ferro da sua baliza, conseguiram acabar o desafio com o 1x0 no marcador.

      Na reta final da pré-temporada, Jorge Jesus colocou em campo frente ao Lille uma equipa que se não é a que vai defrontar o Spartak de Rui Vitória em Moscovo, certamente não está longe. Frente a oposição de nível elevado, como é o caso do campeão francês, o Benfica mostrou vontade de controlar, mas nem sempre com sucesso e mostrou ainda algumas debilidades.

      Muita bola, pouca criatividade

      Desde o o início que as transições rápidas dos dogues foram aviso constante, com Araújo, Bamba, Ikoné e David a formar um quarteto veloz no ataque do novo técnico Jocelyn Gouvernnec, mas também houve momentos em que os encarnados foram o seu próprio inimigo. O audível «Não fizeste o movimento!» que Pizzi atirou a Rafa foi esclarecedor nesse sentido: a equipa ainda não concluiu a preparação.

      Ainda assim, e apesar de se tratar de um jogo de poucas ocasiões, o Benfica conseguiu chegar à vantagem. Foi na cobrança de uma bola parada, neste caso um canto, que se colocou na frente, graças à boa impulsão de um jovem Gonçalo Ramos, que continua a aproveitar as chances na equipa principal e marcou pela terceira vez nesta pré-época.

      Waldschmidt teve o golo nos pés ©Kapta+
      Podia ter chegado ainda o 2x0, mas Leo Jardim negou a Waldschmidt o golo com uma enorme defesa, aos 40 minutos, depois de Pizzi ter isolado o alemão com um grande passe, naquela que seria a única ocasião flagrante criada pelos encarnados. Pouco depois, do outro lado do campo, foi o Lille que só por milagre - ou, melhor, por Vlachodimos - não conseguiu celebrar o empate. Jonathan David rematou à trave, antes do grego defender a recarga do canadiano e, por fim, agarrar a última tentativa, do ex-encarnado Reinildo Mandava.

      O intervalo trouxe troca de guarda-redes, com a entrada de Helton Leite, mas isso não impediu os dogues de voltar a encontrar o ferro da baliza encarnada logo no início do segundo tempo. Foi um remate do brasileiro Luiz Araújo que encontrou o poste, motivando a formação de Jorge Jesus a voltar a tentar assumir o jogo, tarefa que inicialmente não foi conseguida devido às inúmeras perdas de bola derivadas de aposta no drible.

      Seguiram-se múltiplas alterações, que deixaram o Benfica a atuar com um onze quase totalmente renovado (Weigl e Vertonghen permaneceram). A equipa lusa ficou com qualidade e números em zonas recuadas, o que fez com que os dogues se transformassem em farejadores da bola, sempre atrás dela, enquanto esta circulava. Na reta final o cansaço foi notável e o Lille cresceu, mas isso não impediu a quinta vitória encarnada em fase de preparação.

      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BENFICA
      EMPATE
      LILLE

      Fotografias

      Amigável: Benfica x Lille
      Amigável: Benfica x Lille
      Comentários (47)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      mario
      2021-07-23 16h37m por yellow_ledbetter
      A ler os comentarios, já dá p/ entender q os restantes benfiquistas tb têm a mma opinião q eu sobre ele - não perde tanto a bola, é upgrade ao taarabt - mas é mto lento e n cria jogo. . . dá-nos + controlo jogo, mas pouco +. . . .
      Falta-nos mta rapidez e menos afunilar jogo pelo meio - algo q o rafa e pizzi são especialistas - mas q em efeitos práticos, maioria vezes valem zero pela inconsistência/esconderem-se do jogo. . . .
      É quase 1 heresia ver o slb tão sem ideias claras ...ler comentário completo »
      slbmeireles
      2021-07-23 14h42m por MisticaEncarnada
      Respeito a tua opinião quanto aos plantéis. A minha é que detesto plantéis muito grandes. Ficam sempre 5 ou 6 jogadores a tapar buracos e a serem suplentes na Taça de Liga ou pouco mais.
      Prefiro 23 jogadores mais ou menos "calibrados" do que 28 em que 10 são claramente fracos. Tens o exemplo claro do Benfica. A qualidade do plantel acaba por ser nivelada por baixo e não por cima.
      Claro que agora há Covid, aceita-se ter 5 médios à vontade mas 5 avançados e e 5 extremos disc...ler comentário completo »
      razga
      2021-07-23 14h02m por Best1NTheWRLD
      a questao é que o Diogo esta mais formatado para uma defesa a 3 (tal cm o Gil Dias, atual suplente do Grimaldo) e o JM vai ser titular de certeza absoluta e nao é propriamente MC dum 442 (e se jogar na ala, voltamos ao msm problema de falta de velocidade). Mais do que isto, nos simplesmente nao estamos a jogar bem em 442, qd foi a ultima vez que o fizemos? Deve ter sido aí na 4a ou 5a jornada do ultimo campeonato, dps perdemos com o boavista e desde aí esquece. Nem controlamos o jogo, ne...ler comentário completo »
      RA
      Best1NTheWRLD
      2021-07-23 13h54m por razga
      Acho que jogar em 343 não faz muito sentido uma vez que fizemos a pré época toda em 442, eu penso que o problema não está na tática mas sim na falta de qualidade e intensidade de alguns jogadores, Gilberto até é esforçado mas é muito limitado a atacar, raramente consegue dar largura e profundidade ao corredor direito, Pizzi já nem vale a pena, é menos 1 simplesmente ou seja o corredor direito não funciona com Gilberto e Pizzi, João Mário não tem intensidade, não leva jogo para a frente ma...ler comentário completo »
      Benfica
      2021-07-23 12h40m por futebol11fc
      Com estes jogadores rende muito mais num sistema de 3 defesas (como no final da temporada passada) do que no 4-4-2 ou 4-1-3-2 habitual do JJ. Os alas do Benfica tirando Rafa são algo limitados a defender (Everton então é uma autoestrada), o meio-campo é muito macio e a defesa lenta (e estando desprotegida pelo meio campo, tem muitos problemas, como se viu durante a temporada passada). Com 3 homens atrás e 2 médios centro o Benfica ganha mais solidez defensiva e depois liberta 3 homens para ...ler comentário completo »
      jogo
      2021-07-23 12h28m por Best1NTheWRLD
      em termos de intensidade foi um jogo decente, ambas as equipas estao no msm ponto da preparaçao e tem o 1o jogo oficial no msm dia (senao me engano). No entanto, acho que nenhuma esta ainda perto do 100% fisico, diria 50/60 no maximo. E a uma semana e meia do 1o jogo a serio, o 100% aí ainda nao estara alcançado, talvez 80 (veremos no ultimo de preparaçao).

      no geral usou-se os melhores dos 2 lados. O Lille apenas nao tinha Maignan (que saiu), Fonte, Renato e Burak no 11...ler comentário completo »
      RA
      wantorp
      2021-07-23 12h16m por razga
      Como disse anteriormente Pizzi retira muito mais à equipa do que dá, os golos e as assistências que vai fazendo só servem para iludir, ele nesta pré-epoca tem jogado essencialmente no lado direito, tendo Pizzi ali sabe-se que aquele flanco não vai ter velocidade nem poderá desequilibrar ofensivamente, não se pode meter bolas em velocidade que ele não chega lá, quando tem bola vai levar a bola para o meio ou seja ficamos sem largura naquele flanco, defensivamente é simplesmente horrível, n...ler comentário completo »
      wantorp
      2021-07-23 11h35m por CapitaoHaddock
      O Pizzi não corre, não recupera e está sempre à mama. . .

      Marca golos mas também sofremos porque ele cria espaços no meio-campo por não recuperar. Vem a passinhos de passarinho! assim aos pulinhos com a cabeça no ar como se não fosse nada com ele. . .

      Estatuto obriga a que trabalhes mais não que fiques à sobra da bananeira! se queres um exemplo, olha para o Ronaldo, trabalha mais que todos. . . Maldini, Puyol também são exemplos!

      E por fim co...ler comentário completo »
      Benfica
      2021-07-23 11h30m por Echelon77
      Bem, nota-se que há muito a melhorar, mas pelo é visível algumas melhorias e somaram mais uma vitória, que pode ser que ajude com a moral também!
      Melhor controlo de bola e jogo, mas falham ainda na saída ofensiva e falta profundidade.
      Muito mais daquele jogo parado e a tentar vir sempre mais ao meio, gostava que arriscassem mais, explorassem mais os flancos, passes em profundidade de qualidade, pois há qualidade no plantel para isso.
      Feliz por ver o Ody de início (...ler comentário completo »
      Wantorp
      2021-07-23 11h05m por jorslb1
      Se metermos o Taarabt a marcar todos os livres, cantos e penaltis, se calhar também ficar com boas estatísticas :)
      Benfica
      2021-07-23 09h13m por GoldenBoy3095
      Quatro remates(se é que a rosca do Luca, pode ser considerado remate) em noventa minutos, é pouquíssimo. Notaram-se melhorias no controlo de jogo, ainda que com debilidades semelhantes no controlo da profundidade. Ofensivamente, permanece uma inexistência atroz. Andar a fazer gestão de jogos pela margem mínima, já nos custou caro num passado recente. É preocupante, a equipa não procurar a baliza adversária. Espero sinceramente, que quando começarem os jogos a doer, isso mude. Caso contrário, vamos passar mal outra vez
      Estes Benfiquistas
      2021-07-23 08h35m por wantorp
      O Pizzi sem correr como dizem num jogo faz mais assistencias e marca mais golos que por exemplo o Taarabat em 4/5 épocas é so olhar para as estatiscas. É de golos e assistencias que vive uma equipa e digo o mesmo do Luca. O problema do Benfica não são os jogadores e nunca foi, para mim tem de longe o melhor plantel da Liga. O Problema é a falta de treinador e as suas ideias. A equipa do Benfica deixa muito espaço entre sectores, Faz uma pressão muito em cima no terreno mas ao calhas, tem...ler comentário completo »
      Alvi negro
      2021-07-23 03h47m por JiLVicente
      E o Varzim quem contratou? Só falas do Porto, ainda vão pensar que és portista.
      Luca
      2021-07-23 02h12m por CreedEinsteinBratton
      Tão, tão mau. . .

      E a malta ainda fala dele como se fosse dos melhores que temos. . .

      Um Carlos Jr fazia mais que Luca!

      15M para o lixo.
      RA
      tozedinis
      2021-07-23 01h34m por razga
      O Pizzi vai sair do 11 em principio para dar o lugar ao Everton, Seferovic como PL é mau como 2 ava seria desastroso, não tem técnica para isso, o Luca nunca pode jogar a extremo num 442.
      Leitura técnica
      2021-07-23 01h09m por tozedinis
      O Benfica não jogou bem, o JJ tem que por a equipa a jogar 4x4x2.
      O Pizzi é para sentar no banco e colocar o Seferovic no lugar
      Passo a explicar o Weigl trinco J. Mario 8 Rafa Silva extremo esquerdo e Waldschmidt extremo direito, Haris nas costas do Ramos ou do Vinicius. O que eu vi foi o Benfica a jogar muito pelo meio, o que torna o jogo feio e muito previsivel. O Jesus tem que mandar os extremos jogar pelas pontas e não como interiores, porque no meio já se estorvavam uns...ler comentário completo »
      Ultras-__FCP
      2021-07-23 00h58m por slbmeireles
      sim um problema comum em Portugal precisa-se vender para comprar, e o mercado está parado. Mas ainda devem haver algumas mexidas até ao fim do mesmo.
      slbmeireles
      2021-07-23 00h26m por Ultras-__FCP
      Vamos ver, é um caso muito especifico, jogador em final de contrato, com praticamente 28 anos, tem qualidade mas não é nenhum fora de série que encaixe em qualquer tubarão. De qualquer das formas, até que hajam saídas, não devem haver mais entradas. Pessoalmente vendia o Leite, o SO, o Corona e trazia apenas um lateral esquerdo, é a única coisa que falta ao plantel neste momento.
      The_Man
      2021-07-23 00h18m por luisFilipe791
      Parece que sim
      Ultras-__FCP
      2021-07-23 00h14m por slbmeireles
      Sim ás vezes há jogadores com mais ambição profissional pode ser o caso, apesar que cada vez menos se vê isso.
      Por exemplo o Basic preferiu ir para Itália que vir para o Benfica, e fala-se que vai para a Lazio que não é nenhum tubarão nem superior ao Benfica, mas está num campeonato melhor e provavelmente vai oferecer melhores condições salariais.
      slbmeireles
      2021-07-23 00h08m por Ultras-__FCP
      Não sei, vamos ver, o jogador também não é nenhum craque mundial e vai a caminho dos 28 anos, não tou a ver nenhuma equipa de Champions , nenhum tubarão dos principais campeonatos onde ele possa ser opção. Por vezes a vertente desportiva pesa mais e se Ojogo diz que a situação está bem encaminhada, por algum motivo será, agora claro que a qualquer momento pode aparecer uma Roma, como aconteceu no caso Viña, mas acho mais complicado dada a idade do jogador, mesmo com o uruguaio foi uma ...ler comentário completo »
      Jogo
      2021-07-23 00h07m por ReturnoftheEagle
      Benfica: ainda muitos passes para o lado. Pouco rematador. Alguma apatia ainda nalguns lances, mas a gestão da vantagem foi melhor que na época passada. Vertonghen e Weigl estavam sempre no sítio. Boa sequência de cantos que deu em golo- mantendo o nível é uma melhoria importante em relação à época transata.
      Lille (vi o jogo muito por eles, para saber como alinharão na nova temporada depois de várias saídas): tentou sempre sair a jogar de trás. Leo Jardim + defesas muito bem a sai...ler comentário completo »
      correcção
      2021-07-23 00h06m por slbmeireles
      * eu bem vi a dificuldade que o Benfica teve com vários nomes falados
      Ultras-__FCP
      2021-07-23 00h04m por slbmeireles
      Jogando na europa se os jogadores forem bons não vai faltar interessados, de campeonatos mais atrativos e que vão oferecer melhores salários.
      Eu bem a dificuldade que o Benfica teve com vários nomes falamos para o meio campo neste mercado.
      Hoje em dia, uma equipa do meio da tabela dos maiores campeonatos conseguem oferecer melhores condições que cá, e os jogadores preferem ir para lá. Mesmo no campeonato sul americano já está difícil de contratar.
      Pormenortatico
      2021-07-23 00h04m por luisFilipe791
      Não me parece que o teu clube seja assim muito superior ao Benfica, e os 4-1 da época passada, foi um exemplo disso, foi preciso o Amorim colocar o João Palhinha e o João Mário entrar para equilibrar o meio campo, e o Sporting equilibrar mais o jogo e ainda chegou a reduzir, o problema do Benfica é mesmo a forma como defende, e falham muito na finalização, porque podiam perfeitamente ter dado mais que 4, na frente não se aproveita só o Seferovic tanto Vinícius como Darwin são boas opções...ler comentário completo »
      12
      jogos em destaque
      U Quinta, 22 Julho 2021 - 20:00
      Estádio do Algarve
      João António Gonçalves
      1-0
      Gonçalo Ramos 28'
      Tópicos Relacionados
      VIDEOS
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Portuguesa
      em direto
      EST 0-0 SCP intervalo
      Acabou a 1ª parte. Acompanhe aqui o Estoril Praia x Sporting em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      FK
      fka 19-09-2021, 21:20
      ES
      Estatisticamente 19-09-2021, 21:14
      Drifter05 19-09-2021, 21:10
      albantrop 19-09-2021, 21:07
      Aguentazz 19-09-2021, 21:05
      DingyPT 19-09-2021, 20:59
      TI
      Tikiman 19-09-2021, 20:58
      Aguentazz 19-09-2021, 20:50
      Patriota69 19-09-2021, 20:47
      jorslb1 19-09-2021, 20:46
      PO
      PORTOTUGA2 19-09-2021, 20:39
      BR
      Braguilha___comedia 19-09-2021, 20:36
      Patriota69 19-09-2021, 20:33
      Dirtylooks 19-09-2021, 20:31
      ReturnoftheEagle 19-09-2021, 20:29
      ItEzzWhatItEzz 19-09-2021, 20:28