placardpt
      Argentina vence a Copa América

      Um Avé Maria pelo campeão das Américas

      2021/07/11 03:11
      Ricardo Miguel Gonçalves

      Chega a tão aguardada glória da Argentina no futebol internacional, que já não aparecia desde 1993. Messi ficará com as manchetes, do troféu internacional que marca a carreira de uma glória eterna, mas foi o esforço coletivo que ditou a vitória sobre o Brasil nesta final da Copa América.

      Diretamente de Paris

      É a maior competição de seleções da América do Sul, e como tal não deveria surpreender um futebol... sul-americano Pelo menos nos minutos iniciais, com a ansiedade e pressão que um jogo de tal dimensão traz. Houve muitas faltas e algumas delas duras, num futebol que se fez de rasgo individual - os calções de Neymar que o demonstrem -, com os médios de ambas as equipas a apostar no drible para ganhar metros, em oposição ao passe.

      Num Maracanã vazio para os padrões habituais, com apenas oito mil convidados nas bancadas, a Argentina colocou-se à vontade e foi crescendo à medida que os nervos acalmaram e o jogo melhorou. Competente no momento defensivo, a albiceleste foi a força mais competente do jogo, mesmo com a marcação cerrada na sua individualidade mais forte. Lutou, criou, e à primeira oportunidade aproveitou.

      O golo decisivo, com um toque de classe ©Getty / Alexandre Schneider
      Os holofotes caíam sobre uma estrela do Paris SG, o camisola 10 brasileiro. Talvez por esse motivo tenha aparecido outro parisiense, pela calada, para roubar as manchetes. Angel Di Maria correu na profundidade e recebeu um belo passe longo de De Paul antes de ver Renan Lodi a falhar o corte, abrindo-se o caminho para um chapéu delicioso sobre Ederson e a consequente festa argentina.

      Perseguição e desespero

      O golo colocou a pressão do lado brasileiro das trincheiras, mas a canarinha não estava a encontrar facilidade em ultrapassar a barreira defensiva do seu rival, num jogo de poucas ocasiões. Médios estavam recuados, e com Everton Cebolinha anónimo e Richarlison mais focado em tarefas defensivas, Neymar esteve sempre isolado. Foi só no segundo tempo que ameaçaram uma história diferente.

      Um desaire caseiro no Maracanã ©Getty / Alexandre Schneider

      A entrada de Firmino para o lugar de Fred permitiu à formação de Tite crescer, com Paquetá a aventurar-se em tarefas ofensivas. Richarlison marcou, na primeira chance flagrante do Brasil, mas estava em posição irregular e a procura pelo empate continuou em marcha, com os minutos a passar e a pressão a aumentar novamente.

      A esperança de resposta estava em Neymar, mas o dínamo brasileiro teve de recuar muito para ter bola e nem sempre criou perigo. A maior chance foi de bola parada, com o cruzamento a sobrar para o recém-entrado Gabigol, mas Emi Matínez estava atento e segurou a vantagem.

      O momento do Messias

      foi um esforço coletivo ©Getty / Alexandre Schneider
      Na quinta final pela seleção das pampas e ainda sem nenhum troféu, a expectativa era um Messi dominante e sedento de glória, mas não foi essa a imagem que os 90 minutos deixaram.

      Competente, claro, mas muitas vezes longe do jogo e só beneficiou de uma ocasião nos instantes finais finais, que desperdiçou com uma tentativa de drible que saiu completamente ao lado. Noutro dia podia ter sido um ponto de viragem, com um empate tardio ou enredo semelhante, mas nesta madrugada de verão não foi essa a história.

      Mesmo sem impacto direto no jogo, o apito final foi tiro de partida para toda a comitiva correr em direção do seu Messias, que estático recebeu o abraço de uma nação. Seguiu-se a consagração, e o merecido erguer de um troféu.

      U Domingo, 11 Julho 2021 - 01:00
      Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
      0-1
      Ángel Di María 22'
      Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
      Lotação78 838
      Medidas105x68
      Inauguração1950
      VIDEOS
      Lances Capitais
      22´
      GOLO Argentina!
      Ángel Di María marca
      Ángel Di María marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
      52´
      GOLO INVALIDADO Brasil
      Fora de jogo assinalado corretamente a Richarlison, que acabou por colocar a bola na baliza adversária na sequência do lance
      A Chave

      O passe magistral de Rodrigo De Paul, que leva com justiça o prémio de homem do jogo para o zerozero. O homem da Udinese foi chave, não só na assistência, mas na criação das restantes oportunidades e trabalho defensivo.

      O Árbitro

      Jogo de pouca história para Esteban Ostojuch, nesta final. O uruguaio teve poucas decisões difíceis para tomar, com um golo bem validado e outro bem anulado com auxílio do VAR.

      O Melhor
      Coletivo albiceleste

      Messi, Messi e Messi. Foi essa a repetitiva história do pré-jogo, que se desvaneceu ao longo dos 90 minutos com uma completíssima exibição da seleção das pampas, em particular no lado defensivo e no controlo do jogo. O camisola 10 foi melhor jogador da prova, mas na história do jogo decisivo há igualdade no mérito argentino.

      O Pior
      Reação caseira

      O histórico caseiro do Brasil na Copa América era imaculado, com cinco troféus em cinco competições organizadas, mas fica agora manchado por uma exibição insípida no Maracanã. Não foi tão mau como em 2014 no Mundial, pois tal seria impossível, mas a fraca reação brasileira com tanto tempo em desvantagem não é apenas mérito do adversário.

      Forma
      Brasil
      2021
      13J
      11V
      1E
      1D
      28-5G
      Argentina
      2021/2022
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BRASIL
      EMPATE
      ARGENTINA
      Comentários (171)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      LA
      kingdevil
      2021-07-12 01h54m por lalaland
      "Mas se for para ganhar o Jorginho então até eu levo o prêmio a casa do Messi credo" ahahahahah podes crer
      LA
      kingdevil
      2021-07-12 00h52m por lalaland
      E sim o lewa foi roubado o ano passado por terem cancelado a bola de ouro. . . mas enfim no fundo todos sabemos q ele a ia ganhar e ganhou o the best, ja n é nada mau.
      O de bruyne para mim ja merecia tb pq o acho o melhor medio do mundo mas esta é capaz de ter sido uma das epocas onde foi menos influente. O messi nem o tinha na lista de favoritos pq deixei de ver o barcelona este ano e por consequente o messi pq n tinha tempo e jogavam horrivelmente mal. So qdo vi as estatisticas é q...ler comentário completo »
      LA
      kingdevil
      2021-07-12 00h47m por lalaland
      N faz mal nenhum! Eu tb n sei se o maradona n será melhor q os dois, mas dizer q n chegam aos joelhos? Em termos estatisticos sao mto superiores e em termos individuais o messi é quase identico, ainda q ache q o maradona vai ser provavelmente o melhor talento natural de sempre com o messi logo a seguir. Mas volto a dizer, a diferença para o messi do q vi é minima, alias quase parecem gemeos em certas situaçoes. Claro q tudo o q sei do maradona infelizmente é so de videos mas pronto. Quem viu os dois ao vivo é um sortudo xD
      Arshavin
      2021-07-11 20h35m por ReturnoftheEagle
      Quando se trata de Simeone e jogadores ofensivos talentosos, fico sempre de pé atrás, mas tens razão no que dizes. De Paul é um médio de propensão ofensiva, muito bom de bola, mas realmente não é um mago ou um criativo. Para além disso, tem essa combatividade e também alguma estampa física, que aliás foi bastante visível ontem. Pode adaptar-se ao Atlético, embora não seja certo; só espero é que aconteça mesmo.
      É verdade que Paquetá tem bastante qualidade, mas prometia muito ma...ler comentário completo »
      Socico
      2021-07-11 20h01m por Mos1994
      "As pessoas que preferem o Messi passam a vida a arranjar desculpas para os feitos do CR e as que preferem o CR passam a vida a arranjar desculpas para oa feitos do Messi. "

      vê-se que fazes part do primeiro grupo então. Congratulations, you played yourself
      PI
      Socico
      2021-07-11 19h47m por Pirisca
      As pessoas que preferem o Messi passam a vida a arranjar desculpas para os feitos do CR e as que preferem o CR passam a vida a arranjar desculpas para oa feitos do Messi.

      Também vais buscar as médias para falar dos feitos do Ronaldo na selecção? Tornou-se este ano o melhor marcador dos euros e precisou de 5 euros para bater o record do Platini q tinha feito 9 golos em 1 euro, mas isso não interessa falar não é? ou os 109 golos pela selecção também n interessa falar que foi em qu...ler comentário completo »
      Enfim, nacionalismo. . .
      2021-07-11 19h44m por TheColorBlue
      "O nacionalismo é uma doença infantil: é o sarampo da humanidade. "

      A frase é de Albert Einstein de 1921, 18 anos antes do país onde vivia o perseguir a ele e a muitos pela sua ascendência étnica judaica e pela exacerbação idiota das linhas invisíveis na areia, como sempre, desculpa para que se criasse um clubezinho de rapazinhos assustados com o mundo que precisavam do gigantesco eco de todos os outros para se sentirem alguém intimidando quem lhes aparecesse pela frente, que ...ler comentário completo »
      Curiosidade
      2021-07-11 18h57m por TomPen
      10 do 7 de 2016 - Cristiano ganha o primeiro título pela seleção nacional.
      10 do 7 de 2021 - Messi ganha o primeiro título pela seleção nacional.

      10 do 7

      Parece escrito lol.
      BR
      jogo
      2021-07-11 18h40m por Braguilha___comedia
      Falam muito de Portugal ter muitas faltas nos jogos do seu campeonato, mas ontem os jogadores quase que nem se podiam mexer de tantas faltas. Falavam da agressividade quando jogaram contra a Argentina, mas ontem foi um bar aberto de porrada aos jogadores brasileiros, especialmente a Neymar. Melhor em campo foi de longe o De Paul, esteve em tudo o que era lado e Di Maria. Do lado do Brasil, Neymar foi o unico que tentou remar contra a maré, mas a jogar sozinho não deu para mais.
      ...ler comentário completo »
      Jogo
      2021-07-11 18h26m por ReturnoftheEagle
      Não foi brilhante, longe disso. Teve poucos remates, poucas oportunidades e só mesmo alguns rasgos individuais abrilhantaram as prestações coletivas. Foram também feitas muitas faltas de parte a parte. O Brasil era favorito, mas nunca conseguiu dominar uma Argentina coesa que chegou à vantagem na primeira oportunidade que criou. Valeu a pena ver o jogo muito por causa deste golo- foi o único, mas foi sublime. O passe magistral de Rodrigo de Paul (belíssimo jogador, espero que Simeone n...ler comentário completo »
      Somos pequenos
      2021-07-11 18h26m por bludouro
      Mas que povinho pequeno, pequenino, reles e ingrato nós somos! Então a Argentina ganhou ontem - e merecidamente - a Copa "Mickey Mouse" onde desde o início haveria apenas 2 candidatos (epah, comparem o grupo da morte do Euro com esta caricatura de prova onde os 4 melhores dos grupos de 5 passavam, LOL) e logo aproveitam os messinitas para atacar o nosso CR7 e fazer comparações ridículas?

      Ok, vejamos: o Messi entre 2007-21 compete em 6 Copas - são 6 Copas em 14 anos, certo? ...ler comentário completo »
      Bola de Ouro
      2021-07-11 18h02m por joa-otoma-s
      Messi claramente o favorito para a Bola de ouro, 38 jogos em 2021: 33 golos, 14 assistencias, 26 vezes melhor jogador em campo (numero que nunca vi ninguém registar), melhor jogador da Copa América, mais assistencias e golos. Vencedor da Copa América (Argentina não vencia há 28 anos) e Copa do Rey. Jogador com maior contribuição para golos em 2021. É favorito, até porque este ano não houve nenhum jogador tão destacado para vencer a Bola de Ouro. Kanté começou a fazer grandes exibições ...ler comentário completo »
      Messi vs Ronaldo
      2021-07-11 17h55m por GatoPreto
      Sobre a discussão que vai por aqui, sobre se o melhor é Messi ou Ronaldo, acho uma discussão sem sentido, pois são jogadores muito diferentes. Pela minha parte, gosto de ambos e acho que por se gostar de um não se tem de desgostar do outro.
      O Messi é pura magia futebolística tem um talento ímpar, enquanto Ronaldo é um trabalhador incansável. Metaforicamente, o primeiro é arte e humanidades, o segundo é ciência e tecnologia.
      Acho que o Messi já merecia ganhar um grande t...ler comentário completo »
      Uma questão-K. O. . .
      2021-07-11 17h51m por Artemis
      Não é estranho Ronaldo, «o melhor jogador do mundo de todos os tempos» segundo algumas curiosas almas que não compreendem a explicação clara de Cruyff sobre o conceito de «melhor jogador», participar desde 2004 em fases finais de europeus e mundiais e nunca ter sido nomeado, sequer informalmente, como melhor jogador de um desses torneios?!. . .
      pedropereira934
      2021-07-11 17h51m por Mos1994
      a arbitragem em 2019? O que roubaram um penalti a 10 minutos do fim quando estava 2-0? Uma das piores prestaçoes da argentina em copas? Não fiques a espera que o arbitro faça tudo né lol.

      Imagino que o messi disputar mais copas em menos tempo que o ronaldo nao tenha impacto nenhum na bola de ouro de qualquer forma lol (ou tem? veremos em dezembro)

      sim a bola de ouro de 2013 do ronaldo (ano certo?) foi estranha, mas ainda pior foi a de 2010 em que o sneijder devia...ler comentário completo »
      KO
      Fifa
      2021-07-11 17h42m por Koemanout
      Portanto na tua brilhante mente de génio olha diz aí pra ti quem são os dois que mais merecem ganhar a bola de ouro já que é um escândalo o Messi ser favorito .
      LA
      fifaforever
      2021-07-11 17h41m por lalaland
      este ano davas a quem entao? Pq este ano ainda so vai a meio e o messi é q tem mais golos e assistencias e dos jogadores favoritos a ganhar a bola de ouro foi o q ganhou o titulo mais importante. O ronaldo n ganhou nada, o lewa ganhou a bundesliga (como sempre), o de bruyne ganhou a liga inglesa mas nem sequer foi o seu melhor ano pq jogava mtas vezes fora de posiçao, quem ganhou a champions foi o chelsea q n tem nenhum jogador merecedor de uma bola de ouro (so se o kante ganhasse o euro e m...ler comentário completo »
      Amplamente merecido
      2021-07-11 17h39m por GatoPreto
      Fiquei contente com a vitória da Argentina, que foi amplamente merecida. E foi bem feito para o governo brasileiro e a besta do Bolsonaro que quiseram a Copa América para branquear a forma criminosa como têm gerido a pandemia. Algo contra o qual, diga-se com justiça, a própria seleção brasileira se insurgiu. Foi por isso que, ontem, havia brasileiros a torcer pela Argentina, algo de inimaginável até há poucos dias.
      Sobre o jogo, os argentinos foram, coletivamente, muito melho...ler comentário completo »
      FIFAforever_ret urns2
      2021-07-11 17h34m por pedropereira934
      Mesmo, tens toda a razão, e eu ainda vi uma em 2013 em que deram a um jogador sem qualquer título coletivo, e por fazer um hat trick numa repescar, que nem devia de ter contado já que os prazos foram alargados sem qualquer explicação
      Mos1994
      2021-07-11 17h30m por pedropereira934
      Claro que sim, existe mesmo uma conspiração da Conmebol para Messi ganhar uma Copa América, basta ver o escândalo da arbitragem contra o Brasil em 2019. Como dizes, e bem, a de 2016 foi para assinalar o centenário, que seguramente a UEFA também o fará quando lá chegar, e a deste ano(que era para ser o ano passado) foi decidido para ficar a par do Euro. Acho que dizer que isso é só para beneficiar Messi é ser muito paranóico, aliás até Neymar podia beneficiar bem mais com isso, já que o...ler comentário completo »
      pedropereira934
      2021-07-11 17h23m por Mos1994
      erro meu sim. Seriam então 4 copas em 6 anos (2015, 2016, 2019 e 2020), embora o ano passado só nao houve copa por causa do COVID (cancelava-se tudo o ano passado)

      não subtrai merito à minha discussao, o messi disputa mais copas que o ronaldo. Supostamente 2016 era a copa centenário (100 anos da Copa america), mas repetiram e repetiram até o messi ganhar. Agora já pode finalmente dizer que tem título pela selecçao

      A "grande" diferença tb está na idade, o ro...ler comentário completo »
      Arshavin10Gunne r
      2021-07-11 17h23m por pedropereira934
      Também vou deixar de beber Coca-Cola, a partir de agora só 7up xD
      Mos1994
      2021-07-11 17h16m por pedropereira934
      Não sei qual escolaridade tens, mas nos últimos 5 anos houve copa América 2016-2021, houve 3 copas américas. Messi jogou 6 copas américas, Ronaldo 5 euros, não sei onde está a grande diferença. Oxalá houvesse copa América e euro todos os anos, quanto mais futebol melhor.
      FIFAforever_ret urns2
      2021-07-11 17h13m por pedropereira934
      "sem Ronaldo nao haveria finais nem de Europeu nem de Liga das Nacoes. . . e isso nao é opiniao, é facto. " Ve lá a importância que tem a liga das nações, que Cristiano até recusou participar na qualificação e só decidiu jogar porque Portugal se qualificou para a final four sem ele.
      KO
      Fifa
      2021-07-11 17h11m por Koemanout
      Entre ti e o JilVicente tenho sérias dúvidas sobre qual percebe menos de futebol e qual de vocês consegue dizer mais porcaria . E que é impressionante como não há um único comentário vosso que se aproveite , não dizem mesmo nada de útil , basicamente andam so aqui os dois a humilhar se porque a vida vos corre mal ou la o q se passe nesses cérebros inexistentes .
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Europa
      SC Braga derrotado na Sérvia
      No final da partida na Sérvia, que culminou com derrota bracarense por 2x1, Carlos Carvalhal apontou as dificuldades na finalização como motivo para o resultado negativo. O ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Chama_Gloriosa 17-09-2021, 00:37
      MA
      MariaHelenaOsswald 17-09-2021, 00:34
      Smurf_PT 17-09-2021, 00:18
      redlegion 17-09-2021, 00:17
      Best1NTheWRLD 17-09-2021, 00:10
      luisFilipe791 17-09-2021, 00:04
      SA
      santossantos 16-09-2021, 23:51
      pedrinho_dgl 16-09-2021, 23:45
      SA
      santossantos 16-09-2021, 23:38
      Patriota69 16-09-2021, 23:36
      Aleaotejano 16-09-2021, 23:33
      PM
      pmlmartins 16-09-2021, 23:33
      footballmanagerftwgo 16-09-2021, 23:24
      odiablored 16-09-2021, 23:24
      SL
      SLBong 16-09-2021, 23:24
      F0nslayer 16-09-2021, 23:19