placardpt
    Espanha segue em frente; Eslováquia cai

    Gazpacho andaluz

    O Gaspacho serve-se frio, tal como a vingança, e nesta tarde andaluza (de onde origina a versão espanhola desta sopa) a roja vingou-se a si própria ao marcar todos os golos que não entraram nos últimos jogos. Venceu, em bom estilo, qualificando-se para os oitavos de final do Euro 2020 como segundo classificado do Grupo E. A Eslováquia, por outro lado fica pelo caminho como um dos piores 3ºs.

    A Espanha ainda começou ao estilo que habituou os adeptos do Olimpico de La Cartuja nos últimos jogos (com muito desperdício, isto é), mas por fim a equipa de Luis Enrique entrou nos eixos e venceu de uma forma bem mais esclarecedora do valor real da equipa, com um 0x5 no marcador.

    Assim sim, Dubravka!

    A fraca capacidade de finalização tem sido destaque na história de Espanha neste Campeonato da Europa. Para atingir o clímax nesse enredo, só mesmo se a roja desperdiçasse uma grande penalidade pelo segundo jogo consecutivo... E foi precisamente isso que aconteceu.

    Foi logo aos nove minutos de jogo que Koke caiu na área e que Bjorn Kuipers assinalou o castigo, após consultar o VAR. Foi chamado a cobrar Morata, que embora não tenha sido ele quem falhou o penálti anterior - foi Moreno - foi certamente alvo de enormes críticas pelo desperdício ao longo dos dois primeiros jogos. O azar do avançado foi a sorte de Dubravka, que adivinhou o lado e fez uma enorme defesa para manter o nulo, muito cedo num jogo que seria sempre decisivo para ambas as seleções.

    Assim não, Dubravka...

    Erro enorme de Dubravka ©Getty / MARCELO DEL POZO
    Era preciso marcar para tirar do caminho a nuvem negra que pairava sobre o ataque espanhol, mas todas as tentativas (Pedri, Morata, Sarabia...) acabaram nas mãos do guardião eslovaco do Newcastle United. Foi, por esse motivo, muito estranho quando o golo chegou pelas luvas do guarda-redes, já depois da pausa para hidratação.

    Sarabia atirou à trave de muito longe e a Dubravka coube fazer o caricato: na tentativa de limpar a bola que ia cair, o guardião, de frente para a sua baliza, fez um auto-golo que mais parecia um remate de voleibol.

    A Eslováquia jogava pouco apoiada e quase nunca conseguiu chegar ao ataque, num jogo em que Espanha dominava sem criar ocasiões. Ao contrário do habitual, os espanhóis fizeram pouco com muito e acabaram por duplicar a vantagem ainda antes do intervalo, em mais um mau lance de Dubravka. O guardião saiu da baliza mas não ganhou o lance a Moreno, que cruzou para o primeiro golo de Laporte pela seleção.

    Gaspacho ou... ketchup?

    Diz quem de golos percebe que estes são como o ketchup. Se a Espanha vingou o seu passado de poucos golos com o gazpacho andaluz, então na segunda parte entrou na conversa um outro alimento à base de tomate. Condimento, neste caso.

    Sarabia, que já tinha sido influente no primeiro tempo, voltou a marcar ao minuto 56. Morata saiu, sem marcar, mas os aplausos conseguiram calar os assobios num belo momento do público espanhol, que seria apenas superado pela entrada a todo o gás de Ferrán Torres, que fez o 0x4 no espaço de um minuto apenas.

    A Espanha continuou a insistir e ainda encontrou mais um golo. Pau Torres, recém-entrado depois de titular nos outros jogos, cabeceou para o derradeiro tento, que seria eventualmente atribuído a Kucka (auto-golo). A campanha roja pedia bem mais, e eis que chegou tudo.

    U Quarta, 23 Junho 2021 - 17:00
    Estádio Olimpico de La Cartuja
    Björn Kuipers
    0-5
    Martin Dubravka 30' (p.b.)
    Juraj Kucka 71' (p.b.)
    Aymeric Laporte 45'
    Pablo Sarabia 56'
    Ferrán Torres 67'
    Estádio Olimpico de La Cartuja
    Lotação57 580
    Medidas-
    Inauguração1999
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo EJornada 3
    Lances Capitais
    12´
    Álvaro Morata (Espanha) falha a grande penalidade! Boa defesa de Dubravka!!!
    30´
    GOLO Espanha
    Martin Dubravka marca na própria baliza!
    45´
    +3
    GOLO Espanha!
    Aymeric Laporte marca
    Aymeric Laporte marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    56´
    GOLO Espanha!
    Pablo Sarabia marca
    Pablo Sarabia marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    67´
    GOLO Espanha!
    Ferrán Torres marca
    Ferrán Torres marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    71´
    GOLO Espanha
    Juraj Kucka marca na própria baliza!
    A Chave

    Minuto 30: Dubravka, cego pelo sol, socou a bola para dentro da sua própria baliza para dar a vantagem à roja numa altura crítica do jogo. Se já havia pouco futebol eslovaco, aí passou a haver ainda menos.

    O Árbitro

    Nada a assinalar na exibição de Bjorn Kuipers. O juiz holandês teve auxílio do VAR na única decisão relevante que teve de tomar durante o jogo.

    O Melhor
    Adeptos em Sevilha

    O jogo ficou 5x0, favorável aos espanhóis, mas não é por isso que os adeptos estiveram bem. Aliás, entram neste destaque pela sua reação ao que de mal aconteceu. Depois de duas exibições abaixo da média, com muito desperdício, Morata desta vez falhou uma grande penalidade. A sua saída prematura foi acompanhada de alguns assobios, que rapidamente foram abafados por uma enchente de aplausos ao avançado da Juventus. Belo momento dos adeptos!

    O Pior
    Assim nunca ia funcionar

    A Eslováquia não era favorita, longe disso, mas certamente não esperava sair do Olimpico de La Cartuja com o resultado mais desnivelado deste Euro 2020. Um ataque sem qualquer ocasião perigosa, um meio campo completamente engolido pelos espanhóis, uma defesa que permitiu tudo e, por fim, um guarda-redes que iniciou o descalabro eslovaco. Tudo, mesmo tudo, correu mal.

    Forma
    Eslováquia
    2020/2021
    8J
    2V
    4E
    2D
    7-11G
    Espanha
    2020/2021
    14J
    7V
    6E
    1D
    29-7G
    Sabia que...by playmaker stats
    Maiores goleadas do Campeonato da Europa:
    1984 França x Bélgica, 5-0
    1984 Dinamarca x Jugoslávia, 5-0
    2000 Países Baixos x Jugoslávia, 6-1
    2004 Suécia x Bulgária, 5-0
    2020 Espanha x Eslováquia, 5-0
    A Eslováquia é eliminada do Euro 2020
    Maior goleada da Espanha em Campeonatos da Europa
    A Espanha ultrapassa a fase de grupos do Campeonato da Europa pela 4.ª vez consecutiva
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ESLOVÁQUIA
    EMPATE
    ESPANHA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Maraga
    2021-06-23 23h05m por iSMURF4
    Jesus este gajo é mesmo fraco fónix!
    AN
    Morata is for real?
    2021-06-23 20h31m por angryagain
    O azar do André Silva é jogar por PT, se jogasse na Espanha era titular. . .
    Este jogo
    2021-06-23 19h24m por luisFilipe791
    Ficou logo decidido com o primeiro golo, em que o guarda redes da Eslováquia pensava que estava a jogar Voleibol, mas o desporto que estava a praticar era o futebol, e pronto, facilitou o apuramento da Espanha
    LO
    Ucrânia
    2021-06-23 19h09m por LolmacaEoS
    Ucrânia apurada com este resultado
    LO
    Bucksem6
    2021-06-23 19h08m por LolmacaEoS
    Afinal tinhas razão, vamos ver se não acertas no resultado de Portugal. . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    RAVxARO em direto!
    Rola a bola em Vila do Conde! Acompanhe aqui o Rio Ave x FC Arouca em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.
    19-04-2024 20:11