placardpt
    Polónia fica pelo caminho

    Ao sprint, foi a Suécia a vestir a camisola amarela

    Não era a favorita, provavelmente também não seria a segunda mais forte, em teoria, mas a Suécia acabou o grupo E na liderança, justificada por mais uma vitória e por outra demonstração de superioridade. Não foi mais simples porque a qualidade individual de Lewandowski desafiou o destino, mas no fim (golo nos descontos) haveria justiça para quem foi mais equipa. Paulo Sousa sai do Europeu sem qualquer brilho.

    Trave que travou

    Líder do grupo à partida para a última jornada, a Suécia tinha um claro ascendente emocional pela menor pressão. No fundo, trabalhava pela melhor posição num apuramento que já estava assegurado, o que, por si só, já era um aspeto motivador. O que poderia ser melhor do que um golo ao segundo minuto de jogo? Forsberg furou pela deficiente defesa polaca, numa demonstração do aproveitamento de uma entrada completamente desconcentrada da equipa de Paulo Sousa, e tombou ainda mais a balança para o lado nórdico.

    Kulusevski entrou muito bem ©Getty /
    Mesmo com vantagem pontual, o selecionador sueco praticamente não tinha feito alterações para este jogo e o que se seguiu foi, acima de tudo, uma tentativa de conservar a Polónia no seu estado intranquilo. Apesar de se ver muito mais qualidade e segurança quando a Suécia tinha bola, nem por isso se viram mais oportunidades, pois o conservadorismo dava primazia à anulação do adversário.

    Em parte, essa estratégia nórdica teve sucesso, se bem que com um grande susto pelo meio. Num canto, Lewandowski conseguiu a incrível proeza de cabecear duas vezes seguidas à trave, não conseguindo um golo que relançaria com mais tempo os polacos para a discussão da vitória.

    Também podia ter sido a acabar a primeira parte, num remate de fora da área de Zieliński, ou a começar a segunda, quando o mesmo camisola 20 voltou a ver Olsen brilhar em grande defesa. Pelo meio, um deserto de lances dos amarelos, muitos cantos para a Polónia e a sensação de que a Suécia estava mais talhada para a felicidade.

    Mais ficou quando, no primeiro quarto de hora do segundo tempo, se viu a fase mais perigosa dos rapazes de Janne Andersson. Se Quaison e Isak estiveram muito perto de marcar, Forsberg conseguiu mesmo, numa fantástica arrancada de Kulusevski (incompreensível porque é suplente) que o camisola 10 finalizou com muita qualidade.

    Técnica de reanimação

    Parecia tudo sentenciado: a Suécia em primeiro, a Polónia em último. Só que Lewandowski, qual reanimador em momento delicado, deu nova vida à equipa. Primeiro, fez um golaço em arco. Depois, recebeu na área com mestria e finalizou com frieza.

    Um dos golos foi assim ©Getty /
    Não se pense que tal aconteceu numa fase de ascendente polaco. A Suécia parecia com o jogo controlado e faltava fio de jogo à equipa de Paulo Sousa, que se alimentou pelo seu capitão, mas que, nem aí, nem daí para a frente conseguiu força e destreza para se apoderar do meio-campo contrário.

    Para quem vinha de um moralizador empate contra a Espanha, esperava-se mais, se bem que nas explicações também estará a qualidade da Suécia, uma das melhores novidades desta fase de grupos. Teve o bónus que, pela segunda parte, mereceu, ao conseguir a vitória nos descontos, em mais um lance de Kulusevski, desta vez finalizado por Claesson.

    U Quarta, 23 Junho 2021 - 17:00
    Krestovsky Stadium (Zenit Arena)
    Michael Oliver
    3-2
    Emil Forsberg 2' 59'
    Viktor Claesson 90'
    Robert Lewandowski 61' 84'
    Krestovsky Stadium (Zenit Arena)
    Lotação68 134
    Medidas-
    Inauguração2017
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo EJornada 3
    Lances Capitais
    GOLO Suécia!
    Emil Forsberg marca
    Emil Forsberg marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    59´
    GOLO Suécia!
    Emil Forsberg marca
    Emil Forsberg marca o seu 3º golo na prova (3 jogos)
    61´
    GOLO Polónia!
    Robert Lewandowski marca
    Robert Lewandowski marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    84´
    GOLO Polónia!
    Robert Lewandowski marca
    Robert Lewandowski marca o seu 3º golo na prova (3 jogos)
    90´
    +4
    GOLO Suécia!
    Viktor Claesson marca
    Viktor Claesson marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    A Chave

    Entrada de Kulusevski: tornou a equipa mais perigosa para aproveitar os espaços que iam surgindo cada vez mais no meio-campo contrário. Acabou com duas assistências que foram fruto de trabalho e de muita qualidade do jogador da Juventus.

    O Árbitro

    Arbitragem que não complicou e que esteve ao nível do que temos visto neste Euro: muito bem.

    O Melhor
    Forsberg

    Acabou por ser o melhor em campo, apesar de ter sido preciso nos últimos minutos. Quando saiu, levou dois golos no bolso e voltou a mostrar-se a um bom nível, como demonstraram não apenas esses lances, mas os vários em que participou com qualidade.

    O Pior
    Falta de fio de jogo

    Se a equipa esteve viva até ao fim foi porque Lewandowski é um dos melhores avançados do Mundo e disfarçou os inúmeros problemas de uma equipa que, apesar da qualidade de vários executantes, revela em doses industriais. A eliminação é um castigo, mas merecido.

    Forma
    Suécia
    2021
    14J
    8V
    1E
    5D
    19-16G
    Polónia
    2020/2021
    14J
    3V
    5E
    6D
    20-20G
    Sabia que...by playmaker stats
    A Polónia de Paulo Sousa está eliminada do Euro 2020.

    Nas últimas 7 fases finais que disputaram, só passaram por uma ocasião: caíram nos quartos de final frente a Portugal em 2016
    Em Europeus e a orientar seleções estrangeiras, apenas Fernando Santos passou a fase de grupos:
    1996 Artur Jorge, Suíça
    2012 Fernando Santos, Grécia (D 4-2 Alemanha)
    2021 Paulo Sousa, Polónia
    Pela primeira vez, a Suécia passa a fase de grupos em Europeus consecutivos.

    Igualou o máximo de vitórias (2) numa edição do Europeu (2020, 1992)
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SUÉCIA
    EMPATE
    POLÓNIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    AN
    Polónia em último. . .
    2021-06-23 20h20m por angryagain
    Paulo Sousa bye bye?
    Suécia
    2021-06-23 20h02m por JHendrix
    O melhor que aconteceu à Suécia foi o Zlatan ficar de fora.

    A verdade é que desde que ele saiu, a produção da Suécia, quer no último Mundial, quer agora no Europeu subiu de nível e venceram um grupo onde a Espanha seria a maior favorita.

    Isak, Kulusevski, Olson, e Jordan Larsson são valores para o futuro com ajuda das mais valias experientes Forsberg, Lindelof e Augustinsson.
    PI
    Lewy
    2021-06-23 19h56m por Pinho352
    Nesta Polónia, é Lewy a mais e colectivo a menos, grande jogador mas os seus colegas estão num patamar inferior e o futebol é um jogo de equipa e não há milagres.
    Ai se este Lewandowksi jogasse pela Alemanha, teria um ataque imparável e seria sempre um sério candidato à vitória em todas as competições.
    Josnei
    2021-06-23 19h38m por maiaslb
    Isso tem uma explicação. Sem Zlatan jogamos como equipa. Nao somos ofensivos, não jogamos bonito, mas corremos e nao temos um só alvo.
    MisticaEncarnad a
    2021-06-23 19h35m por slbmeireles
    Eu acho que passar passamos, o dificil sera ficar em segundo, visto que provavelmente a Alemanha vai ganhar, nós precisamos de ganhar tambem.
    FA
    Lewi
    2021-06-23 19h33m por fabiopereirascp
    Este homem é uma máquina. . . É uma pena estar no meio de jogadores medíocres, porque merece muito mais. Ainda há quem vá na hype de querer dar a bola de ouro ao Kanté porque só olham para quem ganha a Champions, mas a verdade é que este craque merece mais! A deste ano e desde já dêem-lhe uma para a época passada também!
    slbmeireles
    2021-06-23 19h28m por MisticaEncarnada
    Faltou um pormenor importante que é se passarmos. . .
    slbmeireles
    2021-06-23 19h28m por MisticaEncarnada
    Provavelmente nem chegamos muito longe mas se chegarmos temos algumas hipóteses. Vejo algumas seleções mais fortes que nós mas o alinhamento pode ser-nos favorável até às meias finais caso passemos. Se apanharmos pela frente França, Alemanha, Itália ou Espanha é que vejo a coisa pior mas não é impossível.
    Sverige
    2021-06-23 19h21m por maiaslb
    Esta equipa enche me de orgulho. Já fizemos mais do que todos esperavam. Ficar em primeiro é simplesmente inacreditável. Feliz. . . agora é Portugal seguir em frente para ficar duplamente feliz.
    Polonia dificulta isto
    2021-06-23 19h20m por slbmeireles
    Pessimo para Portugal, com isto não convem ficar nem em primeiro nem em terceiro. O ideal seria ficar em 2º.
    Partindo do principio que o 3º do grupo de Portugal passa isto fica assim:

    De um lado:
    Belgica - 3º grupo f
    Italia - Austria
    Suiça - 1º grupo F
    Croácia - Espanha

    Dou outro:
    Suécia - Ucrania
    Inglaterra - 2º grupo f
    Holanda - Republica Checa
    Pais de Gales - Dinamarca

    Resumindo par...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.