placardpt
      Croácia bateu Escócia e ultrapassou checos

      Maestro Modric conduziu orquestra croata rumo aos oitavos

      Num jogo onde estava tudo em jogo para as duas seleções, Modric mostrou o porquê de ser a figura maior da Croácia e conduziu a restante orquestra croata a uma vitória por 3x1 frente à corajosa Escócia, carregando a sua seleção para os oitavos de final do Euro 2020.

      Era o jogo do tudo ou nada para croatas e escoceses. Com apenas um ponto cada e a ocuparem o 3º e 4º lugar, respetivamente, do Grupo D deste Euro 2020, Croácia e Escócia sabiam de antemão que apenas a vitória interessava. Isto porque ganhando, qualquer uma das duas seleções garantia desde já a presença nos oitavos de final. Caso empatassem ficavam as duas de fora da prova já.

      Do lado croata, o selecionador Zlatko Dalic foi quem mais mexeu na equipa, fazendo quatro alterações em relação ao onze titular do empate com a República Checa (1x1) e promovendo as entradas de Juranovic, Brozovic, Vlasic e Petkovic, para os lugares de Vrsalijko, Kramaric, Brekalo e Rebic. Do outro lado, Steve Clarke fez apenas uma alteração, forçada, em relação aos titulares do empate (0x0) com Inglaterra, com a saída de Billy Gilmour, que testou positivo à covid-19, para a entrada de Stuart Armstrong.

      Intensidade vs cabeça

      A jogar em casa, em Glasgow, a Escócia foi galvanizada pelos seus adeptos - que quase nunca pararam de entoar cânticos de apoio - praticamente desde o primeiro minuto e entraram bastante pressionantes e intensos na partida, à semelhança do que tinham feito frente aos ingleses, dificultando a saída de bola e o jogo apoiado croata. Essa pressão trouxe frutos a nível ofensivo e os escoceses estiveram perto de inaugurar o marcador nos primeiros minutos, por intermédio de Che Adams - o mais atrevido no ataque -, mas Livakovic estava atento.

      Contudo, os escoceses tiveram dificuldade em prolongar essa intensidade por muito tempo e assim que o ritmo de jogo baixou foi a Croácia quem saiu a ganhar, uma vez que pôde ter mais bola no pé e mais tempo para as movimentações dos seus homens mais adiantados. Por isso mesmo, não foi de estranhar, e foi com alguma naturalidade, que o golo croata chegou ao minuto 17. Num lance aparentemente inofensivo, a Croácia aproveitou alguma passividade adversária para circular livremente entre corredores e, ao chegar ao último terço, cruzar desde a direita. Ivan Perisic saltou mais alto que os adversários, amorteceu para Vlasic e o médio do CSKA teve tempo para tudo, recebeu e atirou para o golo inaugural.

      O golo obrigou a Escócia a voltar a balancear-se para o ataque e isso deu espaço ao maestro Modric para controlar o ritmo do jogo no miolo e o médio do Real Madrid foi tentando fazer passes de rotura para o trio ofensivo croata. Do outro lado, a Escócia durante largos minutos não conseguia mais do que utilizar Dykes como pivot ofensivo para um jogo mais direto, embora não tivesse dificuldades em colocar um aglomerado de jogadores junto à área adversária.

      McGregor fez o 1º golo da Escócia neste Euro ©Getty /
      A Croácia, no entanto, parecia já confortável com o ritmo do jogo e isso acabou por sair caro, uma vez que a Escócia não teve problemas em implementar uma maior intensidade e pressão e apanhou os croatas meio de surpresa. O ala Stephen O'Donnell subiu pela direita, combinou com um colega e isso desbloqueou a defensiva adversária. O jogador do Sheffield United viu a defesa croata cortar, mas nunca devidamente para longe da sua área e isso saiu caro, uma vez que McGregor apanhou a bola de ressaca à entrada da área e levou à explosão de alegria do estádio, empatando a partida em cima do intervalo.

      O mágico abriu o livro

      Com o regresso dos balneários, as duas equipas sabiam que o resultado em vigor (1x1) não era útil a ambas e que havia que fazer algo para chegar à vantagem no marcador. A Escócia voltou a repetir a fórmula do arranque da 1ª parte, entrou intensa na procura da recuperação de bola e dificultou a vida dos croatas, embora sem criar oportunidades. No entanto, do outro lado, a Croácia melhorou no que toca aos movimento de roturas dos seus jogadores laterais e com Modric na batuta começaram a surgir as oportunidades, primeiro por Gvardiol e depois por Perisic.

      A Escócia voltou a apostar na subida dos seus alas e na incorporação dos seus médios junto dos dois avançados e isso dificultou o posicionamento defensivo dos croatas, mas na frente a Croácia soube «congelar» o ritmo de jogo e sempre que se aproximava da área contrária não tinha problemas em circular entre corredores e setores até abrir espaços e foi dessa forma que chegou à vantagem. Após trabalhar a bola bem na esquerda e puxar os centrais para aí, a bola chegou a Modric à entrada da área e o médio de 35 anos rematou de trivela e com um arco perfeito bateu o guardião escocês.

      Seria de esperar que a Escócia respondesse após o golo, em busca de relançar novamente a partida, mas a Croácia foi gerindo o momentum do jogo e foi com alguma naturalidade que, já nos 15 minutos finais, ampliou a vantagem, com Perisic a superiorizar-se aos seus adversários e a responder da melhor, ao primeiro poste, a um canto batido na esquerda por Modric. Este golo também silenciou por completo as bancadas do Hampden Park, que vinham sendo o 12º jogador escocês.

      Golo de Perisic sentenciou partida ©Getty / Paul ELLIS
      Com a partida praticamente sentenciada, Steve Clarke ainda mexeu na equipa para trazer sangue novo e mais coração para dentro das quatro linhas, mas a cabeça já era pouca e a Escócia mostrou estar uns furos abaixo a nível qualitativo, não conseguindo realmente criar perigo junto da baliza adversária e acabando por perder a partida. Com este resultado e tendo em conta a derrota da República Checa frente a Inglaterra (0x1), a Croácia passa para os oitavos de final do Euro em 2º lugar, enquanto os checos passam como um dos melhores terceiros e Inglaterra em 1º lugar. A Escócia dá por terminada a sua participação neste Campeonato Europeu.

      U Terça, 22 Junho 2021 - 20:00
      Hampden Park
      Fernando Rapallini
      3-1
      Nikola Vlasic 17'
      Luka Modric 62'
      Ivan Perisic 77'
      Callum McGregor 42'
      Hampden Park
      Lotação52 103
      Medidas-
      Inauguração1903
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo DJornada 3
      Lances Capitais
      17´
      GOLO Croácia!
      Nikola Vlasic marca
      Nikola Vlasic marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      42´
      GOLO Escócia!
      Callum McGregor marca
      Callum McGregor marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      62´
      GOLO Croácia!
      Luka Modric marca
      Luka Modric marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      77´
      GOLO Croácia!
      Ivan Perisic marca
      Ivan Perisic marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
      A Chave

      Aquela trivela de Modric. À entrada para a 2ª parte, tudo estava em aberto neste jogo e no grupo. A Escócia estava intensa, mas com dificuldades no ataque, até que aquele momento mágico do médio do Real Madrid mudou por completo o rumo do jogo e deitou o coração escocês abaixo.

      O Árbitro

      O argentino Fernando Rapallini, primeiro árbitro não europeu numa fase final de um Campeonato Europeu, teve um jogo sóbrio e sem lances duvidosos para ajuizar, mantendo sempre o critério.

      O Melhor
      A luta entre magia e coração

      Nem sempre foi um jogo bem disputado, mas sempre que a Escócia mostrava toda a sua vontade e intensidade ou quando Modric salpicava o jogo com momentos de magia, o coração das bancadas e dos adeptos de futebol aquecia.

      O Pior
      Ineficácia escocesa

      Embora com muita vontade, muita intensidade e muito apoio vindo das bancadas, era difícil aos escoceses apresentar melhor futebol face às suas características. Faltou gente na frente com frieza para dar um rumo diferente ao jogo.

      Forma
      Croácia
      2020/2021
      14J
      4V
      2E
      8D
      18-22G
      Escócia
      2020/2021
      8J
      2V
      4E
      2D
      11-10G
      Sabia que...by playmaker stats
      A Croácia termina o grupo D em 2.º lugar e vai encontrar o 2.º classificado do grupo E.

      Os croatas passaram a fase de grupos das últimas 3 fases finais (2020, 2018 e 2016)
      Foi a 1.ª vez que a Croácia se qualificou numa fase final após não vencer os dois primeiros jogos da fase de grupos.

      Os croatas igualaram o seu pior ataque em fases de grupos num Europeu: 4 golos
      Pela 1.ª vez, a Escócia terminou um Europeu sem vitórias (3 participações).

      Em 11 fases finais (Mundial / Euro), os escoceses nunca passaram da fase de grupos.
      Há 3 anos que a Croácia não marcava 3 golos numa fase final (Mundial / Euro).
      2021 V 3-1 Escócia
      2018 V 0-3 Argentina
      Luka Modric foi considerado o melhor jogador em campo:
      1 golo
      1 assistência
      2 remates (1 à baliza)
      88% eficácia de passe
      98 passes (jogador com + passes)
      1 roubo de bola
      Ao fim de 6 partidas, a Croácia consegue vencer a Escócia e logo em Glasgow.

      A Escócia vinha de 2 vitórias consecutivas frente aos croatas na qualificação para o Mundial 2014.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      CROÁCIA
      EMPATE
      ESCÓCIA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Modric
      2021-06-23 12h00m por Lazyfox
      Vê-lo a jogar é quase como visitar o Louvre. Ontem esteve soberbo. Não só pelo golo fantástico, mas também pela capacidade de fazer mover toda uma selecção. Acho que não havia uma única jogada em que a bola não passasse por ele.
      Golo do Modric
      2021-06-23 00h59m por MisticaEncarnada
      Aquele golo é uma obra de arte. Em direto não se vê que é uma trivela mas na repetição em câmara lenta vê-se toda a classe deste médio. O Ancelotti com certeza deve ter pena do Modric não ser uns 5 ou 6 anos mais novo. . .
      Croácia
      2021-06-22 22h54m por reginacosta
      . . . Com o equipamento mais bonito deste Europeu, não é fácil perder!
      Pena pela Escócia. São uns guerreiros!
      AN
      Simpatizo com a seleção da Escócia
      2021-06-22 22h38m por angryagain
      Têm tão pouco (qualidade de jogo) mas dão sempre tudo.

      Já nós, Portugal, temos tanto mas damos muito pouco. . .
      ZA
      Jogo
      2021-06-22 22h25m por Zagorakis
      Jogo equilibrado entre as duas equipas mas a Croácia soube aproveitar as situações de golo e ganhou com mérito. A Escócia, nota-se que os jogadores dão luta mas faltou muita disciplina ofensiva e eficácia, para mim tiveram 2 lances que se marcam o jogo podia ter tido outra história, mas pelo menos conseguiram marcar 1 golo em casa.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      FC Porto
      Presidente falou ainda do incumprimento financeiro
      Num dia em que cumpre 42 anos de presidência, Pinto da Costa esteve nos terrenos da Maia onde, será construída a Academia do FC Porto. Depois de todos os temas relacionados com ...