placardpt
      Antevisão
      Croácia e Escócia lutam pelos oitavos

      Ganhar ou ir para casa

      2021/06/22 00:09
      Francisco Paulo Carvalho

      Como já vem sendo habitual por estes dias, chegou a hora da 3ª e última jornada da fase de grupos do Euro 2020 e, com ela, as contas finais. No Grupo D, praticamente tudo está em aberto e um dos jogos que pode decidir vários lugares é o duelo entre a Croácia e a Escócia.

      Neste caso, este jogo entre croatas e escoceses é literalmente o tudo ou nada para as duas seleções, uma vez que só a vitória interessa. Em caso de vitória, qualquer uma das equipas garante que vai estar nos oitavos de final. Caso empatem, vão de férias mais cedo.

      Apenas a covid-19 e o ataque obrigam a mudanças

      Croácia e Escócia chegam a este jogo depois de terem ambas empatado na jornada anterior contra a República Checa (1x1) e Inglaterra (0x0), respetivamente. No entanto, apesar de terem conquistado os mesmos pontos, as duas seleções deixaram indicações bastante distintas dos mesmos.

      Assim como já tinha acontecido na 1º jornada frente à Inglaterra (1x0), a Croácia, vice-campeã mundial em título, voltou a deixar muito a desejar a nível exibicional frente à República Checa. Defensivamente, os croatas não têm estado mal (de tal modo que só sofreram dois golos) e contam com um núcleo forte e experiente (Vida, Lovren e Vrsaljko), além do talentoso Gvardiol.

      O meio campo continua a ser a sua melhor área, com Kovacic, Brozovic e, especialmente, Modric, a demonstrarem ser a parte mais importante da equipa e por onde tudo passa, desde o processo ofensivo, aos apoios defensivos e ao lado mais criativo. O ataque tem sido o calcanhar de Aquiles da Croácia. Embora opções de qualidade não faltem, tem faltado dinamismo e entrosamento entre os três homens mais adiantados e a equipa tem sofrido por isso, de tal modo que o seu único golo neste Euro nasceu de uma inspiração individual de Perisic. Por isso mesmo, deverá haver mudanças, com o extremo do Inter a juntar-se muito provavelmente a Kramaric (embora Petkovic tenha ganho pontos) e a Rebic (também aqui Orsic pode aparecer para causar mudanças e perigo).

      Do lado escocês, as melhorias do jogo contra a República Checa (0x2) para Inglaterra foram claramente nítidas, embora o lado emocional do dérbi também tenha beneficiado os escoceses, e as mudanças na equipa devem ser mínimas. A defesa funcionou lindamente com McTominay e Tierney, que deram mais espaço ao meio campo para operar e aí a equipa foi bem mais perigosa. A única alteração (e certeza) deve ser a saída de Billy Gilmour, que se destacou frente aos ingleses, mas que testou positivo à covid-19. Stuart Armstrong deve ser o escolhido para trazer dinamismo e poder ofensivo.

      Histórico do lado escocês em jogo de ganhar ou ir para casa

      Olhando para o históricos de confrontos entre as duas seleções, esta vai ser a sexta vez que as duas se encontram. Embora já não se defrontem há oito anos, a verdade é que a história está do lado da Escócia, uma vez que nas cinco vezes que jogaram contra a Croácia nunca perderam (duas vitórias e três empates). A última vez que se defrontaram foi em 2013, na qualificação para o Mundial 2014, e a Escócia venceu por 2x0.

      Falemos agora de contas, que neste caso são relativamente simples. Para qualquer uma das equipas apenas um resultado interessa: a vitória. Neste momento, escoceses e croatas têm um ponto cada no Grupo D, menos três que República Checa e Inglaterra, pelo que ainda podem alcançar qualquer uma das duas em caso de vitória (e de derrota de uma das duas no outro jogo).

      Caso uma das duas vença, tanto podem alcançar o 2º lugar, como ficar-se por ser um dos melhores terceiros classificados. De qualquer modo, a qualificação para os oitavos de final é certal. Caso terminem o jogo empatadas dizem desde logo adeus ao Euro 2020 em conjunto, uma vez que uma fica em último lugar (Escócia neste caso) e a outra (Croácia) falha em ser um dos melhores terceiros - neste momento apenas no Grupo E, da Espanha, existe alguém em 3º com menos de três pontos.

      U Terça, 22 Junho 2021 - 20:00
      Hampden Park
      Fernando Rapallini
      3-1
      Nikola Vlasic 17'
      Luka Modric 62'
      Ivan Perisic 77'
      Callum McGregor 42'
      Hampden Park
      Lotação52 103
      Medidas-
      Inauguração1903
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo DJornada 3
      VIDEOS
      Convocatória
      Croácia
      Escócia
      R Castigos
      [não há registo]
      [não há registo]
      a Lesionados
      [não há registo]

      Billy Gilmour

      p Restrições
      [não há registo]
      [não há registo]
      R Em risco

      Brozovic

      Caleta-Car

      Kovacic

      Lovren

      McGinn

      O'Donnell

      w Outros convocados
      [não há registo]
      [não há registo]
      Forma
      Croácia
      2020/2021
      13J
      3V
      2E
      8D
      15-21G
      Escócia
      2020/2021
      7J
      2V
      4E
      1D
      10-7G
      A diferença passa por...
      Croácia
      Inspiração do miolo

      O meio campo é, sem dúvida, o setor mais forte desta Croácia e por isso dependerá muito desses jogadores o que a equipa consiga fazer. Kovacic, Modric e Brozovic têm a missão de meter a equipa a jogar no ataque e dar mais consistência na defesa.

      Escócia
      Manter ritmo anterior

      Com menos argumentos técnicos que o seu adversário, a Escócia terá que manter o ritmo e intensidade impostos frente à Inglaterra para causar dificuldades aos croatas e tentar anular os seus jogadores mais habilidosos.

      Confrontos

      Golos
      Resultados

      Estatísticas (Euro 2020)

      CroáciaEscócia
      73Posição48
      1Pontos1
      71Golos marcados08
      2Golos sofridos2
      2
      Jogos
      2
      7
      1
      Golos Marcados-
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      CROÁCIA
      EMPATE
      ESCÓCIA
      Comentários (20)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Pode ser um bom jogo
      2021-06-22 18h22m por GatoPreto
      Pode ser um bom jogo, uma vez que, para uma delas se qualifique ambas têm de ganhar, pois o empate elimina ambas.
      E, se não houver empate neste jogo, o 3º classificado deste grupo passa sempre aos oitavos, seja ele quem for, pois faz 4 pontos.
      Aqui, o cenário é este:
      REP. CHECA - Apurada.
      Passa em 1º se ganhar ou empatar;
      Passa em 2º se perder e a Croácia não ganhar.
      Passa em 2º ou 3º, se perder e a Croácia ganhar, dependendo da diferença ...ler comentário completo »
      HM
      Dirtylook
      2021-06-22 18h02m por hm1991
      Pode acontecer, e cheira me que vai.
      LolmacaEoS
      2021-06-22 17h29m por ReturnoftheEagle
      Infelizmente, sim. Temos jogadores para muito mais, mas continua a faltar mentalidade. E claro, com o Nandinho a selecionador pode-se ter os maiores talentos do mundo, o nível do coletivo será sempre muito baixo (comparativamente ao que poderia ser com um treinador a sério, com jogadores como os que temos é difícil jogar genuinamente mal).
      LolmacaEoS e Dirtylooks
      2021-06-22 16h55m por Yharnam
      Ninguém está a olhar para os resultados dos outros porque quer, todos queríamos passar em 1º ou 2º mas há que contextualizar a situação. Temos grandes jogadores, sim. . . no entanto há que ver que: passámos em segundo lugar na qualificação num grupo liderado pela Ucrânia, estámos no grupo mais difícil da competição, temos um treinador muito fraco, e ainda por cima praticámos um futebol mediocre que depende quase exclusivamente das nossas individualidades. Juntando estes fatores à nossa e...ler comentário completo »
      Bludouro
      2021-06-22 16h13m por snowgh
      Mas nesse caso eles seriam o melhor 5o, ainda lhes faltaria subir 1 posição. Para tal precisariam de 2 empates no grupo D.
      Não é?
      snowgh
      2021-06-22 13h32m por bludouro
      Tudo depende do que acontece no Grupo E. SE a Polônia não bater a Suécia (muito provável) e a Espanha bater a Eslováquia por 3 golos de diferença (bastante menos provável) a Finlândia passa. . . assumindo que haja hoje empate em Glasgow.

      Mas admito que são condicionantes a mais. Eu esperava antes do início do Euro que a Finlândia viesse a "reencarnar" o espírito da Islândia de 2016, mas afinal estão numa situação idêntica a da Albânia de então. . .
      bludouro
      2021-06-22 13h17m por snowgh
      Acho que a Finlândia já está mesmo arrumada ahah. . a Ucrânia está à frente deles na " fila"
      Enerva
      2021-06-22 13h11m por Dirtylooks
      ver a mediocridade dos portugueses em palpitar por outros para que Portugal passe!

      Portugal só tem uma coisa a fazer: ganhar o jogo contra a França e mais nada!

      Ou será que na seleção portuguesa são todos amadores, até mesmo o melhor do Mundo?

      Vou-me partir a rir se a Hungria comete a desfaçatez de vencer a. . . Alemanha!
      Croácia-Escócia
      2021-06-22 13h04m por ReturnoftheEagle
      O mais provável é os croatas vencerem, mas se a Escócia sacou um ponto a Inglaterra, pode perfeitamente lutar com a Croácia. Tudo pode ainda acontecer neste grupo… será interessante ver o desfecho.
      Croácia
      2021-06-22 12h53m por unsub
      até agora não mostrou nada tal como a ucrania e turquia parece que vai desiludir,
      a escocia pelo menos tem o seu habitual espirito de luta e o factor casa pode ser que lhes dê alguma vantagem
      LolmacaEoS
      2021-06-22 12h51m por unsub
      a nossa seleção não é assim tão má mas com o Fernando santos não se pode esperar mais
      mas diga-se num grupo com frança e alemanha é de certa forma normal acabar em terceiro
      HA
      Croácia
      2021-06-22 12h47m por Halibut
      Vai rebentar com a Escócia hoje, se não ganham estão tramados.
      Empate
      2021-06-22 12h03m por bludouro
      Gostaria que houvesse um empate para dar uma luz de esperança à Finlândia (e o meu colega de profissão croata que me perdoe).
      JD
      Escócia
      2021-06-22 11h51m por JDABM
      Gostava de os ver na fase seguinte. Espero que ganhem o jogo hoje!
      Croácia x Escócia
      2021-06-22 11h46m por snowgh
      Quero um empate! Gostava de ver a Ucrânia a passar em frente, apesar de não o merecerem após o jogo que fizeram ontem.
      LolmacaEoS
      2021-06-22 10h52m por Ze_do_pipo
      Somos dos que pior futebol joga neste Euro.
      LO
      zerozero
      2021-06-22 10h19m por LolmacaEoS
      Quem ganhar não tem a forte possibilidade de estar nos oitavos, tem a certeza que vai estar
      LO
      Tekashi
      2021-06-22 10h00m por LolmacaEoS
      Somos assim tão medíocres que temos de estar à espera dos resultados dos outros grupos mesmo quando dependemos única e exclusivamente de nós?
      PI
      Jogo
      2021-06-22 08h57m por Pinho352
      Parece-me que a Croácia irá vencer, a Escócia pratica um futebol de fraca qualidade, apesar de ter alguns bons jogadores, jogam fora de posição (Tierney ou McTominay), o seu treinador é fraco e o mais provável será a vitória da Croácia, que com a superioridade no meio-campo e a nível individual, penso que irá levar a melhor neste desafio.
      Croácia x Escócia
      2021-06-22 03h30m por Tekashi
      Venha de lá esse empate
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Mercado Flash
      com áudio
      PROGRAMA DIÁRIO
      Sábado, dia 24 de junho, é dia de falarmos de uma novela bombástica a envolver três nomes fortes do futebol internacional. Em Portugal há várias mexidas, ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      PE
      Pedro_academico 24-07-2021, 20:27
      sonyec 24-07-2021, 20:26
      sonyec 24-07-2021, 20:25
      ProvedorZero 24-07-2021, 20:24
      l10_FCP 24-07-2021, 20:20
      afonsofarense2000 24-07-2021, 20:17
      JiLVicente 24-07-2021, 20:17
      JiLVicente 24-07-2021, 20:13
      bet_now 24-07-2021, 20:07
      TU
      Tutaemeia 24-07-2021, 20:04
      PE
      PERAMANCA 24-07-2021, 20:03
      XP
      xpress 24-07-2021, 19:59
      PI
      Pirisca 24-07-2021, 19:48
      Patriota10 24-07-2021, 19:45
      MisticaEncarnada 24-07-2021, 19:36
      NandoSantosdoMendes 24-07-2021, 19:34