placardpt
      Crónica
      Espanha e Polónia anulam-se em Sevilha

      Decisões guardadas para o último assalto

      2021/06/19 22:05
      Ricardo Miguel Gonçalves

      Está fechada a segunda ronda da fase de grupos no Euro 2020, com a Espanha e a Polónia a anularem-se em Sevilha!

      Chegaram a este jogo como terceiro e quarto classificado, respetivamente, no Grupo E, mas ambas as equipas ameaçaram um jogo de muito mais competência do que o primeiro, ainda que o resultado nunca pudesse sorrir a ambas. No final, com a divisão de pontos, a classificação do grupo manteve-se, mas a formação de Paulo Sousa celebrou o ponto ganho, enquanto que os espanhóis voltaram a lamentar dois perdidos.

      O golo, finalmente

      Depois de um extremamente frustrante nulo frente à Suécia, tal foi a dominância roja e algumas das oportunidades de que beneficiaram, foi durante muito tempo discutida a possibilidade de Álvaro Morata perder a titularidade para Gerard Moreno. Apesar do enorme volume de críticas ao avançado da Juventus, eis que voltou a aparecer no onze de Luis Enrique, embora também lá estivesse Moreno, que rendeu Ferrán Torres na direita.

      Como não poderia deixar de ser, foi mesmo o homem que tanto desperdiçou no primeiro jogo a abrir o marcador neste duelo e a contagem espanhola neste Euro 2020, depois de um início marcado por algum nervosismo de ambas as equipas. Moreno puxou para o meio e lançou um remate de pé esquerdo, que Morata intercetou para bater Szczesny, seu companheiro a nível de clubes.

      O VAR analisou e, por fim, validou o golo. Morata, outrora cabisbaixo, correu até ao banco para agradecer ao selecionador e a todos os colegas que o defenderam durante a semana, depois de chegar ao seu 20º golo pela Espanha. Um belo momento para o adepto de futebol, exceto o polaco.

      Polónia também apareceu!

      A Espanha claramente não jogou sozinha, pois a Polónia que apareceu em Sevilha foi uma versão superior àquela que defrontou a Eslováquia no primeiro jogo, como os próprios jogadores prometeram que aconteceria. Também Paulo Sousa apostou na entrada de mais um avançado, Karol Swiderski, para servir de referência nas várias ocasiões em que Lewandowski recua ao meio campo, com sucesso.

      O terceiro golo em Europeus ©Getty / JOSE MANUEL VIDAL
      Foram os dois atacantes a aparecer na jogada mais perigosa da formação polaca na primeira parte, já na sua reta final, mas esse foi mais um momento de agonia para os adeptos do que outra coisa. Swiderski rematou forte ao poste e o ressalto foi para Lewandowski, mas a máquina goleadora do Bayern não conseguiu bater Unai Simón com uma finalização à queima-roupa.

      Desespero para o avançado polaco, que geralmente acumula golos pelas dezenas, mas que em fases finais do Euro apenas tinha marcado dois. O terceiro surgiu, claro. Logo ao 54º minuto, em forma de redenção e empate no jogo, quando Lewandowski usou o físico para ganhar sobre Laporte e cabeceou para o fundo da baliza.

      Nunca acabaria bem para os dois

      ©Getty / MARCELO DEL POZO
      Um pisão dentro da área foi motivo para nova intervenção do VAR no jogo, que voltou ser apreciada pela equipa espanhola. Grande penalidade era a melhor oportunidade possível para restaurar a vantagem, mas Moreno atirou ao poste e na recarga Morata não conseguiu acertar com a baliza. Começava cheirar a apuros para uma equipa que tanto queria ganhar.

      Se antes já tinha muito mais bola, o passar do tempo só tornou a Espanha ainda mais dominante e a última linha da Polónia cada vez mais recuada. Houve vários remates de aviso, mas os último quarto de hora de jogo foi um verdadeiro festival de intervenções de Szczesny - o polaco até defendeu de costas -, com a roja a somar mais de que uma ocasião flagrante.

      Novo empate carregado de desperdício para a Espanha, desta vez até com um penálti falhado. Para a Polónia a situação não está melhor, mas foi claramente um ponto ganho e por isso foram deles os sorrisos em Sevilha.

      U Sábado, 19 Junho 2021 - 20:00
      Estádio Olimpico de La Cartuja
      Daniele Orsato
      1-1
      Álvaro Morata 25'
      Robert Lewandowski 54'
      Estádio Olimpico de La Cartuja
      Lotação57 580
      Medidas-
      Inauguração1999
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo EJornada 2
      VIDEOS
      Lances Capitais
      25´
      GOLO Espanha!
      Álvaro Morata marca
      Álvaro Morata marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      54´
      GOLO Polónia!
      Robert Lewandowski marca
      Robert Lewandowski marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      58´
      Gerard Moreno (Espanha) falha a grande penalidade! Atira ao poste e desperdiça a oportunidade de colocar La Roja novamente na frente
      A Chave

      84 minutos: Szczesny sai-se a Morata para defender a segunda oportunidade flagrante no espaço de cinco minutos. A sobra é de Ferrán Torres, que curva a bola por cima da trave.

      O Árbitro

      Nada a assinalar na exibição de Daniele Orsato. As grandes decisões que teve a tomar contaram com ajuda suíça, na forma do VAR.

      O Melhor
      Assim sim, Polónia!

      A equipa de Paulo Sousa pode estar em último no grupo com apenas um ponto, mas certamente tem a fé renovada depois de uma exibição muito superior à do primeiro jogo. Seguros na defesa e objetivos no ataque, parecendo, em momentos, mais próximos do golo do que uma Espanha dominante com bola. Nota também para Kacper Kozlowski, que se tornou o mais jovem de sempre em Europeus com uns excelentes 35 minutos em campo.

      O Pior
      É preciso aproveitar

      As críticas à Espanha vão inevitavelmente surgir, por mais que os defensores do seu estilo de jogo não o queiram. Será acusada de demasiada posse para os resultados alcançados, ou algo semelhante, mas a verdade é que mais uma vez a formação de Luis Enrique criou ocasiões suficientes para alcançar uma vitória. As oportunidades já foram algumas, e o penálti desperdiçado conta o resto da história.

      Forma
      Espanha
      2020/2021
      12J
      6V
      5E
      1D
      23-6G
      Polónia
      2020/2021
      12J
      3V
      4E
      5D
      17-16G
      Sabia que...by playmaker stats
      Juntando Europeus e Mundiais, a Espanha só venceu um dos 8 últimos jogos
      A Espanha não ganha em Campeonatos da Europa há 4 jogos
      Espanha sem vitórias nos 2 primeiros jogos realizados numa fase final:
      1978
      1980
      1984
      1994
      1996
      1998
      2014
      2020
      2 empates após 2 jogos: Espanha i guala o registo de 1984 e 1996 em Europeus, e 1994 em Mundiais
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      ESPANHA
      EMPATE
      POLÓNIA
      Comentários (16)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      subinazula
      2021-06-20 06h33m por xithombo
      Então sabes que Portugal ganha este jogo.
      Edpanha
      2021-06-20 01h07m por Cajonero
      Espanha joga bem melhor que portugal nos nem ocasioes criamos e com 4 defesas e dois medios defensivos defendemos mao e que alguns acham que ja sao muita bons mas ainda sao muito vetdes a nossa defesa hoje . . . por amor de deus. . . nao mudem alguns jogadores e passaremos arrascinha
      subinazula
      2021-06-19 23h26m por slbmeireles
      Sim a minha previsão para a ultima jornada tambem seria algo desse género, e nesse cenário seria 4 equipas com 3 pontos com 2 deles a serem eliminados.
      Contudo eu tenho as minhas duvidas quando ao jogo da Turquia Suiça, acho que pode dar qualquer resultado. Acho que vao ser duas equipas a tentar ganhar a todo o custo e ate pode acabar empatado. Tudo o que não for a vitória da Suiça para nós é bom.
      Lembrando que a Turquia tem um scor de 5 golos negativos, precisa golear para conseguir aspirar a passar.
      subinazula
      2021-06-19 23h15m por slbmeireles
      Sinceramente acho que a Ucrania vai ganhar á Austria e que a Finlandia vai perder com a Belgica.

      Contudo isso pode nao ser suficiente, porque se perdermos depois vai pela diferença de golos.
      morata
      2021-06-19 23h05m por unsub
      todos batem no morata mas quem falhou o penalty foi o moreno
      espanha podia ter ganho
      Espanha
      2021-06-19 23h01m por pedropereira934
      Muita qualidade, jogam bem, encontram espaços, mas chegando ao último terço. . . é só paquetes, não tem um único jogador acima da média. Acho que ganhavam muito mais fazendo como em 2012 quando jogavam com 6 médios.
      Prémio merecido para a Polónia
      2021-06-19 22h34m por GatoPreto
      O resultado é um prémio merecido para a forma como a Polónia encarou o jogo, sabendo que tinha de pontuar para não ficar, desde já, eliminada.
      O problema da equipa polaca foi a inesperada derrota com a Eslováquia. O Lewandowski falhou a recarga ao remate do Swiderski, mas, quando teve nova oportunidade, não perdoou. Isto para além do trabalho que deu aos centrais espanhóis. Excelente o "puto" Kozlowsi, que entrou com grande à vontade e fez uma excelente exibição. Vamos ver ago...ler comentário completo »
      Dios mio
      2021-06-19 22h28m por TomPen
      Morata retira-te, aposto que só marcaste o primeiro golo porque até tu achavas que estavas em fora-de-jogo.
      Enrique deu um snub bem dado à Espanha com a sua insistência neste jogador, que ocasião atrás de ocasião mostra não conseguir marcar um raio de um golo mesmo que seja fisicamente impossível falhar.

      Se eu não soubesse que tinha nascido em Gijón ainda diria que o Enrique é um catalão radical infiltrado.
      Rui_Malheiro199 8
      2021-06-19 22h27m por luisFilipe791
      Acho a Suécia e a Polónia, melhores que Islândia e Áustria, não quer dizer que a Espanha, não tenha obrigação de ganhar, o problema da Espanha é mesmo a finalização, só nos últimos minutos neste jogo, cada oportunidade falhada por parte da Espanha, agora sim, a Espanha devia ter feito mais, logo a jogar em casa
      luisFilipe791
      2021-06-19 22h22m por Rui_Malheiro1998
      Não levam 4 mas estão num grupo perfeitamente comparável ao de Portugal em 2016. Menos do que 7 pontos neste grupo é absurdo apesar de eu não ficar surpreendido. A minha previsão era a Suécia passar em primeiro e para já ainda é possível
      Espanha
      2021-06-19 22h20m por Rui_Malheiro1998
      Banal, banal e mais banal
      Espanha
      2021-06-19 22h19m por luisFilipe791
      Não tem estado grande coisa, mas pelo menos não levam 4, não são humilhados, falham é muito na finalização, basta ganhar o último jogo, se ganharem, e estão apurados
      Espanha
      2021-06-19 22h13m por ReturnoftheEagle
      Muita parra e pouca uva. Tem um excelente meio-campo e domina jogos em virtude disso, mas não tem quem finalize as oportunidades. Moreno é bom mas não é brilhante e Morata é o que é, ora cumpre ora se torna no Seferovic espanhol. A defesa não oferece tanta estabilidade assim. . . dá nisto, empate com o Paulo Sousa. Agora precisam de ganhar a Eslováquia, porque mesmo que passassem o grupo com 3 pontos, seria miserável. Já nunca é brilhante, mas há que limitar os danos.
      Nuestros hermanos
      2021-06-19 22h11m por iSMURF4
      também estão fracos. . .

      algumas opções incompreensiveis a meu ver. . . Thiago Alcantara (a n ser que esteja lesionado) e Azpilicueta no banco? 🤔
      Para nós
      2021-06-19 22h10m por slbmeireles
      Neste grupo precisamos que a polonia nao ganhe o seu jogo, com isso independentemente do resultado da espanha sabe-se que o terceiro nao tera mais de 3 pontos.
      LOL
      2021-06-19 22h07m por MantoApedrejado___
      A tuga não está muito bem mas estes espanhois nem contra o paulo sousa ganham.
      😂😂😂 ;😂😂😂
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Taça da Liga
      com video
      Paços de Ferreira sofreu, mas conseguiu vencer
      Paços de Ferreira sofreu, mas conseguiu bater Gil Vicente e avançar na Allianz Cup
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      CA
      Carago10 31-07-2021, 04:03
      CA
      Carago10 31-07-2021, 03:53
      CA
      Carago10 31-07-2021, 03:43
      Erling9Haland 31-07-2021, 03:34
      GoldenBoy3095 31-07-2021, 03:26
      therealmt10 31-07-2021, 03:23
      bigshaq 31-07-2021, 02:41
      manueldesousa 31-07-2021, 01:20
      fcpinvicta 31-07-2021, 00:56
      JiLVicente 31-07-2021, 00:44
      JiLVicente 31-07-2021, 00:41
      Darox 31-07-2021, 00:19
      Bracara_Avgvsta 30-07-2021, 23:54
      tiger1974 30-07-2021, 23:41
      BragaManiac 30-07-2021, 23:28
      MI
      Mika2000 30-07-2021, 23:26