placardpt
      Crónica
      Países Baixos estão nos «oitavos» do Euro

      O País pode ser Baixo, mas a rotação já é alta

      2021/06/17 21:55
      Duarte Monteiro

      Dois jogos e contas fechadas para os Países Baixos no Grupo C do Campeonato da Europa. A seleção entregue às mãos de Frank de Boer bateu a Áustria, esta quinta-feira à noite, por 2x0, e somou aos três pontos conquistados diante da Ucrânia outros três que lhe garantem o apuramento para os oitavos de final e o primeiro lugar do grupo. 

      Erro de um credenciado «traiu» austríacos

      Com o copo meio cheio na Arena de Amesterdão - que é como quem diz com meia casa nas bancadas -, a Oranje quis mandar desde cedo para arrumar a questão do apuramento para os oitavos de final com pressa; mas foi preciso um erro de um dos jogadores mais credenciados para abrir a «lata» dos três pontos para a equipa de Frank de Boer.

      Os Países Baixos ainda nada tinham feito de substancial quando David Alaba, futuro «galático» do Bernabéu, falhou o tempo de entrada sobre Denzel Dumfries, uma das «locomotivas» holandesas no vaivém das laterais, na área austríaca, acabando por pisar o jogador do PSV Eindhoven. Se o árbitro israelita Orel Grinfeld não viu, o VAR corrigiu. 

      Estavam jogados nove minutos aquando do erro de Alaba. Entre a ida ao monitor e o sinal de grande penalidade, Memphis Depay fez-se dono da bola e foi já quando o relógio corria no minuto 11 que os Países Baixos se adiantaram no marcador. O avançado do Lyon (talvez futuro blaugrana?) mostrou ser feito de nervos de aço e atirou sem um suspiro de hipótese para Daniel Bachmann.

      Não se pode escrever sobre um jogo fantástico em Amesterdão. Mas pode-se dizer, sem sombra para dúvidas, que a equipa de De Boer foi sempre a melhor, a mais perigosa, a mais talentosa, para colocar os pontos nos "is". E só não chegou ao 2x0 (24') porque o remate de Depay abanou as redes pelo lado de fora; na origem, nova abordagem infeliz de Alaba, numa noite longe de si próprio.

      Da Áustria, muito pouco. Sem o castigado Marko Arnautovic (que fez asneira política na celebração do golo apontado à Macedónia do Norte) e com Michael Gregoritsch no lugar de Sasa Kalajdzic, o ataque foi inexistente. Deu um ar - pobre - da sua graça por volta da meia hora, mas foi feliz por ir para o descanso com a desvantagem mínima; só um falhanço incrível de Depay (41') manteve as coisas no 1x0.

      Depay e os holandeses em alta ©Getty /

      Dumfries fechou o óbvio

      Se da primeira parte transitou a vantagem mínima para os Países Baixos, da segunda saiu a certeza de um vencedor que nunca esteve em debate. Mas primeiro, o momento flipper do jogo. Foi aos 61 minutos e a bola passou pela cabeça de três dos mais altos em campo: Weghorst cabeceou para o meio, De Vrij cabeceou para defesa de Bachmann e De Ligt foi quem teve direito ao falhanço final. Numa palavra? Surreal.

      Mas estava visto como é que a história ia acabar. Poucos minutos depois (67'), o recém-entrado Donyell Malen embalou na autoestrada austríaca e à chegada à portagem deixou que fosse Dumfries a passar com a via verde. Depois de ter sido pisado por Alaba, o ala holandês «pisou» a réstia de esperança da seleção de Franco Foda. 

      O resto foi controlo de jogo e de esforço, porque um Europeu rouba forças e a equipa holandesa vai precisar dela no momento do «mata-mata». A equipa da Áustria, que ainda teve três aproximações com algum perigo já depois do 0x2, vai para a ronda final jogar a qualificação direta com a Ucrânia. 

      U Quinta, 17 Junho 2021 - 20:00
      Johan Cruyff Arena
      Orel Grinfeld
      2-0
      Memphis Depay 11' (g.p.)
      Denzel Dumfries 67'
      Johan Cruyff Arena
      Lotação53 748
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração1996
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo CJornada 2
      VIDEOS
      A Chave

      Minuto 67. Não que antes a Áustria fosse capaz de colocar em perigo a vitória holandesas, mas foi quando Dumfries finalizou a arrancada de Malen e ampliou a vantagem da equipa de De Boer para 2x0 que as dúvidas ficaram desfeitas.

      O Árbitro

      Não foi um jogo difícil para o israelita Orel Grinfeld, que ainda assim não viu o pisão de David Alaba a Dumfries, aos nove minutos. Teve de intervir o VAR e depois de consultar o monitor, Grinfeld tomou a decisão correta e assinalou grande penalidade.

      O Melhor
      Meio-campo holandês

      Frank de Boer sabe bem onde está o «coração» da sua equipa, mesmo que Depay seja uma estrela cintilante no ataque. Mas o meio-campo composto, sobretudo, por Wijnaldum e de Jong é a garantia de sucesso desta equipa. Monstruosos, os dois, com um terceiro elemento (de Roon) extremamente útil. 

      O Pior
      Alaba e o subaproveitamento

      A noite não foi feliz para o futuro craque do Real Madrid, que provocou a grande penalidade que lançou os Países Baixos para o triunfo. Mas a culpa de uma Áustria pouco perigosa e construtiva também é de Franco Foda, que insiste em contar com o seu melhor jogador a defesa central, quando podia dar mais em terrenos mais adiantados.

      Forma
      Holanda
      2020/2021
      13J
      8V
      3E
      2D
      28-12G
      Áustria
      2020/2021
      7J
      2V
      2E
      3D
      8-11G
      Sabia que...by playmaker stats
      Os Países Baixos estão apurados para os oitavos de final do Euro 2020.

      É a 1.ª vez em 13 anos que a «laranja mecânica» passa a fase de grupos num Europeu. Será a 1.ª presença nos oitavos de final (que só existe desde 2016).
      Desde o Mundial de 2014 no Brasil que os Países Baixos não ultrapassavam a fase de grupos.

      Também foi nesse Mundial, a última vez que tinham somado duas vitórias nos dois primeiros jogos de uma fase final: neste Euro somam 6 pontos (2J)
      Há quase um ano que os Países Baixos não estavam 6 jogos sem perder (5V 1E).

      Foi a 7 vitória consecutiva dos Países Baixos frente à Áustria, a maior sequência de triunfos entre as duas seleções.
      Matthijs de Ligt foi o único jogador a não falhar qualquer passe (40/40);
      Denzel Dumfries fez golo no único remate que fez;
      Memphis Depay fez 6 remates (o + rematador) mas só acertou na baliza de grande penalidade;
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      PAÍSES BAIXOS
      EMPATE
      ÁUSTRIA
      Comentários (11)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      IM
      Owen Wijndal
      2021-06-18 11h59m por ImBlankSpace
      Gostei muito da jogada dele no segundo golo. . . . é lateral esquerdo. . . o meu Porto preciso de um lateral esquerdo. . . . será muito caro? notransfermarkt dão-lhe o valor de 17. 5M mas os clubes holandeses costumeam vende-los baratos. . . . adorvava que viesse ele pra lateral esquerdo. . .
      o Matías Viña do Uruguai tb me pareceu um lateral jeitosinho. . .
      Vitória justa da Holanda
      2021-06-18 02h32m por GatoPreto
      Vitória justa da Holanda, que foi sempre melhor equipa. Mais uma vez, grandes exibições da Wijnaldum e De Jong.
      Dumfries sensacional para um defesa direito. Esteve nos 5 golos que a Holanda marcou: duas assistências (contra a Ucrânia), um penalti sobre si (hoje) e dois golos (um frente à Ucrânia, outro hoje).
      A Áustria tentou reagir, mas quase sem criar perigo. Alaba a central é um desperdício, tendo cometido um penalti estúpido. Péssimas substituições do F0da, cujo de...ler comentário completo »
      Laranja Mecânica
      2021-06-18 01h02m por ReturnoftheEagle
      Continua a não deslumbrar, mas tem bons jogadores e já garantiu o mais importante. Não é candidata a vencer, longe disso, mas pode ir relativamente longe, se tiver bons sorteios. Nota espeical para Dumfries; que máquina. É lateral direito e já tem 2 golos e um penálti arrancado em 2 jogos. Está pronto para dar o salto.
      Relativamente à Áustria, pode entrar com ambições de vencer a Ucrânia, mas os pupilos de Shevchenko parecem-me mais fortes, por isso um empate já seria um resultado positivo. Com 4 pontos seria difícil não passar.
      De Jong
      2021-06-17 22h45m por pedropereira934
      Está um craquezao. Arrisco me a dizer que a este nível é dos 5/6 melhores centro campistas do mundo. O nível atual do Barca não o beneficia em nada, este miúdo num Bayern ou num City era um escândalo.
      Ucrânia - Áustria
      2021-06-17 22h36m por Tekashi
      Tem tudo para ser um bom jogo, quem vencer qualifica-se de forma direta.

      Eu sinceramente acho a Ucrânia superior, acho que funciona melhor enquanto equipa, e portanto considero-os favoritos para esse jogo decisivo.


      Holanda 2-0 Áustria
      2021-06-17 22h34m por Tekashi
      Boa vitória da Holanda perante uma Áustria que é inferior.

      Estão nos Oitavos, é uma Seleção sempre a ter em conta, e neste momento não ficam nada a dever a uma Alemanha ou a uma Espanha.




      jogo feio da holanda voltou
      2021-06-17 22h29m por Mos1994
      convocaram a selecção de rugby, roubaram penalty à austria logo no início

      como se já nao bastasse jogar um grupo fácil todo em casa. . . .
      Depay
      2021-06-17 22h21m por pedropereira934
      Se este e Aguero que neste momento é mais streamer que futebolista vão ser os avançados do Barca a próxima época, é uma anedota. Só falta que Barry White também fique lol.
      Boring, boring, boring
      2021-06-17 22h16m por dirtyharry
      Jogo muito fraco, os dois anteriores do dia foram bem mais divertidos. Holanda se acomodou com o gol cedo e a Áustria não criou jogadas de perigo
      Grupo C
      2021-06-17 22h11m por LoboDasNeves
      O jogo Ucrania e Austria pode ser muito bom em perspetiva uma vez que vai ser o tudo por tudo para ambas. Já a Holanda deve passear perante a macedónia.
      Deste jogo vitoria confortavel da holanda mas queria destacar a quase pintura que o Alaba ia fazendo.
      P0
      Áustria
      2021-06-17 22h00m por P0P1
      Boa F0da.
      Espero que sejam goleados pela Ucrânia.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Mercado
      Oficial
      Axadrezados tinham metade do passe
      Saída confirmada no Boavista. Paulinho foi esta terça-feira apresentado no Al-Shabab, da Arábia Saudita, clube com o qual assinou um contrato válido por quatro ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      andyves 28-07-2021, 04:41
      JiLVicente 28-07-2021, 04:09
      JO
      JotaII 28-07-2021, 02:29
      fcpinvicta 28-07-2021, 02:29
      JO
      JotaII 28-07-2021, 02:24
      JO
      JotaII 28-07-2021, 02:21
      Maxaqueen 28-07-2021, 01:00
      petitor 28-07-2021, 00:40
      RS
      rs24bfc 28-07-2021, 00:30
      Migas29 28-07-2021, 00:17
      telmogomes 28-07-2021, 00:00
      RS
      rs24bfc 27-07-2021, 23:58
      KingDevil 27-07-2021, 23:52
      saulaugusto 27-07-2021, 23:50
      NoMoreR00mInH3ll 27-07-2021, 23:26
      NoMoreR00mInH3ll 27-07-2021, 23:20