placardpt
      Mercado
      Lateral aponta baterias a 2021/22

      Tomás Esteves e o regresso ao Dragão: «Quero impor-me, jogar e agradar»

      2021/06/14 11:05
      Redação

      Esteve cedido ao Reading na temporada passada e no emblema do Championship encontrou a regularidade que procurava, mas, agora, findado o empréstimo, tem olhos postos no regresso ao Dragão. Em entrevista ao jornalista luso-francês Rémi Martins, Tomás Esteves fez um balanço da curta carreira, recordou a primeira época de azul e branco e deixou no ar um desejo endereçado a Sérgio Conceição: «Gostava de continuar no FC Porto».

      Tomás Esteves
      2020/2021
      30 Jogos  1321 Minutos
      1   0   0   02x

      ver mais »
      Foi com selo de volta que partiu para terras de Sua Majestade. Volvidos 30 jogos (e um golo) o defesa está de regresso à invicta com energias redobras para corresponder às expectativas azuis e brancas: «Espero corresponder a esse voto de confiança que me deram. Gostava de continuar no FC Porto para jogar. Não é que não queira estar num sítio onde não jogo, mas se não jogar vou lutar para isso».

      A temporada 2019/2020 marcou a estreia do lateral direito nas escolhas de Sérgio Conceição (realizou três jogos e, por isso, sagrou-se campeão nacional). Dessa época Tomás Esteves guarda grandes recordações, sobretudo da relação com o timoneiro portista: «Foi uma época de aprendizagem. Não joguei tanto como gostava e achava que podia ter jogado, mas aprendi e cresci muito. Sérgio dizia-me o que tinha de fazer melhor, corrigia-me e dava-me dicas. Também me ajudou muito a crescer e a aprender».

      «Ter mais minutos» é o objetivo do jogador que recordou a primeira temporada no Dragão para apontar ao que quer fazer em 2021/22: «Em 2019/20 estava capaz de jogar mais, mas o mister pensou que não e eu respeitei sempre isso. Podia, se calhar, ser mais intenso e talvez fosse essa a razão de não ter jogado tanto, mas agora estou mais capaz de lutar por um lugar no onze».

      Com lugar garantido na pré-temporada portista, o defesa de 19 anos deixou garantia de luta por um lugar onde Manafá e, agora, João Mário são os concorrentes diretos: «Quero impor-me, jogar e agradar e estou confiante que vou conseguir fazer isso».



      Clique aqui e acompanhe todas as movimentações do Mercado de Transferências

      Portugal
      Tomás Esteves
      NomeTomás do Lago Pontes Esteves
      Nascimento2002-04-03(19 anos)
      Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      PosiçãoDefesa (Defesa Direito)

      Fotografias(32)

      Comentários (20)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Tomás Esteves
      2021-06-17 07h21m por Dragunners
      Estou curioso para vê-lo na pré época, não consigo dizer que é 1000 vezes melhor que os laterais que tivemos no plantel na época passada como alguns users cá afirmam mas o tempo se encarregará de trazer as repostas.
      MR
      Drifter05
      2021-06-14 20h12m por MrGuimas
      Brilhante comentário. . .

      Ora como no FC Porto o nível de exigência é baixo, o campeonato português é fraco e pouco competitivo, os laterais não estão expostos a serem apanhados em contrapé por estarem projectados e tambem não se joga CL podemos concluir que o Tomás vai ter a tarefa mais facilitada!
      3D
      T. Esteves / laterais Porto
      2021-06-14 19h43m por 3dA
      Não se conseguiu impor no Reading como titular, mas sempre somou minutos e terá sido bom para o crescimento de um jogador jovem como T. Esteves ter uma primeira experiência a nível internacional.

      Penso que devia regressar ao Porto apenas se lhe transmitissem que partiria como alternativa direta a W. Manafá, ou seja, continuando a crescer na sombra do habitual titular para a posição à espera das suas oportunidades. Caso contrário, mais vale manter-se no Reading ou procurar ...ler comentário completo »
      Tomás Esteves
      2021-06-14 18h50m por VerdeRubro
      Má opção voltar ao Porto, pode não ser titular no Reading, mas sempre terá mais oportunidades em jogar do que no Porto, ainda para mais num campeonato mais competitivo.
      O mesmo aconselho aos miúdos que foram ao europeu, mais o João Mário, era importante para a carreira deles saírem, o mesmo digo aos jovens de valor do Benfica de Jorge Jesus, o que é pena pois ambos os clubes têm enormes valores nas suas camadas jovens, mas não os sabem aproveitar.
      Tomas Esteves
      2021-06-14 17h24m por Hackerportista
      O teu problema é SC lá continua
      Outro problema é não estares apto para a secção de atletismo.
      MrGuimas
      2021-06-14 15h59m por Drifter05
      Tomás começou mal a época na equipa B, por causa da polémica da renovação de contrato que andava a passear em campo e como muitos dizem foi uma autoestrada. Quando se renovou com ele, começou a fazer bons jogos tanto que foi o melhor em campo contra o Benfica B e depois foi promovido para A e estamos a falar de um jogador de 17 anos 1º ano de júnior, mas é que tens razão nunca viste um jogo de championship. O Rapaz foi promovido para A porque era mau na B, foi para uma equipa que todos os ...ler comentário completo »
      marante96
      2021-06-14 15h47m por Drifter05
      Mostras a quantidade de jogos que viste, o rapaz era tão mau que mal renovou subiu logo para A. E na equipa A fez 2 jogos a titular, o 1 contra o Aves que até chegou a fazer uma assistência para um golo mal anulado e saiu aos 59 com o Aves a fazer 0 remates a baliza, e no jogo a seguir contra o Boavista que saiu para entrar o Manafá para dar mais projeção ofensiva e velocidade e o Boavista fez 1 remate a baliza e tinha 38% de posse ate ele sair que autoestrada, quando não se sabe iventa-se ...ler comentário completo »
      MR
      Drifter05
      2021-06-14 15h28m por MrGuimas
      Faço minhas as tuas palavras! Menos muito menos. . . .

      O Tomás Esteves foi dos melhores no Porto B?? Ok xD
      Tens noção que o teu comentário é no mínimo cómico não tens?

      Mas estás à vontade de explicar a época do Tomás nos 12 jogos como titular e nos 17 jogos como suplente utilizado
      E porque segundo o proprio não jogou tanto
      MA
      Drifter05
      2021-06-14 15h12m por marante96
      Dos ultimos jogos na equipa B o quê?

      Ele literalmente era dos PIORES em campo, o lado dele era uma autentica autostrada.

      Alguem e que nao viu os jogos da B, de certeza.

      Alias, isto depois viria se a provar quando subir ja que defende nao era com ele, quando ate o Manafa teve de entrar para o lugar dele na segunda parte dum jogo, de tao mao que estava a ser a defender.
      MrGuimas
      2021-06-14 14h51m por Drifter05
      Menos, muito menos. Demonstras 0 conhecimento sobre as prestações do rapaz é por isso opinas da boca para fora quando provavelmente nunca sequer viste um jogo da Championship. Que até a subida do Leeds tinham tantas Champions como todos os clubes portugueses, provavelmente a liga mais competitiva do mundo com 6 ou 7 equipas apontadas a subida com orçamentos de 30M ou 40M. E além do mais nos últimos jogos da equipa B antes de subir para A foi dos melhores em campo tanto que renovou e foi promovido.
      CA
      Defesas Direitos
      2021-06-14 14h39m por Carago10
      - Manafá
      - Nanu
      - Carraça
      - João Mário (?)
      - Rodrigo Conceição
      - Tomás Esteves

      Nanu e Carraça devem ser vendidos/emprestados.
      Manafá parte como favorito para ser titular
      Depois temos os extremos João Mário e Rodrigo Conceição que foram adaptados a DD e parecem-me ter potencial para crescerem nessa posição (mais o João Mário pq me parece ter melhor sentido posicional, a nível defensivo)
      Quanto ao Tomás Esteves, não consegu...ler comentário completo »
      MR
      Tomas Esteves
      2021-06-14 14h34m por MrGuimas
      19/20 - "Em 2019/20 estava capaz de jogar mais, . . . "
      20/21 - "Não joguei tanto como gostava e achava que podia ter jogado"

      O que se depreende destas sucessivas entrevistas é que o problema é sempre dos outros. . . e que ele gostava e podia jogar mais. Mas para jogar mais e para jogar no Porto não conta o que se fez nos juniores. . .

      Os minutos conquistam-se nos treinos e nos jogos e não em entrevistas! São duas épocas com cerca de 1400 min - a maioria e...ler comentário completo »
      MA
      Tomas Esteves
      2021-06-14 14h15m por marante96
      Nao deve nada ao Manafa? So se for dinheiro.

      Não pegou de estaca no championship, o ano passado quando esteve ca foi literalmente um zero, com o Joao Mario a fazer muiiiiiito melhor este ano com o mesmo tipo de oportunidade que o Tomas teve o ano passsado (e não sendo lateral de raiz, ao contrário do Tomas que era. . . e fez muuuuiito pior o ano passado que o Rodrigo Conceiçao na B).

      Ele tem potencial? Tem. Mas neste momento não tem mais nada que isso.
      RA
      Pouco jogou no Championship
      2021-06-14 14h11m por ra1620
      Em minutos tem o equivalente a 14 jogos completos, numa liga que tem 46 jornadas.
      AJcomps
      2021-06-14 12h25m por ItEzzWhatItEzz
      O Diogo Costa e o Fábio Vieira estão neste momento nas bocas do mundo por causa do Europeu S-21 que fizeram. Acredito que o melhor é o Porto mantê-los mais uma época e dar-lhes minutos. São excelente jogadores e podem fazer a diferença (mais Fábio Vieira que Diogo Costa, devido às suas posições).

      Por outro lado, Chico Conceição tem tudo para ser um top tier player. A próxima época ele irá explodir e espero com o facto de o treinador ser o pai, o ajude na maturação da pesso...ler comentário completo »
      Ultras-FCP
      2021-06-14 12h18m por ItEzzWhatItEzz
      Faria a mesma coisa.

      Acho que o Manafá poderia ser vendido por 6/7M (o que já seria uma ajuda para atrair um jogador com qualidade com um salário mais abusado como reforço) e apostaria-se num miúdo com potencial que nada deve ao Manafá.
      Ultras-__FCP
      2021-06-14 11h44m por Redfoo_16
      Faria exatamente o mesmo
      Esteves
      2021-06-14 11h38m por Ultras-__FCP
      Continuo a achar que precisamos de alguém para a direita inequivocamente diferenciado. Pessoalmente venderia o Manafa e mantenha o Tomás no plantel, como alternativa.
      Em primeiro lugar
      2021-06-14 11h32m por MrHyde
      É importante que os jogadores se consigam afirmar na equipa, até ao momento, nenhum deles conseguiu. Depois da afirmação também é importante que consigam ganhar títulos com o clube. E depois sim. . . Já se pode pensar em vendê-los. Tomás Esteves fez uma boa temporada e merece uma oportunidade para mostrar o seu valor.
      AJ
      Curioso
      2021-06-14 11h24m por AJcompsHD2
      . . . Por saber quanto é que no futuro vamos embolsar com a venda destes jogadores:

      - Diogo Costa
      - Diogo Leite
      - Tomás Esteves
      - João Mário
      - Romário Baró
      - Fábio Vieira
      - Rodrigo Valente
      - Francisco Conceição
      Tópicos Relacionados
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Mercado
      Oficial
      Axadrezados tinham metade do passe
      Saída confirmada no Boavista. Paulinho foi esta terça-feira apresentado no Al-Shabab, da Arábia Saudita, clube com o qual assinou um contrato válido por quatro ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      NoMoreR00mInH3ll 27-07-2021, 23:26
      NoMoreR00mInH3ll 27-07-2021, 23:20
      MA
      Manowar 27-07-2021, 22:55
      MA
      Manowar 27-07-2021, 22:53
      Judgement 27-07-2021, 22:45
      JotaFerreir 27-07-2021, 22:20
      jorslb1 27-07-2021, 21:48
      jorslb1 27-07-2021, 21:47
      sitrte 27-07-2021, 21:45
      RJ
      RJAR8 27-07-2021, 21:25
      Ultras-__FCP 27-07-2021, 21:20
      JamaicaNN 27-07-2021, 21:09
      martimqueiroz 27-07-2021, 20:50
      martimqueiroz 27-07-2021, 20:49
      Hackerportista 27-07-2021, 20:43
      ReturnoftheEagle 27-07-2021, 20:39