placardpt
    Inglaterra vence Croácia

    Rugido de Leão

    2021/06/13 15:59

    Pela primeira vez na história, a Inglaterra venceu o jogo de abertura de um Europeu e logo frente à vice-campeã do Mundo. A formação comandada por Gareth Southgate foi superior à Croácia e fez por merecer a vitória numa partida bem disputada, mas sem grande espetacularidade. Quanto aos croatas, ficou a sensação de que há potencial e qualidade para muito mais, pelo que ficou uma imagem pálida do que a equipa de Zlatko Dalic pode oferecer.

    Equilíbrio retirou espetacularidade

    Antes do apito inicial, uma nota tão relevante como surpreendente, visto que nomes como Sancho, Chilwell, Maguire, Lovren e Barisic não marcaram presença na ficha de jogo. Dentro do campo, a partida começou frenética e com sinal mais para os ingleses.

    Acutilante, a turma de Gareth Southgate pressionou e, com rápidas combinações, criou muito perigo junto da baliza de Livakovic, com Phil Foden a disferir um forte remate ao poste logo nos minutos iniciais e a provocar muitas reações nas bancadas.

    Durante os primeiros 15 minutos, o domínio pertenceu aos da casa, sendo que o golo parecia estar perto a cada investida ofensiva. Com o passar do tempo, a Croácia foi fechando melhor os espaços e equilibrando o jogo.

    Com isso, a espetacularidade perdeu-se, até porque nenhuma das equipas conseguiu chegar com critério e perigo suficientes para inaugurar o marcador.

    Inclinado para um lado

    A balança voltou a pender para os Três Leões e o encontro voltou a ganhar outra cor. A Inglaterra foi superior - após uma fase inicial mais morna - durante os segundos 45 minutos e acabou por justificar o triunfo, ainda que por margem mínima.

    Depois de ter passado por um período de alguma desinspiração no que a movimentos de rutura diz respeito, Phillips deu o mote para um golo muito bem trabalhado. Foi o médio que abrilhantou um entrosamento que terminou com uma diagonal e finalização de Sterling (57'). Desde os metros galgados pelo jogador do Leeds à forma como Harry Kane arrastou a marcação dos centrais contrários, o conjunto inglês acabou por justificar a vantagem.

    Mesmo algo desamparado na frente, Kane teve, de seguida, uma oportunidade de ouro para o 2x0, mas a finalização saiu por cima e a Inglaterra passou a controlar os avanços da Croácia, monitorizando os comportamentos das principais figuras adversárias.

    Perante um rival pouco perigoso, a Inglaterra segurou a vitória e confirmou a entrada com o pé direito no Europeu 2020.

    U Domingo, 13 Junho 2021 - 14:00
    Wembley Stadium
    Daniele Orsato
    1-0
    Raheem Sterling 57'
    Wembley Stadium
    Wembley Stadium
    Inglaterra
    Wembley, London
    Lotação90 000
    Medidas105x68
    Inauguração2007
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo DJornada 1
    A Chave

    Minuto 57: A desmarcação de Kalvin Phillips (e o restante trabalho de equipa) para a iniciar a jogada que deu o golo de Sterling.

    O Árbitro

    Nada a apontar à arbitragem de Daniele Orsato. Bem no critério disciplinar e sem lances de análise complexa.

    O Melhor
    Kalvin Phillips

    Estreia muito bem conseguida por parte do médio do Leeds, com uma exibição sólida e diretamente ligada ao golo que deu a vitória. Figura na equipa de Bielsa, o médio, de 25 anos, tem uma ótima oportunidade para se dar a conhecer no Europeu 2020. Gareth Southgate tem, aqui, uma boa dor de cabeça. 

    O Pior
    É preciso muito mais Croácia

    Já não é de agora, mas a imagem pálida da Croácia voltou a aparecer. Futebol algo tricotado e, ao mesmo tempo, sem efeitos práticos. É vice-campeã do Mundo e, por isso, espera-se muito mais de uma seleção com tamanha qualidade.

    Forma
    Inglaterra
    2020/2021
    12J
    9V
    1E
    2D
    19-5G
    Croácia
    2020/2021
    12J
    3V
    1E
    8D
    14-20G
    Sabia que...by playmaker stats
    Após 10 tentativas, a Inglaterra vence o jogo de estreia do Campeonato da Europa.

    Em três jogos frente à Croácia em fases finais, os ingleses venceram sempre no Europeu mas perderam na meia-final do Mundial
    A Croácia perdeu o primeiro jogo de estreia num Campeonato da Europa.

    O vice-campeão do Mundo somou a 4.ª derrota em 6 jogos em solo inglês (1V, 1E, 4D)
    Nas últimas 4 vitórias da Inglaterra em Campeonatos da Europa, os triunfos foram sempre pela margem mínima.

    A última vez que os britânicos venceram por 2+ golos de diferença foi no Euro 2004 frente à Croácia por 4-2.
    Há seis anos que a Inglaterra não somava 7 vitórias consecutivas.

    O recorde absoluto dos ingleses são 10 vitórias consecutivas que foi carimbado em 1909 e 1950.
    A Croácia acabou por equilibrar estatisticamente o jogo, mas a formação inglesa nunca teve a vitória em risco:
    Posse de bola: 50%-50%
    Remates: 8-8
    Remates à baliza: 2-2
    Passes: 454-458
    Eficácia de passe: 84%-84%
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    INGLATERRA
    EMPATE
    CROÁCIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    unsub
    2021-06-13 20h16m por MisticaEncarnada
    Portugal só serve para quando os outros não querem jogar no país deles. É para desenrascar. Quando é uma coisa pensada com tempo é uma vez em não sei quantos anos (como em 2014 e nunca mais cá houve nada de "planeado").
    Após o Covid vamos ver se Wembley recebe mais finais de Champions do que em Portugal. Já não percebo esta obsessão por Wembley, é finais de EURO, é Champions. . . ao menos mudem o sítio, façam em Old Traford ou em Emirates. . .
    MisticaEncarnad a
    2021-06-13 19h16m por unsub
    há 6 equipas qe na fase de grupos fazem 3 jogos em casa
    inglaterra , dinamarca, italia, alemanha, holanda e espanha
    e há 3 equipas que fazem 2 jogos em casa hungria , russia e escocia

    depois depende da classificação final do grupo , mas se as equipas que jogam 3 vezes em casa ganharem os seus grupos só a inglaterra é que continua a jogar em casa nos oitavos
    se inglaterra ganhar o grupo e chegar á final faz 6 dos 7 jogos em wembley e só joga 1 jog...ler comentário completo »
    unsub
    2021-06-13 18h29m por MisticaEncarnada
    Se outros forem melhores ganham na mesma. Agora que em deslocações eles são beneficiados, isso são. . . mas não sei se serão os únicos.
    Tompen
    2021-06-13 17h09m por fcpinvicta
    Sim só marcou 15 golos para de 37 da Inglaterra. . Como o sterling é desvalorizado mds
    MisticaEncarnad a
    2021-06-13 16h45m por unsub
    inglaterra não tem de viajar muito se ganhar o grupo e chegar á final fará todos os jogos em wembley menos os quartos de final
    e em wembley inglaterra tem sido muito forte ganhou 16 dos ultimos 17 jogos
    e o grupo de inglaterra cruza com o nosso já nos oitavos
    Estatisticament e
    2021-06-13 16h35m por MisticaEncarnada
    Desde que haja 50/50 de público nos jogos não há grande diferença. Terão de viajar para outros jogos de qualquer forma. Mas concordo que isto é uma palhaçada, os jogos deveriam ser todos em campo neutro já que há vários países envolvidos na organização. Mais palhaçada é quando os jogos não são todos no mesmo país. Haverá selecções que terão de viajar imenso, e isso causará desgaste nos jogadores.
    Croácia
    2021-06-13 16h34m por iSMURF4
    falo na teoria claro. . . croacia 2 vitorias 6pontos. . . . a contar com um possivel empate da Inglaterra com a Escócia. . . (tipico british game).

    @Bucksin estás a confundir com o grupo da Espanha. . . Suécia e Eslováquia? são republica checa e escócia.
    iSMURF4
    2021-06-13 16h29m por MisticaEncarnada
    Duvido que a Croácia passe em 1º mas duvido que não passe. Isto porque o confronto directo é o 1º critério de desempate e basta a Inglaterra vencer mais 1 dos 2 jogos da fase de grupos para se garantir que fica à frente da Croácia. Essa situação só se altera se 3 equipas acabarem com 6 pontos e uma obrigatoriamente com 0, o que é improvável de acontecer, basta que para isso haja um empate em qualquer um dos 6 jogos ou uma equipa a ganhar 3 jogos.
    Ou seja, se isso não acontecer a In...ler comentário completo »
    iSMURF4
    2021-06-13 16h25m por AlexisS17_Arshavin10
    A Bundesliga sobrevalorizada? Por acaso cada vez acredito mais nisso, é que sem ser o Bayern ou o Dortmund, raramente vemos uma equipa alemã a fazer algo de jeito nas competições europeias. Nem na Liga Europa se safam.
    Inglaterra 1-0 Croácia
    2021-06-13 16h23m por MisticaEncarnada
    A Inglaterra entrou bem no jogo mas após os 20 minutos, aproximadamente, foi muito macia quer do ponto de vista ofensivo, quer do ponto de vista defensivo. Houve oportunidades para o jogo acabar num 3-1 ou 3-2 a favor da Inglaterra mas foram desperdiçadas por ambas as equipas. Alguns jogadores da Inglaterra pareceram não estar concentrados em alguns momentos do jogo e isso poderia ter custado os 3 pontos. A Croácia foi muito contida em termos ofensivos, faltou um Modric mais atrevido e ta...ler comentário completo »
    TheFCPorto
    2021-06-13 16h22m por AlexisS17_Arshavin10
    Ok obrigado!! Lembro-me que foi convocado para a seleção jogando na segunda divisão pelo Leeds. Por muito que a divisão secundária de Inglaterra seja boa, o jogador tem de ser muito bom para ser chamado a seleção nacional inglesa.
    *
    2021-06-13 16h22m por iSMURF4
    podia ter entrado para o lugar do Foden que tinha amarelo por ex.
    AlexisS17_Arsha vin10
    2021-06-13 16h21m por iSMURF4
    Eu acho que tem mais estatuto que o Bellingham que entrou. . . (pelo menos na Bundesliga) por exemplo na nossa Seleção temos o André Silva com mais golos que Halland e só menos que Lewa (normal) e no entanto nem titular é. . . o que me faz querer parecer que a Bundesliga é uma liga "sobrevalorizada" mas boa para se ver futebol de ataque.
    iSMURF4
    2021-06-13 16h19m por AlexisS17_Arshavin10
    Para ser sincero acho o Sancho sobrevalorizado. Claro que é um grande jogador, mas não sei porque cheira-me que não vai ser metade do que dizem dele.
    Inglaterra Croácia
    2021-06-13 16h18m por Alter_Ego
    Mas que jogo de [. . . ]
    Alexis_Arshavin
    2021-06-13 16h17m por TheFCPorto
    Também não o conheço muito bem, mas hoje encheu o campo. Sempre em alta rotação, recuperações em zonas altas do terreno, boas diagonais para aparecer entre linhas e foi o inventor do golo de Inglaterra. Teve ainda 2 bons remates de fora da área; deve dar o salto depois deste Euro!
    AlexisS17_Arsha vin10
    2021-06-13 16h17m por iSMURF4
    Concordo ainda tive esperança que entrasse. . . quando o vi no aquecimento mas enfim. . . para mim é Grealish e também o Sancho.
    PO
    Inglaterra vs Croácia
    2021-06-13 16h16m por Porto-My-Home
    Valeu pelos primeiros 20 minutos e pela jogada do golo
    Grande jogatana do Kalvin Phillips

    O Walker hoje esteve um autêntico desastre
    Que miséria
    Bucksin6
    2021-06-13 16h15m por iSMURF4
    calma. . . a Croácia só perdeu 1-0. . . ainda pode passar em 1º basta ganhar os dois próximos jogos.
    Já agora
    2021-06-13 16h14m por AlexisS17_Arshavin10
    Faz-me confusão ver o Grealish e Rashford no banco.
    Aí vem o hate
    2021-06-13 16h14m por Rui_Malheiro1998
    Vem para aqui toda a gente destilar ódio à seleção inglesa em 3, 2, 1
    Infelizmente
    2021-06-13 16h13m por AlexisS17_Arshavin10
    Não vi o jogo atentamente, mas os comentadores estavam a dizer que o Kalvin Phillips foi o melhor em campo e não o Sterling. Confesso que não conheço muito bem o jogador, alguém que o conheça bem o suficiente pode dizer quais são os seus pontos fortes e fracos sff?
    Inglaterra
    2021-06-13 16h13m por TheFCPorto
    Prometeu muito nos primeiros 20 minutos. Depois, o jogo foi-se tornando monótono e pachorrento. .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FEI 0-1 LSC intervalo
    Acabou a 1ª parte. Acompanhe aqui o Feirense x Leixões em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.