placardpt
      Itália vence Turquia na abertura do Europeu

      Auto-golo (in)feliz abriu caminho aos italianos

      Veni, vidi, vici. A Itália entrou com o pé direito no Campeonato da Europa 2020. No Olímpico de Roma, o conjunto liderado por Roberto Mancini bateu a Turquia, por 0x3, num jogo decidido apenas no segundo tempo.

      Depois de um domínio esclarecedor na 1.ª parte, sem a eficácia necessária para abrir o marcador, um auto-golo de Demiral, aos 53 minutos, abriu caminho para a vitória confortável da squadra azurra, perante uma seleção que sofreu tantos golos, esta sexta-feira, como em toda a fase de qualificação para o Euro.

      Sentido único

      Sem grande história. A Itália não teve grande oposição ao longo de todo o encontro, sendo que a grande diferença da primeira para a segunda parte foi apenas uma: eficácia. Simples. Com boa circulação de bola, os italianos tomaram de assalto o meio campo turco e foram procurando espaços até à baliza de Çakir, com o guarda-redes turco a segurar o nulo nos primeiros 45 minutos.

      Após 15 minutos de reconhecimento tático, Chiellini aproveitou um lance de bola parada para obrigar Çakir ao primeiro grande momento da partida, com uma defesa apertada a cabeceamento do central da Juventus. O domínio continuou e Ciro Immobile protagonizou mais duas boas oportunidades até ao apito para o intervalo.

      No lado contrário, Gigi Donnarumma não teve praticamente trabalho nenhum, com exceção para uma saída da baliza com sucesso, a afastar a bola de zona de perigo. Com tudo empatado, Gunes e Mancini acertaram agulhas. O turco mudou o ataque com a entrada do irreverente Under e o italiano acertou a defesa - Di Lorenzo entrou para o lugar de Florenzi.

      ©Getty / Mike Hewitt

      A infelicidade de Demiral

      No regresso dos balneários, pouco ou nada mudou. O jogo continuou de sentido único, com os italianos a serem mais incisivos de pragmáticos no último terço. Ainda assim foi preciso um auto-golo de Demiral, central da Juventus, para que o placard saísse do 0x0. Berardi recebeu de Locatelli, cruzou na esquerda e o jovem defesa turco, ao tentar cortar, desviou a bola para o fundo da própria baliza.

      O (auto-)golo galvanizou a formação que jogou literalmente em casa, com mais de 20 mil adeptos nas bancadas do Olímpico, e o 0x2 não tardou a aparecer... Berardi cruzou da direita, Spinazzola obrigou uma excelente defesa, mas Ciro Immobile, o matador italiano, estava no sítio certo para emendar para dentro da baliza turca.

      Sem conseguir reagir, a Turquia resignou-se perante a desvantagem e ainda acabou por sofrer o terceiro. Insigne tanto tentou que acabou por ser recompensado. O baixinho do Nápoles recebeu um passe de Immobile e colocou a bola em arco no fundo das redes turcas para fazer o terceiro. 1, 2, 3... assim se escreve a vitória italiana.

      U Sexta, 11 Junho 2021 - 20:00
      Stadio Olimpico
      Danny Makkelie
      0-3
      Merih Demiral 53' (p.b.)
      Ciro Immobile 66'
      Lorenzo Insigne 79'
      Stadio Olimpico
      Lotação70 634
      Medidas105x68
      Inauguração1937
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo AJornada 1
      Lances Capitais
      53´
      GOLO Itália
      Merih Demiral marca na própria baliza!
      66´
      GOLO Itália!
      Ciro Immobile marca
      Ciro Immobile marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      79´
      GOLO Itália!
      Lorenzo Insigne marca
      Lorenzo Insigne marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      A Chave

      Minuto 53: Locatelli passou para Berardi que trabalhou pela direita e, ao tentar o cruzamento, acertou em Demiral, que acabou por empurrar a bola para a própria baliza

      O Árbitro

      Houve dois lances que suscitaram muitas dúvidas na área turca, mas, segundo as regras em vigor no Euro, relativamente à mão na bola, a equipa de arbitragem liderada por Danny Makkelie decidiu bem

      O Melhor
      Domínio italiano

      Indiscutível. A Itália dominou do primeiro ao último minuto e justificou em pleno o triunfo na abertura do Europeu. Várias oportunidades, vários remates, três golos e zero oportunidades concedidas ao adversário.

      O Pior
      Zero remates

      A Turquia terminou o encontro sem qualquer remate enquadrado com a baliza de Donnarumma. Um sinal claro daquilo que foi o encontro no Olímpico de Roma.

      Forma
      Turquia
      2020/2021
      7J
      4V
      2E
      1D
      14-9G
      Itália
      2020/2021
      12J
      9V
      3E
      0D
      27-2G
      Sabia que...by playmaker stats
      A Itália não marcava 3+ golos numa fase final de Seleções desde a goleada frente à Ucrânia [3-0] no Mundial 2006, edição que viria a consagrar os transalpinos como campeões do Mundo:
      2021 V 3-0 Turquia
      2006 V3-0 Ucrânia
      Turquia 0-3 Itália no Olímpico de Roma é a maior vitória dos italianos em campeonatos da Europa.

      Nunca a «squadra azzura» tinha vencido num Euro por 3+ golos de diferença
      A Itália está invicta há 28 jogos está a duas partidas de igualar o máximo dos transalpinos. A última derrota foi frente a Portugal na Nations League (Set. 2018)

      O recorde da Itália é de 30 jogos sem perder quando eram orientados por Vittorio Pozzo (1930's)
      Itália não sofre golos há 8 meses.

      A «squadra azzura», nos últimos 9 jogos, está com um parcial de 28 golos marcados e nenhum sofrido. Os Países Baixos foi a última seleção a marcar um golo à Itália na Nations League (Donny van de Beek)
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      TURQUIA
      EMPATE
      ITÁLIA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      O homem do jogo
      2021-06-12 14h59m por therealproon
      Na minha opinião foi o Ciro Immobile, além de ter causado o pânico na defesa da Turquia, está presente nos três golos. Duas oportunidades, 1 golo e uma assistência. Vamos agora factos estranhos. O primeiro golo do euro, foi marcado por um jogo que joga na equipa italiana e que teve uma lesão gravíssima neste estádio e teria falhado a competição se não tivesse sido adiada, o segundo é de um jogador que joga no clube do estádio e o terceiro é um jogador que joga num clube de uma cidade do segundo. Eu não acredito, mas
      Itália
      2021-06-12 12h54m por Echelon77
      Foi um jogo de sentido único praticamente e a vitória da Itália acaba por não ser surpresa. Immobile já faturou um golo, será que consegue que mais se sigam?
      RP
      Sucessão e jogar em casa
      2021-06-12 12h14m por RP12
      Em relação à possível sucessão de Fernando Santos creio que a melhor escolha seria Leonardo Jardim. Nem é preciso explicar os motivos.

      Quanto a este Europeu, acho ridículo existir o fator casa numa competição destas. Em quase todos os jogos a "seleção da casa" sai beneficiada. Isto assim não parece um Euro. Parece a fase de qualificação. . .
      MR
      Ultras-__FCP
      2021-06-12 09h51m por MrGuimas
      Selecionador estrangeiro??? mas isso faz algum sentido quando temos treinadores portugueses muitissimo bem preparados e com experiência internacional
      isso só acontece em selecções com recursos humanos menos capazes. . .

      alguem acha que um selecionador tem tempo para trabalhar tacticamente e introduzir dinâmicas de jogo complexas durante a preparação de uma grande competição ou mesmo nas fases de qualificação.

      nestas competições o que faz a diferença é o ent...ler comentário completo »
      Europeu da Treta
      2021-06-12 01h15m por Efvs
      Todas as equipas favoritas jogam em casa alem de ser mais fortes e de ter mais argumentos para ganhar ainda tem o fator casa que os favorece acho mesmo vergonhoso e desnecessário esta uefa e fifa fazer torneios destes e favorecer equipas que na teorica e históricamente são naturalmente melhores
      AM
      SomosPorto1989
      2021-06-12 01h08m por am77
      *novas diretrizes (queria eu dizer)
      AM
      SomosPorto1989
      2021-06-12 01h07m por am77
      Daqui para a frente e uma vez que as nossas diretrizes, para essa situação de mão na bola ou não, as regras são as que se iniciaram hoje no Euro 2020, independentemente de oficialmente só passarem a efetivas depois do próximo dia 1 de julho.
      Esta situação acontece porque o Euro 2020 que agora se iniciou só irá terminar já em julho e numa perspetiva igual para todos os jogos a coerência tem de existir, seja para os primeiros jogos do Euro 2020, seja para os últimos.
      SO
      Penalti
      2021-06-12 00h55m por SomosPorto1989
      Aqui a questão não é propriamente se se é penalti ou não, na minha opinião não era a questão é andarem constantemente a alterar as regras e de competição para competição, se antes mão na bola tinha que ser penalti involutariamente ou não e agora para uma competição deixa de ser ou aplicam esta regra daqui para a frente ou então estão constantemente a alterar a verdade desportiva
      AS
      Conte n'a selecção?
      2021-06-12 00h47m por ASNL
      O homem só consegue colocar as equipas a jogar com 3 centrais. Tentou uma defesa a 4 no Chelsea e estava a correr mal e por isso implementou os 3 centrais. Ora a posição de central é a mais débil da nossa seleção em termos de opções
      AM
      Penaltis queríeis vós
      2021-06-12 00h29m por am77
      Este jogo foi exemplarmente arbitrado.
      Não me recordo de um erro de monta por parte da equipa de arbitragem. Bem em tudo.
      Penáltis, não houve nenhum, pois mesmo naquele lance de possível penálti que suscitou algumas dúvidas e, segundo o previsto nas novas regras de lances de mão na bola, o jogador estava com o braço todo esticado mas na sua posição natural, o que há luz das novas diretrizes não deve ser penalizado.
      Dito isto, o que me ocorre dizer é que há muito p...ler comentário completo »
      Ultras
      2021-06-12 00h00m por Minnowkr
      E claro o Conte com esta seleção, seria-mos um caso muito sério na Europa.
      P0
      Turquia
      2021-06-11 23h59m por P0P1
      Vai para o jogo de abertura a jogar com um autocarro de dois andares, por isso fiquei contente com a vitória da Itália. Só tenho pena por não terem sido mais.
      Ultras fcp
      2021-06-11 23h58m por Minnowkr
      Ainda à uns dias discuti isso com um amigo. . . É obvio que o Ferrari (seleção) precisa de um condutor que tenha mãos para ele, mas em Portugal, não vejo ninguém à altura que esteja disponível para a seleção, talvez só o JJ depois do contrato com Benfica e não tenha uma proposta de um grande europeu, possa estar disponível.
      Depois há o Sérgio mas não o estou a ver a “interromper” a sua carreira.

      A sair o Santos, penso que a melhor opção seria mesmo ir ao estrangeir...ler comentário completo »
      Já agora
      2021-06-11 23h20m por Ultras-__FCP
      Se esta for a última competição do FS, o que eu duvido, gostava que a FPF tentasse o Conte. Somos uma das melhores seleções do mundo, um projecto extremamente atrativo, duvido que o italiano não ficasse seduzido. O problema, pois claro, seria o dinheiro.

      Uma pessoa pode sonhar. . . Com este grupo, mais os jogadores de qualidade que vão aparecendo todos os anos, acredito muito seriamente que nas mãos do Conte, seríamos dos principais favoritos no Mundial do Catar.
      AJ
      Luis Catarino
      2021-06-11 23h11m por AJcompsHD2
      Feliz por saber que não sou o único admirador desse fantástico comentador. O "gajo" é uma enciclopédia! Não me importava nada de o ouvir a comentar os jogos do Porto em 2021/22 em vez de ouvir os chatos do Pedro Henriques e do Tonel!
      Turquia
      2021-06-11 23h10m por bmgb_bmgb
      Custa-me a perceber como é que uma selecção de um país tão apaixonado por futebol como a Turquia não consegue meter um melhor 11 em campo. Tudo bem que o estilo de jogo do treinador não ajuda, mas viu-se muita pobreza na Turquia a nível de organização defensiva, tratamento da bola, posicionamento, mentalidade. . . O guarda-redes deve jogar tão bem com os pés como eu, o número 11 (que acho que até é bom jogador) foi uma nulidade total, o Tufan andou a arrastar-se o jogo todo. . . Basta o...ler comentário completo »
      Jogo
      2021-06-11 23h08m por Ultras-__FCP
      Acho engraçado, hoje em dia o pessoal é de extremos mesmo. Ou és o melhor, ou és o pior.

      Sim, a Itália fez um bom jogo, mas não se tornou, de repente, numa das maiores favoritas, calma, são candidatos, da mesma forma que Portugal, Alemanha e Espanha são candidatos e não, não incluo aqui Inglaterra, Bélgica ou Holanda, vamos ser realistas por um momento.
      Fut_master
      2021-06-11 23h08m por Minnowkr
      Sim concordo que os da TVI são maus, mas para mim um comentador que não relate o jogo com emoção, não está ali a fazer nada, e nisso os da Sic são péssimos, eu sei que muitos dos jogos da Liga Europa devem de ser aborrecidos de comentar, mas eles não se esforçam nada.
      PO
      Correção
      2021-06-11 22h59m por Porto-My-Home
      *Catarino
      PO
      Subscrevo. . .
      2021-06-11 22h59m por Porto-My-Home
      . . . em relação ao Luís Catarina
      Fantástico ouvir o homem a comentar futebol
      Hoje vi o jogo na TVI porque não sabia que era ele que comentava na Sport TV
      Tenho de estar mais atento
      SO
      Jogo
      2021-06-11 22h53m por SomosPorto1989
      Praticamente sem história mas para primeiro jogo do Europeu até foi interessante de se acompanhar, a Itália dominou do princípio ao fim mas na 1ª parte a Turquia aguentou-se bem defensivamente mas o auto-golo desbloqueou o jogo e a partir daí a muralha turca quebrou ainda assim bom jogo dos centrais italianos que não concederam nenhuma oportunidade aos turcos e Donnarumma praticamente nem teve trabalho.

      Não digo que sejam candidatos a vencer o Euro porque na minha opinião em ter...ler comentário completo »
      Kebabs
      2021-06-11 22h45m por FunnyGames
      O hype train turco a descarrilar logo no primeiro dia de competição. . . Em princípio o Twitter tornar-se-á mais “respirável ”lol
      AJ
      Italia
      2021-06-11 22h44m por AJcompsHD2
      Candidatos a ganhar o Euro. Vai ser muito dificil alguem derrotar esta seleção! Não têm tantos nomes como Portugal, Bélgica ou Inglaterra, mas coletivamente são bastante mais fortes!
      pedropereira934
      2021-06-11 22h40m por AlexisS17_Arshavin10
      Subscrevo meu caro, também acho o Luís Catarino o melhor comentador português. O homem sabe tudo, sobre as equipas, seleções, jogadores, anedotas. É mesmo o Messi do Tugão ahah xD.
      Braguilha__come dia
      2021-06-11 22h37m por AlexisS17_Arshavin10
      Eles fizeram um grande jogo frente a Holanda e Noruega, foi mais por isso. Mas sim eu também estava a espera de mais.
      12

      OUTRAS NOTÍCIAS

      FC Porto
      Francisco Conceição é dragão até 2029
      Francisco Conceição viu confirmada a sua continuidade no Dragão até 2029 na tarde desta terça-feira. O jovem extremo não escondeu o agrado por voltar ...