placardpt
    Análise a todas as equipas do Euro

    GRUPO E | Eslováquia: Experiência para contrariar as expetativas

    2021/06/09 22:54
    E4

    Com o início do Euro 2020 ao virar da esquina, está na altura de conhecer todas as 24 equipas que vão participar no maior torneio de seleções do Velho Continente. Durante os dias que antecedem o pontapé de partida, o zerozero apresenta-lhe o perfil de cada seleção, assim como a sua figura e técnico.

    Outrora grandes no mundo do futebol juntamente com a República Checa, com quem formavam a Checoslováquia, a Eslováquia passou um longo período longe das grandes provas de seleções após a independência, em 1993. Só em 2010 conseguiu marcar presença no Campeonato do Mundo e só em 2016 chegou o primeiro Europeu. Agora, depois de terem falhado a qualificação para o Mundial 2018, voltam aos grandes palcos.

    A qualificação não foi fácil – só foi conseguida no play-off depois de eliminarem a República da Irlanda nas grandes penalidades e a Irlanda do Norte no prolongamento – e muitos dos destaques individuais parecem já ter ultrapassado a sua melhor fase, mas os eslovacos agarram-se à experiência para tentar voltar a surpreender, à imagem do que aconteceu no Euro 2016, em que atingiram os oitavos de final, caindo apenas aos pés da Alemanha.

    Missão impossível?

    Para além de complicada, a qualificação da Eslováquia envolveu ainda uma troca no comando técnico a meio do play-off. Saiu Pavel Hapal, responsável por liderar o rejuvenescimento da seleção após o falhanço em 2019, e chegou Stefan Torkovic, antigo diretor da federação e treinador adjunto da seleção, que garantiu o apuramento. Ainda assim, depois disso, já houve uma Liga das Nações que acabou com despromoção e um início de qualificação para o Mundial atribulado, com dois empates inesperados, mas uma vitória frente à Rússia aliviou a situação.

    © Charles McQuillan / Getty Images
    A pouca experiência do técnico contrasta com a experiência de uma convocatória cuja média de idade está nos 28 anos, sendo que há vários titulares já para lá dos 30. É nessa mesma experiência, sobretudo de elementos como Marek Hamsik, Tomás Hubocan, Kucka ou Peter Pelarik, que Torkovic confia para contrariar todas as expetativas e surpreender num grupo onde a Espanha é clara favorita e o segundo lugar terá de ser disputado com Polónia e Suécia.

    Apesar da convocatória contar com vários nomes experientes, é igualmente verdade que conta com vários elementos que atuam em campeonatos periféricos ou mesmo em divisões secundárias, o que torna a missão de Torkovic ainda mais complicada. É também por isso que a estratégia eslovaca passa, sobretudo, pelo equilíbrio defensivo – zona do terreno onde se destaca Skriniar - e por se fazer valer do coletivo.

    Num 4x3x3, Tarkovic deve apostar num onze com Dubravka na baliza e uma defesa formada por Peter Pekarik, Skiniar, Valjent e Tomás Hubocan, sendo o parceiro de Skiniar uma das possíveis mudanças. No meio, o experiente Kucka surge atrás de Gregus e Hamsik e, na frente de ataque, estarão Mak, Duda e Bozeník, ainda que Duris também espreite um lugar entre as escolhas iniciais.

    A caminhada eslovaca começa dia 14 de junho, diante da Polónia, em São Petersburgo, e um bom resultado será crucial para fugir a um destino que parece traçado, mas que, como o futebol já nos habituou, está longe de ser uma certeza.

    jogos históricos
    U Segunda, 14 Junho 2021 - 17:00
    Krestovsky Stadium (Zenit Arena)
    Ovidiu Hategan
    1-2
    Wojciech Szczesny 18' (p.b.)
    Karol Linetty 46'
    Milan Skriniar 69'

    ESTÁDIO

    Krestovsky Stadium (Zenit Arena)
    Lotação68 134
    Medidas-
    Inauguração2017

    COMPETIÇÃO

    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo EJornada 1
    A Estrela
    Marek Hamsik

    Mesmo estando longe do fulgor de outros tempos, aos 33 anos, Marek Hamsik continua a ser a grande figura desta Eslováquia, passando por ele todo o jogo ofensivo. O médio que se destaca pela facilidade de remate e pela visão de jogo é o jogador mais vezes internacional pelo seu país e ainda o melhor marcador de sempre.

    O Técnico
    Stefan Tarkovic

    Antigo diretor técnico da federação e treinador adjunto da Eslováquia no último Europeu, chegou ao cargo de forma inesperada, depois de um despedimento a meio do play-off. Inicialmente o plano até era que fosse treinador interino, mas o sucesso no play-off acabou por fazer com que continuasse, tendo agora o seu maior desafio enquanto treinador principal.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    POLÓNIA
    EMPATE
    ESLOVÁQUIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DI
    Hamsik
    2021-06-10 15h17m por DiogompM
    Já não acho que seja a estrela da Seleção. . . atualmente joga no Gotemburgo sabe-se lá pq, foi uma transferência que eu achei meio random. Na minha opinião, a estrela desta seleção é sem dúvidas o centralão Skriniar, que fez uma excelente época na Inter campeã da serie A.
    Eslováquia
    2021-06-10 09h42m por Rui_Malheiro1998
    Olhando para os jogadores é das mais medíocres e com menos valores individuais mas isso sai pela janela nos torneios internacionais
    Slovensko
    2021-06-10 08h14m por xithombo
    Já lá vão os tempos do Slovan Bratislava e Spartak Trnava dominaram o futebol checoslovaco é deram algumas cartas na Europa.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...