placardpt
    Análise a todas as equipas do Euro

    GRUPO B | Finlândia: O estreante que nunca quis saber de futebol

    Com o início do Euro 2020 ao virar da esquina, está na altura de conhecer as todas as 24 equipas que vão participar no maior torneio de seleções do Velho Continente. Durante os dias que antecedem o pontapé de partida, o zerozero apresenta-lhe o perfil de cada seleção, assim como a sua figura e técnico.

    Não há muito que faça crer que a Finlândia tenha condições para surpreender no Campeonato da Europa. Estreante em fases finais de torneios internacionais, a equipa escandinava, realisticamente, vem a jogo para se divertir e, se forem otimistas, disputar o terceiro lugar do Grupo B.

    Ainda assim, esta Finlândia é competente o suficiente para não ser humilhada, mesmo defrontando equipas como a Bélgica, Dinamarca e Rússia. Markku Kanerva é um treinador extremamente metódico e orientado para os detalhes, por isso nunca o permitiria.

    Primeira equipa finnish na fase final

    Há poucos países na Europa em que o futebol não é a modalidade de eleição. Apelidado de «desporto rei», nunca teve grande impacto em território finlandês e é por norma preterido ao hóquei no gelo, ski, ou outras modalidades.

    Ainda assim, já há poucos finlandeses que não conhecem o nome de Teemu Pukki, estrela máxima desta equipa que recentemente aprendeu a vencer, motivando os adeptos a acompanhar uma jornada que culminou na primeira qualificação de sempre para uma fase final.

    Um abanão no futebol finlandês ©Getty /
    É das equipas que mais peca por falta de qualidade neste Campeonato da Europa, mas ainda assim tem mais a acontecer para além do goleador do Norwich. A dupla de centrais Toivio e Arajuuri, veteranos que jogam respetivamente na Suécia e Chipre, tem sido alvo de destaque, mas ainda está protegida por Lukas Hradecky, o guardião do Bayer Leverkusen.

    Na faixa esquerda surge Jere Uronen, lateral esquerdo do Genk que leva tanta experiência na Europa como o médio centro do Rangers Glen Kamara. Tim Sparv é o capitão e segundo maior internacional de sempre, surgindo como trinco, enquanto que Pohjanpalo e Forss garantem que Pukki não precisa de marcar todos os golos.

    A qualidade não abunda, mas o trabalho tem sido extraordinário nesta seleção onde não há colegas de equipa, mas sim amigos. A espinha dorsal está na equipa que em 2009 disputou o Euro sub-21, e agora com o mesmo selecionador no comando da equipa principal, esses jogadores parecem estar a atingir todo o seu potencial.

    Os amigáveis de preparação para o Euro foram motivo de desilusão - derrotas frente à Suécia e Estónia -, mas a fase de qualificação mostrou que esta equipa sabe vencer (seis dos 10 jogos), e que consegue dar luta a adversários de maior calibre. 

    jogos históricos
    U Sábado, 12 Junho 2021 - 17:00
    Parken
    Anthony Taylor
    0-1
    Joel Pohjanpalo 60'

    ESTÁDIO

    Parken
    Parken
    Dinamarca
    Copenhaga
    Lotação38 065
    Medidas105 m x 68 m
    Inauguração1911

    COMPETIÇÃO

    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo BJornada 1
    A Estrela
    Teemu Pukki

    Hradecky pode jogar numa liga/clube superior e em competições europeias, mas não há dúvidas de que Pukki é o homem favorito do público finlandês. Evidenciou-se na Premier League e no Championship pelo Norwich, voltando a entrar no radar nacional numa altura em que era visto como uma promessa fracassada, mas quando marcou 10 dos 16 golos que colocaram a Finlândia no seu primeiro torneio ganhou imediatamente estatuto de lenda.

    O Técnico
    Markku Kanerva

    Um percurso lento e sustentável levou Markku Kanerva até ao lugar que agora ocupa: o de melhor selecionador da história da Finlândia. Ex-internacional, iniciou-se como treinador nos sub-21 e foi aí que começou a criar esta equipa que agora vai agora levar ao Euro 2020. Há cinco anos, quando assumiu o cargo, ninguém esperava por uma primeira qualificação, mas Kanerva alcançou-a com todo o mérito e agora só precisa de aproveitar o palco.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    DINAMARCA
    EMPATE
    FINLÂNDIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Que grande equipa!
    2021-06-06 23h03m por PortimonDesdePiqueno
    Markkanen, Murphy, Koponen, Salin, Koivisto, . . .
    Espera lá. . . Estes são os Susijengi! A Seleção finlandesa de basquetebol. O futebol não pinta nada no país dos mil lagos. Faz lá muito frio para jogar ao ar livre.
    RV
    Finland
    2021-06-06 18h13m por RVL22
    Não acho que sejam assim tão fracos. hradecky e pukki são as estrelas mas o Joel é um jogador que aprecio muito em campo. Espero que surpreendam

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Asiático
    Nas meias da Asian Champions League
    Na noite desta terça-feira, o Al Hilal, apesar de ter vencido por 2-1, caiu nas meias-finais da Asian Champions League, face à derrota (4-2) na primeira mão. No ...