placardpt
    Análise a todas as equipas do Euro

    GRUPO C | Áustria: geração de ouro em busca de fugir à desilusão

    Com o início do Euro 2020 ao virar da esquina, está na altura de conhecer as todas as 24 equipas que vão participar no maior torneio de seleções do Velho Continente. Durante os dias que antecedem o pontapé de partida, o zerozero apresenta-lhe o perfil de cada seleção, assim como a sua figura e técnico.

    Josef Bican é um dos maiores nomes de sempre a vestir a camisola da seleção austríaca, mas esta geração da Áustria é conhecida como uma das melhores (senão a melhor) de sempre daquele país e o facto de contar com praticamente toda a sua equipa (20 em 26) a jogar na Bundesliga e com nomes como David Alaba, Marcel Sabitzer ou Marko Arnautovic apoia essa fama.

    Apesar de ter esta fama, esta geração austríaca tem vindo a desiludir nos últimos anos no que toca à procura de resultados. Longe de ser candidata à conquista de títulos, a Áustria tem vindo a falhar a qualificação para os Mundiais desde 1998 e as últimas (e únicas) vezes que esteve em Europeus foi 2016 e 2008 (era organizadora). Esta vai ser a derradeira prova de fogo para esta geração, num grupo acessível às suas ambições: passar a fase de grupos.

    Miolo na base da qualidade

    Com uma estreita relação, devido à proximidade, com a Alemanha, a Áustria retém muito do estilo germânico no que ao futebol diz respeito e foca-se muito numa ideologia ofensiva e de posse. Nos últimos anos, os jogadores austrícacos têm vindo a crescer em qualidade e quantidade, destacando-se tanto a nível interno como no exterior (em especial na Bundesliga).

    A Áustria tem uma grande profundidade de escolhas nos dias que correm e a oferta no miolo do campo é a que mais se destaca. A estrela da companhia é o polivalente David Alaba, que na seleção até chega a ocupar a posição de médio ofensivo ou de extremo em certas ocasiões, embora no Bayern Munchen (na próxima época vai representar o Real Madrid) ocupasse terrenos mais recuados.

    Austríacos pressionados ©Christian Hofer / Getty Images
    Além de Alaba, Marcel Sabitzer, Konrad Laimer, Ilsanker, Baumgartner e Baumgartlinger são outros dos vários nomes que costumam ocupar o meio campo da equipa comandada por Franco Foda, que molda o seu sistema consoante o adversário que tem pela frente, mas sempre com o miolo a servir de ponto de partida.

    Na baliza, Bachmann (Watford) e Schlager (LASK Linz) concorrem pela vaga de titular, enquanto a defesa tem dois nomes com lugar quase sempre «reservado», Martin Hinteregger e Stefan Lainer, e dois com maior rotação. Ao lado de Hinteregger, Dragovic e Lienhart lutam por um lugar, enquanto na ala esquerda o experiente Ulmer parte em vantagem, mas com o adaptado Trimmel sempre à espreita.

    Ao nível de referências ofensivas, a Áustria peca um pouco pela ausência de verdadeiros extremos desequilibradores (daí advém um pouco do seu foco no miolo), destacando-se o ala Valentino Lázaro, que, assim como Alaba, na seleção ocupa terrenos mais adiantados, ao contrário do clube. Na frente do ataque, a figura maior é o irreverente Marko Arnautovic, mas a sua inconstância leva Foda a apostar em certos jogos em Sasa Kalajdzic, um avançado possante (2 metros), que fez 17 golos nesta temporada ao serviço do Stuttgart.

    Assim como acontece com a Ucrânia, o foco no grupo está em lutar pelo 2º lugar no Grupo C, mas para que isso aconteça não se podem deixar surpreender pela underdog Macedónia e terão que dar luta à favorita Holanda. Caso consiga passar a fase de grupos, a Áustria conseguirá a sua melhor prestação de sempre num Europeu. Caso falhe esse objetivo, será a confirmação da desilusão desta geração.

    A Estrela
    David Alaba

    O polivalente jogador é, com alguma distância, a maior estrela do seu país. Seja a central, lateral, médio defensivo, médio centro, médio ofensivo ou até a extremo, é indiscutível e muito do jogo da equipa passa por si. O seu pé esquerdo guia a equipa a nível ofensivo e a sua cabeça e inteligência acalma a equipa na defesa. É fundamental no esquema tático austríaco.

    O Técnico
    Franco Foda

    Um treinador com um percurso, até agora, modesto, mas firme. Fez quase toda a sua carreira de técnico no Sturm Graz (um total de 14 temporadas), mas pelo meio aventurou-se nos alemães do Kaiserslautern - onde conseguiu subir ao 2º escalão alemão. Em 2017, mereceu a confiança da Federação da Áustria e desde aí soma 20 vitórias, nove derrotas e quatro empates. Tem a missão de transformar esta geração em algo histórico para o seu país.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Áustria
    2021-06-07 22h16m por Tekashi
    Será a confirmação da desilusão desta geração, penso. Vejo a Ucrania num patamar acima, mas veremos se há surpresa.

    Como diriam os brasileiros
    2021-06-07 21h05m por jorslb1
    Este treinador é F. oda
    ZA
    Patson Daka!
    2021-06-07 20h14m por Zaoldreyar
    Por exemplo, Patson Daka é um craque, de certeza que vai sair do RB Salzburg para uma grande equipa.
    ZA
    Austria!
    2021-06-07 20h11m por Zaoldreyar
    Há muita qualidade lá, principalmente no RB Salzburg. Mas aqui já começa a ser jogadores caros para a realidade tuga, a maioria sai para o Leipzig ou uma equipa dos BIG 4.
    LO
    Áustria x Ucrânia
    2021-06-07 19h38m por LolmacaEoS
    Vai ser um daqueles jogos intensos que pode muito bem decidir quem passa
    Liga austríaca
    2021-06-07 18h22m por ago
    Uma liga que os clubes portugueses deviam olhar com muita atenção , há muita qualidade .
    Correção
    2021-06-07 17h39m por FunnyGames
    Apesar de ter nascido em Viena, Brian Laudrup é dinamarquês e até foi campeão europeu pelos nórdicos em 92
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário acima.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...