placardpt
      ADN
      Análise a todas as equipas do Euro

      GRUPO F | França: Redimir Paris com o Mundo nas mãos

      2021/06/10 17:02
      João Gonçalo Silva

      Com o início do Euro 2020 ao virar da esquina, está na altura de conhecer todas as 24 equipas que vão participar no maior torneio de seleções do Velho Continente. Durante os dias que antecedem o pontapé de partida, o zerozero apresenta-lhe o perfil de cada seleção, assim como a sua figura e técnico.

      É difícil falar do Euro 2020 e não olhar para a França como a grande favorita a levantar o troféu em Wembley e juntar a conquista da Europa ao título mundial arrecadado na Rússia em 2018. Didier Deschamps tem, no sentido literal da palavra, uma autêntica seleção, com jogadores de topo mundial em todas as posições. Chega a ser um desafio enorme colocar-se no lugar do técnico e escolher um onze, tantas são as opções.

      Os nomes no papel não vencem jogos, é certo, mas a opinião parece ser consensual no que toca a escolher quem parte na frente. Desde o desgosto caseiro às mãos de Portugal em 2016, os gauleses sagraram-se campeões do Mundo e agora voltam ao Euro para recuperar um título que foge desde 2000, curiosamente com o atual selecionador em campo. 

      Desconcertante fluidez de jogo

      Não só de qualidade individual (que é muita, diga-se) vive esta seleção. Deschamps tem uma ideia concreta e beneficia de excelentes executantes para passá-la do quadro tático ao relvado. Para além disso, é importante destacar a capacidade de alterar os ritmos de jogo num clique. Em construção apoiada, com muita posse de bola e presença territorial no meio campo adversário, ou em transição, com velocistas na frente, estes Bleus são capazes de tudo um pouco.

      Dupla de sucesso ©Getty /
      A peça principal que liga o meio campo e o ataque enverga a camisola 7. Antoine Griezmann é, no espaço atrás dos dois homens mais avançados, um homem sem espaço definido, que recua para pegar no jogo e encontrar os colegas em profundidade, se assim entender. Com Mbappé, a grande certeza (já deixou de ser apenas uma promessa) do futebol mundial, sempre pronto a arrancar e deixar para trás uma eventual defesa mais subida, os passes longos são uma arma mortífera desta seleção. Quando o adversário recua, os espaços diminuem, mas a capacidade de forçar desequilíbrios com muita gente na área abre os caminhos para a baliza.  O regresso de Benzema é uma ajuda extra.

      Todo o processo ofensivo torna-se mais fácil com homens como Tolisso e Kanté no miolo. O campeão europeu pelo Chelsea é incansável, capaz de cobrir os espaços e recuperar a posse de bola em posições subidas. Vive um dos melhores momentos da carreira e é impossível ignorar a sua presença em campo. Há ainda Paul Pogba, que apesar da inconsistência, ainda possui o talento reconhecido por todos.

      A melhor forma de apresentar uma candidatura ao título é com uma defesa muito segura e a França cumpre esse requisito. Como é já habitual, é com laterais de características mais defensivas que o técnico monta a sua equipa. Lucas Hernández e Benjamin Pavard já foram defesas centrais, mas atuam com facilidade nos corredores e ainda oferecem algumas soluções no processo ofensivo. A dupla Kimpembe-Varane oferece todas as garantias de proteção a Lloris. De forma geral, é difícil encontrar lacunas nesta equipa.

      Os campeões do Mundo estão prontos para entrar em cena. No grupo da morte reencontram Portugal, o carrasco da última edição, para além de uma Alemanha ainda muito competente no encerrar de um ciclo e uma Hungria, clara outsider.

      jogos em destaque
      U Terça, 15 Junho 2021 - 20:00
      Allianz Arena
      Del Cerro Grande
      1-0
      Mats Hummels 20' (p.b.)
      ESTÁDIO
      Allianz Arena
      Lotação75 000
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2005
      COMPETIÇÃO
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo FJornada 1
      VIDEOS
      A Estrela
      Kylian Mbappé

      Ser a figura no meio de tanto talento diz muito do que é Kylian Mbappé. O avançado francês não precisa de grandes apresentações e não é um jogador com medo dos grandes palcos. Todos recordam-se da sua prestação no Mundial 2018, com apenas 19 anos. Três anos depois, está ainda mais completo e pronto para consolidar o estatuto de um dos melhores do mundo. Defesas, preparem-se...

      O Técnico
      Didier Deschamps

      Mentalidade vencedora. Já era assim como jogador e agora como selecionador. Deschamps tem um histórico internacional recheado de sucesso, que conta já com dois Campeonatos do Mundo (jogador e treinador) e um Europeu. Volta a ter uma oportunidade de conquistar a peça que falta e tem todas as condições para o fazer. Tudo o que precisa é de rentabilizar a qualidade que tem ao seu dispor.

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FRANÇA
      EMPATE
      ALEMANHA
      Comentários (20)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Chama_Gloriosa
      2021-06-11 10h29m por bludouro
      Estive a explorar a "Uefa Predictor" e de facto o utilizador tem que alocar as posições finais de cada equipa em cada grupo manualmente, consoante o instinto/palpite e o seu próprio conhecimento. Não existe a opção de estas serem geradas automaticamente. Como era de esperar uma ferramenta promovido pela própria UEFA tinha de ser imparcial (pelo menos, superficialmente, he, he). Agora, o que me surpreendeu foi que ao aceder o site hoje, me deparo que esta fez o "autosave" das minhas prev...ler comentário completo »
      bludouro
      2021-06-11 00h25m por Chama_Gloriosa
      Entendo. O teu uefa predictor foste tu que o fizeste ou também há a opção de gerar automaticamente resultados através de um simulador automático(como se fosse o FM)? Eu, pelas minhas mãos, deu-me a final Portugal vs França com Portugal a ganhar, mas eu sou suspeito por ser tuga XD É mais um wishful thinking que uma certeza.
      iSMURF4
      2021-06-11 00h18m por ReturnoftheEagle
      Obrigado pelo link. Talvez tenha de fazer outra vez, porque da primeira não fui propriamente imparcial :)
      Chama_Gloriosa
      2021-06-11 00h09m por bludouro
      Porque ele disse que era (LOL) na sua apresentação - que perde muitas horas a estudar tendências e estatísticas, fatores "influentes", padrões de recorrências, etc. Mas também admitiu que tem acertado tanto como sido sujeito a tamanhas humilhações quando as suas previsões dão para torto! No fundo deve ser tão "especialista" como tu e eu (he, he). Nada que ele diz pode ser levado a sério (seria bom que fosse, seria). Saudações.
      UEFA Predictor
      2021-06-11 00h02m por bludouro
      No meu "UEFA predictor" Portugal ficou em terceiro no grupo e foi de vela nos oitavos diante a Bélgica em Sevilha. Nas meias tive Bélgica-França (reedição do randez-vous do Mundial) e Alemanha-Holanda. . .
      bludouro
      2021-06-10 23h56m por Chama_Gloriosa
      Tinhas dito que ele é um especialista(se não estou em erro), como sabes isto?
      Chama_Gloriosa
      2021-06-10 23h54m por bludouro
      Por isso mesmo partilhei ontem o link do simpático alemão a extrapolar a vitória de Portugal no Euro. Não deixa de ser interessante. . .
      bludouro
      2021-06-10 23h35m por Chama_Gloriosa
      O que me assusta é que pela lógica do teu comentário, Portugal não vai bem no Euro XD Metade dos youtubers considera-nos favoritos a ir à final.
      MisticaEncarnad a
      2021-06-10 23h33m por iSMURF4
      ahah quando fiz. . . apostei em algo que pode parecer um bocado aleatório. . . mas no grupo da Holanda eu pus eles em 2ºlugar (gosto da seleção mas acho o De Boer muito fraquinho) e meti a Ucrânia em 1º acho que vai surpreender a seleção do super Shevy.

      Inglaterra vs França era uma grande final também. . . ainda por cima em Wembley.

      Acho é que a Espanha se tivesse melhores finalizadores era favorita. . . bastava um Villa e um Nino Torres no auge. . . . . agora andam com Morata a avançado xD
      iSMURF4
      2021-06-10 23h22m por MisticaEncarnada
      A mim foi Inglaterra e França.
      Com Portugal a passar em terceiro calhou a Ucrânia nos oitavos, a Turquia nos quartos e Inglaterra nas meias. Tu queres ver que EURO 2016 reemake is coming? Hahah
      O sorteio da França foi peaners, o piorzinho foi a Bélgica nas meias e se as contas baterem certo há Espanha vs Alemanha nos quartos.
      França
      2021-06-10 23h12m por bludouro
      Uma coisa que apreendi da longa experiência que vivi acompanhar os grandes torneios é que os favoritos raramente ganham! Admitindo que a França é por unanimidade o grande favorito (em paridade com os ingleses, segundo os "bookies", ha) a conquistar este Euro, seria obvio demais que viesse de facto a confirmar esse estatuto. Epah, partiria do mesmo princípio que o Brasil era o eterno favorito no Mundial, quando desde que acompanhei a prova apenas na quarta tentativa lá conseguiu fazer jus a...ler comentário completo »
      França
      2021-06-10 21h57m por FIFAforever_returns2
      sao os clarissimos favoritos, tem o melhor 11 do mundo actualmente em selecoes, e tem o melhor banco tambem. . . alias, o banco deles faz inveja a 90% das selecoes do mundo. . . ate vou mais longe, os jogadores que eles por opcao dispensaram, porque nao podem ir todos, muitos deles tinham lugar nos convocados de quase todas as selecoes que foram ao Europeu. . .
      Se vao ganhar ou nao, isso ja nao sei, a bola é redonda. . .
      Portugal pode sempre ganhar ate ser arrumado :) forca Portugal
      iSMURF4
      2021-06-10 21h47m por AlexisS17_Arshavin10
      Eu não vi muitos jogos do Lyon, mas foi titular e uma peça importante. Quanto aos comentários dos zucas, a maior parte não tem cérebro e só dizem m.

      Em relação ao De Paul, posso estar enganado mas vejo-o mais como um 8 do que como um 10 sinceramente. O outro dia fez um bom jogo pela Argentina contra o Chile.
      BestInTheWRLD
      2021-06-10 21h46m por iSMURF4
      O que eu não percebo é pq o pessoal está a reduzir o(s) favorito(s) apenas à França e só França. . . . n quero acreditar que vençam Mundial e Euro seguidos, têm grande seleção mas calma aí. . .
      AlexisS17_Arsha vin10
      2021-06-10 21h43m por iSMURF4
      Não o tenho acompanhado em França. . . pensei que estava mal pelos comentários de brazucas que tenho lido (apesar de n perceberem nada da coisa). . . mas marcou 10 golos na epoca de estreia pelo Lyon. . . . quanto à questão. . . acho que muito dificilmente ele queira voltar a Italia depois do que se passou lá (de como foi encostado e dadas poucas oportunidades para jogar).

      Posso é dizer. te que para médio ofensivo o Milan tem um fetiche: Rodrigo de Paul mas acho-o bastante caro (pedem 40M).
      BITW
      2021-06-10 21h42m por AlexisS17_Arshavin10
      Espanha vai-se ficar pela fase de grupos ou oitavos, vais ver.
      iSMURF4
      2021-06-10 21h27m por AlexisS17_Arshavin10
      Não eras tu que gostavas muito do Lucas Paquetá??? O teu Milan podia tê-lo emprestado, se o Çalhanoglu sair como penso que irá acontecer, bem que vão precisar de um médio ofensivo.
      Tekashi
      2021-06-10 21h21m por bigshaq
      Concordo, sou da opinião (geral) de que a França é a favorita a ganhar, mas por outro lado as redes sociais estão a passar a imagem de que já está ganho e nem vão suar muito. Esse é o maior erro que se pode cometer no futebol - subestimar o adversário. Como dizes, eles não jogam sozinhos e não são a única equipa boa, portanto vamos a ver. . .
      Ps: quando foram campeões mundiais em 2018 também não achei que tivessem jogado nada de mais e no entanto também tinham grande plantel.
      França
      2021-06-10 19h07m por Tekashi
      Sim é a principal favorita à conquista, mas não jogam sozinhos e há adversários bem capazes, a Bélgica é uma forte possibilidade na Semi-Final.
      Predictor
      2021-06-10 19h04m por iSMURF4
      https://gaming. uefa. com/en/uefaeuro2020tournamentp redictor/


      para quem quiser divertir-se

      a mim deu-me uma final:

      Italia vs França
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Euro
      Antevisão
      Itália já está apurada, País de Gales quase
      A campanha de 2016, quando o País de Gales chegou às meias-finais do Campeonato da Europa, parecia pesar de forma fatídica sobre a equipa de Rob Page na antecâmara do ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Uniforme90 20-06-2021, 01:43
      DepoisPago 20-06-2021, 01:41
      DepoisPago 20-06-2021, 01:38
      subinazula 20-06-2021, 01:36
      Chama_Gloriosa 20-06-2021, 01:29
      TU
      Tutaemeia 20-06-2021, 01:13
      Cajonero 20-06-2021, 01:07
      MR
      MrGuimas 20-06-2021, 00:59
      Cajonero 20-06-2021, 00:48
      JHendrix 20-06-2021, 00:32
      pafizef 20-06-2021, 00:27
      Bucksem6 20-06-2021, 00:11
      R_
      R_Pinto 20-06-2021, 00:09
      Rumores21_22 20-06-2021, 00:09
      SH
      shadyXneves 20-06-2021, 00:05
      KE
      keylor1904 20-06-2021, 00:02