placardpt
    Análise a todas as equipas do Euro

    GRUPO F | Alemanha: Ainda há espaço para escrever neste final de capítulo

    2021/06/10 14:00

    Com o início do Euro 2020 ao virar da esquina, está na altura de conhecer todas as 24 equipas que vão participar no maior torneio de seleções do Velho Continente. Durante os dias que antecedem o pontapé de partida, o zerozero apresenta-lhe o perfil de cada seleção, assim como a sua figura e técnico.

    Longe vão os tempos da Alemanha temível, a que se sagrou campeã do Mundo em 2014. Aquela que estava um passo à frente de todas as equipas, que parecia entrar em vantagem contra qualquer adversário, calculista, fria... Esta Mannschaft já não é a mesma, mas engane-se quem pensar que deixou de ser de topo.

    Da última grande conquista sobram apenas cinco jogadores e até o selecionador, grande responsável pela força do país, vai cumprir a última prova no comando técnico. Aproxima-se uma mudança de ciclo, um novo capítulo, mas antes disso há uma competição por disputar e, quem sabe, vencer. Fechar com chave de ouro e em verdadeira forma germânica.

    Longe do auge, com a competência do costume

    As peças podem ser outras, mas há uma característica que perdura e faz parte da identidade da Alemanha de Joachim Low. Posse de bola e domínio territorial com intensidade e uma velocidade elevada, capaz de quebrar uma defesa através de uma sequência de passes precisos num curto espaço de tempo. O segredo passa pela liberdade posicional dos homens da frente. O regressado Muller é uma autêntica máquina de trabalho e tem em Havertz um parceiro de características semelhantes. Complementada com a velocidade de Gnabry ou Sané, está montada uma frente de ataque temível.

    O passado recente não tem dado razões para sorrir ©Getty /
    Normalmente num 3x5x2, Kimmich é a peça que molda o sistema tático visto que, tanto aparece pela ala direita, como pode ser usado no miolo. Independentemente da posição que ocupa no terreno, a verdade é que faz sempre a diferença, ele que se afirma cada vez mais como uma das grandes referências do país. Mas não está sozinho. Pelo meio do terreno aparecem nomes como Kroos e Gundogan, que não precisam de apresentações. O jogador do Manchester City chega de uma época estrondosa, a melhor da carreira, enquanto Kroos é... Kroos.

    Continuamos a recuar no terreno e podemos, discutivelmente, ter encontrado o setor mais débil desta seleção. Mais uma vez, longe de ser mau, antes pelo contrário, mas a defesa alemã já não é aquela com Lahm, Boateng e Hummels no ponto alto das respetivas carreiras. O central do Borussia Dortmund é o único resistente, mas agora com a companhia de Rudiger, Ginter e Gosens. Entre os postes, apesar de alguma polémica à mistura, Neuer é personagem principal.

    Depois do título no Brasil, a Alemanha foi à meia-final em França (2016) e levantou a Taça das Confederações (2017), mas desde então, o percurso tem sido atribulado. Desde a desilusão na fase de grupos na Rússia, às participações falhadas nas duas edições da Liga das Nações, os resultados empurraram Low até à porta de saída. Antes de a fechar, tem o objetivo de conquistar um título que foge desde 1996.

    jogos históricos
    U Terça, 15 Junho 2021 - 20:00
    Allianz Arena
    Del Cerro Grande
    1-0
    Mats Hummels 20' (p.b.)

    ESTÁDIO

    Allianz Arena
    Lotação75 000
    Medidas105x68
    Inauguração2005

    COMPETIÇÃO

    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo FJornada 1
    A Estrela
    Ilkay Gundogan

    Não por ser a grande figura da seleção, mas pelo momento de forma que traz consigo. Aos 30 anos, Gundogan protagonizou uma temporada astronómica, com uma preponderância tremenda no Manchester City. Cada vez mais presente nos vários momentos do jogo, o médio mostrou uma capacidade de aparecer em zonas de finalização e os 17 (!) golos falam por si. 

    O Técnico
    Joachim Low

    O selecionador está ligado à última grande conquista alemã, quando dominou o Mundo em 2016, mas está também associado à crise (há quem lhe chame assim) que a Mannschaft. Por isso, vai dar deixar o cargo no final deste Euro, não sem antes tentar voltar a levantar um troféu com esta equipa. Com a competência de sempre, é bem capaz de o conseguir.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FRANÇA
    EMPATE
    ALEMANHA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    CabraCega
    2021-06-19 14h50m por MisticaEncarnada
    Para mim acabamos com 4 ou 5 pontos (se tanto). Acho que podemos pontuar em qualquer um dos jogos mas se hoje ficar 0-0 fico contente. E no jogo com a França igual. Eu reconheço humildemente que há seleções que jogam melhor que nós e podem ser mais fortes que nós. Acredito sempre do início ao fim mas com alguma dose de realismo.
    O meu realismo não me deixa pensar com aquele optimismo "cego" que vamos ganhar todos os jogos. É possível, é, mas tanto podemos passar com 6 ou 7 pontos...ler comentário completo »
    mistica
    2021-06-19 13h48m por CabraCega
    a seleção que joga contra nós na terceira jornada é a frança, e vai ter 6 pontos com certeza. eu vou ser otimista e dizer que vamos acabar com 9pts e calar toda a gente
    afonsofarense20 00
    2021-06-10 22h08m por MisticaEncarnada
    Para mima França faz 7 pontos, talvez empate com a Alemanha. Não sei como é o calendário mas era bom que a selecção que jogue contra nós na terceira jornada já tivesse 6 pontos nessa altura para não ter tanta pressão em ganhar.
    Quanto ao ser mais frágil antes dos Europeus/Mundiais, isso às vezes engana. A Inglaterra, a Holanda, Itália ou a Bélgica têm feito muitas vezes grandes apuramentos mas na hora da verdade, salvo uma ou outra excepção não se têm saído tão bem.
    Eu n...ler comentário completo »
    MisticaEncarnad a
    2021-06-10 21h44m por afonsofarense2000
    Vamos ver. Eu acho a Alemanha muito frágil este ano, houve seleções menos favoritas e mais fracas que a nossa que lhes conseguiram fazer frente, então à partida tambem devemos conseguir e ganhar.

    E sim, a França é sem duvida a principal candidata, acaba em primeiro no grupo seguindo de nós em 2º. mas há seleçoes que podem fazer surpresas e é ter cuidado :D
    Alemanha
    2021-06-10 19h53m por iSMURF4
    Já eu acho que a Alemanha vai com tudo para este Euro. . . e pode muito bem terminar em 1º no grupo. . . quando é a valer eles realmente vêm ao de cima. . . por mim ficava a França pelo caminho.
    afonsofarense20 00
    2021-06-10 19h40m por MisticaEncarnada
    Eu acho que a Alemanha passa à nossa frente mas a França é a selecção mais forte do torneio (teoricamente). A Alemanha está como nós, a Itália, Inglaterra. . . não favoritos mas candidatos sim. Há vários candidatos, favoritos só um: a França, a meu ver. Noutros tempos haviam mais favoritos (Espanha e Alemanha em 2012, por exemplo).
    Dragunners
    2021-06-10 19h24m por Tekashi
    Deus te ouça
    Alemanha
    2021-06-10 19h23m por Tekashi
    O último user a comentar este post desvalorizou demasiado a Alemanha e não o devia fazer.

    Não acho que sejam favoritos frente a Portugal, mas também não sou da opinião que Portugal é favorito frente a Alemanha, considero que seja um verdadeiro 50/50 e portanto pode cair para qualquer lado ou dar um empate.

    A Alemanha deverá passar aos Oitavos nem que seja através dos melhores terceiros classificados, e nessa fase poderá apanhar uma Bélgica por exemplo, e neste...ler comentário completo »
    Alemanha
    2021-06-10 18h32m por afonsofarense2000
    Pode ser contraditório o que vou dizer, mas a Alemanha atual duvido muito que passe dos oitavos finais e para mim vai terminar em 3º lugar. Há muitas caras novas no plantel e já não é aquela Alemanha destemina com Klose, Podolski, Scweinsteiger, Ozil, Khedira, Mario Gomez, Emre Can, Reus, Lahm. . Muita coisa mudou na seleção, não se esqueçam que perderam com a Macedónia e viram-se lixados para ganhar a Dinamarca. . Sinceramente não a considero um favorito a ganhar ao Europeu, já pa...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    António Miguel Cardoso explicou o caso
    Após o scouting de formação do Vitória SC ter anunciado uma demissão em bloco, eis a reação de António Miguel Cardoso, presidente do clube. O ...