placardpt
    SC Braga bate Benfica e conquista Taça

    De se lhe tirar o chapéu!

    Não há duas... sem três! O SC Braga bateu o Benfica (2x0) pela terceira vez na temporada que agora finda para bracarenses e lisboetas, e conquistou a terceira Taça de Portugal da sua história. 

    No Estádio Cidade de Coimbra, um golo na primeira parte, em cima do apito para o intervalo, e outro na etapa final do segundo tempo, revelaram-se suficientes para o conjunto liderado por Carlos Carvalhal fechar com chave de ouro uma época desgastante, mas, no cômputo geral, também ela bastante positiva.

    Expulsão agudizou problemas

    À partida para a final com o SC Braga, o eixo central era uma dor de cabeça para Jorge Jesus. Lucas Veríssimo não entrava nas contas devido a lesão - houve ainda a dúvida em torno de Jan Vertonghen, mas que foi titular - e era obrigatório mudar. O treinador das águias podia ir pelo sistema de quatro defesas ou apostar no jovem Morato e manter o esquema de três centrais. Optou pelo segundo.

    Como se não fosse suficiente, foi precisamente pelo setor defensivo que o Benfica mostrou alguma irregularidade. Linha subida, a convidar a velocidade dos atacantes adversários, e vários momentos em que a comunicação ficou muito aquém do mínimo exigido no futebol de alto rendimento. Morato e Grimaldo andaram muitas vezes desencontrados e foram vários os momentos de aperto junto à baliza das águias, por força dessa descompensação defensiva, sobretudo a partir da meia hora de jogo, já depois de Helton Leite ter deixado o clube da Luz em inferioridade numérica.

    O guardião brasileiro travou Abel Ruiz, quando o avançado espanhol se preparava para ficar sozinho, ainda que algo deslocado da baliza contrária, e o árbitro Nuno Almeida não teve dúvidas: cartão vermelho. Discutível, mas sem discussões para o árbitro. Entrou Vlachodimos e foi num erro do guarda-redes helénico que nasceu o golo... depois de duas excelentes oportunidades para o Benfica chegar à vantagem.

     Saída em falso da baliza, quando a bola parecia aparentemente controlada por Jan Vertonghen, no entanto o esférico acabou nos pés de Piazón e o brasileiro aplicou um chapéu perfeito que só parou nas redes contrárias. Um balde de água gelada para o Benfica em cima do apito para o intervalo!

    Helton Leite foi expulso aos 16 minutos ©Kapta+

    Não houve mãos para tudo...

    Se é verdade que Vlachodimos comprometeu na primeira parte, justiça seja feita ao camisola 99 no segundo tempo. Uma, duas, três, quatro, cinco... Uma mão cheia de boas intervenções, num rodopio de oportunidades para os minhotos, no primeiro quarto de hora da 2.ª parte, que manteve o Benfica ligado à discussão do resultado. Pelo menos até ao minuto 85.

    Galeno, Abel Ruiz, Castro e Piazón, todos eles procuraram a sorte, entenda-se o golo da tranquilidade, mas foi pelos pés de Ricardo Horta que chegou a confirmação, não só da vitória como de um domínio avassalador nos segundos 45 minutos, perante um Benfica com poucos argumentos para contrariar o ímpeto ofensivo do adversário. Nem as alterações ajudaram.

    Esgaio recuperou a bola no corredor direito, colocou-a nos pés de Horta e o camisola 21 fez o resto. 2x0. Felicidade no lado minhoto, desilusão no lado lisboeta. Um misto de emoções, algumas delas levadas ao limite.

    Ainda assim, nada que justificasse a confusão praticamente no final do encontro entre as duas equipas, jogadores e respetivos bancos, que resultou nas expulsões de Taarabt e Piazón e ainda do treinador de guarda-redes do SC Braga, o antigo internacional português Eduardo. Momentos que em nada dignificam o espetáculo, nem o futebol português.

    U Domingo, 23 Maio 2021 - 20:30
    Estádio Cidade de Coimbra
    Nuno Almeida
    2-0
    Lucas Piazón 45'
    Ricardo Horta 85'
    Estádio Cidade de Coimbra
    Lotação29 744
    Medidas105x70
    Inauguração1949
    Lances Capitais
    16´
    Cartão vermelho para Helton Leite (Benfica), após ter derrubado Abel Ruiz fora da área. Helton Leite vê o seu 1º vermelho na prova (5 jogos)
    45´
    +3
    GOLO SC Braga!
    Lucas Piazón marca
    Lucas Piazón marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
    85´
    GOLO SC Braga!
    Ricardo Horta marca
    Ricardo Horta marca o seu 3º golo na prova (7 jogos)
    90´
    +3
    Cartão vermelho para Adel Taarabt (Benfica), por ter agredido Lucas Piazón. Adel Taarabt vê o seu 1º vermelho na prova (6 jogos)
    90´
    +4
    Cartão vermelho para Lucas Piazón (SC Braga), devido a um desentendimento com Adel Taarabt. Lucas Piazón vê o seu 1º vermelho na prova (5 jogos)
    A Chave

    Minuto 16: Cartão vermelho para Helton Leite (Benfica), após ter derrubado Abel Ruiz fora da área.

    O Árbitro

    Algumas dúvidas na expulsão de Helton Leite, alguma incoerência no critério disciplinar e sem mãos para lidar com o conflito perto do final da partida.

    O Melhor
    De regra e esquadro

    O golo de Piazón, um chapéu perfeito a Vlachodimos, abriu caminho para a vitória minhota na final da Taça de Portugal. Em superioridade numérica e na frente do marcador, o SC Braga geriu muito bem o resto da partida.

    O Pior
    Sem necessidade...

    Espera-se que uma final seja um verdadeiro espetáculo, em que se privilegie o futebol jogado e não as cenas a que se assistiram na reta final, a envolver várias trocas de mimos entre os jogadores das duas equipas e respetivos bancos. Nada bonito.

    Forma
    SC Braga
    2020/2021
    52J
    31V
    9E
    12D
    95-56G
    Benfica
    2020/2021
    53J
    32V
    12E
    9D
    111-50G
    Sabia que...by playmaker stats
    4.º título do SC Braga nas 10 últimas épocas:
    Taça Liga 2013
    Taça Portugal 2016
    Taça Liga 2020
    Taça Portugal 2021
    O SC Braga iguala Belenenses e Vitória FC como 5.ª equipa com mais taças conquistadas
    O SC Braga conquista a Taça pela 3.ª vez (1966, 2016 e 2021)

    Fotografias(20)

    Taça de Portugal: SC Braga X SL Benfica
    Taça de Portugal: SC Braga X SL Benfica

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EN
    MisticaEncarnad a
    2021-05-24 19h05m por EnormeSCB
    O caminho faz se caminhando, uma coisa é certa mais títulos virão certamente e o "estatuto" pouco nos interessa. O importante é estar lá chegar às decisões andar perto delas certamente não ganharemos sempre até poderemos perder mais vezes mas quem lá anda arrisca se a ganhar e é isso que o Braga tem e vai fazer. Saudações.
    bludouro
    2021-05-24 16h53m por MisticaEncarnada
    E atenção que digo isto com todo o respeito pelo Sporting de Braga mas é mais ou menos o mesmo que comparar o Leicester City ao Manchester United.
    bludouro
    2021-05-24 16h51m por MisticaEncarnada
    Para mim é muito simples, enquanto não tiverem alguns títulos de campeão não são considerados grandes. Pode dizer-se que fazem parte do top-4, isso sim, porque ficam quase sempre nos primeiros 4 nos últimos 15 anos. Mas com um palmarés em que estão 3 Taças de Portugal e 2 Taças da Liga, falando nos maiores títulos a nível nacional é errado dizer que são o 4º grande. O 3º ou 4º ou 5º grande num país qualquer é alguém que dividiu vários títulos com os outros, não que ganhou 5 ou 6 quando o...ler comentário completo »
    zirel
    2021-05-24 16h40m por FCPedro1987
    Forma clara deixa me rir. . . . comparado com moreira de conegos e mesma coisa do que comparar agua com vinho. . . . vê bem se quiseres para a imagem. . . e verifica que a bola tocado pelo jogador do braga esta a caminhar para o bico da area e não como voces dizem que vai para a linha lateral. . . . vejam as coisas como elas são . . . não tentem driblar as imagem. . . o jogador do braga se não fosse tocado podia muito bem chegar a bola e meter dentro da baliza pois antes de ser tocado a bola...ler comentário completo »
    SCB
    2021-05-24 16h06m por amo-te-vitoria
    Parabéns ao braga pela conquista da taça. Apesar da rivalidade futebolística e cultural, não os considero inimigos.
    Por muito que me custe, prefiro que ganhe o braga a um dos 3 dito grandes.
    Esses sim, os verdadeiros inimigos ao crescimento dos restantes clubes, e consequentemente futebol português.
    JJ
    2021-05-24 14h37m por rochafut
    Parabéns pela escolha do gr, por jogar com o Vertongen durante tanto tempo aparentemente limitado, por fazer do otamendi capitão, por jogar contra ao braga com o taraabt no meio, por não tirar partido de nenhum grande jogador que tem e são vários em subrendimento (everton, rafa, pizi, waldshmidt, Darwin, gonçalo. mesmo o pedrinho nunca vi nada de especial mas tb não o fez evoluir). Parabéns por contratares e jogares tantos jogos com o Gilberto, que jogador banalissimo.
    Parabé...ler comentário completo »
    Disciplina
    2021-05-24 14h32m por rochafut
    Para mim não é claro se o Helton devia ter sido expulso ou não; no final de contas concordo e aceita-se a expulsão. De resto, vários amarelos por mostrar aos jogadores do Benfica. Eduardo devia ter sido expulso no fim.
    FCPedro1987
    2021-05-24 14h26m por zirel
    Fiquei com azia como tu ficavas se visses o teu clube prejudicado de forma clara, acho que é normal. Quando o Porto jogou em Moreira de Cónegos também deves ter ficado, ou não?
    SomosPorto1989
    2021-05-24 14h23m por zirel
    No Benfica x Porto a única queixa foi com a não expulsão do Pepe que não tem justificação em parte nenhuma do mundo. E não deixar marcar a falta na sequência da falta só tem justificação se o árbitro quiser admoestar o infrator, coisa que não fez, ficando a questão no ar "porque é que não deixou seguir a jogada se não deu amarelo?". E o facto de poucos minutos depois o Seferovic ver cartão amarelo por um pisão semelhante mas perto da área adversária só veio tornar a decisão no lance do Pepe ...ler comentário completo »
    zirel
    2021-05-24 13h59m por FCPedro1987
    Consegues estar pior do que o JJ não dizes coisa com coisa compreendo azia deve ser desesperante. . .
    SO
    TSG_Hoffenheim_ 1899
    2021-05-24 13h15m por SomosPorto1989
    Já para não falar depois do jogo na Luz e da choradeira descomunal que fizeram por causa de um segundo amarelo por mostrar a favor do Pepe e por o árbitro ter revertido e bem dois penaltis e anulou bem um golo ou seja, choraram por não terem sido beneficiados o que só vem mostrar porque é que também não suportam o VAR têm saudades dos famigerados tempos em que tudo que era queda na área do Benfica era penalti, no Dragão o Pizzi e o Nuno Tavares escapam ao segundo amarelo por diversas vezes e a...ler comentário completo »
    TSG_Hoffenheim_ 1899
    2021-05-24 12h57m por zirel
    Justificar o fracasso da época é outra coisa, eu estou a falar do jogo de ontem. O covid teve o seu impacto e a falta de público também, mas claro que o treinador e os jogadores têm responsabilidade. O Benfica podia muito bem ter sido campeão este ano mas não foi.

    Esses exemplos que dás não são regras mas antes excepções. Jogar a menos contra equipas de valor semelhante é difícil para qualquer equipa. E reforço, estava 0-0 e o Benfica tem 2 grandes oportunidades de marcar....ler comentário completo »
    da_ni82
    2021-05-24 12h45m por zirel
    O Esgaio e o Al Musrati foi pela sucessão de faltas, pôde-se ver o árbitro a justificar isso aos próprios jogadores. E concordo quando dizes que o árbitro depois foi mais permissivo com o Benfica, ele sabia a borrada que tinha sido feita. É o princípio da compensação e muitos árbitros inconscientemente o fazem depois de errarem grosseiramente, têm tendência a ir compensando o prejudicado.

    Mas de resto, expulsarem um jogador onde nem falta é e nem o VAR interveio aos 18 minu...ler comentário completo »
    YH
    Taça
    2021-05-24 12h27m por Yharnam
    Toda a gente sabe que queríamos muito esta taça, é super importante para nós arrecadarmos taças até sermos seriamente candidatos a ganhar a liga. Tivémos que passar por 2 grandes para ganhar a taça, o que lhe dá um gosto ainda mais especial. Para além disso, há que admitir q se a tivessemos perdido esta época ia ter um sabor mesmo mt amargo. Isto pq duas finais perdidas na mm época, quando tivemos bastante bem exceto na reta final do campeonato, seria horrível.

    Parabéns ...ler comentário completo »
    TSG_Hoffenheim_ 1899
    2021-05-24 12h23m por zirel
    O Helton levantou os braços e disse que não fez nada, basta veres as imagens. Nem todos são iguais, há jogadores que se indignam e levam as mãos à cabeça, protestam com o árbitro, gritam, levantam os braços e tudo, mesmo em lances em que NÃO TÊM razão. O Helton nunca o viste a protestar com nada nem ninguém, ou viste?

    O Porto ganhou essa taça e bem, mas ter ganho com 10 foi um grande feito. Se jogasse outro jogo com 10 se calhar não ganhava, ou achas que o futebol é ma...ler comentário completo »
    Análise
    2021-05-24 11h50m por zirel
    Uma final de taça estragada e com poucos motivos de interesse. Até aos 18 minutos, um jogo rasgadinho com muita pressão sobre o portador da bola, interessante de ver os jogadores a terem pouco espaço e tempo para pensar e terem de caprichar em cada toque, cada domínio e cada passe.

    Aos 18 minutos, o lance que acaba com o jogo, na saída do Helton Leite que sem tocar (quando muito, ao de leve) no Ruiz vê o cartão vermelho. E como já se disse, o toque do Ruiz atira a bola n...ler comentário completo »
    Se não é covid é o arbitro
    2021-05-24 11h09m por FCPedro1987
    Este Jesus é uma pessoa completamente transtornada, é impressionante a falta de humildade desta criatura, a culpa nunca é dele arranja sempre desculpas para o insucesso. A perda do campeonato foi do COVID como se o benfica fosse o único clube a ter jogadores com covid. . . . agora a derrota na taça foi do arbitro ter expulsado um jogador. . . . ele não se lembra que nas mesma circunstancias com menos um jogador o FCP ganhou a taça o ano passado. . . . com menos um jogador o Braga ganhou ao...ler comentário completo »
    BI
    Pormenortatico
    2021-05-24 10h26m por BigPapa
    Nem vencer sabes. ainda bem que nos últimos 19 anos, só ganhaste este. és extremamente tóxico.

    Infelizmente, para o ano vais saber o que é ser amassado na liga dos campeões. e o trabalho que o Porto fez estes anos pelo ranking vai à vida.
    BragaManiac
    2021-05-24 10h19m por Ultras-__FCP
    Oh e tu dás conversa a esse cromo? Ainda a dias dizia que o Amorim era top mundial e que daqui a dois anos ia para um tubarão, que tenderia um valor astronómico ao Sporting. Hoje já diz que ainda não o convenceu ahahaha. É ignorar.
    Braga
    2021-05-24 09h37m por Rocha20
    Nem se esperava outra coisa. . . muitos parabéns ao SC Braga, as papoilas que se habituem. . .
    Braga
    2021-05-24 09h19m por Tistan
    Grande orgulho esta taça já cá está já só penso na supertaça tem que ser desta que a ganhamos e assim só fica por ganhar o campeonato.
    Mas acho que vão sair vários jogadores chaves espero é que venha a mesma qualidade ou melhor.
    Boa Notícia? Acabou a temporada. . .
    2021-05-24 08h42m por diogomoura983
    Má Notícia? Outro ano com mais do mesmo. Como se o Presidente da iluminação já não estivesse a ser uma nódoa sozinho, eis que decide fazer-se acompanhar pelo, recentemente consagrado, rei do churrasco Brasileiro. Portanto, era algo que se notava de caras que tinha tudo para correr bem. Não sei se já saiu algum comunicado oficial, a explicar como é que estes dois continuaram "amigos" depois da forma como se divorciaram ou será que também foi a derrota do Sporting com o Lask, que consagro...ler comentário completo »
    OBRIGADO JJ
    2021-05-24 08h38m por CapitaoHaddock
    POR PERDERES TUDO O QUE SERIA POSSIVEL PERDER. . .

    PRECISAS DE MAIS JOGADORES? 300M€ CHEGA-TE?

    PALHAÇO. . . VAI-TE EMBORA!
    HI
    Correção
    2021-05-24 08h11m por Hidetoshi_Nakata7
    Ganharem*
    HI
    Quanto ao Benfica
    2021-05-24 07h58m por Hidetoshi_Nakata7
    Foi uma péssima época. Terceiro lugar no campeonato sem nenhum título conquistado. Investiram tanto para ganhar BOLA! O Chiclas Jesus ja andava a lançar boquinhas ao Porto e no final quem se lixou foi ele!Bem feito!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    RAV 1-1 ARO em direto!
    GOLO INVALIDADO Rio Ave: Costinha, na sequência de uma bola parada, desviou o esférico para o fundo das redes, mas o tento foi anulado por fora-de-jogo Acompanhe aqui o Rio Ave x FC Arouca em direto ...
    19-04-2024 20:11