placardpt
      Benfica venceu Sporting em Alvalade

      Benfica sai por cima no dérbi e é o novo campeão nacional de futebol feminino!

      2021/05/22 18:59
      Francisco Paulo Carvalho

      Está encontrado o novo campeão nacional de futebol feminino! Num encontro disputado em Alvalade, o Benfica levou a melhor, venceu por 0x3 e celebrou a conquista desta edição da Liga BPI, o seu primeiro título de campeão nacional desde a criação da sua equipa principal feminina.

      À entrada para esta última e derradeira jornada para as contas do título de campeão nacional de futebol feminino, as duas equipas estavam apenas separadas por dois pontos, com vantagem para o Benfica, que na jornada anterior aproveitou o deslize do Sporting frente ao SC Braga para assumir a liderança. Agora, uma época inteira decidia-se numa única partida e às águias bastava um empate para se sagrarem campeãs pela primeira vez. Ao Sporting apenas a vitória interessava.

      Do lado caseiro, das leoas, a treinadora Susana Cova foi quem mexeu menos, fazendo apenas duas alterações em relação ao onze titular que na última jornada perdeu frente ao SC Braga (2x1), com as entradas de Joana Marchão e Ana Capeta para os lugares de Alice Correia e Carolina Mendes. Do outro lado, Filipa Patão fez cinco alterações em em relação à equipa titular da vitória (7x0) frente ao Condeixa, promovendo as entradas de Carole Costa, Kika Nazareth, Catarina Amado, Pauleta e Nycole para ocupar os lugares de Ana Seiça, Matilde Fidalgo, Ana Vitória, Christy Ucheibe e Marta Cintra.

      Tanto gelo que as ideias congelaram

      Sabendo da importância deste jogo para as contas finais do campeonato, as duas equipas entraram em campo em busca de ver qual das duas assumia o jogo, embora mostrassem estar confortáveis com a bola nos pés, mas foi o Benfica quem entrou mais agressivo na disputa do esférico e foi dessa forma que chegou ao golo ainda nos primeiros cinco minutos. A avançada canadiana Cloé Lacasse recuperou a bola já no último terço, na ala esquerda encarnada, e aproveitou a falta de compensação para cavalgar alguns metros. Já dentro da área, colocou a bola em Nycole, que teve tempo para desviar de Inês Pereira e inaugurar o marcador.

      Nycole fez o primeiro da partida ©SL Benfica
      O golo madrugador deixou o Sporting em posição um pouco mais frágil e a equipa comandada por Susana Cova começou a subir a sua linha de pressão, o que dificultou a construção de trás para a frente do Benfica e destapou as dificuldades encarnadas em ligar jogo através do seu meio campo. Isso levou a que as águias tentassem por diversas vezes um estilo de jogo mais direto para as suas duas avançadas, Nycole e Cloé.

      Percebendo das dificuldades em sair a jogar com a bola no pé e da importância desta vantagem mínima, a equipa comandada por Filipe Patão optou mesmo por ceder diversas vezes a posse da bola quando tinha oportunidades de sair em contra-ataque rápido, «congelando» e controlando o ritmo do jogo a seu proveito. Além disso, foram várias as pausas durante a primeira parte para assistir jogadoras dos dois lados - de tal forma que foram dados sete minutos de compensação - e isso não permitiu um estilo de jogo fluído.

      Apesar de o Benfica também não ter facilitado - além de controlar o ritmo de jogo, também controlou bem a profundidade e tentou ter sempre superioridade no miolo a defender -, o Sporting também deixou muito a desejar no processo defensivo. As águias apenas pressionavam a partir da chegada da bola ao meio campo, mas as leoas não conseguiam ligar o jogo e faltava movimento na sua frente de ataque, o que acabou por facilitar a missão defensiva encarnada. A única vez que o Sporting conseguiu criar perigo foi já no final do longo tempo de compensação, num livre direto onde a guardiã Letícia aproveitou para mostrar os seus reflexos no meio de muita confusão.

      Coração vs frieza

      A primeira parte gritou por mudanças do lado do Sporting e Susana Cova certificou-se que isso acontecia ao intervalo, retirando de jogo a médio defensivo Andreia Jacinto para dar lugar à mexicana Amanda Pérez. Essa alteração, aliada a uma maior intensidade na procura da recuperação de bola e na troca do esférico no ataque, deu maior dinamismo ao Sporting, que foi, aos poucos, encostando o Benfica à sua área. As subidas da lateral Joana Marchão também trouxeram outros argumentos às leoas, que causaram dificuldades à boa organização defensiva do Benfica.

      Filipa Patão soube ler bem o que a equipa precisava na 2ª parte ©António Lopes
      No entanto, as centrais Sílvia Rebelo e Nicole Costa, assim como a guarda-redes Letícia, mostraram-se intransponíveis e seguraram a equipa numa altura de maiores dificuldades. A treinadora Filipa Patão também se apercebeu que a maré do jogo estava a mudar e foi mexendo para reforçar os setores mais fragilizados. Primeiro colocou Ana Vitória e Marta Cintra para refrescar as zonas mais adiantadas e aproveitar o balanceamento para o ataque leonino. Depois, levou a jogo a Matilde Fidalgo para dar sangue novo à sua defesa, numa altura em que o Sporting estava a procurar sufocar as adversárias.

      Com o avançar dos minutos, começou a escassear tempo para o Sporting conseguir dar a volta ao marcador. Carolina Mendes entrou, Ana Borges desceu no terreno, pegou mais no jogo e o Sporting foi criando oportunidades, todas elas a encontrarem Letícia pela frente. A certa altura, a capitã leonina Nevena Damjanovic abandonou o centro da defesa e mudou-se para o ataque, mas quem saiu a ganhar dessa mudança foi o Benfica, que ficou com muita mais espaço no ataque.

      Sem a sua comandante no centro da defesa, a canadiana Cloé voltou a fazer estragos e dentro da área teve tempo para tudo, tirou uma adversária do caminho e ampliou a vantagem encarnada. As jogadoras do Sporting perderam a cabeça com esse golo, Ana Capeta viu o duplo amarelo e acabou expulsa e logo de seguida o Benfica acabou por ter direito a uma grande penalidade que deixou algumas dúvidas. A decisão, no entanto, não podia ser revertida e Kika Nazareth não desperdiçou, fechando o resultado em 0x3 e confirmando o título de campeão nacional para o Benfica, o primeiro desde a criação da sua equipa principal de futebol feminino! Se esta conquista do título não chegasse, o Benfica garantiu ainda a sua vaga na próxima edição da Liga dos Campeões feminina.

      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      SPORTING
      EMPATE
      BENFICA
      Comentários (12)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      FR
      Devia ser o bi
      2021-05-22 22h42m por Fragha
      Parabéns, papoilas saltitantes!
      Campeonato sempre em crescendo, apesar de alguns sobressaltos internos, a culminar no título que deveria ser o bi.

      Obrigado, Benfica!
      SA
      Merecido, mas
      2021-05-22 20h33m por santossantos
      Merecido, mas se a Lacasse e Capeta trocassem de lugar provavelmente o campeão seria outro. Ainda assim a Patão parece ser uma treinadora bem mais interessante, pela margem de progressão e ambição.

      O Benfica tem uma base boa para a Champions, mas penso que só com 2/3 reforços TOP é possível lutar a sério para entrar nos grupos (central e 8 no mínimo).

      Nota final para o desprezo da estrutura do Sporting pelas equipas femininas, o que em 2021 é particularmente ...ler comentário completo »
      Mikeferreira
      2021-05-22 20h22m por andyves
      Duvido que o Sporting invista mais no futebol feminino. Se até no futsal já houve um baixar de orçamento apesar das champions aqui será igual porque o futebol feminino dá menos dinheiro.
      Benfica
      2021-05-22 19h58m por mikeferreira
      Tem muitas internacionais estrangeiras e com boa base portuguesa. O Sporting se quiser competir tem que contratar estrangeiras a formação é bonito mas depois levam cabaz.
      LI
      Parabens Benfica
      2021-05-22 19h45m por Lion-Heart
      Não acompanho futebol feminino, portanto não posso opinar se são ou não justos vencedores.
      Vou deduzir que sim e como tal, parabens pelo titulo
      Parabéns meninas do SLB
      2021-05-22 19h44m por marcelinoSF
      Ganharam tudo a nível nacional
      Campeonato
      Taça da Liga
      Taça de Portugal

      Chegaram aos 1/16 avos da Champions League, afastando pelo caminho o. . . PAOK, só foram eliminadas pelas futuras finalistas Chelsea
      Liga BPI
      2021-05-22 19h36m por emanuel92
      Parabéns às nossas meninas umas justas campeãs pela fantástica época que fizeram.
      Palavras para as meninas do Sporting CP foram umas dignas vencida e vice campeãs.
      Parabéns Benfica
      2021-05-22 19h29m por Gadoxe
      Título justo da melhor equipa. Sporting fraquito coletivamente e individualmente hoje, só destaco a Joana Marchao pela classe e aquela defesa soberba da Inês Pereira.
      Feminino
      2021-05-22 19h28m por baetatomskaSCP
      Expectável! Desde a semana passada que previa este desfecho. Parabéns ao Benfica!
      Benfica feminino
      2021-05-22 19h26m por ReturnoftheEagle
      Fez tudo aquilo que a equipa masculina não conseguiu: ganhou o campeonato e ganhou ao PAOK, disputando assim a Liga dos Campeões. Muitos parabéns.
      Ganhou a melhor equipa
      2021-05-22 19h07m por andyves
      A equipa que melhor jogou ganhou. Neste caso o Benfica.

      Nota: a arbitra não sabia o que fazia. Até deixava jogar mas na parte dos cartões foi um desastre. Houve jogadoras que faziam faltas e levavam amarelo, outras faziam igual e não viam cartão. Isto aconteceu para ambos os lados.
      Benfica Feminino
      2021-05-22 19h07m por luisFilipe791
      Parabéns meninas, estiveram muito bem, precisávamos apenas de um empate, mas acabamos por ganhar, num jogo, onde o Sporting, foi superior, também tinha que o fazer, precisava de ganhar, mas pronto
      jogos históricos
      U Sábado, 22 Maio 2021 - 17:00
      Estádio José Alvalade
      Catarina Campos
      0-3
      Nycole Raysla 5'
      Cloé Lacasse 83'
      Francisca Nazareth 87' (g.p.)
      VIDEOS
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Taça da Liga
      Gil Vicente vence em Tondela na 1.ª fase
      O Gil Vicente está na 2.ª fase da Taça da Liga. O conjunto liderado por Ricardo Soares deslocou-se até Tondela, neste sábado, para vencer a formação ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      fcpinvicta 24-07-2021, 14:40
      Pedroboss3 24-07-2021, 14:40
      amo-te-vitoria 24-07-2021, 14:39
      TH
      The_Man 24-07-2021, 14:33
      SH
      shadyXneves 24-07-2021, 14:33
      CreedEinsteinBratton 24-07-2021, 14:18
      MA
      marante96 24-07-2021, 14:17
      WeAreUnited 24-07-2021, 14:16
      guithor7 24-07-2021, 14:14
      NandoSantosdoMendes 24-07-2021, 14:10
      KingDevil 24-07-2021, 14:09
      FE
      Fernandinho 24-07-2021, 14:05
      SO
      SomosPorto1989 24-07-2021, 14:03
      canelax 24-07-2021, 14:03
      slbmeireles 24-07-2021, 14:01
      TI
      tink 24-07-2021, 13:57