placardpt
    Farense vence Tondela no São Luís

    Agarrados ao sonho!

    Impróprio para cardíacos. O clássico «chavão» do léxico futebolístico assenta que nem uma luva na luta que o Farense continua a travar conta a despromoção à Segunda Liga. Este sábado, na receção ao Tondela, só uma grande penalidade convertida por Ryan Gauld libertou a equipa de Jorge Costa (1x0) para três pontos que são bem mais do que «pão para a boca».

    Jogo de risco, jogo aberto

    Foi boa a primeira parte no São Luís, em Faro, sobretudo porque o Farense não ficou à espera daquilo que o jogo - vital na luta pela manutenção - lhe podia dar. Os comandados de Jorge Costa quiseram, desde cedo, assumir as rédeas do próprio destino e, com isso, permitiram também que o Tondela tivesse espaço para um desafio aberto.

    E foram precisamente os visitantes a criar a primeira ocasião de perigo na partida, aos 11 minutos, quando Pedro Augusto cabeceou para defesa apertada de Beto. Na resposta, o perigo rondou a baliza tondelense na sequência de um livre direto; Jonatan Lucca esteve perto de festejar, mas Babacar Niasse respondeu com um voo soberbo.

    À boa entrada do Farense, o Tondela respondeu com o assumir do jogo no Algarve. A equipa de Pako Aysterán cresceu com os minutos e foi tendo as melhores ocasiões para se adiantar no marcador nos minutos seguintes. Tomislav Strkalj e Salvador Agra ameaçaram, mas seria o Farense a ficar perto do golo antes do intervalo, com Pedro Henrique a acertar no ferro da baliza de Niasse. 

    A estatística ao intervalo ajudava a perceber a história do jogo, que viu a bola mais tempo nos pés dos tondelenses e um total de 17 remates entre as duas equipas. Golos é que...

    Sabendo que a tarde no São Luís podia ditar, desde logo, a sentença da descida, o Farense regressou dos balneários com fome para fazer a parte que lhe tocava na luta pela salvação. Ryan Gauld, o capitão, tratou de dar o exemplo e aos 46 minutos só um corte "in extremis" de Filipe Ferreira, praticamente em cima da linha de golo, evitou a vantagem algarvia.

    Sangue ferveu e Gauld decidiu

    O mesmo Gauld voltou a tirar as medidas à baliza de Niasse, aos 58 minutos, mas o remate do escocês saiu ligeiramente ao lado. Com o nulo a prevalecer, as notícias que chegaram do Bessa pouco depois não terão deixado Jorge Costa e companhia mais tranquilos, uma vez que o Boavista se adiantava no marcador diante do Portimonense. A luta à distância ganhava contornos dramáticos.

    Até que aos 73 minutos, o momento do jogo em Faro. Salvador Agra corta a bola no duelo com Ryan Gauld dentro da área do Tondela, mas no seguimento do movimento atinge o capitão do Farense. Após longa análise no monitor, Luís Godinho decidiu assinalar grande penalidade, que o próprio Ryan Gauld converteu para o golo de ouro dos algarvios.

    O sangue «ferveu» no relvado do São Luís e Salvador Agra, incrédulo com a decisão da equipa de arbitragem, protestou até ao limite da expulsão e Luís Godinho puxou mesmo do cartão vermelho direto para o experiente extremo português. 

    jogos históricos
    U Sábado, 15 Maio 2021 - 15:30
    Estádio de São Luís
    Luís Godinho
    1-0
    Ryan Gauld 79' (g.p.)

    ESTÁDIO

    Estádio de São Luís
    Lotação7 000
    Medidas102x65m
    Inauguração1922
    Lances Capitais
    79´
    GOLO Farense
    Ryan Gauld marca de grande penalidade!
    Ryan Gauld marca o seu 9º golo na prova (32 jogos)
    80´
    Cartão vermelho para Salvador Agra (CD Tondela) Salvador Agra vê o seu 2º vermelho na prova (31 jogos). O extremo continuou com muitos protestos após o golo sofrido e acabou por receber vermelho direto
    Positivo
    Ryan Gauld segura sonho

    Tem sido a grande figura do Farense ao longo da época e em mais um jogo decisivo para o futuro dos leões de Faro o escocês voltou a estar à altura. Foi ele o propulsor dos melhores momentos da equipa da casa e acabou por ser decisivo no resultado final, ao sofrer a falta que originou a grande penalidade que ele próprio converteu.

    Negativo
    Reação de Salvador Agra

    Por muita injustiça que possa ter sentido, a experiência e o estatuto de Salvador Agra no futebol português «obrigavam-no» a um melhor controlo emocional no momento em que viu Luís Godinho assinalar a grande penalidade sobre Ryan Gauld. Os protestos incessantes e veementes acabaram por resultar no vermelho direto.

    Forma
    Farense
    2020/2021
    33J
    6V
    10E
    17D
    30-46G
    CD Tondela
    2020/2021
    34J
    11V
    6E
    17D
    36-55G
    O Árbitro

    Momento difícil aos 73 minutos, quando Salvador Agra e Ryan Gauld chocam na área do Tondela. O lance é de difícil interpretação, uma vez que Agra joga claramente a bola e só no seguimento do lance atinge o médio do Farense. A decisão aceita-se mas não deixa de ser uma decisão com muita polémica à mistura.

    Fotografias(15)

    Liga NOS: Farense x Tondela
    Liga NOS: Farense x Tondela
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FARENSE
    EMPATE
    CD TONDELA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Correção
    2021-05-16 12h21m por afonsofarense2000
    *Eventualmente
    VI
    *
    2021-05-16 04h33m por Vilanova1
    Vi alguém a falar de médias de espetadores. Temos um estadio redutor, com lotação de 5500 lugares. Enquanto o gil e boavista na epoca passada, tiveram melhor media de espetadores pk com os grandes meteram lá mais de 10000. Ajuda à média. A taxa de ocupação era de menos de 50%. Cá a taxa de ocupação era de perto de 80%. Temos de saber ler os números. Temos um estadio de cara lavada para disfarçar as suas grandes limitações. É o preço a pagar de ser antigo e Municipal e ter de passar p...ler comentário completo »
    Galo1924
    2021-05-16 00h25m por Harakiri
    Tranquilo rapaz xD
    Eu compreendo o que dizes.
    O estádio não ajuda é verdade, mas acredito que as coisas vão melhorar para breve.
    Agora é ficar na primeira para dar continuidade ao projeto e o resto tudo a seu tempo.
    Já agora uma outra curiosidade
    2021-05-16 00h19m por rs24bfc
    A última vez que Boavista chegou à última jornada da primeira liga sem a permanência garantida foi em 1960. . . há 61 anos atrás!
    Galo1924
    2021-05-16 00h09m por Harakiri
    É normal haverem muitos biclubistas em Portugal.
    Basta olhar um pouco para o nosso contexto histórico especifico e a forma como certos clubes sempre tiveram uma projeção mediática diferente da dos restantes.
    Somos um país pequeno é normal haverem estas situações.

    Se gosto? A verdade é que podia haver um maior apoio ao clube da terra por parte da população portuguesa em geral, contudo são os clubes os maiores interessados e não vejo a maioria a querer mudar o rum...ler comentário completo »
    Despromoção
    2021-05-16 00h07m por rs24bfc
    Estive a fazer contas e há muitos cenários curiosos em "ligilhas" a 3 ou 4. . . um deles é o Nacional ainda poder ficar em 16o se ganhar os 2 jogos. . . O Maritimo não desce em nenhum caso. O Portimonense ainda tem alguma probabilidade de descer. Aliás o Portimonense só pode descer diretamente se o Boavista empatar no último jogo. se o Boavista perder ou ganhar, o Portimonense tem pelo menos o play-out garantido.

    Se Maritimo, Portimonense, Boavista, Rio Ave e Farense ac...ler comentário completo »
    Kurika
    2021-05-15 23h08m por blametheskies
    Faz lembrar aquela pergunta estúpida.

    De que clube és?
    Vitória FC

    Sim, mas e dos outros 3, és de qual?
    Galo1924
    2021-05-15 23h01m por Kurika
    Não me incomoda nada que sejas bi-clubista, estás à vontade. Na verdade, se não fossem os bi-clubistas muitos clubes morriam.
    Agora, não digas é que TODA A GENTE é bi-clubista, há quem não seja. Somos poucos "exclusivos", mas ainda existimos, sobretudo no Boavista, Braga, Guimarães, um pouco no Belenenses original e depois mais uns pozinhos noutros clubes.
    Mas dizer que TODOS os adeptos de outros clubes vão festejar para Marquês ou Aliados é treta.
    Galo1924
    2021-05-15 23h00m por SamuelLino
    Tu tudo bem, mas qual é a razão de outros 120 mil Barcelenses não irem ao estádio? Vão dizer que o estádio fica longe? A 1km do centro histórico, sendo que não faltam maneiras de ir para o estádio. Sabe o que falta? É VONTADE! Se vai ver o Gil, dou-lhe os meus parabéns. Se é de outro clube em part-time, isso já não é comigo. Eu tomei a iniciativa própria de apoiar este clube, não sou mais Gilista que outros Gilistas, mas sou mais Gilista que 80% dos Barcelenses.
    SCB1375
    2021-05-15 22h53m por SamuelLino
    Não ia recusar, mas não vou dar mais despesas ao homem. Se tenho o prazer de ver o meu clube na elite do futebol português é muito graças a ele e ao seu amor pelo Gil.
    SamuelLino
    2021-05-15 22h46m por SCB1375
    O Fiúza ainda te dá um porco e mais umas garrafas de champanhe por essa enorme demonstração de amor Gil. Dou-te os meus parabéns por teres explicado a muitos o que é ser do clube da terra e onde quer que jogue estamos lá.
    Galo1924
    2021-05-15 22h43m por SCB1375
    O 1375 a seguir ao SCB era o meu anterior número de sócio do Braga antes da remuneração que fizeram em dezembro. Agora sou o 1192 num universo de 16 mil. É só fazer as contas á minha idade. Não sou o único a achar que não faz sentido nenhum o que dizes mas podes continuar a fazer essa figura.
    E para concluir
    2021-05-15 22h31m por SamuelLino
    Nasci numa família de avós benfiquistas e pais portistas ferrenhos, mas nem isso me fez ser de outro clube. Prefiro ser do Gil e ver o meu clube ao vivo perto de casa semana sim semana não, do que apoiar um grande e ir lá uma vez por ano. Podem-me perguntar, gostas de apoiar um clube que perde mais do que ganha, e responderia que talvez gostasse de ver o meu clube ganhar mais, mas a emoção de ir ao estádio do clube da minha terra, do meu coração é a melhor sensação de todas, seja a perder ou ganhar.
    SamuelLino
    2021-05-15 22h29m por blametheskies
    Palavras sábias!

    Nada a acrescentar.
    Galo1924
    2021-05-15 22h25m por SamuelLino
    Amigo, até é triste ter de dizer isto a um Barcelense, mas seja um amigável, seja na segunda, seja na primeira, eu NUNCA vou abandonar o Gil. Se quisesse ser um adepto de um clube que ganha sempre e disputa outros campeonatos, era adepto de um grande. Sou de Barcelos, sou do Gil, nas derrotas, nas vitórias, nos empates, nas descidas e subidas.
    Eu já não digo que as pessoas deviam somente apoiar o clube da terra, porque cada um é livre de apoiar quem quer, mas não custa nad...ler comentário completo »
    Galo1924
    2021-05-15 21h38m por SCB1375
    Peço desculpa pela intromissão mas estou algo confuso. Falas sobre as assistências do Gil e dizes: "somos dos melhores. Pelo menos no Top8". Mas antes dizes que és benfiquista. Já alguém disse abaixo que ter nome de Galo1924, com a imagem do Gil Vicente e dizer que és benfiquista. . . . "confunde" as pessoas.
    Onde isto já vai
    2021-05-15 21h33m por SamuelLino
    As pessoas andam a discutir as assistências do Gil na Liga numa crónica de um Farense X Tondela.
    A minha opinião enquanto Gilista:
    A nossa média é má? Não, comparado às outras equipas, mas tendo em conta a população de Barcelos (+120 mil) levar só 4000/5000 por jogo é terrível e triste e isto na primeira!!
    Quando estivemos no CP há 3 épocas atrás nem 100 pessoas iam ver. O que é certo é que, sej seja primeira, seja na distrital, irei sempre ver o meu único clube. Se ...ler comentário completo »
    UD
    Farense-Tondela
    2021-05-15 20h40m por UDScampeao
    Pensava que o VAR só seria usado em caso de erro evidente e óbvio. O penalty do Farense não é evidente nem óbvio e mesmo com as repetições não podem dizer com certeza que era penalty. Assim sendo, a decisão inicial do árbitro é que devia ter permanecido. Não é por o Tondela já ter a situação resolvida que pode ter decisões destas nos seus jogos
    Galo 1924
    2021-05-15 20h01m por Kurika
    "Fomos o quinto clube (em Portugal para que entendas)com mais assistências mesmo jogando na segunda liga. "

    Em que ano é que isso foi? Só pode ter sido quando o Boavista andava na 2ª B porque nem por sombras vocês alguma vez tiveram melhor média do que nós, connosco a jogar na 1º Liga. Desde que nós voltamos temos sempre a 6ª/7º melhor média.
    No ano passado, antes do Covid, vocês deviam estar aí em 9º/10º na tabela de assistências, na melhor das hipóteses.
    Si...ler comentário completo »
    Não me lembro de um campeão tão fraco
    2021-05-15 19h03m por ricardojsa17
    Foi mesmo um milagre de Fátima , agora só daqui a 19 anos outra vez .
    Banho de bola .
    Kurika
    2021-05-15 18h48m por baetatomskaSCP
    Obrigado pela correção. Não tinha pensado nisso.
    baetatomskaSCP
    2021-05-15 18h47m por Kurika
    Atenção que o Nacional ainda não está matematicamente despromovido.
    Num mini-campeonato a 3 com Farense e Rio Ave (todos a acabarem com 31 pontos), o Nacional ficaria em primeiro se ganhasse ao Rio Ave por 2 golos de diferença. E nesse caso, iria ao playoff.
    É improvável, mas não impossível.
    Farense
    2021-05-15 17h57m por baetatomskaSCP
    Estão empatados na classificação com o Rio Ave, tendo os vilacondenses vantagem no confronto direto. Com Nacional já matematicamente despromovido (tem desvantagem no confronto direto com os algarvios), penso que a luta pelo play-off será entre Rio Ave e Farense. O Boavista também ainda pode cair para o play-off (ou até mesmo para o 17º lugar), mas joga contra um já tranquilo Gil Vicente, pelo que penso que a luta será entre os dois conjuntos mencionados acima. Na derradeira jornada do cam...ler comentário completo »
    Galo1924
    2021-05-15 17h55m por afonsofarense2000
    Eu tava-me a referir as jornadas anteriores e não ao jogo em si. Rio Ave, BSAD, Porto etc. .
    Galo1924
    2021-05-15 17h52m por SamuelLino
    O Farense foi de longe a equipa mais roubada esta época. Houveram decisões contra eles que foram inacreditáveis, golos limpos anulados pelo VAR, etc.
    O Farense merece ficar na primeira.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Sporting
    História
    Magdeburg - Sporting: E Depois do Adeus
    Ao mesmo tempo que o Sporting ia disputando o jogo na RDA, em Portugal, sportinguistas e adeptos de outros clubes assistiam pela RTP à transmissão em direto da ...