placardpt
      Antevisão ao Rio Ave x FC Porto

      Contraste do que há em jogo

      O campeão já levantou a taça, as ruas já encheram com as lágrimas e com os cânticos de uma etapa concluída com sucesso - neste caso para o Sporting -, mas a época ainda não terminou. A duas jornadas do fim, ainda há muito em jogo na Liga NOS, em cada um dos compartimentos da tabela classificativa.

      Rio Ave e FC Porto são equipas naturalmente distintas, e que travam batalhas completamente diferentes nesta fase da temporada, mas que se unem no incontornável desejo de vencer este jogo que vale três valiosos pontos, mas só para quem sair triunfante. As ambições visitantes são bem mais realistas, como seria de esperar. Os dragões estão a uma vitória de garantir o único objetivo que ainda está na mesa, o segundo lugar, que vem de mão dada com uma qualificação direta para a Liga dos Campeões e todos os seus milhões.

      A equipa da casa, por outro lado, tem uma missão de muito menor charme, bem longe das competições da UEFA. O Rio Ave, que tão confortável tem estado nessa batalha europeia ao longo dos últimos cinco anos, está neste momento a lutar pela vida no principal escalão do futebol português, e todos os pontos contam por esta altura.

      Caça aos milhões

      Taremi reencontra antiga equipa ©Rogério Ferreira / Kapta+
      Num ano em que o segundo classificado da Liga NOS volta a ter a qualificação para a Champions garantida, com a possibilidade de empurrar o rival para a qualificação (3ª pré-eliminatória) em que recentemente caiu, essa é uma posição que vale muito. Os milhões estão mesmo ali, a uma vitória de distância, e o FC Porto até pode entrar em campo com o segundo lugar já garantido, caso o Sporting vença no dérbi que se disputa antes.

      Mas isso não terá influência nos planos de Sérgio Conceição, que tudo fará para vencer independentemente de resultados alheios. Isso é certo, tal como o facto do desespero por pontos do Rio Ave não ir comover o treinador azul e branco. 

      Definida a motivação, fica em falta a execução, que será auxiliada pela enorme confiança do plantel do FC Porto após uma vitória por 5x1 no início da semana. Taremi, envolvido em quatro dos cinco golos, está na melhor forma desde que rumou à Invicta e regressa a Vila do Conde, a sua porta de entrada em Portugal, com uma ainda mais profunda relação com o golo do que aquela que lá viveu, há um ano.

      Na frente de ataque, o iraniano continuará a ser acompanhado por Toni Martínez, com quem tem formado uma boa dupla recentemente. No meio campo a novidade será o regresso de Sérgio Oliveira, após castigo, e na defesa Diogo Leite deverá render o suspenso Mbemba no centro, com João Mário a manter a titularidade à direita.

      Desespero caseiro

      10 jogos sem vencer ©Rogério Ferreira / Kapta+
      Nada faria prever que uma equipa que começou a temporada em estilo, travada apenas pelo AC Milan nas grandes penalidades após uma boa qualificação para a Liga Europa, chegasse a este ponto na reta final da época. A experiência com Mário Silva não correu bem, e a supostamente segura aposta no regresso de Miguel Cardoso não tem dado frutos, estando mesmo a culminar num final de época desesperante.

      Longe das suas ambições iniciais, o Rio Ave está em 15º lugar na tabela, apenas um ponto acima do playoff de despromoção. Isto significa que, caso os vilacondenses não pontuem na receção ao FC Porto, arriscam-se a chegar à derradeira jornada (frente ao Nacional) numa posição extremamente desconfortável.

      São 10 jogos consecutivos sem vencer, um registo que arrasa o espírito de qualquer equipa, e já não há muito tempo para virar a situação. O capitão Tarantini está de volta após suspensão, mas isso tem pouco ou nenhum impacto no favoritismo visitante (ou até no onze caseiro), por isso resta apenas uma garantia: Há 180 minutos até a cortina fechar, e a conquista de pontos não pode ser adiada.

      U Sábado, 15 Maio 2021 - 20:30
      Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
      Rui Costa
      0-3
      Toni Martínez 56'
      Luis Díaz 59'
      Sérgio Oliveira 68'
      Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
      Lotação5 300
      Medidas105x68
      Inauguração1984
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 33
      Convocatória
      Rio Ave
      FC Porto
      R Castigos
      [não há registo]

      Chancel Mbemba

      a Lesionados

      André Pereira, Júnio Rocha e Jambor

      Corona e Zaidu Sanusi

      p Restrições
      [não há registo]
      [não há registo]
      R Em risco

      Fábio Coentrão, Francisco Geraldes e Ronan David

      Marchesín, Corona e Uribe

       
      w Outros convocados
      [não há registo]
      [não há registo]
      Forma
      Rio Ave
      2020/2021
      38J
      9V
      15E
      14D
      33-43G
      FC Porto
      2020/2021
      51J
      34V
      10E
      7D
      100-48G
      A diferença passa por...
      Rio Ave
      Invocar o passado

      O histórico não está fácil para o Rio Ave, que não vence o FC Porto desde 2004. Ainda assim, os vilacondenses têm roubado pontos através de empates nas últimas temporadas, tanto aos dragões como aos outros «grandes». Vai ser preciso invocar um Rio Ave mais forte do que aquele que tem aparecido em campo...

      FC Porto
      A lei do ex

      Mehdi Taremi não marcou ao Rio Ave na primeira volta do campeonato (assistiu), mas também não estava no ponto de forma em que está atualmente. O iraniano é extremamente influente numa equipa que dificilmente sai de Vila do Conde sem marcar, num jogo em que um golo pode ser decisivo.

      Confrontos

      Golos
      Resultados

      Estatísticas (Liga NOS 2020/21)

      Rio AveFC Porto
      815Posição27
      831Pontos747
      823Golos marcados677
      836Golos sofridos297
      32
      Jogos
      32
      8
      5
      Golos Marcados
      15
      7
      Sabia que...by playmaker stats
      JOGADORESJoão Mário marcou e assistiu nos dois últimos jogos
      EQUIPASO FC Porto tem o melhor ataque desta edição da Liga NOS, com 67 golos marcados
      EQUIPASO FC Porto marca e sofre há quatro jogos
      EQUIPASO FC Porto empatou os dois últimos jogos realizados fora de casa, ambos 1-1
      EQUIPASO FC Porto não perde na Liga NOS há 26 jogos
      EQUIPASO Rio Ave tem o pior ataque desta edição da Liga NOS, com 23 golos marcados
      EQUIPASEm casa, o Rio Ave não ganha há cinco jogos
      EQUIPASNos 10 últimos jogos, o Rio Ave não marcou em sete
      EQUIPASNos seis últimos jogos, o Rio Ave só marcou um golo
      EQUIPASO Rio Ave não marca há três jogos
      EQUIPASO Rio Ave não ganha há 10 jogos
      JOGADORESCom 18 golos em 14 jogos, Fernando Gomes é o melhor marcador dos duelos entre Rio Ave e FC Porto
      CONFRONTOSNa 1.ª volta, o FC Porto venceu por 2-0
      CONFRONTOSNa época passada, o FC Porto venceu em casa do Rio Ave por 0-1
      CONFRONTOSNas últimas oito deslocações a casa do Rio Ave, o FC Porto venceu sete
      CONFRONTOSEm casa, o Rio Ave venceu o FC Porto por apenas uma vez: 1-0 em 2003/04
      CONFRONTOSO FC Porto está invicto frente ao Rio Ave há 34 jogos
      CONFRONTOSNa Liga NOS, o FC Porto venceu 70% dos jogos disputados frente ao Rio Ave: 37 vitórias em 53 jogos. Os vilacondenses venceram duas vezes
      CONFRONTOSEm Vila do Conde, as duas equipas defrontaram-se por 30 vezes: os vilacondenses venceram em apenas uma ocasião, os portistas somam 20 triunfos
      CONFRONTOSRio Ave e FC Porto defrontaram-se por 64 vezes, com clara vantagem dos portistas, que somam 38 vitórias, enquanto os vilacondenses venceram em duas ocasiões

      Fotografias(30)

      Liga NOS: Rio Ave x FC Porto
      Liga NOS: Rio Ave x FC Porto
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      RIO AVE
      EMPATE
      FC PORTO

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Rio Ave x Porto
      2021-05-15 18h48m por Avalanche27
      Independentemente do que acontecer no clássico, que está a correr bem ao Benfica, basta ganharmos o nosso jogo para assegurar a Champions,
      Rio Ave-Porto
      2021-05-15 17h39m por baetatomskaSCP
      Porto ganha por 0-2. Rio Ave está em muito maus lençóis (Boavista e Farense acabaram de ganhar os seus jogos), pelo que o conjunto vila-condense está cada vez mais com a corda ao pescoço. Neste jogo apanha um Porto a 3 pontos de garantir a fase de grupos da Champions. Desde que Toni Martinez substituiu Marega no ataque, os dragões têm sido bastante mais eficazes, pelo que aposto em pelo menos 2 golos dos portistas.
      Beto
      2021-05-15 13h10m por tenshi
      Beto, ponta de lança português de 23 anos do Portimonense, com 11 golos em 29 jogos esta temporada (todos na Liga), é um dos jogadores mais cobiçados do momento no campeonato, com eco de interesse efetivo por parte dos três grandes. Mas entre Sporting, FC Porto e Benfica o avançado, que saltou diretamente do Olímpico do Montijo (CP) para a Liga, revela preferências.


      «Qual o estilo onde me encaixaria melhor? Neste momento é o do FC Porto. O estilo de jogo deles, ...ler comentário completo »
      Esta defesa do Porto. . .
      2021-05-15 12h02m por Sotkio
      . . . está a pedi las. Obviamente o Porto é muito mais forte que o Rio Ave, mas a descompressão de perder o campeonato e esta defesa com o horrível Manafa á esquerda e um médio adaptado á direita e um central que não tem rotinas. . . Isto é doce para o Dala, Mané, Camacho e outros artistas leões.

      Marcando primeiro, o Rio Ave pode ser duríssimo de vencer. Se o Porto marcar primeiro e na primeira parte isto é jogo para acabar em cabazada.
      JS
      Pela lógica seria . . .
      2021-05-15 11h47m por jsilva77
      . . . uma vitória, mas . . . Vamos jogar contra um Rio Ave aflito que precisa dos 3 pontos como de pão para a boca, isto se não quiser descer de divisão, e este FCPorto já nos habitou ao 8 e ao 80, por isso, já nem digo nada até porque já perdemos pontos inositados e quando menos esperamos . . . Além disso, e depois de todas as evidências da última jornada, devemos levar com o Sérgio Oliveira e esperemos que o Diogo Leite não faça o penalty ou o disparate do costume . . . Atenção que ...ler comentário completo »

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Podcast 5 para 4
      Podcast
      O podcast de Futsal do zerozero
      A época já vai longa, com muitos jogos nas pernas. O próximo fim de semana, no que toca à Liga Placard, vai ser de última jornada da fase regular e ainda há ...