placardpt
    Braga garantiu 4.º lugar, Paços perto do sonho

    Empate com muito cheiro a Europa!

    Num duelo com janela aberta para a Europa, SC Braga e FC Paços de Ferreira empataram (1x1), esta quarta-feira, na cidade dos arcebispos, na 31.ª jornada da Liga NOS.

    A divisão de pontos permite à equipa de Carlos Carvalhal fechar matematicamente as contas do 4.º lugar, enquanto a formação de Pepa dá mais um pequeno passo rumo à presença europeia na próxima temporada.

    Mais Braga, mas…

    Mesmo com várias mudanças nos onzes, levadas a cabo pelos dois treinadores, foi o Braga a assumir naturalmente as despesas iniciais. Até aos 20 minutos, a única equipa a conseguir avançar ofensivamente foi a de Carlos Carvalhal, que procurava afastar, desde logo, os «fantasmas» dos últimos dois jogos.

    Jogo para dois regressos
    O jogo desta quarta-feira marcou o regresso de Rui Fonte à titularidade na equipa do Braga, 11 meses depois. Já Jorge Silva estreou-se por completo esta época, ao entrar do início para o lado direito da defesa pacense.

    O lado esquerdo, com Nuno Sequeira e Ricardo Horta, ia «carburando» e foi quase sempre por aí que a bola chegou a zonas de finalização. André Horta (2’) e Piazón (4’) foram os primeiros a tentar, mas sem resultados; Castro foi o homem que se seguiu, mas os dois remates (15’ e 19’) acabaram desviados pela defensiva pacense.

    Sem grande lustre no seu futebol, os minhotos lá eram senhores do jogo… Até aos 26 minutos, quando a lei superior do futebol se fez valer. João Amaral bateu um canto da direita e João Pedro, nas alturas, teve cabeça para um golpe indefensável. 0x1, sem que a equipa de Pepa tivesse feito muito para tal veredicto.

    O golo castor acabou por trazer a toada do equilíbrio à partida, também porque o Braga foi insistindo em passes transviados, resultado de uma certa escassez de lucidez no momento da entrega. Carlos Carvalhal não podia estar satisfeito e fez questão de deixar um sinal nesse sentido ainda na primeira parte, ao substituir Piazón por Galeno (37’).

    Erro de Jordi adiou festa da Europa

    Do descanso vieram novos sinais, com o técnico arsenalista a fazer mais três alterações na equipa. Nico Gaitán, Abel Ruiz e João Novais entraram para mudar o jogo bracarense, mas seria o Paços de Ferreira a começar por ter as melhores ocasiões de golos na segunda parte do encontro na Pedreira.

    Stephen Eustáquio, aos 54 minutos, podia mesmo ter fechado as contas do encontro, depois de uma excelente jogada dos Paços de Ferreira. O internacional canadiano, depois de passar por dois defesas do Braga, atirou a centímetros do poste esquerdo da baliza à guarda de Matheus.

    Uilton (55’) e João Pedro (68’) também tiveram nos pés o segundo golo da equipa que viajou da Capital do Móvel, mas o «castigo» chegaria à entrada da última dezena de minutos. Jordi derrubou Galeno dentro da grande área e o próprio extremo brasileiro tratou de converter a grande penalidade. A partida voltava ao empate, resultado que se manteve até ao apito final de Hélder Malheiro.

    jogos históricos
    U Quarta, 05 Maio 2021 - 19:00
    Estádio Municipal de Braga
    Hélder Malheiro
    1-1
    Wenderson Galeno 78' (g.p.)
    João Pedro 26'

    ESTÁDIO

    Estádio Municipal de Braga
    Lotação30 286
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    Lances Capitais
    26´
    GOLO Paços de Ferreira!
    João Pedro marca
    João Pedro marca o seu 5º golo na prova (24 jogos)
    78´
    GOLO SC Braga
    Wenderson Galeno marca de grande penalidade!
    Wenderson Galeno marca o seu 3º golo na prova (30 jogos)
    Positivo
    Paços cada vez mais europeu

    Ainda não está confirmada, mas a presença do Paços de Ferreira nas provas europeias em 2021/22 está a um pequeno passo de distância. O empate em Braga foi apenas mais uma prova da extraordinária temporada que os castores estão a realizar, pelo que os ares da Europa serão a cereja mais do que merecida no topo de um bolo saboroso.

    Negativo
    Braga a pagar a fatura?

    A equipa de Carlos Carvalhal não vence há três jogos e nos últimos nove só conseguiu ficar com os três pontos em dois deles. Os minhotos falharam demasiados passes para poder ter um jogo fluido esta tarde/noite, parecendo uma equipa a acusar algum cansaço psicológico pela época longa e congestionada.

    Forma
    SC Braga
    2020/2021
    48J
    29V
    7E
    12D
    90-54G
    Paços de Ferreira
    2020/2021
    34J
    15V
    7E
    12D
    41-41G
    O Árbitro

    Dois momentos mais difíceis para Hélder Malheiro. Aos 68 minutos, João Pedro caiu na área e ficou a pedir grande penalidade. Bem a equipa de arbitragem ao não assinalar castigo máximo. Boa decisão também aquando da falta de Jordi sobre Galeno, aos 77 minutos, que resultou no castigo máximo que valeu o empate ao Braga.

    Fotografias(17)

    Liga NOS: Braga x Paços Ferreira
    Liga NOS: Braga x Paços Ferreira
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SC BRAGA
    EMPATE
    PAÇOS DE FERREIRA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Jogo
    2021-05-05 23h47m por MCP5
    Merecíamos ter ganho, um erro do Jordi custou-nos a festa da europa. Mas foi um orgulho ver esta equipa a jogar com tranquilidade, mesmo quando tínhamos bastantes jogadores que não costumam ser titulares. Excelente exibição do Abbas Ibrahim, que grande potencial que temos para o meio campo, Rebocho impecável e a começar finalmente a ter consistência. O mesmo relativamente ao João Pedro, sempre que tem sido chamado foi sempre competente e acrescenta sempre algo à equipa. Destaque também ...ler comentário completo »
    158 e Pedro3KSCP
    2021-05-05 23h24m por MisticaEncarnada
    Bem me parecia. É só questão de adiar mais uma semana. . . basta um empate de qualquer das formas
    *
    2021-05-05 22h53m por Pedro3KSCP
    Ao fim do campeonato com os mesmos pontos
    MisticaEncarnad a
    2021-05-05 22h53m por Pedro3KSCP
    Tenho ideia que sim, se chegarmos ao fim do campeonato acho que ganha o porto pelos 2 golos fora
    Off the topyc
    2021-05-05 22h51m por MisticaEncarnada
    Digam-me uma coisa se faz favor, mesmo que o Sporting vença hoje e o Porto perca, o Sporting ainda não é campeão por causa do confronto directo, certo?
    MA
    ReturnoftheEagl e
    2021-05-05 22h23m por Markes88
    Antes esteve na 2divisão inglesa. . . qualquer clube de meio da tabela da premier parece normal que fosse a correr. . . .

    Para mais, embora não o ache com nível para um Grande, é um tipo integro e com bom discurso e isso por si só já lhe dá desculpa mais do que suficiente para querer sair do campeonato português. . . .
    MA
    Braga
    2021-05-05 22h18m por Markes88
    Não vi o jogo, mas também é preciso dizer que o clube teve lesões graves durante a época, se o Benfica não tem o Almeida, se não me engano o Braga tem dois ou três no estaleiro a época toda. . . .

    Muito aguentaram os que lá estão a ser espremidos. Para todos os efeitos, Carvalhal não é treinador de equipa Grande. No Braga, dá para lá estar porque o plantel é bom.

    Brilharetes, parece ser para outros. . .
    MO
    Pepa no Vitória
    2021-05-05 22h08m por Motamaral
    Há que acordar os mansos.
    Mudanças que fizeram a diferença
    2021-05-05 21h39m por f1950
    Finalmente o Pepa a tirar o Tanque de campo e a voltar a confiar no João Pedro que correspondeu com uma grande cabeçada, e o regresso do Baixinho a dar outra segurança à defesa e como grande parceiro do Marcelo que depois de tantos erros nos últimos jogos foi eleito o melhor em campo! E assim toda a equipa voltou a ser o que nos habituou.
    Quanto ao Jordi precisa claramente de melhorar a sua concentração, mas pronto na sexta feira a festa pode durar muito mais tempo do que se fosse hoje. Até lá sou do Famalicão desde pequenino!
    SA
    Pacos
    2021-05-05 21h28m por samuel67
    Objectivo está cumprido de ir à Europa agora começar a planear a próxima época por sem dúvida que vai ser uma época muito difícil. Vamos ter uma equipa/treinador toda nova.
    RA
    PFerreira a 27 pontos do 1º e + um jogo
    2021-05-05 21h22m por ra1620
    Melhor que isto só o Leicester. quando ganhou a PL. Extraordinário.
    Braga
    2021-05-05 21h22m por Tistan
    Está em declínio, não sei se vai se levantar a tempo para a taça.
    Já não suporto mais o esgaio, esse espécie de jogador só sabe correr e passar para atrás, tantas oportunidades e espaço para fazer um passe para a frente ou mesmo para o lado mas é sempre para atrás.
    Vai te embora esgaio.
    Braguinha
    2021-05-05 21h18m por SCB1375
    Está na hora de começar a pensar afincadamente na próxima época. Temos alguns jogadores que já começam a demonstrar que querem ir para outras paragens para fazerem o contrato para os trocos da reforma. Creio que um pequeno refresh no balneário não faria mal.
    EN
    Braga
    2021-05-05 21h13m por EnormeSCB
    Jogadores que já apenas pensam num jogo. Época terminada para o campeonato. Matemáticamente concluido é começar a dar minutos a jovens como Zé Carlos, Vitor Oliveira, Hernani e Rodrigo Gomes. .
    SC Braga
    2021-05-05 21h12m por Bracara_Avgvsta
    Outra exibição fraca. . André Horta e o João Novais não acrescentam nada e podem ir embora.
    . . .
    2021-05-05 21h09m por SCBFAN
    Sinceramente, é muito triste saber q se sofremos um golo já não conseguimos ganhar. Tem de ser feita uma varridela no plantel, em 300 minutos marcamos um golo de penalti, dos mais borrados q eu já vi.
    Pelo menos comecem a jogar um pouco antes da taça. . .
    Pepa
    2021-05-05 21h08m por afonsofarense2000
    Falam de pepa a caminho do VSC, boa aposta do Guimarães se quiser ir às competições europeias na proxima epoca

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Sul-Americano
    Abel, Artur Jorge e Caixinha em ação
    A última madrugada foi de muita ação nas competições internacionais da CONMEBOL. Três treinadores portugueses estiveram em ação na Libertadores ...