placardpt
    Adán está castigado

    Mais de nove meses depois, Maximiano: Como apareceu e o que aconteceu para perder o lugar?

    Ao fim de 29 jornadas, eis Luís Maximiano. Adán viu o quinto amarelo frente ao Sporting de Braga (Amorim achou que seria caso único, mas já aconteceu ao Sporting em 2001/02) e abriu espaço ao jovem guarda-redes, que depois de uma época a ser titular vai pela primeira vez jogar nesta edição da Liga e tem a missão de segurar as redes da melhor defesa do campeonato.

    Aos 22 anos, o nome de Maximiano não é propriamente uma novidade, até porque o guarda-redes campeão europeu de sub-17 por Portugal já soma 34 jogos de leão ao peito, mas esta pode ser uma altura crucial para o Sporting e para o jovem da formação leonina, que assume a baliza numa altura de grande importância para os leões.

    A confiança no jovem guardião, apesar de ainda não ter jogado na Liga, é total. Afinal, Maximiano renovou ainda esta época, depois de ter ultrapassado a barreira dos 30 jogos na temporada passada, já com Rúben Amorim no comando. O final da pré-época (ou a falta dela) e as boas exibições de Adán vieram mudar o estatuto, mas as características daquele que vem sendo apontado como sucessor de Rui Patrício mantêm-se intactas.

    Como apareceu

    Poucos se lembram, mas Maximiano apareceu na equipa principal do Sporting há quase cinco anos. Ainda com 17 anos, o guarda-redes foi chamado para integrar a pré-época com os leões e para trabalhar com Rui Patrício, sobre quem desde logo disse querer «seguir o exemplo», isto já depois de ter sido chamado a realizar alguns treinos com a primeira equipa quando tinha apenas 15 anos.

    Há, portanto, muito Sporting em Maximiano, natural de Braga, de onde veio em 2012/13 para seguir o sonho de um dia defender as redes da equipa principal do Sporting. À medida que as épocas foram passando, o jovem guardião foi subindo degraus até conseguir aproximar-se desse sonho. Iniciados, juvenis, juniores, equipa B e, finalmente, sub-23.

    ©Kapta+

    Foi na Liga Revelação que o nome de Luís Maximiano começou a ganhar evidência. Já parte integrante da equipa principal dos leões, como terceiro guardião, Max, como é conhecido, destacou-se com jogos de grande nível, onde sobressaíram alguns penáltis defendidos, também a fazer lembrar os primeiros passos de Rui Patrício em Alvalade. No entanto, ao contrário do que aconteceu com o campeão da Europa, Maximiano teve uma chegada muito mais sustentada à primeira equipa.

    Em 2019/20, a saída de Salin abriu espaço ao jovem guarda-redes, que subiu na hierarquia e assumiu o papel de segundo guardião do Sporting, mas sempre com o olho no primeiro posto (como lhe contámos aqui). Na baliza leonina, Renan Ribeiro, titular na época anterior e vencedor da Taça da Liga e Taça de Portugal, duas competições onde foi peça fundamental, não deu totais garantias. A 26 de setembro, o momento chegou. 

    Maximiano foi chamado a titular na receção ao Rio Ave para a Taça da Liga e estreou-se finalmente com a camisola da equipa principal do Sporting. A estreia, como disse no dia seguinte, «não foi a esperada», mas a história não acabou aqui. No final de 2019, já com Silas como treinador, Maximiano foi começando a aparecer com mais regularidade e desde a 14ª jornada, a 16 de dezembro, não falhou qualquer jogo até ao final da época, mesmo após a mudança de treinador.

    Os elogios de Amorim e o espaço que diminuiu

    Natural da idade, Maximiano foi cometendo alguns erros na baliza leonina, mas as indicações globais mostravam que o futuro próximo do Sporting podia ser feito com Maximiano, até porque Renan não contava para Rúben Amorim e para a estrutura leonina.

    Com o mercado de verão aberto, a concorrência chegou. Vindo de Madrid, Adán causou inicialmente desconfiança pelos anos que passou como suplente no Real e no Atlético, com a concorrência de Oblak a não dar hipótese ao guarda-redes espanhol. Inicialmente a contratação do madrileno foi tida como uma oportunidade para transmitir ensinamento e experiência a Maximiano, que passava assim a rivalizar com um guarda-redes que ao mesmo tempo estava habituado a um estatuto de suplente, mas também tinha experiência no futebol espanhol depois de se destacar no Betis.

    Luís Maximiano
    Sporting
    Total
    34 Jogos  3053 Minutos
    40   1   0   02x
    ver mais »

    Na pré-época, Amorim foi alternando os guarda-redes, mas quando a temporada começou Adán ganhou com mérito o seu espaço. Maximiano ficou infetado com covid-19 e o guarda-redes espanhol viu aberta uma janela de oportunidade que fechou como tem fechado a baliza verde e branca desde então. Quando recuperou da infeção, Maximiano teve de ser paciente. Apesar dos elogios, Rúben Amorim garantiu que não iria dar a titularidade «de mão beijada» ao jovem português, que foi utilizado apenas três vezes está época (dois jogos da Taça de Portugal e um da Taça da Liga).

    Mais de nove meses depois, Maximiano vai voltar a jogar para a Liga sabendo que na próxima jornada o mais provável é que Adán regresse à baliza. Prestes a fazer 35 jogos pelo Sporting, curiosamente os mesmos que o guarda-redes espanhol, o jovem internacional sub-21 vai querer aproveitar a oportunidade para mostrar por que motivo chegou até aqui e por que razão deve contar para a próxima época, seja em Alvalade ou lá fora, como tem vindo a ser falado com insistência.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    NACIONAL

    Fotografias

    Liga NOS: Sporting CP x CD Nacional
    Liga NOS: Sporting CP x CD Nacional

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    3D
    Solato
    2021-05-01 16h49m por 3dA
    Max tem muita qualidade, está muito bem como segunda opção porque não assume a responsabilidade demasiado cedo e cresce na sombra de um guarda redes experiente, espreitando as oportunidades que possam surgir.
    No período em que foi titular fez defesas de grande nível (da mesma maneira que também cometeu erros que demonstraram que ainda não estava pronto para ser o ''dono'' da nossa baliza). Tem lacunas para já, como as saídas aos cruzamentos e da baliza por exemplo, mas pode perfeita...ler comentário completo »
    AP
    Max
    2021-05-01 16h04m por apsd93
    Nem uma época completa fez e já está a ser queimado, incrivel, depois perguntam se porque é que os jogadores das formações não rendem. . . Se bem me lembro a(s) primeira (s) época (s) do patricio também não foi/foram de classe mundial e tornou se no GR que é
    Luis Maximiano
    2021-05-01 14h08m por Solato
    Não acho um mau Guarda Redes, talvez para 3o num grande. Em equipas de meio da tabela para baixo talvez fosse titular. Adan é um grande guarda redes ja meteu pregos como todos no mundo mas para mim e o melhor guarda redes da liga e tem ajudado muito o Sporting. Na minha opinião o Sporting precisa de ir buscar outro para suplente do Adan, por exemplo Jordi, Amir ou Samuel Portugal eram boas opções e Max a 3o guarda redes serve.
    jogos históricos
    U Sábado, 01 Maio 2021 - 20:30
    Estádio José Alvalade
    Manuel Oliveira
    2-0
    Zouhair Feddal 83'
    Jovane Cabral 90' (g.p.)
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AU
    Aurelio_Carvalho 25-04-2024, 02:13
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:09
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:05
    FL
    fllcortez 25-04-2024, 01:22
    RI
    RicardoHGoat21 25-04-2024, 01:06
    Sir_jaof 25-04-2024, 00:46
    bmgb_bmgb 25-04-2024, 00:41
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:36
    Jorge-Fernandes 25-04-2024, 00:35
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:33
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:28
    Sotkio 25-04-2024, 00:27
    zlatan_21 25-04-2024, 00:26
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 00:26
    ikercasillasbestgk 25-04-2024, 00:12
    CA
    carlsonzz 25-04-2024, 00:10