placardpt
      entrevista
      Parte I da entrevista a Dyego Sousa

      Dyego Sousa: «O único clube com quem assinava já, sem esperar pelo mercado, era o SC Braga»

      2021/04/28 14:31
      Luís Rocha Rodrigues
      E6

      Há algum tempo que tentávamos a entrevista com Dyego Sousa. Quando o conseguimos, o início de conversa trouxe logo uma grande novidade: o avançado está a finalizar a rescisão com os chineses do Shenzhen FC e vai ficar livre no mercado, pelo que, no verão, vai procurar novo destino. Acessível, leve no discurso e sem esconder jogo, o avançado foi bom falante e teve claros indicadores de que Portugal será para sempre...

      qEu e o Abel, aquilo foi sempre uma espécie de relação amor-ódio. (...) Ele dizia-me «Tu só vais jogar quando começares a correr mais do que 10kms». E eu «Então eu vou correr, porque eu tenho de jogar».
      Nesta primeira parte (de três) da entrevista, o internacional português falou sobre o que não correu bem na passagem pelo futebol asiático e explicou o que vai fazer quando voltar da China - vem para Portugal.

      Além disso, neste excerto é abordada a passagem pelo SC Braga, onde o avançado teve a melhor época com Abel Ferreira [20 golos e chegada à seleção], um treinador com que, admitiu-nos, nunca teve uma relação totalmente pacífica e amistosa, embora tal não tenha significado o outro lado: os ensinamentos em campo. Mais amigável é a ligação com António Salvador, que mereceu palavras de elogio.

      Tinha mais dois anos de contrato com o Shenzhen ©Kapta+ / Manuel Morais

      «Na Europa, podem ter menos dinheiro, mas têm 10 vezes mais organização»

      zerozero: Em que ponto está a tua carreira?
      Dyego Sousa:
      Obrigado pela oportunidade, é sempre um gosto falar para o zerozero. Neste momento estou em processo de rescisão com o clube aqui da China.

      ZZ: E está a ser complexo?
      DS:
      Não, não, está a ser bem tranquilo. Conversei com os diretores do Shenzhen e avançámos para um acordo que foi bom para as duas partes. Está quase finalizado e estou livre. Já assinámos e está tudo certo.

      ZZ: Assim sendo, está aí um aviso ao mercado: Dyego Sousa está livre.
      DS:
      Sim, sim, estou livre para escolher entre as opções que surgirem. Ainda estou aqui na China porque aguardo a segunda dose da vacina, já que, se surgir uma oportunidade num clube chinês, já fico com esse processo concluído.

      ZZ: Mas tens prioridades nesta altura?
      DS:
      Não, não tenho, só estou a deixar as portas abertas, pois aqui a maior dificuldade nesta altura é isso da vacina. Tive a oportunidade de tomar a primeira dose ainda no clube e portanto fico a aguardar, pode ser que me ajude no futuro.

      ZZ: Com o fim do capítulo no Shenzhen, vens para Portugal e, a partir daqui, procurar clube.
      DS:
      Sim, volto para aí, tenho aí a mulher, família, amigos...

      ZZ: O que vais fazer neste tempo em que vais estar parado?
      DS:
      Vou ficar mais perto da família, manter a minha forma, jogar futvólei e estar bem equilibrado. Quando os mercados reabrirem, quero estar pronto, embora vá sempre passar por uma pré-época, seja para que clube ou campeonato for. Vou tentar não ficar totalmente parado. Felizmente, não tenho nenhuma lesão. Estive a trabalhar aqui com a equipa até eles irem para estágio.

      ZZ: Porque é que optaram pela rescisão no Shenzhen, com quem tinhas mais dois anos de contrato?
      DS:
      Aqui na China passa-se por uma situação muito financeira. O que posso dizer é que eles têm que fazer rodar o dinheiro, não pode ficar parado. Trazendo outro jogador, o dinheiro roda e é uma questão mais financeira do que de jogador.

      ZZ: Ficas agradado com este desfecho?
      DS:
      Posso dizer que sim. No ano passado, já tinha tido uma experiência menos boa aqui, não me adaptei ao futebol chinês, à cultura, à alimentação. Este ano, fiz a pré-época já com outros dirigentes, outros colegas também... Consegui adaptar-me, mas não foi totalmente. Então, não foi difícil para mim querer aceitar a rescisão.

      ZZ: Já tinhas tido uma grande mudança, quando vieste do Brasil para Portugal, mas esta não terá sido menor. Quais as maiores dificuldades?
      DS:
      A adaptação ao futebol e à língua. Temos de estar sempre a usar o tradutor e eu até com o inglês sou ruim [risos], então foi difícil. A cultura de futebol deles é muito diferente, a forma como eles se organizam... Na Europa, podem ter menos dinheiro, mas têm 10 vezes mais organização. Aqui é muito atrasado nesse aspeto.

      Fez 20 golos na última época em Braga ©Catarina Morais / Kapta +

      «O SC Braga tem duas equipas, se tirarem os titulares, os outros são do mesmo nível»

      ZZ: Foste feliz em Braga. O que recordas daí?
      DS:
      Em Portugal, a minha carreira foi sempre a crescer desde a minha chegada. Deixei boas referências nos clubes onde passei, bons amigos, mas o SC Braga foi o clube onde fui mais feliz e que eu mais gosto. Foi onde mais gostei de jogar, a cidade onde mais gostei de viver, tanto que tenho casa em Braga, os adeptos, as pessoas, o clube em si, tudo o que ali passei e ganhei faz com que eu leve o SC Braga com muito carinho.

      ZZ: Se amanhã o SC Braga te ligar, tu vais imediatamente?
      DS:
      [risos] Neste momento, acho que seria o único clube por quem eu assinava já, não esperava por julho. De outros, eu teria de pensar, mas para o SC Braga seria carta branca [risos]

      ZZ: Vamos ver se o presidente António Salvador vai ver isto...
      DS:
      [risos] Ele é um amigo que eu tenho, falamos por mensagem e ele sabe o quanto me ajudou e o carinho que tenho por ele. É um presidente um pouco complicado, como todos os outros, mas é uma pessoa por quem tenho enorme carinho e a quem agradeço pelo que me ajudou.

      ZZ: Antes de assinares pelo Famalicão, chegou-se a falar que o Vitória SC seria uma hipótese. Foi mesmo?
      DS:
      A mim não chegou nada. Quando saí do Benfica, a única possibilidade que tinha para fazer apenas os três meses [n.d.r.: o jogador teria de voltar ao Shenzhen em janeiro] foi o Famalicão.

      ZZ: O SC Braga tem crescido nos últimos anos, ganhou o estatuto de quarto grande e vai ameaçando os outros três. O que falta ao SC Braga para chegar ao tão desejado título?
      DS:
      [suspiro]... Acho que o presidente tem reforçado a equipa todos os anos e feito boas contratações, tem plantel de peso e vai buscar os melhores jogadores que jogam no futebol português, e acho que, neste momento, o SC Braga tem duas equipas, se tirarem os titulares, os outros são do mesmo nível. Acho que nem é uma questão de experiência, será uma pontinha de sorte que ainda não chegou ao SC Braga, alguma peça que encaixe ali e que torne a equipa ainda mais vencedora. Tem equipa, tem estádio, tem adeptos... é a pontinha de sorte para lutar pelo campeonato, porque normalmente, quando chega ali a meio do campeonato, perde uns jogos e quebra. Acompanho sempre e nem eu entendo o motivo.

      ZZ: A propósito do não entender, há uns anos havia um treinador que dizia: «Eu não entendo como é que o máximo de golos do Dyego numa época são só 12». Lembras-te quem foi?
      DS:
      [risos] Foi o Abel...

      ZZ: Nessa época, fizeste 20! Mas, com o Abel, aquilo nunca foi 100%, pois não? Marcavas, marcavas, mas, se tiravas um bocadinho o pé, ias logo para o banco...
      DS:
      [gargalhada] Era, era, mais ou menos assim... Eu e o Abel, aquilo foi sempre uma espécie de relação amor-ódio. Mas foi um treinador que me motivou, que puxou por mim. Já lho disse e a outras pessoas: não foi o melhor treinador que tive em questões de amizade e confiança cega, mas foi um treinador que me ensinou a estar dentro de campo, a correr, a movimentar-me, a picar-me na hora certa. Isso ajudou-me muito. Ele dizia-me «Tu só vais jogar quando começares a correr mais do que 10kms». E eu «Então eu vou correr, porque eu tenho de jogar».

      ZZ: Portanto, dele não vias muitos sorrisos...
      DS:
      Pois... Mas marcou-me e não esqueço muitos ensinamentos. Nunca tive boas relações com o Abel, tivemos alguns conflitos, mas foi o treinador que, taticamente, me soube posicionar em campo. Antes, eu corria à toa, depois eu passei a saber correr.

      Portugal
      Dyego Sousa
      NomeDyego Wilverson Ferreira Sousa
      Nascimento1989-09-14(32 anos)
      Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      Dupla Nacionalidade
      Brasil
      Brasil
      PosiçãoAvançado (Ponta de Lança)

      Fotografias(80)

      Comentários (5)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Bigshap
      2021-04-29 07h08m por ProvedorZero
      De acordo. Tenho visto erros bem mais graves como chamar Belenenses à B-sad ou tratar a B-sad como "clube".
      Torradeira
      2021-04-28 23h34m por bigshaq
      Em que é que esse erro prejudicou a leitura de quem quer que fosse da notícia?
      Ui, trocaram a 1ª pessoa com a 3ª, é caso para escrever um comentário desse género?. . . .
      Sejam estes os erros das notícias ao invés de coisas mais graves. Ás vezes lembram-se de cada coisa. . . .
      Dyego Sousa
      2021-04-28 18h26m por Bracara_Avgvsta
      Por mim podia voltar ao Braga. Vai ficar sem contrato e conhece muito bem o clube.
      EN
      Dyego Souza
      2021-04-28 18h08m por EnormeSCB
      Tem qualidade deu muito ao Braga e estamos todos lhe agradecidos por isso mas penso que o seu tempo por Braga já passou.
      TO
      Mais um erro!
      2021-04-28 17h59m por torradeira1
      "mas o SC Braga foi o clube onde foi mais feliz e que eu mais gosto". . .

      Não é foi mais feliz, mas FUI mais feliz. Não sabem a diferença entre a 1ª pessoa do singular e a 3ª pessoa do singular?
      Agradecimento
      hm por zerozero.pt
      Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário acima.
      Tópicos Relacionados
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Futebol Espanhol
      O golo ao Real Madrid levantou a discussão na imprensa espanhola e o nome de Raúl de Tomás vai certamente continuar a ser falado para a seleção depois do ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      RO
      Rodri_FCP 19-10-2021, 04:31
      moumu 19-10-2021, 04:08
      moumu 19-10-2021, 04:06
      moumu 19-10-2021, 04:06
      moumu 19-10-2021, 04:05
      MisticaEncarnada 19-10-2021, 01:19
      FR
      Fragha 19-10-2021, 01:15
      Best1NTheWRLD 19-10-2021, 01:11
      JordanLukaku 19-10-2021, 01:05
      JordanLukaku 19-10-2021, 01:03
      MisticaEncarnada 19-10-2021, 00:37
      yousandro 19-10-2021, 00:29
      Josnei 19-10-2021, 00:21
      Josnei 19-10-2021, 00:20
      Josnei 19-10-2021, 00:18
      Josnei 19-10-2021, 00:17