placardpt
    Farense e Portimonense empataram a uma bola

    Intensidade, magia escocesa e uma Mancha no dérbi algarvio

    Muita intensidade, duas colheres cheias de entrega, uma pitada de magia escocesa e uma oferta das grandes. Foi esta a receita do dérbi algarvio, que culminou com o empate a uma bola entre o Farense e o Portimonense e que apenas pecou pela ausência de adeptos (que mesmo assim se fizeram ouvir fora do estádio) nas bancadas do São Luís.

    De olhos postos em fugir à zona de despromoção, Jorge Costa mexeu em apenas uma peça em relação ao onze inicial que venceu o Paços de Ferreira (0x2) na jornada passada, colocando Fabrício Isidoro no lugar de Licá. Do outro lado, Paulo Sérgio implementou também duas mexidas em relação à equipa que perdeu frente ao Benfica na última jornada (1x5), fazendo entrar Fabrício e Anzai para os lugares de Jafar Salmani e Moufi, respetivamente.

    Criatividade escocesa e cabeça na vantagem

    Recebidas com um espetáculo de fogo de artifício, várias buzinadelas e gritos vindos de fora do estádio, Farense e Portimonense entraram muito intensos no jogo e mostraram o porquê de um dérbi ter uma importância redobrada. O Portimonense procurou jogar mais direto, apostando na procura pelos seus homens mais rápidos e fortes nas alas - Beto e Boa Morte -, descurando várias vezes a posse de bola e um jogo mais pensado. 

    legenda caso queiram ©Kapta+
    Do outro lado, o Farense assumiu um maior controlo da posse de bola, com o suspeito do costume, Ryan Gauld, a vaguear entre os corredores e a baixar várias vezes no terreno para fazer a ligação do jogo dos Leões de Faro, tentando também trazer consigo a marcação dos defesas e abrir espaço para Mansilla e Pedro Henrique, por exemplo. Mesmo a defender praticamente com 11 atrás da linha da bola - apenas Beto fazia pressão nos defesa quando tinham a bola - a primeira grande ocasião até pertenceu ao Portimonense, num lance aparentemente inofensivo em que apenas a trave parou um tiro de fora da área de Fabrício.

    Apesar dessa maior insistência no jogo apoiado, o golo inaugural do Farense chegou através de uma bola parada estudada. Ryan Gauld assumiu a cobrança do canto à direita, mas jogou curto para Amine e este devolveu rapidamente. Esse movimento desbloqueou a defesa à zona do Portimonense e permitiu ao criativo escocês fazer um delicioso cruzamento em arco para o poste mais distante, onde surgiu Pedro Henrique a cabecear para o fundo da baliza, completamente solto de marcação.

    A este golo seguiu-se uma grande defesa de Samuel Portugal a Mansilla, após uma boa combinação de Gauld e Tomás Tavares na direita, mas as dinâmicas do jogo mudaram bastante pouco depois. O Portimonense procurou assumir mais as rédeas do jogo e da posse de bola, desfazendo um pouco da estratégia do jogo direto nas alas e procurando mais o jogo apoiado entre setores, com Willyan Rocha a assumir esse papel de ligação, enquanto o Farense acabou por reagir baixando as suas linhas. Contudo, e apesar da muita entrega, batalha e intensidade em todas as disputas de bola, faltaram as oportunidades de golo.

    Ofertas pagam-se caras

    Paulo Sérgio regressou dos balneários decidido em que a sua equipa vira-se o resultado e fez sair o pivot defensivo, Willyan Rocha, para a entrada de Anderson Oliveira, um avançado, o que fez com o que o Portimonense passasse a jogar num 4x4x2 e colocasse mais gente no ataque. Essa mudança, aliada a uma pressão cada vez mais alta, dificultou o processo de construção do Farense, que, com o passar dos minutos, apostou cada vez mais em contra-ataques rápidos impulsionados pela superioridade numérica no miolo, fechando bem a sua grande área.

    Boa Morte não desperdiçou o brinde ©Kapta+
    Apesar da primeira grande oportunidade da segunda parte ter surgido para o Farense, precisamente através de um contra ataque rápido, o sufoco da formação de Portimão à baliza adversária foi crescendo, com a equipa comandada por Paulo Sérgio a colecionar grandes oportunidades. Primeiro, Beto fez uma enorme defesa  a remate de Fabrício ao segundo poste, na sequência de um canto e pouco depois foi a vez de Fali Candé atirar à barra num livre lateral direto. No entanto, o golo não chegava e a equipa começava a desesperar.

    À entrada para o último quarto de hora, o Portimonense já jogava com mais coração que cabeça e o Farense beneficiava disso para gerir o jogo, mas uma péssima abordagem do central Eduardo Mancha a uma bola longa da defensiva contrária estragou a pintura dos Leões e permitiu o empate. Beto ainda defendeu o primeiro remate de Beto, mas Boa Morte não falhou a emenda com a baliza adversária completamente escancarada.

    Até ao final, as duas equipas batalharam com unhas e dentes por todas as bolas divididas em busca de chegarem à vantagem no marcador. Ryan Gauld teve nos pés a oportunidade sentenciar a partida a cinco minutos do fim, mas Fali Candé foi fundamental e tirou o pão da boca ao escocês, ditando o empate entre as duas equipas. Com este resultado, o Farense falhou a conquista de três importantes pontosna luta pela manutenção e continua em 17º lugar, com 26 pontos, enquanto o Portimonense está em 11º, com 33 pontos, e respira ligeiramente melhor os ares da Liga NOS.

    jogos históricos
    U Terça, 27 Abril 2021 - 21:45
    Estádio de São Luís
    Luís Godinho
    1-1
    Pedro Henrique 24'
    Aylton Boa Morte 79'

    ESTÁDIO

    Estádio de São Luís
    Lotação7 000
    Medidas102x65m
    Inauguração1922
    Lances Capitais
    24´
    GOLO Farense!
    Pedro Henrique marca
    Pedro Henrique marca o seu 3º golo na prova (21 jogos)
    79´
    GOLO Portimonense!
    Aylton Boa Morte marca
    Aylton Boa Morte marca o seu 5º golo na prova (29 jogos)
    Positivo
    Classe de Gauld

    Ryan Gauld continua a ser a principal figura do Farense e foi ele quem alimentou novamente a equipa e as suas ambições neste jogo. Embora tenha desaparecido um pouco na segunda parte, em parte devido ao maior caudal ofensivo adversário, o escocês esteve em grande no primeiro tempo. A sua assistência é mais que meio golo.

    Negativo
    Betodependência

    O Portimonense apostou forte na 1ª parte no jogo direto para os seus homens mais rápidos das alas, Beto e Aylton Boa Morte, mas a aposta saiu furada devido ao bom controlo da profundidade da parte do Farense. A equipa viu-se demasiado dependente de Beto, que está a atravessar um grande momento de forma, e não conseguir construir nos primeiros 45 minutos. Na 2ª parte, com a mudança tática, a história foi outra.

    Forma
    Farense
    2020/2021
    30J
    6V
    8E
    16D
    27-39G
    Portimonense
    2020/2021
    30J
    9V
    6E
    15D
    33-38G
    O Árbitro

    Luís Godinho teve uma exibição sóbria e tranquila, mantendo o critério e ajuizando corretamente os lances que lhe foram colocados para análise. 

    Fotografias(16)

    Liga NOS: Farense x Portimonense
    Liga NOS: Farense x Portimonense
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FARENSE
    EMPATE
    PORTIMONENSE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    deviaspensar
    2021-04-28 15h43m por afonsofarense2000
    Exatamente eu admito que o Jorge Costa tenha trazido mais "espírito de guerreiro" à equipa coisa que acho que faltava ao Sérgio para ser um treinador mais completo, notava-se muito que ele era um bocado mais quietinho as vezes

    O Miguel Bandarra merecia mais oportunidades honestamente, já o ano passado era titular indiscutivel e contra o Sporting entrou muito bem. Espero que não saia da equipa, a ver se vai entrando nas segundas partes :D
    deviaspensar
    2021-04-28 14h00m por afonsofarense2000
    lamento que tenhas realmente ficado afectado com a minha opinião sobre o Sérgio, apenas achava que ele merecia mais uma oportunidade e que não era um mau treinador de todo e não fui o único a pensar isso. E eu sou socio do clube desde 2009 para tua informação, acompanhei o clube desde a 3 divisão ate a 2 divisão e ainda na descida de volta a terceira, subida a segunda e depois na SUBIDA ate a segunda liga. Em toda a minha vida a unica epoca que te posso dizer que "desisti" foi até ao jogo c...ler comentário completo »
    WI
    rio ave
    2021-04-28 11h20m por Wise
    tambem diria para o rio ave estar dentro dos clubes que podem muito bem descer.
    Se o campeonato tivesse mais 10 jogos diria mesmo que com toda a certeza o paços iria perder o 5 lugar para um moreirense ou santa clara e o rio ave desceria. São talvez as 2 equipas a jogar menos neste momento.
    Até o nacional ja mostrou sinais de melhorias nos ultimos 2 jogos. Perderam injustamente com o tondela e ganharam bem ao vitoria.
    Contudo como ja foi dito o rio ave devia de andar be...ler comentário completo »
    afonsofarense20 00
    2021-04-28 11h07m por tcb9277
    De todos os jogos que faltam para o Rio Ave, apenas frente ao Nacional é que poderá partir como favorito, e mesmo assim é relativo porque joga na Madeira contra um adversário direto, que caso ainda esteja na luta pela manutenção, diria que o Nacional até parte com mais vantagem.

    Não estou a ver o Rio Ave a vencer nenhum dos jogos que faltam sinceramente.
    SP
    FARPOR
    2021-04-28 11h02m por Sparagufas_SCP
    Bom jogo entre estas duas equipas brasileiras.
    158 wise
    2021-04-28 10h57m por afonsofarense2000
    Não estou a ser ingrato, exatamente por ele ser dos melhores jogadores do clube é que não pode cometer erros desses, não fui o único farense com a mesma opinião

    Wise: pode vir a ser um dos motivos dependendo de como a época acaba. Honestamente já esgotei as esperanças todas que tinha e quem diz que o Rio Ave desde está muito enganado xd
    Apostas nas descidas
    2021-04-28 10h31m por tcb9277
    O Farense está aflito. No entanto, e atendendo ao calendário, eu diria que o Rio Ave pode muito bem descer de divisão.

    Nos últimos 5 jogos, o Rio Ave ainda tem de ir aos Açores, Portimão e Madeira (na última jornada, frente ao Nacional). Recebe em casa FC Porto e Sporting nos restantes jogos.

    De realçar que o Nacional se ganhar ao Rio Ave, fica em vantagem no confronto direto, pelo que também poderá fazer a diferença nas contas finais.

    As ...ler comentário completo »
    SK
    Jogo
    2021-04-28 10h05m por skane
    Jogo de bola muito interessante, gostava que o Farense se mantivesse mas assim fica muito difícil. Mas há mesmo campeonato até ao fim, vamos ver.
    SK
    Erros de palmatória
    2021-04-28 10h00m por skane
    ZZ: se querem ser levados a sério, têm de arranjar jornalistas que saibam a diferença entre "coloca-se" e " vira-se" /"colocasse" e "virasse". O nível dos vossos textos consegue ser muito pobre, o que é uma pena considerando que têm tudo para ser um site de referência.
    WI
    afonsofarense20 00
    2021-04-28 09h58m por Wise
    Enfim, que logica é essa?
    Teve um erro muito grave ontem é verdade, mas por causa disso é o otivo de o farense descer?
    E a quantidade de erros individuais que outros colegas tiveram em jogos antes deste? já nao contam?
    cada jogo vale o mesmo , 3 pontos
    SE
    Rui_Malheiro199 8
    2021-04-28 09h13m por sergio_fcpedroso
    As ligas associadas da UEFA, nao podem marcar jogos à mesma hora de jogos da Champions.

    Aliás, podem, mas necessitam de uma autorização especial e justificação para partilharem esse mesmo horário.

    Como era só um jogo, creio que não haveria autorização. Para os jogos da proxima semana, a UEFA autorizou, uma vez que nao havia mais datas disponiveis, e joga-se uma jornada inteira entre terça e quarta
    Zerozero
    2021-04-28 06h55m por mikinhasrota
    O fabricio contra o Benfica foi titular
    Alguém me explica
    2021-04-28 00h37m por Rui_Malheiro1998
    esta palhaçada de horário? Este jogo começou às 21:45, uma hora infernalmente tardia para um jogo de futebol
    Gauld
    2021-04-28 00h07m por pedrinho_dgl
    Espero que o Sporting o vá buscar, tem 50% do passe por isso fica a um preço acessível.
    A vida para o Farense está difícil, o jogo em Barcelos será decisivo, gostava de ver ambas as equipas na 1ª, mas prefiro que o Gil leve a melhor.
    Farense vs Portimonense
    2021-04-28 00h06m por afcunha
    Um jogo que me deixou irritado! Portimonense perdeu a possibilidade de chegar ao 6º lugar e ganhar um lugar na Conference League e o Farense pode correr o risco de despromoção. Como adepto de Portimonense preferia ver o meu clube perder pontos para o rival, do que assistir à possibilidade da descida do Farense. Esta repartição de pontos por ambas as equipas foi o pior resultado que o Algarve poderia obter. . .
    Faltam 5 pontos
    2021-04-28 00h05m por PortimonDesdePiqueno
    O mais importante que se pode retirar deste jogo é que a manutenção está agora a 5 pontos de distancia. Podíamos ter ganho mais dois pontos, mas também podiamos sair do jogo sem nenhum.
    Eduardo Mancha
    2021-04-27 23h46m por afonsofarense2000
    O teu erro custou-nos a manutenção. . Lidar com isso vai ser um peso enorme na consciencia

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Ataque Rápido, podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.