placardpt
      Mude para o zerozero Hóquei em Patins. Tudo sobre o Hóquei em Patins aqui!
      HÓQUEI - FPP
      entrevista
      Presidente do CA da FPP em entrevista

      Orlando Panza: «Os árbitros vão fazer, de certeza, aquilo que é o seu melhor»

      2021/04/21 20:46
      Humberto Ferreira
      E0

      Antes do fim da fase regular do campeonato da 1ª Divisão o zerozero entrevistou Orlando Panza, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação de Patinagem de Portugal.

      O dirigente assumiu os destinos da arbitragem portuguesa no novo mandato dos orgãos federativos e falou sobre a forma como os juízes em Portugal têm trabalhado, explicou como os jogos são preparados e ainda falou sobre a estratégia que tem para o futuro e está assente em dois vértices: Rejuvenescer a arbitragem e implementar o projeto árbitro/atleta.

      O trabalho para o jogo

      «A preparação do árbitro e do jogo tem várias componentes naquilo que é a aproximação aos momentos do jogo. Tudo começa com a análise do árbitro às suas próprias atuações, depois fazem um trabalho de scouting para preparar o jogo seguinte. Neste momento estamos a fazer ações de desenvolvimento técnico conjuntas, com todos os árbitros, em que apresentam o trabalho e também são anotados aspetos fundamentais que podem acontecer nos jogos seguintes. Estamos no início  e por é um trabalho que vai ser melhorado e estamos a trabalhar nesse caminho».

      ©Catarina Maria / FPP

      As principais dificuldades

      «Quanto mais rápidas são ações, mais difíceis são as suas análises, isso não há forma de fugir a isso e não termos outros meios que nos permitam colmatar as falhas que possam acontecer, agora o trabalho de análise e de leitura de jogo, da antecipação de situações que possam acontecer, prepararam melhor os árbitros para analisar com as competências mais adequadas e estarem melhor preparados para as situações que podem acontecer em pista e assim teremos melhores decisões. Esse é o ponto fundamental.»

      «As situações que levantam mais dúvidas estão perfeitamente identificadas»

      «Temos de trabalhar em função das equipas, pois mediante as ações de jogo mais habituais das equipas a arbitragem tem de escolher e tem de estar posicionada no melhor local para decidir e esse trabalho que estamos a implementar, para que possam estar no melhor momento, no melhor local, para decidirem melhor. Depois há as situações das faltas, das simulações, atletas que têm ações típicas e que tem de ser analisada, mas isso nunca pode ser o foco, pois isso pode levar o foco para outro lado. As situações que levantam mais dúvidas estão perfeitamente identificadas e são as situações levantam mais dúvidas a todos nós: Simulações e bloqueios são de difícil análise e não será consensual a todos os que analisam, e aqui o nosso trabalho é fazer com que os critérios sejam o mais uniforme possível, para que todos os jogos tenham a mesma dinâmica».

      Qualidade dos árbitros

      «Nós em Portugal temos os melhores árbitros do mundo, primeiro porque são os nossos e defendo o que é nosso. Agora ter os melhores árbitros do mundo não quer dizer que está tudo bem e devemos ficar sentados, não é isso. Temos que trabalhar no desenvolvimento, apesar da boa qualidade numa quantidade larga de árbitros, pois temos muito espaço para melhorar.»

      Momentos decisivos da temporada

      «Os árbitros vão fazer, de certeza, aquilo que é o seu melhor. Não vão acertar sempre, mas vão querer fazer bem o seu trabalho. O que esperamos dos clubes é haver a tranquilidade suficiente para que as atuações dos árbitros também seja tranquila, pois assim a melhoria da qualidade arbitral vai ser percetível para todos. Não fugimos dos erros, pois fazemos o detalhe de todos os jogos e detetamos os erros, e tentamos corrigir.»

      Encontro com os treinadores

      «O encontro com os treinadores prendeu-se muito com a análise do jogo e acabamos por estar mais ou menos de acordo com as ações principais e as maiores dificuldades que temos na análise dessas situações, também pela forma organizacional. Acho que é uma forma positiva de trabalhar, pois os árbitros estão para o jogo no sentido de ajudar o jogo e não no sentido de se fechar na sua bolha e terem a razão daquilo que são as regras do jogo. Não nos podemos fechar naquilo que é o casulo da arbitragem e das especificidade das letras e das regras do jogo, mas estarmos conscientes das ações técnicas que estão a ser desenvolvidas e nesse aspeto é importante falar com os intervenientes e com quem está do outro lado».

      As ideias para o futuro

      «Estamos num período extraordinariamente difícil para perceber a situação da arbitragem, pois a pandemia levou-nos a uma paragem de praticamente dois anos de evolução dos jovens árbitros. Neste momento só os árbitros do quadro A é que estão em atividade. 80% do nosso quadro está parado e há várias competências que não se vão adquirindo e algumas se vão perdendo. Temos de recuperar rapidamente essas competências e essa capacidade dos jovens árbitros. Há um caminho que tem de ser feito, e há valores no quadro B que brevemente podem aumentar a qualidade do quadro A. Temos de trabalhar rapidamente no sentido de rejuvenescer o nosso quadro arbitrais, principalmente o quadro A. Só trazendo a juventude e conseguindo captar jovens vamos fazer isso sem sobressaltos. Vamos tentar implementar o projeto do árbitro/atleta, para que na sua iniciação de árbitro possa manter a sua atividade de jogador, para ver se essa adaptação é fácil.»



      Comentários (0)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...
      Tópicos Relacionados
      Competição
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Nikola Kalinic foi decisivo esta noite, ao marcar um golo no empate frente ao Bologna no empate da sua equipa. Após o jogo, o avançado croata foi questionado sobre o seu ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Afilhado 18-05-2021, 03:07
      baetatomskaSCP 18-05-2021, 02:26
      championshipmanager 18-05-2021, 02:22
      VI
      Vilanova1 18-05-2021, 02:16
      BE
      Benfica18 18-05-2021, 02:13
      IM
      ImBlankSpace 18-05-2021, 02:08
      BE
      Benfica18 18-05-2021, 02:08
      BestllnTheWRLD 18-05-2021, 01:57
      VI
      Vilanova1 18-05-2021, 01:55
      BestllnTheWRLD 18-05-2021, 01:44
      IM
      ImBlankSpace 18-05-2021, 01:28
      Sporting-Potente 18-05-2021, 01:27
      RO
      Rodri_FCP 18-05-2021, 00:49
      futebol11fc 18-05-2021, 00:34
      futebol11fc 18-05-2021, 00:32
      f9rooney 18-05-2021, 00:29