placardpt
    Leões reagiram em comunicado

    Sporting vai impugnar o castigo de Rúben Amorim

    2021/04/21 16:23

    O recurso apresentado pelo Sporting ao Conselho de Disciplina, em relação aos 15 dias de castigo de Rúben Amorim, foi indeferido pelo órgão da Federação Portuguesa de Futebol, o que já motivou uma reação dos leões através de um comunicado oficial.

    O Sporting deixou algumas críticas ao Conselho de Disciplina e já informou, através do mesmo comunicado, que o treinador vai avançar para uma impugnação judicial da sanção, e que conta com o apoio do clube.

    O castigo, recorde-se, veio no seguimento da expulsão do treinador após o apito final do jogo frente ao FC Famalicão (1x1), em Alvalade. O treinador foi expulso por palavras mas, como se pode ler no comunicado dos verde e brancos, Amorim defende que «não utilizou as palavras que lhe são imputadas no relatório do árbitro»

    Pode ainda ler-se no documento a explicação do clube acerca do processo, no qual diz ter visto rejeitado pelo CD a inquirição do próprio árbitro, Rui Costa, bem como o resto da equipa de arbitragem, como testemunhas.

    O comunicado em questão, na íntegra:

    «A Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD lamenta que o caminho seguido pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, relativamente ao tema infra referido, seja o da não transparência, optando por decidir não tendo como base a evidência da prova. Estando ao seu alcance a obtenção da mesma, resulta incompreensível entender o desprezo pela verdade dos factos.

    A propósito do indeferimento do recurso apresentado pelo seu treinador Rúben Amorim relativamente à sanção de suspensão por 15 dias que lhe foi aplicada na sequência da sua expulsão no jogo entre as equipas da Sporting CP SAD e da Famalicão SAD, informamos que:

    - o treinador Rúben Amorim não utilizou as palavras que lhe são imputadas no relatório do árbitro e, sobretudo, não as dirigiu à equipa de arbitragem;

    - o elemento da equipa de arbitragem que o ouviu e entendeu dar indicação de expulsão encontrava-se de costas, conforme registos em vídeo que o comprovam;

    - no recurso apresentado, foi requerida a inquirição como testemunhas dos senhores Rui Costa (árbitro principal), Nuno Manso (árbitro assistente n.º 1) e João Malheiro Pinto (4.º árbitro), bem como a junção aos autos da gravação registada pelo sistema de comunicação da equipa de arbitragem no momento da expulsão do treinador;

    - o Conselho de Disciplina, incompreensivelmente, rejeitou a junção da gravação e rejeitou a inquirição dos senhores árbitros, optando somente por lhes perguntar, por escrito e sem fornecer qualquer elemento adicional, se confirmavam as palavras que haviam reproduzido no relatório - o que os mesmos, como seria de esperar, fizeram.

    A Sporting CP SAD assinala que a presunção de veracidade de que goza o relatório do árbitro, constituindo uma inversão excepcional ao princípio da presunção de inocência, só se mostra admissível na medida em que se permita aos arguidos toda a latitude na demonstração de eventuais erros de apreciação vertidos nos relatórios, e na medida em que o Conselho de Disciplina não se demita do seu dever indeclinável de investigar os factos, procurar a verdade e avaliar a existência de fundamento para a aplicação de uma sanção disciplinar.

    A rejeição de meios de prova obviamente pertinentes, úteis e indispensáveis à aclaração da verdade dos factos não serve o interesse da justiça disciplinar nem da verdade desportiva.

    A Justiça desportiva tem obviamente de ser célere; mas tem de ser Justa, não se pode satisfazer com o papel de justiça formal.

    É absolutamente incompreensível que, estando em causa palavras alegadamente proferidas e que, com toda a probabilidade, terão sido gravadas pelo sistema de comunicação da equipa de arbitragem, se rejeite e inviabilize a utilização desse meio de prova e a audição, com contraditório, dos autores do relatório.

    Conclui-se assim, e à semelhança de casos recentes, que este Conselho de Disciplina despreza a verdade dos factos, preferindo sancionar os agentes desportivos de forma cega e acrítica, demitindo-se das suas verdadeiras funções.

    A Sporting CP SAD apoiará o treinador Rúben Amorim na impugnação judicial da sanção aplicada e mantida pelo Conselho de Disciplina»

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    O Sporting tem toda a razão
    2021-04-21 19h38m por jolokiabhut
    O Sporting tem a razão do lucro nestes protestos, vide Palhinha. Desde quando é que um jogador ou treinador do Sporting é castigado como os dos outros clubes? Penso que para evitar estes processos sempre morosos e desgastantes, a FPF e a Liga deveriam definir de uma vez por todas que os jogadores do Sporting só paravam ao nono amarelo e o treinador apanhava três dias de castigo (desde que nesses dias não houvesse jogos) lá para o sexto ou sétimo vermelho.
    JO
    Colinho
    2021-04-21 17h29m por Josec78
    Esta época tem sido assim. Muito colinho (que nem era habitual no Sporting) para ajudar o Varandas a ganhar a guerra com as claques.
    Para o ano é para o Benfica. Seja como for, neste momento está-se a voltar ao "Portugal é Lisboa, o resto é paisagem".
    Chico-espertism o. . .
    2021-04-21 17h08m por AcaroInformatico
    Começo a torcer para que o campeão seja o FCP. . .
    CD
    2021-04-21 17h08m por Gund0gan
    Cada vez se percebe menos a competência deste conselho, lançam uma sanção pesada baseada em provas que não têm fundamento, o Sporting recorre a pedir que se usem provas consistentes e em vez de se investigar continuam a assobiar para o lado.
    Estas críticas fazem todo o sentido face às decisões tomadas por este conselho, demoraram uns dias a lançar uma punição grave baseada em palavras que foram desmentidas e nem sequer tentam apurar a verdade, noutros casos fazem-se gestos obscenos, ...ler comentário completo »
    JS
    E o chico espertismo continua . . .
    2021-04-21 16h49m por jsilva77
    . . . Encontraram o filão de ouro com o impune Palhinha e agora . . . Lá vai Ruben Amorim . . . Vamos ver se conseguimos ver alguém castigado no Sporting. Será complicado, é verdade, mas até poderá vir a acontecer, sabe-se lá, se eles se conseguirem reger pela nossa justiça desportiva . . . assim COMO TODOS OS CLUBES DA NOSSA LIGA . . . uma vez que é assim que deve ser, mas o chico- espertimos de uma equipa, conseguiu ver aquilo que provavelmente muitos outros viram e continuam a ver...ler comentário completo »
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    TI
    tink 20-04-2024, 02:15
    kurionsesh 20-04-2024, 00:46
    AS
    asa_scouting 20-04-2024, 00:41
    Shunsuke__Nakamura 20-04-2024, 00:34
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 23:21
    John23 19-04-2024, 23:16
    AR
    Aroucafan 19-04-2024, 23:05
    MA
    MattGroening 19-04-2024, 22:45
    Blueonblue 19-04-2024, 22:34
    TomPen 19-04-2024, 22:30
    luishenriques729 19-04-2024, 22:16
    andrefrederico873 19-04-2024, 22:07
    A_Drifter 19-04-2024, 21:33
    JS
    jsilva77 19-04-2024, 21:22
    Blueonblue 19-04-2024, 21:12
    mundial200 19-04-2024, 21:08