placardpt
      FC Porto vence Tondela na 26.ª jornada

      A pensar em Sevilha, mas sem marcar passo

      No meio da eliminatória europeia frente ao Chelsea, que não está favorável ao FC Porto, os campeões nacionais deslocaram-se até Tondela para defrontar uma das melhores equipas do Campeonato na condição de visitado, e cumpriram o principal objetivo: vencer os beirões e com esses três pontos encurtar distância para o líder Sporting. 

      Um golo de Toni Martínez, que marca há duas jornadas consecutivas, na primeira parte, e outro de Taremi na reta final do encontro, foram suficientes para os azuis e brancos baterem uma equipa que tanto trabalho tinha dado no Dragão. Quem não se recorda do 4x3 na primeira volta!? Desta vez foi um pouco mais tranquilo para o conjunto de Sérgio Conceição.

      Gestão de recursos

      Marega, Taremi, Mbemba, Sérgio Oliveira... Todos habituais titulares na equipa do FC Porto, todos eles suplentes em Tondela. Com pouco mais de 60 horas de descanso face ao duelo da 1.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, Sérgio Conceição promoveu uma mini-revolução no onze, com especial destaque para a titularidade da dupla Toni Martínez e Evanilson no ataque, apenas pela segunda vez de início.

      Mesmo com tantas mudanças, a resposta dos jogadores portistas foi bastante positiva e confirmou aquilo que Pako Ayestarán, treinador do Tondela, tinha perspetivado na conferência de antevisão ao encontro da 26.ª jornada. «Vai ter o mesmo nível de intensidade como se jogasse contra o Chelsea», disse o técnico espanhol. Na mouche.

      O FC Porto protagonizou uma primeira parte, sobretudo uns primeiros 35 minutos, de nível Champions, com os índices de concentração e intensidade nos píncaros, sem dar muito espaço de manobra ao adversário, ao pressionar muito alto no momento da perda, nomeadamente quando o esférico chegava a Salvador Agra, um dos mais velozes do conjunto beirão.

      Num relvado muito molhado, por culpa da forte chuva que se fez sentir durante todo o período de aquecimento, nem sempre foi fácil colocar a bola no chão - mais pelo lado esquerdo -, mas foi essa a vontade do FC Porto, com muitas combinações ao primeiro toque, de um lado para o outro do relvado, à espera da melhor oportunidade para chegar com perigo à baliza de Pedro Trigueira.

      Ainda assim, o golo acabou por surgir com um passe longo soberbo de Pepe, que sobrevoou cerca de 35 metros de terreno antes de encontrar Toni Martínez. À ponta de lança, o espanhol recebeu com o peito no meio dos centrais do Tondela, rodou e rematou para o 0x1. Belo momento dos azuis, a provarem que é possível ter sucesso de múltiplas formas. Se não dá pelo chão, vai pelo ar.

      ©Rogério Ferreira / Kapta+

      Taremi fechou a mala

      Apesar de um maior domínio por parte do FC Porto, a primeira parte não fechou sem uma oportunidade para a equipa da casa. No único remate enquadrado com a baliza de Marchesín no primeiro tempo, Jaume Grau obrigou o guarda-redes argentino a uma defesa por instinto com um remate forte, ainda no exterior da grande área.

      Já no segundo tempo, o Tondela conseguiu equilibrar ligeiramente a balança, mas o FC Porto nunca passou a ideia de ter o jogo fora de controlo. Baixou o ritmo, mas não baixou a concentração. Os azuis consentiram apenas mais um remate à sua baliza, sinal de uma boa organização defensiva, e fecharam o jogo a sete minutos dos 90.

      Mehdi Taremi, o terceiro homem a ser lançado a partir do banco, depois de Luis Díaz e Sérgio Oliveira, confirmou o triunfo azul e branco, assistido por Otávio. Trigueira ainda defendeu o primeiro remate do iraniano, mas não teve mãos para o segundo.

      O FC Porto passa agora a somar 60 pontos, menos cinco do que o Sporting (tem menos um jogo), enquanto o Tondela segue na 11.ª posição, com 28 pontos, ainda longe da zona de despromoção.

      U Sábado, 10 Abril 2021 - 18:00
      Estádio João Cardoso
      Fábio Veríssimo
      0-2
      Toni Martínez 19'
      Mehdi Taremi 83'
      Estádio João Cardoso
      Lotação5 000
      Medidas105x68
      Inauguração2008
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 26
      Lances Capitais
      19´
      GOLO FC Porto!
      Toni Martínez marca
      Toni Martínez marca o seu 3º golo na prova (11 jogos)
      83´
      GOLO FC Porto!
      Mehdi Taremi marca
      Mehdi Taremi marca o seu 10º golo na prova (26 jogos)
      A Chave

      Minuto 83: Otávio trabalhou bem pela direita e encontrou Taremi no centro da área. O iraniano ainda cabeceou para defesa de Trigueira, mas marcou à segunda tentativa.

      O Árbitro

      Arbitragem positiva de Fábio Veríssimo, sem casos.

      O Melhor
      Ritmo Champions

      Com várias alterações no onze, o FC Porto entrou muito pressionante, em modo Liga dos Campeões, não dando possibilidade sequer ao Tondela de explanar o seu futebol. Essa postura agressiva (no bom sentido, entenda-se) foi crucial para o desfecho do encontro.

      O Pior
      Chuva dificultou no início

      O relvado do estádio João Cardoso respondeu bem à chuva forte que se fez sentir sobretudo durante o período de aquecimento, ainda assim complicou algumas movimentações do lado esquerdo do ataque portista na primeira parte.

      Forma
      CD Tondela
      2020/2021
      28J
      9V
      4E
      15D
      27-44G
      FC Porto
      2020/2021
      44J
      29V
      8E
      7D
      87-43G
      Sabia que...by playmaker stats
      5.ª jornada consecutiva em que o FC Porto marca 2 golos
      FC Porto continua invicto em casa do CD TOndela: 6 jogos, 5 vitórias e um empate
      4.ª vitória consecutiva do FC Porto em Tondela
      FC Porto não perde na Liga há 20 jogos
      5.ª vitória consecutiva do FC Porto neste campeonato

      Fotografias(26)

      Liga NOS: Tondela x FC Porto
      Liga NOS: Tondela x FC Porto

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Não há pachorra!
      2021-04-11 10h55m por GatoPreto
      Num jogo sem grande história, com vencedor justo, anda aqui muito pessoal a falar de arbitragem, a ver qual dos três ditos "grandes" é mais beneficiado ou mais prejudicado. Depois venham queixar-se do estado do futebol português, que está bem melhor dentro do campo do que fora dele. Não há pachorra! . . .
      Porto
      2021-04-11 10h47m por joaosousa367
      Fizeram o que se pedia e ganharam bem o jogo num campo difícil. Estava a espera de um jogo complicado mas o golo de Toni deu margem de confiança para o resto de jogo. Uma segunda parte meio tremida mas que não trouxe momentos de aflição. O cansaço notou-se, a menor pressão e agressividade foi notória no segundos 45 min. Corona devia ter sido dos primeiros a ser substituido, o homem já deve andar a ansiar por férias.
      Temos mesmo de ir desencantar laterais para a próxima época. . . .
      TU
      Vergonha
      2021-04-11 10h35m por Tutaemeia
      Depois do que fez o treinador do Rio Ave e do que disse JJ quero ver se levam sanções.

      O problema é o Sérgio Conceição. Esse homem é o problema do futebol português!!

      Estamos perante uma perseguição ao treinador do FC Porto ao nível de uma Securitate da Roménia do tempo do Ceausescu!!

      Onde está o senhor Rui Santos para falar sobre as atitudes do treinador do Rio Ave?? Estejam atentos!!!

      Onde está o bacalhau a Brás, esse benfiquista ...ler comentário completo »
      Tondela-FCP
      2021-04-11 00h26m por CarracaFCP
      Jogo bem conseguido por parte do FCP a responder com classe ao resultado injusto de quarta-feira. O jogo de hoje poderia ser bem complicado após semana de Champions e contra um adversário que é bastante forte em casa, pensei que iríamos ter mais dificuldades mas estivemos fortes e gerimos bem os ritmos da partida, o Tondela praticamente não teve oportunidades e nós ainda tivemos mais uma ou duas que desperdiçamos estupidamente. Agora é descansar o máximo possível e tentar marcar um golinho c...ler comentário completo »
      ROTeagle
      2021-04-10 23h16m por farpas
      Penaltis por marcar a favor do benfica houve 2 no máximo como houve para o porto. O porto tem 2 pénaltis que talvez não fossem, o Benfica tem 1! já não me lembro da época 18/19. . . Sei que esta época já foram expulsos injustamente jogadores do porto assim como já os teve bem expulsos - Taremi. Mas porque é que não se pode dar vermelhos a jogadores do benfica? já foram perdoadas pelo menos 4 expulsões, que me lembre, assim de cabeça
      farpas
      2021-04-10 22h46m por ReturnoftheEagle
      Pois, são os penáltis a favor do Porto, já foram os (não) penáltis contra o Benfica, o Porto não ter vermelhos (18/19). . . arranja-se qualquer coisa para atacar.
      PO
      Fábio Veríssimo= Pessimo
      2021-04-10 22h31m por PORTOTUGA2
      Como se ajudam as equipas pequenas?
      Marcando pequenos toques e sem toques, faltas que não são, para por exemplo o Tondela levar a bola para a área do FCP. . .
      Quanto ao jogo do slb contra o Paços, foi preciso uma falta inequívoca para vermelho, que o Scp Hugo Miguel deu erradamente amarelo, rectificado e bem, pelo slb Tiago Martins. . .
      A pergunta é: será que o slb do Var rectificação se fosse ao contrário? Pois. . .
      Já temos o habitual JJ forte contra fracos ...ler comentário completo »
      NO
      ReturnoftheEagl e
      2021-04-10 22h09m por nopolitics
      Sim expressaste te claramente e na minha opiniao com razao, o pessoal e que interpreta como bem entende. Alias para mim tocas te num ponto que caracteriza bem a nossa mentalidade(infelizmente nao e so no futebol) e que nao nos permite evoluir mais. Nao conheco nenhuma liga que chore mais as arbitragens do que a nossa (tanto adeptos como treinadores, jogadores etc). Enquanto nao mudarmos este paradigma vamos continuar a ser tao pequenos como pensamos que somos
      ReturnoftheEagl e
      2021-04-10 21h48m por luisFilipe791
      Pronto, foram 5, mas de todos aqueles que pode existir varias opiniões diferentes, e o jogo com o Braga, com o Fransergio, os outros foram bem assinalados
      luisFilipe791
      2021-04-10 21h45m por ReturnoftheEagle
      Em Barcelos também jogámos contra dez. O Ygor Nogueira foi expulso, ainda na primeira parte, por acumulação de amarelos.
      RA
      Brick_SCP
      2021-04-10 21h44m por RATEL
      Menino da lágrima?
      Sigmund_Freud
      2021-04-10 21h43m por ReturnoftheEagle
      Talvez não me tenha expressado da melhor forma. Quando disse ‘falar sobre arbitragens’, não me referia a conversas normais como ‘penso que o árbitro errou’ ou ‘o árbitro esteve mal’. Também não me referia a insultos que um adepto no estádio, a viver o jogo mais intensamente, possa proferir.
      Referia-me a isto do ‘aquele árbitro é um porco ladrão’, ‘esta m[. . . ]a está toda feita para o clube X’, ‘o clube Y é uma laia de corruptos nojentos’- a coisas assim, que são muito comuns n...ler comentário completo »
      AP
      Francisco
      2021-04-10 21h39m por apsd93
      Oh não sejas assim toda a gente sabe que é verdade que o Sporting já era heptacampeão se não fosse roubado todos os anos. Aliás o Brian Ruiz foi obviamente pago pelo Pinto da Costa que prefere obviamente ver o Benfica campeão ao Sporting, só para achincalhar
      JS
      Brick_SCP
      2021-04-10 21h30m por jsilva77
      Respondo como respondi a outro user, curiosamente também ele Sportinguista, vá-se lá perceber e saber porquê . . . E ainda nem jogaram o seu jogo semanal e já se estão a chorar ??? Calma, tenham muita calma que ninguém vos tira o campeonato . . . Confiança malta . . .

      "Tristeza . . . De certeza que queres entrar por aí ??? O desespero já é assim tanto ??? Vivam os Coates e Palhinhas deste Campeonato . . . "
      BR
      Colinho
      2021-04-10 21h29m por Brick_SCP
      Há vários anos que o Sporting é das equipas que mais cartões amarelos recebe em menos faltas feitas. Recebe o dobro ou o triplo dos amarelos do Benfica e do Porto. Esta estatística é o espelho da roubalheira que é o campeonato português.

      O Porto hoje foi só dar pau, o Gruic várias faltas para cartão amarelo, nada.

      O VAR nos golos do Sporting procura TUDO para anular.

      Acabaem com o futebol português
      franscisquinho3 42
      2021-04-10 21h25m por luisFilipe791
      Ainda no ultimo jogo, o Palhinha devia ter levado amarelo, parou o ataque de um jogador do Moreirense, só mais um que ficou por marcar, já devia ter quantos, 8, 9
      Neste campeonato
      2021-04-10 21h22m por luisFilipe791
      Que eu me lembro, o Benfica já esteve 4 jogos a jogar contra 10, se teve mais já não me lembro, teve com o Porto, Boavista, Braga e agora o Paços
      ES
      Marega vs Martinez
      2021-04-10 21h19m por Estatisticamente
      Marega tem 6 golos.
      Martinez tem 5 golos a jogar meia dúzia de minutos
      Returnoftheagel
      2021-04-10 21h17m por Sigmund_Freud
      Missa de padre a tua, é boa para encher chouriços ahaha. Picardias entre rivais sempre houve, agora falar de arbitragem e erros n é futebol, deve ser culinaria então.

      Nao ficaste feliz com o penaldo inventado a semana passada?
      farpas
      2021-04-10 21h16m por luisFilipe791
      Único exagerado que tens, que foi dado nos jogos do Benfica, aos adversários, e aquele no jogo com o Braga, no Boavista, foi bem expulso o central deles, e neste jogo também foi bem expulso, por isso, e sim o Benfica devia ter tido 1 ou 2 jogadores no jogo com o Porto
      farpas
      2021-04-10 21h16m por Jokky
      Por dizeres isso até fui ver se havia assim tantos e mal assinalados.

      Gil Vicente -> O Ygor Nogueira deu umas 4 cotoveladas no Darwin. Nada a dizer.
      Porto -> Taremi entra de pitons no tornozelo do Otamendi. Bem mostrado.
      Boavista -> Falta sobre um jogador isolado, bem mostrado.
      Braga -> Primeiro amarelo bem mostrado. Segundo é mais debatível mas nada escandaloso porque para um contra-ataque.
      Paços -> O Eustáquio entra de pitons abaixo do joelho...ler comentário completo »
      regresso da águia
      2021-04-10 21h11m por farpas
      Isso é como os pénaltis do porto! São obvio mas so como são a favor do porto nao se devia marcar. . . se é verdade que ficaram um ou dois pénaltis por marcar ao benfica, tambem é verdade que já ficaram alguns vermelhos por dar ao benfica e alguns exagerados dados a adversários do benfica. Assim como o penalty que teve não era penalty.
      AP
      Franscisco
      2021-04-10 21h11m por apsd93
      Alguns ainda respondo mas outros nem vale a pena. Os verdinhos estão com o ego inchado, até se esquecem que há um mês atrás andavam eles a chorar pelo palhinha, agora andam a pedir cartões para os outros. . O pessoal em casa deve andar a comer muito queijo
      ReturnoftheEagl e
      2021-04-10 21h11m por luisFilipe791
      Vao já dizer que o Luiz Carlos deu um golo ao Benfica, pelo menos não abriu o braço todo, como no jogo com o Sporting dentro da área, penso que foi na época passada esse jogo
      É incrível
      2021-04-10 21h09m por ReturnoftheEagle
      A entrada do Eustáquio é obviamente para vermelho, mas como é a favor do Benfica, é contestada. Que se lixem as regras do futebol, se for para lixar o rival é o que está (ou estaria) bem.
      Não, não é uma ‘roubalheira para tramar o Sporting’. Não, não é ‘os do Porto podem dar pau e os outros não’. Tanta história digna do calimero. . . o futebol português estaria melhor se nós falássemos mais de futebol e menos de arbitragens e de supostos erros.
      12

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Outras ligas
      Destaque
      Do primeiro ao terceiro escalão
      Toquem os hinos, encham os estádios, comecem a criar espaço nas divisões superiores para estes históricos — só não façam, para já, a ...