placardpt
    Portugal derrotado pela Rússia no Restelo

    Uma pedra no caminho para o Euro

    Ainda não foi desta que Portugal conseguiu vencer a Rússia (0x1). A seleção portuguesa atrasou-se, esta sexta-feira, na caminhada rumo ao Campeonato da Europa do próximo ano, ao perder o encontro da 1.ª mão do 'play-off' de acesso ao Euro. Está difícil, não há como negar isso, mas não é, de todo, impossível. Sobretudo por aquilo que se viu no Estádio do Restelo.

    Maior domínio, só faltou o golo...

    Sete derrotas em sete jogos. Algumas posições abaixo no ranking. O cenário à partida para o oitavo duelo entre Portugal e Rússia era muito desfavorável às comandadas de Francisco Neto. No entanto, Portugal já nos tem habituado, até aos mais céticos, que os números são o que são, números, e que dentro das quatro linhas tudo é possível. Mesmo contra todos as probabilidades.

    ©Getty / Gualter Fatia
    Assim, Portugal entrou muito confiante. A saber o que fazer com bola e consciente do que fazer sem ela. A equipa das quinas privilegiava a troca rápida de bola, sempre que possível ao primeiro toque, e pressionava muito alto assim que perdia a posse, não permitindo que a Rússia pensasse o jogo da forma que queria, não dando muito espaço para as adversárias chegarem à baliza de Patrícia Morais.

    Os primeiros 30 minutos foram muito isto. A seleção lusa muito por cima, só que faltou algum critério no último terço, onde Carolina Mendes, por exemplo, teve (quase) tudo para abrir o marcador, aos 43 minutos, mas falhou redondamente o remate na cara do golo. Antes disso já Cláudia Neto, de livre, e Tatiana Pinto tinham tentado a sua sorte, e obrigado mesmo Todua a defesa apertada.

    Com o aproximar do intervalo, Portugal baixou ligeiramente o ritmo, mas deixou a ideia clara de que, com a mesma atitude, claro, era possível chegar ao tão desejado golo no segundo tempo.

    Rússia vence no Restelo com golo de Nelli Korovkina ©Getty / Gualter Fatia

    Um erro que complica a missão

    Aquilo que esteve tão longe, mas tão longe de acontecer ao longo dos primeiros 45 minutos, aconteceu praticamente no arranque da segunda metade. O golo da Rússia, pois claro. Fedorova cruzou na direção da baliza portuguesa e Patrícia Morais evitou o golo num primeiro momento, mas achou que a bola tinha saído do campo e foi nesse momento que apareceu Nelli Korovkina para finalizar de cabeça.

    ©Getty / Gualter Fatia
    Um erro de perceção da guarda-redes do Sporting, que perdeu completamente a noção da posição da bola e limitou-se a ver depois o esférico a encontrar a cabeça de Korovkina e a seguir o caminho da sua baliza. E tão pouco trabalho que teve no primeiro tempo.

    Francisco Neto respondeu quase de imediato com a entrada de Ana Capeta para o lugar de Carolina Mendes, mais tarde voltou a mexer no ataque, com Telma Encarnação e a estreante Ana Dias, mas sem efeitos práticos, entenda-se, o golo, que pelo menos levasse a eliminatória empatada para o encontro da segunda mão, marcado para a próxima semana, no dia 13, em Moscovo.

    Contas feitas, a qualificação para o Campeonato da Europa, para a segunda presença da história numa fase final, está mais difícil, mas não está impossível. Até porque tudo é impossível até acontecer.

    jogos históricos
    U Sexta, 09 Abril 2021 - 18:30
    Estádio do Restelo
    Esther Staubli
    0-1
    Nelli Korovkina 51'

    ESTÁDIO

    Estádio do Restelo
    Estádio do Restelo
    Portugal
    Belém - Lisboa
    Lotação19 856
    Medidas105x70
    Inauguração1956
    Lances Capitais
    51´
    GOLO Rússia!
    Nelli Korovkina marca
    Nelli Korovkina marca o seu 7º golo na prova (11 jogos)
    65´
    GOLO INVALIDADO Rússia
    Korovkina colocou a bola dentro da baliza, mas não chegou ao bis porque estava em posição irregular
    Positivo
    Bom futebol português

    O histórico de confronto não era nada favorável (sete derrotas em sete jogos), o ranking apontava para alguma superioridade da Rússia, mas aquilo a que se assistiu no Restelo foi bem diferente. Portugal praticou um excelente futebol e mostrou que não é nada inferior à seleção russa. Pena o resultado...

    Negativo
    Erro de perceção de Patrícia Morais

    A guarda-redes do Sporting ainda defendeu o cruzamento/remate de Marina Fedorova para a barra, mas depois perdeu completamente a noção da bola e acabou traída... Um erro que mancha a boa prestação da equipa de Francisco Neto.

    Forma
    Portugal
    2020/2021
    9J
    6V
    1E
    2D
    10-3G
    Rússia
    2020/2021
    11J
    9V
    0E
    2D
    24-6G
    O Árbitro

    Arbitragem positiva da suíça Esther Staubli. Bem no critério disciplinar e na análise dos principais lances do encontro.

    Fotografias(12)

    WUEFA Euro 2022 (Play-off): Portugal x Rússia
    WUEFA Euro 2022 (Play-off): Portugal x Rússia

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ZA
    Foi bom enquanto durou
    2021-04-09 21h07m por zarokrodrigues
    Fica pro ano
    ZA
    Rússia
    2021-04-09 20h41m por Zagorakis
    A Rússia mereceu ganhar este jogo, mesmo que o frango leve a pensar que a Rússia ganhou num lance fortuito.
    A GR foi completamente mal batida, se tivesse sido o Rui Patricio, nem imagino o que seria dito (pelos próprios comentadores).

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...