placardpt
    Melhor só com... Júlio César

    A «frescura mental» de Helton Leite na base do melhor registo em seis anos

    Com a estabilidade defensiva veio o «melhor» Benfica da temporada, pelo menos no que aos números diz respeito. Os encarnados somam cinco vitórias consecutivas na Liga NOS (repetindo a série conseguida logo no arranque) e seis jogos sem sofrer qualquer golo, esse sim o registo máximo em 2020/21.

    Sequência de 2014/2015  Júlio César
    Académica x Benfica 0x2
    Benfica x Belenenses 3x0
    FC Porto x Benfica 0x2
    Benfica x Gil Vicente  1x0
    Penafiel x Benfica 0x3
    Benfica x V. Guimarães 3x0
    Marítimo x Benfica 0x4

    Este facto ganha dimensão estatística quando enquadrado numa análise alargada no tempo: é que a última vez que as águias estiveram tanto tempo sem conceder golos na Liga foi na temporada de 2014/2015, na derradeira época de Jorge Jesus antes do adeus. Aí, entre o final de novembro de 2014 e meados de janeiro de 2015, Júlio César conseguiu manter a baliza trancada durante sete partidas consecutivas.

    Agora, mais de seis anos depois, o Benfica repete a sequência. Desde o empate em Moreira de Cónegos (1x1), a 14 de fevereiro, que Helton Leite não voltou a ser batido em jogos para o campeonato nacional. E Helton Leite acaba por ser o ponto fulcral neste reforço defensivo do atual terceiro classificado da Liga. 

    A troca inesperada, mas porquê?

    ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Quando, precisamente em Moreira de Cónegos, Jorge Jesus optou por manter o brasileiro na equipa, muitos questionaram a «despromoção» de Odysseas Vlachodimos, dono e senhor da baliza benfiquista desde a chegada à Luz em 2018/19. Faltava entender a decisão do técnico encarnado e os motivos que levaram a uma mudança numa posição sempre sensível.

    Sequência 2020/21 Helton Leite
    Farense x Benfica 0x0
    Benfica x Rio Ave  2x0
    Belenenses SAD x Benfica 0x2
    Benfica x Boavista  2x0
    Braga x Benfica 0x2
    Benfica x Marítimo 1x0

    «Creio que a mudança se deve mais num aspeto mental ou psicológico, ou seja, integrar alguém que venha motivado e não tanto afetado com o que era o momento da equipa ou alguém desgastado pelo acumular dos golos sofridos ou pontos não conquistados», conta Roberto Rivelino, fundador d'O Mundo dos Guarda-redes e cronista do jornal A Bola

    Para o especialista, «Helton Leite surge como uma lufada de ar fresco e bastante motivado e com os pés bem assentes na terra», assinando exibições «pragmáticas». «Há momentos em que um coletivo precisa de um guarda-redes que não complique», diz Roberto Rivelino, para quem Odysseas Vlachodimos «vinha a mostrar um decrescendo de rendimento desde a primeira paragem provocada pela pandemia da Covid 19». 

    A «frescura mental» como chave

    ©Kapta+

    Se o grego, nas palavras de Roberto Rivelino, «parece ter alcançado o ponto alto das suas capacidades em rendimento», o brasileiro acaba por chegar à baliza do Benfica sem nada a provar. «O Helton está num estado forte da maturidade e não sente a necessidade de estar a mostrar mais do que é capaz, porque realmente é alguém cujo valor ou crescimento não previa estar a um nível como o do Benfica».

    A verdade é que a troca operada por Jorge Jesus está a surtir efeito, refletida nos números. «Aliado à conjuntura, foi uma alteração que acabou por trazer resultados positivos precisamente pela frescura mental do Helton Leite», conclui Rivelino

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PAÇOS DE FERREIRA
    EMPATE
    BENFICA

    Fotografias

    Liga NOS: Paços de Ferreira x Benfica
    Liga NOS: Paços de Ferreira x Benfica

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FR
    JDABM
    2021-04-10 04h34m por Fragha
    A não ser que aconteça algo invulgar (e todos sabemos como o futebol é fértil nesse aspeto), será Helton e Svilar para a próxima época, com o 3. º GR da formação.
    E se assim for, fico descansado. Não ficamos com nenhum Buffon na baliza, mas não é por aí que o Benfica ficará fragilizado.
    O que me preocupa são outras posições, e a julgar pelos zunzuns que já se começam a ouvir, é aí que o JJ vai fazer correções que já deviam ter sido feitas há muito.
    MA
    JDABM
    2021-04-09 23h14m por Markes88
    Se não for para a prox época que Svilar tem a sua oportunidade a nº2 ou disputa de nº1 com o Helton então não sei para quando. . . . veio muito novo, mas seguramente já estará mais maduro. . . . gerou tanta expetativa quando chegou. . . .
    MA
    Helton
    2021-04-09 23h10m por Markes88
    Parece um GR muito bom psicologicamente, mediano de caract. gerais na posição, mas de facto a comunicação e saídas era um dos pecados do Vlacho, e o Helton parece dar mais indicações aos defesas. De pés não o acho melhor que o grego: ambos não são grande coisa, pelo menos no que toca a chutos lá para a frente. . . .

    Por agora, tem estado bem. Não se pode apontar grande coisa. . .
    PE
    Vlachodimos
    2021-04-09 22h30m por PeterSundays
    O Vlachodimos é um GR impressionante, fico abismado algumas comparações que fazem entre estes dois GR's. . . mas peca pela saída dos postes. . . ou falta dela. Nada mais (talvez não tenha uma voz de comando muito acentuada, mas era algo que vinha a melhorar a olhos vistos).

    Jogo de pés não é grande coisa, mas não inventa. Eu não percebo o pessoal que ainda segue a narrativa de "Helton Leite é melhor com os pés. ". Não, não é. É miserável com os pés. Reposições em pontapé...ler comentário completo »
    FR
    JDABM
    2021-04-09 22h19m por Fragha
    Se a aposta no Leite é para manter, e nada indica o contrário, a altura certa para fazer um bom encaixe com o Ody era no final desta época. Não é no banco no resto do contrato que ele vai valorizar. . .
    A questão é que ele prejudicou (conscientemente ou não pouco importa) os interesses do clube que lhe paga o ordenado integralmente em plena pandemia.
    Foi uma demonstração de falta de profissionalismo e provou, se tal fosse preciso, que em termos de mentalidade tem muita coisa que aprender com o brasileiro.
    FR
    JDABM
    2021-04-09 19h21m por Fragha
    Mais do que isso que dizes, é que o Ody prejudicou o Benfica financeiramente ao ter essa atitude. Ao fazer as declarações que fez, desvaloriza qualquer oferta que possa vir a surgir por ele no final da época, e isso é grave para alguém que deu muito ao Benfica, sim, mas que deve muito mais ao Benfica por toda a aposta que foi feita nele nas últimas épocas.
    Comparação
    2021-04-09 18h35m por jorslb1
    Acho que o Ody seja melhor entre os postes, mas e o resto?

    Saidas a punhos, saidas da area, COMUNICAÇÂO, postura, tranquilidade, segurança, etc. de ganha o Helton.

    Peço desculpa se ofendo alguem, mas o Ody parece um miudo junior, não impõe respeito aos colegas e medo aos adversários.
    Não tem voz, nao consegue orientar a defesa com a facilidade que mostra o Helton.

    Esta estabilidade da defesa será que está associada a essa comunic...ler comentário completo »
    P0
    . . . . . .
    2021-04-09 17h51m por P0P1
    Helton Leite > Vlachodimos
    Helton
    2021-04-09 17h51m por IdrisPT
    Desde os tempos aqui no Bessa que era o melhor da liga, numa equipa algo instável era ele que muitas vezes nos valia. Quem o conhece bem não fica surpreendido
    vergonhabenfiqu ista2
    2021-04-09 16h11m por Devespensar
    tas todo abrasado primo. Independentemente de o JJ não ser o meu treinador nem o planeamento do plantel estar de acordo com o que eu achava melhor, nem que me identifique com a gestão desta direcção, estamos a meio de uma epoca, e acabaram-se os jogos sem ideias. os jogos sem sacrificio. Os jogos sem festejos em equipa. Os jogos em que não sabiamos se iamos dar luta. Os jogos em que os atacantes nao defendiam. Desde fevereiro que a atitude da equipa mudou, e isso é positivo. Temos de ...ler comentário completo »
    Helton Leite
    2021-04-09 16h01m por ramiroo
    Mentalmente, é dos melhores que já vi, nada o abala. Por isso todos os boavisteiros aqui no zerozero, que também já sabiam isso, disseram que ele era capaz de roubar o lugar. . . E conseguiu. Parabéns para ele
    R_Pinto
    2021-04-09 15h23m por Migas29
    Em jogo de pés são ambos igualmente maus na minha opinião, é tudo bolas para o adversário. . . Mas confesso que já me metia nojo ver o Odysseas a parecer que se tinha enforcado em todos os santos pontapés de baliza, reparem só na cabeça dele quando os executa e tentem desver isso ahahahahah
    R_
    Helton Leite
    2021-04-09 14h11m por R_Pinto
    Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento técnico-tático consegue perceber que esta decisão não é uma questão de motivação. Há uma diferença de qualidade em atributos fundamentais:
    - Saída dos postes para controlo da profundidade (contra o Arsenal com Odysseas levavam 5 ou 6)
    - Saída dos postes nos cruzamentos, cantos e bolas paradas (ainda se lembram da final da Taça do ano passado e do jogo contra o Sporting, não lembram?)
    - Leitura dos lances/tomada de decisão para ...ler comentário completo »
    Helton Leite
    2021-04-09 14h01m por jonnypt2001
    Não acredito que tenha sido só pela componente mental, o Helton é muito mais completo, não sendo nenhum Gr do outro mundo ganhou o lugar com toda a justiça e aqui penso que seja também pela tal parte psicológica mas acima de tudo por aquilo que acrescenta fora dos postes, dentro deles é ela por ela, o Ody a única coisa que é superior é na velocidade de reação, é muito rápido, fora isso o Helton é superior em tudo
    DA
    Helton Leite
    2021-04-09 13h47m por danyftw6
    Acho que dentro dos postes ainda prefiro o Odysseas, mas a verdade é que o Helton é muito mais assertivo a sair da baliza e mesmo dentro dos postes tem estado muito bem, os números falam por si, são 2 ótimos gr mas penso que o JJ fez a escolha certa.
    jogos históricos
    U Sábado, 10 Abril 2021 - 20:30
    Estádio Capital do Móvel
    Hugo Miguel
    0-5
    Diogo Gonçalves 38'
    Rafa Silva 45'
    Haris Seferovic 45' 78'
    Darwin Núñez 89'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga dos Campeões
    Destaque
    Encarnados dependentes de outros cenários
    O Benfica acabou eliminado pelo Marseille nos quartos-de-final da Europa League (através das grandes penalidade, 4-2) e disse adeus às competições europeias de 2023/2024. ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Buzioscp 19-04-2024, 12:24
    Minnowkr 19-04-2024, 12:09
    RA
    raguar 19-04-2024, 12:05
    Echelon77 19-04-2024, 12:00
    ZH
    zhar 19-04-2024, 11:56
    Echelon77 19-04-2024, 11:51
    zlatan_21 19-04-2024, 11:51
    Echelon77 19-04-2024, 11:45
    Echelon77 19-04-2024, 11:43
    jorgemartins575 19-04-2024, 11:42
    Ispeaksempolemicas 19-04-2024, 11:41
    Echelon77 19-04-2024, 11:27
    Taument_da_Silva 19-04-2024, 11:16
    Echelon77 19-04-2024, 11:14
    Echelon77 19-04-2024, 11:03
    Echelon77 19-04-2024, 10:58