placardpt
    Mude para o zerozero Voleibol. Tudo sobre o Voleibol aqui!
    Técnico do Benfica fez balanço da época

    Marcel Matz: «Este grupo está na história do Benfica»

    2021/04/07 16:56
    E0

    Desde que chegou ao Benfica, Marcel Matz conheceu muito poucas vezes o sabor da derrota. Em três anos, o técnico brasileiro orientou a equipa encarnada em 129 jogos, venceu 117 e levantou seis troféus... O mais recente foi no passado fim de semana, frente à Fonte Bastardo: o nono título de campeão nacional de voleibol na história do Benfica. 

    Numa época em tudo atípica, depois de uma temporada que não chegou a ser concluída, o Benfica conseguiu protagonizar um Campeonato quase perfeito. 

    Em entrevista à BTV, o treinador que já entrou para a história do Benfica, falou sobre toda esta caminhada que começou em 2018/19. Abordou as superstições antes dos jogos, a final frente à Fonte Bastardo, a Taça que fugiu para Alvalade, bem como os números impressionantes dos últimos três anos. 

    Superstições: «Não sou supersticioso ao extremo, mas em algumas coisas, quando acontecem e correm bem, repito... Tenho um porta-chaves que os meus filhos fizeram que trago sempre, o meu cartão do Benfica também levo sempre para os jogos, as canetas ficam sempre no lado direito. Tenho alguns padrões... No jogo contra o Sporting [jogo 1 da meia-final] eu marquei a camisola e usei sempre a mesma até à final, nunca perdeu! Foi sorte [risos] e muita competência dos jogadores».

    Final ganha em três jogos: «Não, não pensava vencer os três jogos [da final com a Fonte do Bastardo]. O nosso papel é estar sempre desconfiado e ficamos sempre preocupados com as reviravoltas e oscilações do jogo, não questionando as capacidades da nossa equipa, mas são coisas do desporto e estávamos preparados para um confronto muito duro e longo. E estávamos bem preparados. Quando se aproxima a fase final aumenta a pressão e também é preciso controlar a ansiedade para continuar a trabalhar bola a bola».

    Os três jogos: «O primeiro jogo [da final] era importante para nós, era em casa, conseguimos jogar bem, mas dois sets foram bem apertados, sempre a correr atrás, e foi um jogo difícil. Depois fomos para os Açores e a responsabilidade dos jogos em casa passou a ser deles. O jogo dois era um jogo-chave porque, em caso de vitória, pelo menos podíamos trazer para casa a decisão, num jogo quatro. Jogámos quase sempre bem e fomos superiores. No jogo três, era o tudo ou nada para eles, e para nós bastavam três sets para sermos Campeões. Estava um clima no Pavilhão já com alguns adeptos, com pressão, barulho e soubemos segurar».

    A derrota na Taça: «Não querendo soar como desculpa, mas existem algumas provas em que os sorteios facilitam mais um ou outro lado... e já tivemos mais sorte em sorteios passados. Na Taça de Portugal tivemos um confronto logo com a Fonte do Bastardo e de forma alguma queríamos perder esse jogo porque já tínhamos duas derrotas com eles e não queríamos ter outra e entrar nessa onda. Esse jogo, no sábado, foi muito forte, e fomos ganhar contra um adversário que até nos tinha causado mais dificuldades do que o Sporting. Exigiu muito física e mentalmente de nós. Na final jogámos contra o Sporting, demos o nosso melhor, mas não conseguimos vencer. Não fomos consistentes. Perdemos a Taça, mas depois demos a volta no play-off do Campeonato. O nosso maior objetivo era sermos Campeões Nacionais e conseguimos. Isso mostra a capacidade, a vontade de vencer deste grupo, muito forte, e que mostrou exatamente o que consegue fazer».

    ©SL Benfica

    Condicionalismos causados pela pandemia

    A importância da estrutura: «Estávamos bem encaminhados na época passada e tudo parou! Mantivemos o projeto para finalizar... passámos por algumas reestruturações, mas todos concordaram em terminar essa história. O grupo manteve-se forte, coeso, sabendo o valor que tem, para enfrentar a Fonte do Bastardo, que também manteve a estrutura, e o Sporting, que veio com uma equipa nova e que cresceu. Sabíamos até onde podíamos chegar, qual era o valor do nosso grupo e mostrámo-lo».

    A bolha que evitou a paragem: «Não sei quantos casos tivemos de Covid-19, mas conseguimos fazer uma paragem e não entrar em confinamento quando tivemos um caso e não entrámos em contacto com ele. Foi uma época em que jogámos todos os jogos, não parámos em função da Covid e é também de louvar o cuidado que todos tiveram. Dentro das modalidades fizemos muitos testes e conseguimos manter-nos seguros durante todo o tempo».

    129 jogos, 117 vitórias e 12 derrotas em 3 anos: «O grupo é montado para conseguir esses números. Todo o staff, grupo, jogadores têm capacidade para alcançar esses números. O grupo é muito forte e um dos melhores em Portugal. É um grupo vencedor. Trabalhar cada vez mais para manter esses números».

    A paixão pelo Benfica e por Portugal: «Quem trabalha aqui, com esta estrutura, não tem como não se apaixonar. Gosto de Portugal, gosto do Benfica e tento aproveitar ao máximo. Gosto de interagir com os adeptos. Ainda hoje uma senhora me parou na rua, deu-me os parabéns e perguntou-me porque não nos entregaram a Taça. Eu disse para não se preocupar, que o importante era sermos Campeões! Este grupo está na história do Benfica».



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Outras histórias
    números
    Uma viagem aos anos 70
    50 anos de uma data marcante, seja à direita, ao centro ou à esquerda. A celebração da democracia: o pior regime político, sem contar com todos os outros....

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21
    moumu 25-04-2024, 08:14
    moumu 25-04-2024, 08:13
    MA
    machete 25-04-2024, 07:39
    Alvite10 25-04-2024, 07:37
    Vic-54 25-04-2024, 06:41
    moumu 25-04-2024, 04:24
    moumu 25-04-2024, 04:20
    Mikhal18 25-04-2024, 04:19
    moumu 25-04-2024, 04:17
    moumu 25-04-2024, 04:15
    moumu 25-04-2024, 04:13