placardpt
    Adversário do FC Porto em análise

    Num clique, a irreverência inglesa juntou-se com a disciplina alemã

    2021/04/07 12:00
    E3

    O sorteio dos quartos de final colocou o Chelsea no caminho do FC Porto. Se no início do ano este seria um adversário que os adeptos poderiam olhar com bons olhos, a verdade é que o fim de janeiro trouxe uma nova, mas conhecida cara ao comando técnico dos londrinos e mudança foi como um clique.

    Thomas Tuchel é o responsável por uma mentalidade revigorada da equipa, que tem agora a defesa como a sua principal arma. A primeira derrota chegou apenas ao 15º jogo e o mais impressionante é que em 12 deles a baliza ficou a zeros. Apesar disso, a equipa não é invencível e, aos dragões, a história está ao virar da esquina. Conheça como joga este Chelsea.

    Não vai ganhar o campeonato, mas esta defesa...

    O Chelsea de Thomas Tuchel é a prova viva de que tudo muda num ápice. Depois de uma época promissora com Frank Lampard, a transição para o segundo ano não correu de feição e a equipa parecia desorientada e sem rumo. O alemão, que tinha saído do Paris SG ainda no decorrer da temporada, encontrou em Londres uma oportunidade de regressar ao ativo numa situação com muito potencial.

    A maior característica reconhecida ao técnico alemão e às equipas que orienta tem a ver com a organização. Tuchel começou por trabalhar no principal problema dos blues e imprimiu uma mentalidade defensiva desde o primeiro momento, que começou por uma mudança definitiva no esquema tático, que, apesar de maleável em certos aspetos, tem uma ideia bem definida e uma dinâmica que resultou e que se tem traduzido numa consistência pouco vista na Premier League.

    O Atlético Madrid ficou para trás com um agregado de 3x0 ©Getty / DANIEL MIHAILESCU
    A linha de três centrais suportada por uma dupla de médios dinâmicos dá liberdade aos alas para progredirem no terreno e apoiarem o processo ofensivo, enquanto a equipa mantém-se compacta e pronta para uma das tarefas que mais marca a mudança deste Chelsea. A reação à perda é dos aspetos mais importantes no momento defensivo, que tem como objetivo recuperar a bola o mais rapidamente possível, sempre sem expor a defesa ao espaço nas costas.

    Do conjunto de médios mais recuados, Tuchel tem em Jorginho, Kovacic e Kanté um grupo de opções que, consoante o que o adversário requisita, formam uma linha sólida em apoio à primeira fase de construção. É comum ver-se um deles a recuar até à linha da defesa para, sem a preocupação de uma pressão mais alta, encontrar linhas de passe na frente. 

    É em zonas adiantadas do centro do terreno que surge a figura da equipa e um dos mais influentes na chegada ao último terço. A palavra correta é surge porque é de onde sai na maioria das vezes, mas onde raramente termina. Mason Mount já era peça-chave para Lampard, mas tem sido com o novo papel que tem brilhado em campo. É ele quem liga os setores em terrenos normalmente desocupados, quer seja em zonas mais centrais ou laterais do terreno.

    A maior dor de cabeça de Tuchel está no ataque, com a dificuldade em encontrar consistência. Não é por falta de opções, porque lá moram nomes como Werner, Giroud, Ziyech, Pulisic ou até Abraham e Hudson-Odoi. A irregularidade de vários deles tem sido o pequeno defeito que não tem permitido que o reinado do alemão tenha sido, até agora, perfeito. 

    Por enquanto, o Chelsea vai somando (com a exceção da derrota frente ao West Brom) graças à qualidade defensiva e, por isso, por vezes basta apenas ferir uma vez. O mérito vai para o alemão que, num curto espaço de tempo, introduziu a sua ideia e colocou a equipa à sua imagem.

    U Quarta, 07 Abril 2021 - 20:00
    Ramón Sánchez Pizjuán
    Slavko Vinčić
    0-2
    Mason Mount 32'
    Ben Chilwell 85'
    Ramón Sánchez Pizjuán
    Lotação42 500
    Medidas105x68
    Inauguração1958
    FaseQuartos-de-Final
    Mão1ª Mão
    Ponto Forte
    Consistência defensiva

    Não foi preciso muito tempo para adotarem a organização do treinador. Com três centrais e dois médios em apoio, é muito difícil ultrapassar as linhas da equipa e criar grandes situações de perigo.

    Ponto Fraco
    Volume ofensivo

    O baixo rendimento dos homens da frente tem sido a principal razão da falta de golos da equipa. Ao privilegiar o momento defensivo, também leva poucos homens à área.

    História
    Glória dos tempos modernos

    Graças a uma dentada de um scotch terrier, um estádio que ia ser vendido para uma companhia de caminhos-de-ferro se tornar numa nova estação de comboios, tornou-se na base de um clube que teria esperar mais de cem anos, para se tornar num dos mais poderosos de Inglaterra e do Mundo. Eis a historia apaixonante do Chelsea Football Club! 



    Veja a história completa do clube
    A Estrela
    Mason Mount

    Se a primeira época ao serviço do Chelsea foi de revelação, a atual é de total afirmação, com o papel que o médio assumiu na equipa. Com apenas 22 anos, Mount é já uma das figuras dos blues e a sua influência ainda cresceu com a chegada do novo técnico. Do papel mais adiantado do meio campo, o inglês acrescenta as mais variadas opções ao ataque devido à forma como se mexe entrelinhas. Em noite inspirada, é capaz de orquestrar a equipa de forma soberba.

    O Técnico
    Thomas Tuchel

    A revitalização do Chelsea arrancou no dia da chegada do alemão a Stamford Bridge. A uma equipa sem ideias chegou um treinador que não é alheio aos grandes palcos e a quem não falta capacidade de gerir plantéis estratosféricos, como deixou bem presente em Paris. Conhecido por um futebol organizado e metódico, típico dos alemães, Tuchel introduziu uma mentalidade defensiva no Chelsea e os resultados estão à vista.

    Fotografias(16)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    CHELSEA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Difícil mas nunca Impossível
    2021-04-07 19h40m por tato_gomes
    O onze titular dos 'blues' escalado para o duelo de hoje será um mix de talentos que atuam nas seleções alemã e inglesa para além dos restantes jogadores de topo figurantes entre as demais potencias europeias. . Avizinha-se então um teste extremamente duro para Sérgio Conceição e seus pupilos, a meu ver, bem mais exigente que o presenciado na anterior eliminatória! Para quem não valoriza o trabalho do atual treinador londrino, talvez desconheçam que o Chelsea tem sido a equipa inglesa com m...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Destaque
    Confira a lista
    Medalha de vencedor ao pescoço e história feita: Eis o FC Porto em 2019, mais precisamente a 29 de abril, a vencer o Chelsea (3-1) na final da Youth League. Os dragões, com esta ...